[Wii] Resident Evil 5 (especulação)

Edit: rest44, li o teu post com muito interesse e sim, claro que conheço as 5 forças de Porter, até porque foi matéria dada de um ponto de vista histórico e para aquisição de conceitos. A tendência de mercado aponta para a fragmentação e o marketing individualizado (segmentado)? Estás a falar no sentido de comunicação e publicidade (ou seja, do que sai da empresa e não do que entra), certo? Porque em termos de análise concorrencial... nada mais falso. E sim... estamos conversados, como disse no post anterior :)


Não só a nível de comunicação. A nível social mesmo. E o marketing segue essa tendência social. É por isso que temos cada vez mais produtos de diferentes sabores (por exemplo). Cada vez existem mais canais de tv especializados, sites especializados, forums, restaurantes, planos de férias, créditos habitação, ect ect ect. Hoje em dia é tudo mais fragmentado e segmentado. Não é só a comunicação.

É claro que se seguem padrões comportamentais. Tu sabes. lol

PS: Afinal sempre conhecias o termo de produtos substitutos...
 
Última edição:
Não é à toa que a Sony fala que a PS3 é o leitor de blue-ray mais barato, ou que vemos o aluguer de filmes nas consolas. E por outro lado temos a Nintendo a dizer que nem dvd a Wii lê, é apenas uma consola de jogos. Não é à toa que temos next-gen e new-gen.

O mercado partiu-se em dois. Produtos substitutos e não concorrentes directos (apesar de antes terem sido).
Discordo.

Senão a PS3 como lê Blu-Rays não é concorrente da X360? ou é simplesmente que a PS3 quer fazer as duas coisas? concorrer com as consolas e concorrer com os leitores de Blu-ray, prometendo ser o mais barato deles?

A GC também não lia DVD's, ou a Dreamcast... A PS2 não era concorrente directa? É que sendo que a GC não lia DVD's (e as outras duas liam)... então foi market leader do seu segmento?

O que temos é um mercado a meter pés de fora do ringue para ajudar a concorrer lá dentro, uma soma de funções, mesmo que inúteis para a função real do equipamento, se a inclusão de uma destas funções resultar em mais consolas vendidas em detrimento da concorrência (ou mesmo, apenas meter o cliente em duvida entre as duas, quando antes só consideraria a concorrente) Daí a noção de serem obrigadas a competir "se ela mete aluguer de filmes eu também meto". É por isso que a X360 teve um leitor de HD-DVD por exemplo; de outra forma pouco tinham a ganhar, aliás pouco tiveram a ganhar.

Consolas de 7ª geração... são todas concorrentes directas, mesmo que os selling points possam variar, são consolas caseiras, e para o consumidor normal, comprar uma quer dizer não comprar a outra.
Sobre a diferença em produtos substitutos e concorrentes directos vejam o link que postei no post anterior.
Já li, mas isso não me interessa, não duvido nem duvidei que o conceito exista... quis é decompô-lo a nivel lexical para chegar à essencia do que as palavras que os definem realmente significam e tirar as minhas conclusões.

Além de achar que essa segmentação de mercado por fronteiras é de facto obsoleta. Podes separar isso tudo, mas como explicas aos analistas estando à frente de uma empresa que levaste uma coça?

Exemplo entre duas empresas de hamburgers: "ah a mac donalds agora vende mais coisas que não só hamburgers é por isso que perdi em lucros, mas sabem que mais? eles vendem mais que só hamburgers por isso já não são meus concorrentes directos", mas a empresa está a perder ou não? pode dar-se ao luxo de ficar parada e dizer "sou bué hardcore, só faço hamburgers para clientes obesos"? até adivinho se fosse investidor onde metia o meu dinheiro pois tal argumentação e tentativa de separação de mercados é renegar o próprio conceito de expansão de mercado, e leva a que as empresas estanquem.

Como é que a divisão de jogos da Sony ou Microsoft, explica isso à direcção da empresa (não sendo apenas empresas de jogos mas tendo outras actividades) e aos analistas e não sai como uma desculpa?

A noção de produto substituto e não concorrente directo, não interessa e não cai bem, a ser usado além da teoria no papel não é mais que uma desculpa (ou tentativa de market stunt a ser implied pela empresa para os seus seguidores quando aplicável). E como se a afirmação disto tudo não chegasse... a Microsoft e a Sony estão a tentar expandir-se para o mercado da Wii, afecta-as directamente, mas supostamente não concorrem directamente... Bom, só se formos pelo "será que eles conseguem concorrer directamente" esta geração, as in, "dar luta" a mudar a estratégia dos barcos (vulgo, consolas) a meio do percurso... mas vontade não lhes falta.
 
Última edição:
PS: Afinal sempre conhecias o termo de produtos substitutos...

Não disse que não conhecia, disse que não existia. Se calhar faltou o "já" antes, mas...

Repara, tu apontaste uma "teoria" que é leccionada da mesma forma que a geração espontânea é em Biologia, ou a técnica do funil é comercialmente. Estas evoluem, e então em marketing e publicidade muito mais depressa que em biologia.

Longe de mim estar a contrariar-te, juro. Muito menos entrar em colisão. Temos visões diferentes e, a partir do momento que dizes que a Wii não tem concorrência, ou seja, que está sozinha no mercado, não sei mesmo o que dizer...

Isto podia-se arrastar para um discussão de conceitos como o que é concorrente, o que é concorrente directo, o que é concorrente considerável, etc... e até podia ter um tópico para isso. Se achares importante, propõe isso que alguém com certeza irá concordar e discordar contigo. Eu prefiro dar-te razão (porque percebo o teu ponto de visto) e dizer apenas que não concordo...
 
Só que o meu ponto aqui não é simplesmente a Nintendo ou a Wii, são também as outras. A Nintendo inovou e expandiu-se para um lado, enquanto as outras evoluiram para outro lado. Criando assim uma rotura em dois mercados: um constituídos por media centers e outro pela Wii (que neste momento não tem concorrente, nem se pode definir).

Não é à toa que a Sony fala que a PS3 é o leitor de blue-ray mais barato, ou que vemos o aluguer de filmes nas consolas. E por outro lado temos a Nintendo a dizer que nem dvd a Wii lê, é apenas uma consola de jogos. Não é à toa que temos next-gen e new-gen.

O mercado partiu-se em dois. Produtos substitutos e não concorrentes directos (apesar de antes terem sido).


Sobre a diferença em produtos substitutos e concorrentes directos vejam o link que postei no post anterior.

Já toda a gente percebeu que estás a estudar na área da economia ou marketing. Well done.

Mas se surges como candidato a algum emprego em que insinues que a Wii e a Xbox 360/ PS3 são produtos substitutos e não são concorrentes directos, ninguém te dá emprego.

Da forma como estás a fragmentar os "mercados", daqui a nada consideras cada indivíduo um "mercado" particular. por isso se fala em "mercado-alvo". Se tens um café na aldeia que tem 50 habitantes, então esses 50 habitantes são o teu mercado. É óbvio que o mercado da nintendo, Sony e microsoft (no que se refere a consolas) é o mesmo. Houve foi uma tentativa de alargar esse mercado-alvo (bem sucedida no caso da Nintendo, não tão bem no caso da Sony) com os jogos e comandos mais casual ou com o blu-ray...

Obviamente que as 3 consolas em causa são concorrentes pois a sua principal função é a mesma proporcionar diversão e entretenimento através de vídeo-jogos. Se lhe acrescentam algo mais, é exclusivamente da responsabilidade de cada um dos fornecedores. Lá por ter blu-ray, a Ps3 não deixa de ser uma consola, etc,etc.

Se são produtos substitutos ou não, depende da interpretação de cada um. produtos substitutos são, por exemplo, o adoçante do açucar, as fibras ópticas das cablagens, as pens das diskettes, etc, etc.
No meu entender, a Wii não é produto substituto nenhum de PS3 ou 360 pois continua na essência exactamente igual: memória, disco duro, software (sei lá que mais compõe as ditas). É verdade que trouxe alguma inovação com os novos comandos, mas na essência mantém-se tudo na mesma. Só porque uma cerveja mudou a cor do rótulo de azul para vermelho, não deixa de ser concorrente para ser "substituto", certo?

Por muito interessante que esteja a discussão, já acabavam era com o off-topic! :P
 
Última edição:
Não disse que não conhecia, disse que não existia. Se calhar faltou o "já" antes, mas...

Repara, tu apontaste uma "teoria" que é leccionada da mesma forma que a geração espontânea é em Biologia, ou a técnica do funil é comercialmente. Estas evoluem, e então em marketing e publicidade muito mais depressa que em biologia.

Longe de mim estar a contrariar-te, juro. Muito menos entrar em colisão. Temos visões diferentes e, a partir do momento que dizes que a Wii não tem concorrência, ou seja, que está sozinha no mercado, não sei mesmo o que dizer...

Isto podia-se arrastar para um discussão de conceitos como o que é concorrente, o que é concorrente directo, o que é concorrente considerável, etc... e até podia ter um tópico para isso. Se achares importante, propõe isso que alguém com certeza irá concordar e discordar contigo. Eu prefiro dar-te razão (porque percebo o teu ponto de visto) e dizer apenas que não concordo...

Nunca disse que a Wii não tinha concorrência. A ps3 e a xbox são concorrentes, mas não directos; são produtos substitutos.

Tu disseste que produtos substitutos é um termos que não existe e que os produtos substitutos são concorrentes directos. Ora isso não é verdade. Qualquer que seja a practica empresarial que tu tens, ignorar a diferença entre produtos substitutos e concorrentes directos é negligencia.

Mas pronto, eu tenho a minha visão e tu tens a tua. O marketing acaba por não ser uma ciência exacta e como tal cada um tem a sua abordagem.
 
Já toda a gente percebeu que estás a estudar na área da economia. Well done.

Mas se surges como candidato a algum emprego em que insinues que a Wii e a Xbox 360/ PS3 são produtos substitutos e não são concorrentes, ninguém te dá emprego.

Da forma como estás a fragmentar os "mercados", daqui a nada consideras cada indivíduo um "mercado" particular. por isso se fala em "mercado-alvo". Se tens um café na aldeia que tem 50 habitantes, então esses 50 habitantes são o teu mercado. É óbvio que o mercado da nintendo, Sony e microsoft (no que se refere a consolas) é o mesmo. Houve foi uma tentativa de alargar esse mercado-alvo (bem sucedida no caso da Nintendo, não tão bem no caso da Sony) com os jogos e comandos mais casual ou com o blu-ray...

Obviamente que as 3 consolas em causa são concorrentes pois a sua principal função é a mesma proporcionar diversão e entretenimento através de vídeo-jogos. Se lhe acrescentam algo mais, é exclusivamente da responsabilidade de cada um dos fornecedores. Lá por ter blu-ray, a Ps3 não deixa de ser uma consola, etc,etc.

Se são produtos substitutos ou não, depende da interpretação de cada um. produtos substitutos são, por exemplo, o adoçante do açucar, as fibras ópticas das cablagens, as pens das diskettes, etc, etc.
No meu entender, a Wii não é produto substituto nenhum de PS3 ou 360 pois continua na essência exactamente igual: memória, disco duro, software (sei lá que mais compõe as ditas). É verdade que trouxe alguma inovação com os novos comandos, mas na essência mantém-se tudo na mesma. Só porque uma cerveja mudou a cor do rótulo de azul para vermelho, não deixa de ser concorrente para ser "substituto", certo?

Por muito interessante que esteja a discussão, já acabavam era com o off-topic! :P

Eu não estudo economia, nem nunca disse que não são concorrentes, os produtos substitutos são concorrentes na mesma. Mas existe uma diferença entre concorrentes directos e produtos substitutos. A razão de eu dizer isto já a expliquei que não foi só a Wii que mudou, mas também as outras consolas que passaram assumir-se como media centers e não como consolas de jogos.

Eu estou a expor uma tese de como o mercado das consolas se fragmentou em dois. Que as coisas mudaram, abriram-se novas direcções e chegou-se a um maior público. Os conceitos são diferentes e não é uma escolha directa entre a Wii ou uma das outra, pois a Wii é totalmente diferente e pode muito bem conviver com as outras.

Se calhar vamos ver os videojogos divididos em 3 mercados e passamos a ter: portateis, media centers e game consoles (se nenhum destes segmentos morrer entretanto). É só isso que estou a dizer. O tempo vai dizer se estou certo ou errado.

I rest my case.
 
Capcom survey asks about Resident Evil 5 on Wii

Reader Ghetto_Ninja recently took a survey that was put together by Capcom. One of the questions asked what would make us want to purchase Resident Evil 5 more. Check out the question below.

re5w.jpg

in http://gonintendo.com/?p=51733

Mais lenha para a fogueira ;)
 
Qualquer dia Final Fantasy?????

Até quando as editoras aguentam?
Actually... há alguns rumblings disso, a square-enix inclusivé, portou a engine do FFXIII para a Wii, a cystal tools.

Taku Murata: For instance, hypothetically — don’t take this seriously! — if you wanted to create Final Fantasy XIII for PS3, Xbox 360, PC and Wii simultaneously, you’d need to use Crystal Tools.
Fonte: http://www.1up.com/do/newsStory?cId=3166572

^ yeah right.

Basicamente o Fabula Nova Cristalis FFXIII foi planeado para vários titulos, no mínimo 6, com a Square a dizer que podem prolongar o ciclo de jogos debaixo dele por 10 anos e além desses títulos.

roadmap inicial:

ffxiii8570890xi3.jpg

Aí está o FFXIII, o versus, e o agito, note-se que um dos círculos não revelados é maior que o agito e sabemos também que nessa altura nenhum final fantasy estava planeado para a X360. sobram 3 titulos incógnitos para plataformas sony (ou agora, caso seja ps3, possivelmente multiplataforma... e nintendo), portanto.

A DS de certeza que também recebe um FFXIII nem que seja tipo FFXII Revenant Wings, a incógnita é a Wii, mas as crystal tools para a Wii são para quê? :p (e com o market share que tem, seriam parvos em não o fazer). Mas isto é como o RE5, nada está anunciado.
 
Última edição:
Não sabia da adaptação do cristal tools para a Wii. Interessante.

Não me admirava que o tão desejado remake do FFVII saísse para a Wii. Aliás, eu já tinha falado disso. Tendo em conta os remakes dos FF a sairem na DS, este podia sair na Wii. Para além de que a gamecube receberu remake do resident evil e remake do metalgear (dois grandes títulos da PSx).

Nesta linha de pensamento, se pensarmos também no sucesso da Wii.. seria lógico. No entanto não vamos criar rumores, lol. Mas que era giro, era :D
 
Não me admirava que o tão desejado remake do FFVII saísse para a Wii.

Aliás, eu já tinha falado disso. Tendo em conta os remakes dos FF a sairem na DS, este podia sair na Wii. Para além de que a gamecube receberu remake do resident evil e remake do metalgear (dois grandes títulos da PSx).
Tás a falar do Final Fantasy VVII? xD

Há conjecturas dessas (e era um megaton dos diabos), mas pá eu admirava-me bastante. Além de que... É indiscutível que o FF7 é o que tem mais procura no que toca a um remake o que o torna um system seller de peso, mas fora isso... prefiro que a Square refaça com orçamento como deve de ser um FFVI, ou melhor ainda... invista em jogos novos e originais com essa budget. (e dos quais ainda não sei a história) Mas isto sou eu, pode ser o melhor jogo do mundo e se é um remake e eu já o jogei não tenho o mesmo hype, ou expectativa que tenho por um titulo novo... por isso prefiro titulos novos... mesmo que me sinta na obrigação de comprar alguns remakes.

O jogo tem muita procura sim, mas depois da tech demo aldrabada (com duas Geforce 6800 em SLI) do FF7, não é um jogo SD o que as pessoas esperam, e o Nomura tem fama de ser altamente tendencioso, pelo que só se o mandarem mesmo fazer para a Wii. Dito isto, acho que, por exemplo um remake do FF7 pelos custos que implica é mais benéfico, por exemplo para a Sony do que propriamente para a Square que a fazê-lo bem numa consola HD vai gastar valentes pipas e anos de desenvolvimento (um desperdício de tempo, IMO), ok que vende, mas questão é que não há userbase suficiente, e a square não tem interesse nenhum em ser uma mártir para vender consolas. (FF7 vendeu 8 milhões só no Japão se bem me lembro, PS3 enquanto hardware vai nos 2 milhões) Em suma, acho que algo dessa categoria, mais vale esperar por uma próxima geração de consolas, que envisiono toda ela com specs mais semelhantes, e sem termos camarões de corrida, tipo o cell. Mas... eles é que sabem.
 
Capcom não fecha portas: (Sven=Vice-president of Strategic Planning)

Sven disse:
John disse:
Capcom I want to play these games, but no RE5 Wii, possibly no Dead Rising 2, no Lost Planet, no Flock, no Age of Booty, No Street Fighter 4, no Devil May Cry, no Dark Void.
We are contemplating versions of one or two of the CEI titles you've mentioned on the Wii (not saying which), but we'd like to see how they do on their initial target systems before doubling down on additional SKUs.
Fonte: http://www.capcom-unity.com/ask_cap...Wii_is_missing_out_on_3_Bionic_Commando_games

Arrisco-me a dizer que de todos esses um deles deve quase de certeza ser o Resident Evil 5. É sem duvida o mais requisitado por fãs e um dos mais lucrativos para eles... Agora esperar um anuncio disso antes da release nas outras plataformas, por esse statement, parece-me que não.
 
Capcom não fecha portas: (Sven=Vice-president of Strategic Planning)

Fonte: http://www.capcom-unity.com/ask_cap...Wii_is_missing_out_on_3_Bionic_Commando_games

Arrisco-me a dizer que de todos esses um deles deve quase de certeza ser o Resident Evil 5. É sem duvida o mais requisitado por fãs e um dos mais lucrativos para eles... Agora esperar um anuncio disso antes da release nas outras plataformas, por esse statement, parece-me que não.

Além disso, é aquele que já tem um motor exelente na Wii.
 
Huh?:

Street Fighter IV and Resident Evil 5 Controllers Wii Bound

It seems Capcom will be bringing Street Fighter and Resident Evil love to the Wii, but as game controllers.

Capcom and peripheral legend Mad Catz Interactive Inc have signed a deal to bring branded controllers and accessories based on Street Fighter IV, Bionic Commando: Rearmed and Resident Evil 5 properties.

Germaine Gioia, senior vice president, licensing, at Capcom had this to say:

This is a real collaboration between Mad Catz and Capcom. We are developing a broad variety of game peripherals for a wide game-playing audience — from the casual to the most loyal, core fan. These innovative peripherals will maximize the overall experience that comes from playing Capcom games.
Fonte: http://www.cubed3.com/news/10589

Wat?
 
Não percebo muito bem qual é a lógica de os jogos não saírem na consola e saírem comandos alusivos a esses jogos :confused:
Cheira-me que talvez a Capcom saiba a explicação, mas que se calhar ainda não querem dizer, além de que... Ninguém disse que estes comandos iam sair já :p

Podem simplesmente estar a deixar a porta aberta (o costume), mas a fazer contractos que englobam a Wii, presupondo que podem decidir algo nesse sentido e face a esses franchises.

Se os gajos lançarem um controlo motoserra (como o do RE4) para o RE5, e vier a haver uma versão Wii, decerto que a empresa que contraiu o contracto quererá ter direito a fazê-lo também para a Wii, e pelos vistos têm essa salvaguarda nele, o que IMO, é diferente de a Capcom, por exemplo, garantir a essa empresa que tais versões não vão existir. (também o podia fazer)
 
Back
Topo