Edit: rest44, li o teu post com muito interesse e sim, claro que conheço as 5 forças de Porter, até porque foi matéria dada de um ponto de vista histórico e para aquisição de conceitos. A tendência de mercado aponta para a fragmentação e o marketing individualizado (segmentado)? Estás a falar no sentido de comunicação e publicidade (ou seja, do que sai da empresa e não do que entra), certo? Porque em termos de análise concorrencial... nada mais falso. E sim... estamos conversados, como disse no post anterior
Não só a nível de comunicação. A nível social mesmo. E o marketing segue essa tendência social. É por isso que temos cada vez mais produtos de diferentes sabores (por exemplo). Cada vez existem mais canais de tv especializados, sites especializados, forums, restaurantes, planos de férias, créditos habitação, ect ect ect. Hoje em dia é tudo mais fragmentado e segmentado. Não é só a comunicação.
É claro que se seguem padrões comportamentais. Tu sabes. lol
PS: Afinal sempre conhecias o termo de produtos substitutos...
Última edição: