[Wii] QJ (Tesuya Mizuguchi, REZ2?)

I_Eat_All

Plasma Beam!
Revelado no evento de Londres da Atari:

During the company's Atari Live event held in London, Mizuguchi took to the stage to reveal his latest music game, currently known as QJ, which he hopes will offer a new experience on Wii using the console's unique controller.
Fonte: http://www.gamesindustry.biz/articles/japanese-talent-takes-atari-into-2009


Rumor EGM/1Up/Quarterman:

Quartermann: Is QJ The New Rez?
Tetsuya Mizuguchi's new Atari project may play like his previous music/shooting hybrid.

Earlier this week, we saw the announcement of a new project from Q Entertainment mastermind Tesuya Mizuguchi, a Wii game tentatively titled QJ. At the time, all we knew about the game is that (unsurprisingly for the techno-savvy game creator) it will involve music. But if the latest rumor from Quartermann in the January issue of EGM is to be believed, this game may just be the continuation of Rez that virtually everyone who touched that game has been praying for ever since.
According to Quartermann, Mizuguchi's next project is still in an early theoretical design stage -- thus why Atari didn't show any footage or teasers when they announced it -- but it will offer a similar blend of hardcore shoot-em-up action and bass-heavy techno beats that was introduced in 2002's Rez. Q won't be allowed to use the name "Rez" because it's reportedly still owned by Sega, but the gameplay should be more or less intact.

We can't be sure about this one until Atari decides to reveal more about what QJ is, but with Rez included as part of the also-announced Q3 compilation pack, it makes sense that they would want to continue exploring that concept in his next game. We're anxious to hear more and will update you with anything official as soon as we have it.
Fonte: http://www.1up.com/do/newsStory?cId=3171678

sim, sim, SIM!!!!! :D WANT (let it be true) etc.
 
Excellent!!
Ele agora vai ter de criar uma nova "história" e ambientes diferentes, não pode usar o nome nem os elementos do Rez, que também são propriedade da Sega... vou estar atento a pormenores.
 
Excellent!!
Ele agora vai ter de criar uma nova "história" e ambientes diferentes, não pode usar o nome nem os elementos do Rez, que também são propriedade da Sega... vou estar atento a pormenores.
Hmm? como é que os elementos do REZ podem ser patenteados? seria como o super mario ter a patente do salto nos jogos.

O ambiente Sci-Fi de untextured polygons/wireframe e musica techno dinamica não podem ser patenteados. Questão é que a alguém que não o Mizuguchi fazer um jogo "tipo" Rez, estavamos a falar de um clone, a ser o Mizuguchi estamos a falar de um sucessor espiritual.

Os elementos do Rez não são propriedade de ninguém, o Rez em si... enquanto franchise é, pois claro.

Já houveram casos bem mais escabrosos nesta industria que isso, e clones bem mais evidentes até; respondidos com processos em tribunal... que não deram em nada; além de que... a Sega continua a ter uma relação cordial com o Mizuguchi; teriam mais a perder em processar por algo que não têm direito e provavelmente iriam perder e estragar a relação que têm do que deixarem o homem fazer os jogos que sempre fez e que criou enquanto ao serviço da Sega... Mas agora com outro nome.

Unica hipótese remota de ganhar que a Sega poderia ter num caso destes era citar aproveitamento de branding ao chamarem a este jogo novo algo semelhante ao REZ (LEZ por exemplo), que não está a suceder de resto e quem já lidou com questões de escolher nomes para jogos/empresas o que seja, e registá-los saberá que montes de nomes serão por norma recusados por serem "foneticamente semelhantes a..."
 
Sorry, my bad... não estava a par desses pormenores. Venha ele, Rez é fabuloso e como shooter ficava bastante bem diferentes schemes para controlar, pointer no Wiimote e o comando clássico/Gamecube controller.

Mas já se sabe o porquê de ser a Atari? Como ainda existe aquela comunicação entre ele e a Sega não seria de esperar que a Sega quisesse pegar nas licenças em que ele participou como este ou o SP5?
 
Última edição:
Sorry, my bad... não estava a par desses pormenores. Venha ele, Rez é fabuloso e como shooter ficava bastante bem diferentes schemes para controlar, pointer no Wiimote e o comando clássico/Gamecube controller.

Mas já se sabe o porquê de ser a Atari? Como ainda existe aquela comunicação entre ele e a Sega não seria de esperar que a Sega quisesse pegar nas licenças em que ele participou como este ou o SP5?
Também não sei, mas das duas uma... ou encomendaram especificamente um jogo ao Mizuguchi, ou o Mizuguchi andava a fazer o jogo/fazer o concept e a fazer pitches e foi a Atari que deu melhores condições... ou isso ou a Sega não acreditava na viabilidade do projecto como um jogo comercial (de notar que o REZ foi um flop), são bem capazes de ter concluido que não tinham nada a ganhar e até podiam vir a perder dinheiro com mais um jogo do género; ou que tal jogo devia ser lançado em serviços "online" sem formato fisico.

Ele pegou no Rez o ano passado, para todos os efeitos para o lançar em serviços online (incluindo processo de porting), mas questão é que para o meter num jogo terá com certeza de pagar fee's e estamos agora a falar de uma outra third party concorrente a pagar o desenvolvimento do jogo, pelo que complica muito as coisas e... a ser efectivamente o que seria um Rez 2 podem ter concluido duas coisas... os fãs de Rez saberão e as pessoas do cult following da coisa, e os outros... ninguém conheçe o Rez, por isso... será que vale a pena pagar pelo apetrecho do nome?
 
Última edição:
Phil Harrison fala do QJ:

How is Atari reaching out to game creators?

Phill Harrison:
We've just announced a strategic partnership with Q Entertainment, which is one of Japan's leading creative game entertainment companies. Tetsuya Mizuguchi is one of the world's most respected game designers. He'll be working with us on a new game called QJ (working title).

What kind of game will that be?

PH:
If you think about QJ as a new incarnation of DJ, it'll give you an idea. It's taking the genres of music, performance and games and blending it together into a new experience. Mizuguchi-san is known for connecting people through music and rhythm with games like Rez. He's a pioneer in that field.
Fonte: http://www.gamedaily.com/articles/f...on-the-power-of-the-atari-brand/?biz=1&page=1
 
Alive and Kicking:

Q Entertainment’s Wii Game Alive And Kicking

Atari and synesthesia video game studio Q Entertainment announced QJ, a Wii title almost six months ago. After the initial blip both companies haven’t said anything about it. Since Atari isn’t going to E3 we’re not going to get a status update in June either.

However, QJ is far from dead. The enigmatic Wii game appeared on a music licensing bulletin after someone optioned “Love Comes Again“, a dance song from BT and DJ Tiesto. This will be the first time Q Entertainment optioned music from BT, but his music has been featured in other games like Frequency and Dance Dance Revolution Extreme (the US version).
Fonte: http://www.siliconera.com/2009/05/19/q-entertainments-wii-game-alive-and-kicking/

Já o revelavam :D
 
Ainda há umas semanas tive uma tarde a jogar REZ em casa de um colega (pela primeira vez na vida). E gostei bastante :)

Looking forward...
 
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