[Wii] Resident Evil 5 (especulação)

Se queriam portar que o fizessem em simultaneo, levar restos um ano depois é gozar com as pessoas.

E o Kawata mais uma vez demonstrou a sua falta de visão, chega a ser estupidificante. A Capcom que não se manque não :wvsore:
 
É triste...
Quando joguei o demo do RE5 para a PS3 fiquei desiludido com com a confusão do controles e a primeira coisa que disse foi "Quando sair para a wii compro!" Adorei o RE4 para a wii e fiquei com esperança de ver o 5 na wii devido à grande adesão que o 4 teve por parte dos nintendistas.

Grandes nabos, é o que eles são!
 
É triste...
Quando joguei o demo do RE5 para a PS3 fiquei desiludido com com a confusão do controles e a primeira coisa que disse foi "Quando sair para a wii compro!" Adorei o RE4 para a wii e fiquei com esperança de ver o 5 na wii devido à grande adesão que o 4 teve por parte dos nintendistas.

Grandes nabos, é o que eles são!

Nabos?

Não é por nada, mas o Resident Evil 5 tornou-se no jogo do franchise com mais sucesso comercial, tendo já ultrapassado os 5 milhões globalmente (e certamente venderá ainda bastante mais, podendo até tornar-se no jogo com mais sucesso da Capcom, ultrapassando o SFII).

Não é que eles precisem de uma versão Wii para tornar o jogo rentável, longe disso até. Comparar a situação do RE4 com a deste RE5 não faz sentido, pois que eu saiba o MT Framework nem sequer pode ser utilizado na Wii. Não podem simplesmente fazer um port, mas sim tendo de usar motor do RE4.

E pelo que já pudemos constatar neste momento preferem não gastar os seus recursos nisso, mas sim noutros projectos como Lost Planet 2, Dead Rising 2, etc. O melhor mesmo é mentalizarem-se.
 
A escolha de criar o jogo para as hd foi antes mesmo de se conhecer que a Wii teria wiimote, tal como foi dito no primeiro post. É evidente que eles não estavam a espera que a Wii tivesse o sucesso que tem hoje, mas sim que seguisse as passadas da gamecube.

Se eles soubessem o que sabem hoje talvez tivessem colocado a Wii como main plataform para o RE5.

Eu também prefiro não ver um RE5 num port com a engine do re 4. O ideal seria criar uma nova engine de raiz que aproveitasse todas as potencialidades da consola e que serviria para futuros jogos da capcom. Em vez disso preferiram seguir pelo caminho mais fácil que é os dos shooters on rails, onde se gastam pouquissimos recursos e onde se obtem grandes lucros somente pelo nome. Tenho a certeza que se a maior parte das pessoas soubesse que o chronicles fosse onrails nunca o comprariam e optariam pela versão 4. Outra coisa que indica que a capcom se está a lixar para nós, é bombardeamento dos ports dos remakes da gamecube na Wii, o que eles querem é dinheiro fácil, e por saberem que apenas vendem pelo nome fazem-no constantemente. Se fosse nas hds provavelmente ninguém comprava este lixo.
 
Se fizerem port que se apliquem e que não fique um resultado final vergonhoso como foi no caso do Dead Rising. É de lamentar a falta de consideração que há pela Wii por parte de algumas editoras, relegando sempre a consola para segundo plano e no entanto a Wii já provou e continua a provar de qualidade de todo o potencial que nela podem colocar.
 
Nabos?

Não é por nada, mas o Resident Evil 5 tornou-se no jogo do franchise com mais sucesso comercial, tendo já ultrapassado os 5 milhões globalmente (e certamente venderá ainda bastante mais, podendo até tornar-se no jogo com mais sucesso da Capcom, ultrapassando o SFII).

Não é que eles precisem de uma versão Wii para tornar o jogo rentável, longe disso até. Comparar a situação do RE4 com a deste RE5 não faz sentido, pois que eu saiba o MT Framework nem sequer pode ser utilizado na Wii. Não podem simplesmente fazer um port, mas sim tendo de usar motor do RE4.

E pelo que já pudemos constatar neste momento preferem não gastar os seus recursos nisso, mas sim noutros projectos como Lost Planet 2, Dead Rising 2, etc. O melhor mesmo é mentalizarem-se.

Se vamos justificar o sucesso de um projecto pelas vendas, então as consolas HD não teriam nenhum comparativamente a jogos como Mario Kart ou Wii Fit, mesmo com orçamentos muito superiores.

O que é um facto é que o RE é um retrocesso em todos os sentidos, especialmente para quem jogou ao RE4 na Wii. E se dizem que os gráficos são last gen, eu sinto isso nos controlos a triplicar e poderia dizer que é imensamente last gen! A questão não é precisar disso para pagar o jogo, não (já o Bionic Comando... sempre disse que ficaria MUITOOO melhor na Wii e verificou-se), mas que não perdiam nada com isso, não. tenho a certeza que muitos prefeririam os controlos aos gráficos, para não contar que abrangiam outra userbase. Agora não é um ano depois, quando já se sabe o que o jogo é, com um porte fanhoso que o vão fazer.

Não é uma questão de mentalização... é mesmo uma questão de não querer (portes ranhosos). Agora que um RE clássico de raiz para a Wii faz todo o sentido... faz.
 
Se vamos justificar o sucesso de um projecto pelas vendas, então as consolas HD não teriam nenhum comparativamente a jogos como Mario Kart ou Wii Fit, mesmo com orçamentos muito superiores.

Pois... até porque casos isolados são representativos da generalidade das vendas, ainda para mais quando se tratam de produtos made in Nintendo, para uma plataforma... made in Nintendo.

Estamos a falar de uma 3rd party caso não tenhas reparado.

E já agora, como pensas que se justifica o sucesso de um projecto? A recepção que tem nos fóruns?

O jogo teve uma boa recepção na crítica, e vendeu mais de 5 milhões tornando-se o jogo com mais sucesso até há data no franchise. Não vejo qualquer motivo para se criticar o seu sucesso... mas estou certo que haverá sempre alguém a inventar razões mirabolantes para o fazer.

mas que não perdiam nada com isso, não.

Perdiam, recursos humanos, que preferem investir noutros projectos.

A não ser que deixem a Cavia fazer a versão Wii, o que parece ser uma possibilidade neste momento.
 
Pois... até porque casos isolados são representativos da generalidade das vendas, ainda para mais quando se tratam de produtos made in Nintendo, para uma plataforma... made in Nintendo.

Estamos a falar de uma 3rd party caso não tenhas reparado.

E já agora, como pensas que se justifica o sucesso de um projecto? A recepção que tem nos fóruns?
Não digo pois entretanto vi noutra thread que de forma alguma se pode ir contra a tua opinião. Peço imensa desculpa pela minha ousadia.

O jogo teve uma boa recepção na crítica, e vendeu mais de 5 milhões tornando-se o jogo com mais sucesso até há data no franchise. Não vejo qualquer motivo para se criticar o seu sucesso... mas estou certo que haverá sempre alguém a inventar razões mirabolantes para o fazer.
Mais uma vez as minhas sinceras desculpas por ter tentado colocar em causa a opinião da crítica (já o o seu sucesso nunca o fiz nem tentei fazer... ainda bem que está a vender bem).

Perdiam, recursos humanos, que preferem investir noutros projectos.
Concordo (gastaram no Bionic Comando, jogo que esperavam vender 2M de cópias até final do ano e vais em erca de 200.000). Se se justificaria esse investimento ou não... não me atrevo a dizer que sim, pois habilito-me a pisar o risco. Peço desculpa mais uma vez...

A não ser que deixem a Cavia fazer a versão Wii, o que parece ser uma possibilidade neste momento.
Não obrigado.
 
Pois... até porque casos isolados são representativos da generalidade das vendas, ainda para mais quando se tratam de produtos made in Nintendo, para uma plataforma... made in Nintendo.

Estamos a falar de uma 3rd party caso não tenhas reparado.
E numa plataforma onde a Nintendo, naturalmente investe mais que as third party's. E é essa a natureza do problema. Um FF versus XIII é capaz de ser mais caro do que qualquer projecto Sony na plataforma deles, e claro que vai vender, já na Wii andam todos a fazer contenção de custos. Em terra de tótós quem tem dois neurónios é rei, mas estamos a falar dos casos de insucesso das developers que não os têm (e ainda por cima desata a mandar bocas estupidas).

"Se" não houvesse mercado para Resident Evils a Capcom não tinha publicado já 5 jogos Resident Evil na plataforma. Se o jogo "estilo" Resident Evil 4 não tivesse saída na Wii então a port do RE4 GC com os extras da PS2 e controlos retrabalhados não tinha vendido mais que o Umbrella Chronicles que é on-rails (que está a ter uma sequela que ninguém pediu). A Capcom fez imenso dinheiro com a Wii, e os unicos retornos reais foi o Zack and Wiki (que não publicitaram) foi deixar uma equipa americana de dissidentes da Insomniac fazer o Spyborgs (envolvimento Capcom Japan=zero) e o Monster Hunter 3. É pobre e mostra uma filosofia muito repartida e sem rumo, ou será que este senhor nunca viu o Monster Hunter 3? que é a total epitome do que ele diz e vem da mesma developer.

E claro, se a Wii não fosse uma plataforma plausível eles não tinham tido a pressão que tiveram dos investidores e clientes durante o desenvolvimento do RE5. (A PSP e a DS decerto não tiveram, por exemplo)

O que lhes falta é visão, e querem encanar a perna à rã porque lhes dá mais jeito para o que preferem estar a fazer. Dito isto, quantos developers é que realmente preferiam a PS2 a outras plataformas na geração passada (era a mais dificil de programar e a mais fraca), pois.

Não compete aos "criativos" decidir isso, e se os deixam falar com o coração na boca, ou mandar bitaites ignorantes ao ar (como já não é a primeira vez com o Kawata) então essa é uma das razões de termos uma industria tão imatura.


O cliente "comum" nem sabe o que é first e third party, ou vês malta no centro comercial a comprar jogos porque são "made by Nintendo" (sem contar que todas as caixas têm o lógotipo da Nintendo... A questão é mais simples que isso, mete um produto de qualidade no mercado e faz marketing e se tudo correr bem tens o retorno devido, simples e exactamente como funciona nas outras plataformas. De resto é isso mesmo que a Nintendo faz com os seus produtos.
E já agora, como pensas que se justifica o sucesso de um projecto? A recepção que tem nos fóruns?
As vendas totais, e o RE4 Wii e o Umbrella Chronicles foram sucessos incontestáveis e que custaram muito pouco à Capcom.
O jogo teve uma boa recepção na crítica, e vendeu mais de 5 milhões tornando-se o jogo com mais sucesso até há data no franchise. Não vejo qualquer motivo para se criticar o seu sucesso... mas estou certo que haverá sempre alguém a inventar razões mirabolantes para o fazer.
O RE5? vendeu bem, sim, mas se o tivessem lançado na Wii teriam vendido mais uns milhões, é simples se considerar-mos que uma port de um jogo com 4 anos vendeu 1.5 milhões e um jogo de assets reciclados e on-rails vendeu pelo telhado. E porque não fazer antes um Resident Evil de raiz e com uma mecanica decente? é que a fazerem spin-off's menores com mecanicas que nunca meteriam num jogo AAA só estão a criar um circulo vicioso. Dito isto, vendem na mesma e têm lucro, por isso estão só a esforçar-se por não ouvir o que a comunidade lhes disse; e um dia lixam-se. (e depois dizem que a culpa é da plataforma)

E não se deve esquecer que a capcom começou com a conversa dos "testes" e do "se estes venderem fazemos um jogo de raiz", até hoje. (E os jogos venderam acima das expectativas, para teres uma ideia a expectativa para o RE4 Wii eram 420.000 vendeu 1.6 milhões até agora)

Até o Okami Wii vendeu acima das expectativas. Apesar da Capcom se armar sempre em calimero. (publicidade zero, e vendeu acima das expectativas; não podem pedir mais)

A excepção é o Dead Rising Wii, mas acho que essa anedota fala por si (isso e que o cliente Wii não é tão estupido como eles pensavam)
Perdiam, recursos humanos, que preferem investir noutros projectos.
Esse problema não é nosso, obviamente, mas quando andam aqui a lixar sentenças e meter jogos que não correspondem ao que nós realmente queremos, acho que temos de dizer qualquer coisa. Parvos são eles se não tiverem o feedback em conta. Assim como foram idiotas com o Dead Rising Wii e a má publicidade que o jogo teve.
A não ser que deixem a Cavia fazer a versão Wii, o que parece ser uma possibilidade neste momento.
Antes esses que a TOSE. (TOSE=Dead Rising Wii, que de um ponto de vista técnico parece um jogo de baixo orçamento Dreamcast com pop-up)

Dito isto, eles que se deixem de maravilhas e trabahem inhouse. O talento está lá, e decerto não é o ignóbil do Kawata.
 
Última edição:
Entrando no comboio a meio, coisa que nunca se deve fazer, eu diria que o Resident Evil 5 é uma aposta mais do que ganha, o seu sucesso nem está em discussão, eu sei.

É o verdadeiro exemplo da "prostituição" que se vai vendo, do curvar perante o comercial sobre os valores enquanto jogo em si.

Romperam drasticamente com a série para seguir um caminho que a Capcom há muito tem feito (acompanhando a emergente tendência) orientar o jogo para o público Ocidental e moldar aquilo ao mais "Kick-ass" Americano quanto possível.

Ainda para mais teve no leme o Takeuchi que não é coincidência nenhuma tem "liderado" a "ocidentalização" da Capcom.

Penso que é inegável que a Capcom tem ignorado a Wii e descarta-se de responsabilidades, ou pensa que sim, com portes e investimentos mínimos para ao menos não ser acusada de não apoiar a consola. Penso que não é mentira nenhuma dizer que ainda não vimos um fully-promoted AAA title da Capcom para a Wii (só se for o tal que vem aí, o "Pokemon").

Eu adoro a Capcom e estou muito grato pelo Tatsunoko vs Capcom mas sinceramente não consigo perceber a estratégia deles na actualidade.

Quanto a um possível Resident Evil 5 na Wii preferia que não o fizessem. Tendo em conta os principais valores do jogo e os elementos aos quais deram destaque, teria que sofrer um possível downgrade de tal forma que seria pior que o Dead Rising Wii.

Preferia um novo jogo na série.
 
Entrando no comboio a meio, coisa que nunca se deve fazer, eu diria que o Resident Evil 5 é uma aposta mais do que ganha, o seu sucesso nem está em discussão, eu sei.
Por aposta referes-te a uma hipotética versão Wii? Vendia, sim, mas nesta altura, tanto tempo depois é claro que o interesse não será o mesmo. Se o queriam lançar e maximizar as vendas em todas as plataformas deviam tê-lo feito em simultaneo, e logo eles que andam sempre a apergoar a sua "estratégia multiplataforma" (tirando o PC à parte dessa "estratégia de lançamento simultaneo", porque infelizmente tem de ser :()
É o verdadeiro exemplo da "prostituição" que se vai vendo, do curvar perante o comercial sobre os valores enquanto jogo em si.

Romperam drasticamente com a série para seguir um caminho que a Capcom há muito tem feito (acompanhando a emergente tendência) orientar o jogo para o público Ocidental e moldar aquilo ao mais "Kick-ass" Americano quanto possível.

Ainda para mais teve no leme o Takeuchi que não é coincidência nenhuma tem "liderado" a "ocidentalização" da Capcom.
Por mim tudo bem quando o Resident Evil 4 é um dos melhores jogos da geração passada, é um jogo de fim de semana, curto... mas óptimo. A capcom de facto tornou-se uma empresa de jogos de fim de semana, mas tinham qualidade eximia, que considero que baixou uns furos em IP's estabelecidos esta geração. (DMC4 e RE5 foram tidos como piores e mais desinspirados que os antecessores)

Havia um masterplan ali por detrás por parte do Shinji Mikami que é, afinal de contas, o criador da série. Mas escusado será dizer que o Resident Evil destruiu todos os planos que se sabia que eles tinham para a saga.

Nesse sentido fiquei furioso pelo que fizeram com o jogo (em termos de plot) é das maiores nulidades, tiro no pé e estupidez que vi nos ultimos anos (e isto vem de alguém que gostava da plot dos Resident Evil's e gostava de onde estava a ir).

Quando lemos que o Darkside Chronicles aparentemente vai cobrir as porções e questões que o Resident Evil 5 devia ter respondido (segundo os rumores, Sherry Birkin adulta) não posso deixar de lhes chamar idiotas.
Penso que é inegável que a Capcom tem ignorado a Wii e descarta-se de responsabilidades, ou pensa que sim, com portes e investimentos mínimos para ao menos não ser acusada de não apoiar a consola. Penso que não é mentira nenhuma dizer que ainda não vimos um fully-promoted AAA title da Capcom para a Wii (só se for o tal que vem aí, o "Pokemon").
O Monster Hunter 3 pelo menos no japão deve ser o jogo mais bem promovido da Capcom, de sempre (dito isto sai 2 semanas depois do Dragon Quest IX, o que me parece mau timing)

Mas a estratégia é de longo curso e vai vender.

O resto do suporte... tens toda a razão, mas também pelo facto que a Wii lhes dá dinheiro.
Eu adoro a Capcom e estou muito grato pelo Tatsunoko vs Capcom mas sinceramente não consigo perceber a estratégia deles na actualidade.
Esqueci-me desse, sim esse jogo é muito bom e estão de parabéns por o trazerem.

Mas se o estão a fazer é, IMO, porque precisam de colmatar o facto de não terem metido o Street Fighter 4 na plataforma. (os rumores eram tão fortes que a Capcom teve mesmo de pedir desculpas à Nintendo)

Mas lá andam eles ainda a falar de uma potencial port (mesma situação que o RE5)... quero lá saber da port nesta altura. (se alguma coisa, se fizessem um street fighter 4 na wii queria que fosse diferente, peguem na engine do tatsunoko e façam algo novo com o mesmo nome, por exemplo). Falar de ports à posteriori constantemente parece que estão a gozar.

Por acaso até gosto mais do estilo gráfico do tatsunoko que do street fighter 4. gostava de a ver retrabalhada para esse fim, um jogo novo, uma nova "abordagem" ao street fighter 4, que só partilha a rooster.
Quanto a um possível Resident Evil 5 na Wii preferia que não o fizessem. Tendo em conta os principais valores do jogo e os elementos aos quais deram destaque, teria que sofrer um possível downgrade de tal forma que seria pior que o Dead Rising Wii.

Preferia um novo jogo na série.
Bom, o Dead Rising foi "portado" de forma asquerosa pela TOSE, é certo que um jogo com dezenas de inimigos on-screen não era a escolha mais lógica para a Wii (face a um Lost Planet, por exemplo) mas podia ter sido bem feito com bons gráficos para o hardware e bom aspecto. em vez disso tivemos o que tivemos.

Um Resident Evil 5 podia ter muito bom aspecto na Wii, questão é se a capcom se dignaria a fazê-lo bem, e depois de um Dead Rising tens razão, mais vale nem tentarem.
 
Concordo (gastaram no Bionic Comando, jogo que esperavam vender 2M de cópias até final do ano e vais em erca de 200.000). Se se justificaria esse investimento ou não... não me atrevo a dizer que sim, pois habilito-me a pisar o risco. Peço desculpa mais uma vez...

Bionic Commando = Outsourced

...

E desculpas aceites.

Um FF versus XIII é capaz de ser mais caro do que qualquer projecto Sony na plataforma deles

Mais do que um Killzone 2, Gran Turismo 5 ou God of War III?

Duvido seriamente.

Mas caso a SE esteja preocupada em rentabilizar o jogo, simples, portam-no para a X360. Os maiores sucessos em termos de 3rd party nesta geração têm sido precisamente com a combo X360+PS3.

Quanto ao resto do comentário, compreendo perfeitamente a tua "frustração" no que toca à atitude de certas 3rd party em relação à Wii, mas é a situação actual. Se está errado? É capaz, mas desde que eles vão tendo lucro, tudo o resto não interessa. Há imensos IP's com um sucesso enorme na X360+PS3 que não vão parar à Wii, sendo este apenas mais um.

Se a Capcom acha que não deve "portar" o RE5 in-house, quem somos nós para criticar? Certamente eles terão uma melhor noção daquilo é melhor para eles, e não nós. Se fossem tapadinhos de todo como estás a tentar dizer, não teriam cancelado o Monster Hunter 3 para a PS3 e torná-lo exclusivo Wii.

Como disse, é apenas uma questão de gerir recursos, nada mais. O Resident Evil 5 já passou por assim dizer, e eles não querem retirar pessoal de outros jogos para desenvolver uma versão "extra" que sairá bastante tempo depois, para um jogo que não a precisa, pois já foi mais que rentabilizado.

Quem sabe num próximo Resident Evil 6...
 
Outsourced = recursos ;)

Não humanos, que era os que me estava a referir. Basicamente têm dinheiro juntamente com os direitos do IP, e toca a mandar fazê-lo noutro lado.

Clientes. Se te achas insignificante por isso, não devias... ;)

Sim, insignificante. Duvido que a tua (minha, nossa) opinião alguma vez chegue a eles, e mesmo que chegasse, duvido que contasse. Basta pensar nas centenas (ou milhares) de petições por essa net fora...

No máximo, quem ainda terá uma palavra a dizer será a Nintendo, pois a Capcom certamente quererá manter boas relações com esta. Mas mesmo assim, isso pouco peso terá. Não é que a Capcom esteja a ignorar a consola, pelo contrário.
 
Por aposta referes-te a uma hipotética versão Wii? Vendia, sim, mas nesta altura, tanto tempo depois é claro que o interesse não será o mesmo. Se o queriam lançar e maximizar as vendas em todas as plataformas deviam tê-lo feito em simultaneo, e logo eles que andam sempre a apergoar a sua "estratégia multiplataforma" (tirando o PC à parte dessa "estratégia de lançamento simultaneo", porque infelizmente tem de ser :()
Não, eu falava mesmo do sucesso que o Resident Evil 5 teve na PS3/360. Sim, é quase certo que o jogo na Wii iriam aumentar consideravelmente as unidades vendidas mas como dizes, o "timing" passou.

Havia um masterplan ali por detrás por parte do Shinji Mikami que é, afinal de contas, o criador da série. Mas escusado será dizer que o Resident Evil destruiu todos os planos que se sabia que eles tinham para a saga.

Nesse sentido fiquei furioso pelo que fizeram com o jogo (em termos de plot) é das maiores nulidades, tiro no pé e estupidez que vi nos ultimos anos (e isto vem de alguém que gostava da plot dos Resident Evil's e gostava de onde estava a ir).

Quando lemos que o Darkside Chronicles aparentemente vai cobrir as porções e questões que o Resident Evil 5 devia ter respondido (segundo os rumores, Sherry Birkin adulta) não posso deixar de lhes chamar idiotas.
Em termos de história eles moldaram tudo de forma a tornar o kick-ass mais kick-ass. Deixando de lado o survival horror para ser completo action game, a história ainda se tornou dos elementos que mais deixou a desejar. Algumas respostas dadas foram completamente incríveis.

Por acaso até gosto mais do estilo gráfico do tatsunoko que do street fighter 4. gostava de a ver retrabalhada para esse fim, um jogo novo, uma nova "abordagem" ao street fighter 4, que só partilha a rooster.
Eu estou ansioso pelo Tatsunoko porque pessoalmente o Street Fighter IV foi uma espécie de desilusão, uma espécie de best-of of 14 years of Street fighter II.

Os últimos beat' em ups 2D que adorei e me marcaram foram o "Capcom vs SNK", "Marvel vs Capcom 2" e "Street Fighter III: Third Impact", todos na Dreamcast.

O Tatsunoko parece ser o que mais se aproxima do que eu mais anseio por recuperar em termos de gosto e emoções num beat' em up 2D. Diversão e capacidade para viciar.

Preferia muito mais um SNK vs Capcom 3 ou algo nesses moldes do que um SF IV Re-arranjed.

Um Resident Evil 5 podia ter muito bom aspecto na Wii, questão é se a capcom se dignaria a fazê-lo bem, e depois de um Dead Rising tens razão, mais vale nem tentarem.
O drama, a tragédia e o horror....
 
Sim, insignificante. Duvido que a tua (minha, nossa) opinião alguma vez chegue a eles, e mesmo que chegasse, duvido que contasse. Basta pensar nas centenas (ou milhares) de petições por essa net fora...

A questão não é essa! É questão é que chegas aqui com a postura de "comam e calem-se". Aliás, seja no que for para ti é comam e calem-se... o que os reviewers dizem é que é correcto... a opinião geral é inquestionável (quando sabemos o quanto ela é influenciada pelos media, mas esses também são inquestionáveis)... o que os devs fazem nunca deve ser colocado em causa, mesmo sendo nós que lhes damos de comer.

Apresentas como justificativo para não haver versão Wii o sucesso do RE5. Eu acho que isso não justifica nada, isso quando não sabes se teria mais ou menos sucesso se fosse associado à Wii. Tendo em conta as vendas do RE4 e RE:UC, eu diria que sim... apesar de não ser o público alvo desse possível porte por ter acesso à versão principal, mas muitos não têm. Seria como comprar os múltiplos multiplataforma para a PS3 quando são feitos tendo por base a X360. Ou então o FFXIII para a X360 tendo a PS3. Agora um jogo bem adaptado à Wii (obviamente mais ainda que o RE4) full effort seria sem pensar duas vezes...

E se duvidas que a tua opinião tenha peso, eu não. Por isso participo no fórum da Capcom, por isso participo em bastantes outros forums, blogs, etc... porque acredito que, com os meios que temos à disposição (principalmente internet), temos de facto algum poder.
 
Mais do que um Killzone 2, Gran Turismo 5 ou God of War III?

Duvido seriamente.
O que eu fiz foi uma afirmação solta (daquelas para chamar à atenção) mas percebeste o ponto. Analizando o que me deste... Digamos só que, tirando o Gran Turismo 5 está a ter mais tempo de desenvolvimento que eles todos. E que os custos de desenvolvimento de um RPG não são os mesmos que um God of War, basta dizer que na geração passada cada Final Fantasy numerado custou 32 milhões de dólares, o God of War custou 1/3 disso. Estamos a falar, no minimo, de 100 milhões, provavelmente mais.

A Square está a ter custos astronómicos a desenvolver estes jogos, ao ponto de ter tido perdas de lucros consideráveis justificáveis pelo R&D intensivo.

O Gran Turismo 5 sim, deve ser tão caro ou equivalente, mas os restantes não.


De qualquer forma o ponto era mesmo que tens third party's a investir por jogo como a Sony investe por jogo na plataforma (ou mais)

Já na Wii... é mais barata e mesmo assim, tirando casos pontuais, fazem por baixo. Olhando para esse contraste só se pode deduzir que há falta de visão... porque há.
Mas caso a SE esteja preocupada em rentabilizar o jogo, simples, portam-no para a X360. Os maiores sucessos em termos de 3rd party nesta geração têm sido precisamente com a combo X360+PS3.
Porque é onde as third party's têm posto os seus produtos AAA. Como é que o GTA4 na Wii ia vender mais que nas outras? Mas o Guitar hero e outros, multiplataforma fazem-no sistemáticamente.

E mesmo que não vendam em quantidades iguais, o que interessa é penetrar na demografia, um RE5 não precisava de vender 5 milhões para fazer lucro na Wii (ou nas outras), de facto tens versões que não devem ter de fazer dinheiro nenhum, se vai haver versão PC.

Agora, se não os lançares lá é claro que não podes dizer que tiveste um sucesso de vendas third party proveniente de lá, tal como a Square não pode esperar que o Crystal Bearers venda tanto como um FF numerado, não obstante de eu esperar que seja muito melhor que um.

A Wii é uma plataforma viável para jogos third party, mas não há milagres... vinagre de um ponto de vista comercial, não se transforma em vinho.
Quanto ao resto do comentário, compreendo perfeitamente a tua "frustração" no que toca à atitude de certas 3rd party em relação à Wii, mas é a situação actual. Se está errado? É capaz, mas desde que eles vão tendo lucro, tudo o resto não interessa. Há imensos IP's com um sucesso enorme na X360+PS3 que não vão parar à Wii, sendo este apenas mais um.
Sinceramente não creio ser frustração, é constatação de uma realidade. Como disse o RE5 não me interessa e muito menos nesta altura do campeonato.

Como sabes estou muito satisfeito com o catalogo que tenho, a questão aqui é outra; eu não trocava um crystal bearers por um FF numerado dos novos, as sagas de pressão do "kingdom hearts" na Wii não me interessam muito, bem como muitos outros produtos AAA que eu não compraria. (não comprava um GTA Wii, por exemplo); mas se acho que as deveriam fazer... acho, é apenas lógico. sou interessado nelas? pá... nem por isso. É separar as coisas, de um ponto de vista de mercado, fazem sentido, mas eu não me tenho de interessar por elas, como tudo.
Se a Capcom acha que não deve "portar" o RE5 in-house, quem somos nós para criticar? Certamente eles terão uma melhor noção daquilo é melhor para eles, e não nós. Se fossem tapadinhos de todo como estás a tentar dizer, não teriam cancelado o Monster Hunter 3 para a PS3 e torná-lo exclusivo Wii.
Se acharem que o devem fazer via outsource e na TOSE, ou trocando por miudos via outsource em low budget e por uma equipa rasca... então merecem criticas, insultos e pedradas. Como aliás mereceram com o Dead Rising Wii.

E sim, são tapadinhos a partir do momento em que tens o Kawata e outros a mandarem bocas estupidas como "A Wii nem aguenta o start menu do Resident Evil 5" (veridica) e a rirem-se que nem uns desalmados a seguir a proferirem isso, depois vêm a entrevistas dizer "epa... este jogo tem bons gráficos, não achava possivel" (nunca iam tentar, não é?) "mas... continuo a achar que fazer um Resident Evil a sério é estupido".

A questão é precisamente essa, o que se pede de alguém que trabalhe nesta industria é dois dedos de testa, e que tenha uma visão aberta. Alguém que manda bocas dessas simplesmente não a tem, e talvez por isso vamos no segundo resident evil on-rails outsourced e temos um idiota a dizer que acha que é apenas isso que deve ser feito para a plataforma. Roça a hipócrisia quando apesar do on-rails barato ter vendido o que vendeu... o RE4 Wii limpou o chão com ele, e era uma port.

A equipa do Monster Hunter 3 não é tapada, obviamente... E não é por estarem a fazer o jogo gigante para a Wii, é por, obviamente não terem um preconceito contra a consola... duvido que também o tenham face à PS3, por exemplo.

Mas isso só acentua o que eu disse, a falta de descoordenação desta empresa, por um lado temos idiotas a fazerem afirmações "a wii não faz bons gráficos" (ou foi este ou o do Lost Planet 2) e têm ao lado a equipa do Monster Hunter 3. Uma coisa é ignorar os produtos de outras empresas... outra é ignorar os deles!
Como disse, é apenas uma questão de gerir recursos, nada mais. O Resident Evil 5 já passou por assim dizer, e eles não querem retirar pessoal de outros jogos para desenvolver uma versão "extra" que sairá bastante tempo depois, para um jogo que não a precisa, pois já foi mais que rentabilizado
A questão não é essa. E dito isto, a Capcom tem historial de fazer ports porque "ainda conseguimos sacar mais dinheiro disto"

A julgar pelas dezenas de ports do Street Fighter 2 e o historial de ports dos tipos. Nada contra, mas se ninguém se queixou de ter ports directas do RE2, 3 e Code Veronica na GC com gráficos PSone, foi porque tinhamos jogos de relevo a virem deles, como eles o estão a fazer, e com a prioridade que estão... é simplesmente inaceitável.

É tão criticável como desrespeitarem a PS3 ou X360 enquanto plataformas, mas isso eles não fazem.

Em termos de história eles moldaram tudo de forma a tornar o kick-ass mais kick-ass. Deixando de lado o survival horror para ser completo action game, a história ainda se tornou dos elementos que mais deixou a desejar. Algumas respostas dadas foram completamente incríveis.
A história que se avizinhava era óptima, o RE4 começou um novo ciclo e ia ter um crescendo até chegarmos a um showdown final decente... destruíram tudo.

Faz lembrar aquelas sagas planeadas para x jogos que são "amputadas" a meio e lá têm eles de meter um final rushed que inviabiliza sequelas. Numa série com o sucesso do RE5 não se percebe.
Preferia muito mais um SNK vs Capcom 3 ou algo nesses moldes do que um SF IV Re-arranjed.
Eu gostava tanto de um como do outro :p

Um SF4 tinha o nome SF4 e era win-win situation para a capcom... porque depois podia usar as Wii's de arcade que usou para o tatsunoko, que são comparativamente baratas e assim abria uma fasquia de mercado mais vasta, ao mesmo tempo que também nos vendia o jogo.

Mas como disse, eu queria um SF4 novo, não o SF4 que para aí anda, em vez de ser um "SF2 best of" como lhe chamaste, queria um que... fosse o que calhasse, aquilo que a equipa do tatsunoko quisesse fazer dele em termos de mecanica e moveset.

Mas isso nunca vai suceder. Quanto muito metem-se a portar e eu isso não quero.
O drama, a tragédia e o horror....
Mas verdade. Basta dizer que numa plataforma mais fraca o RE4 GC tinha segmentos com 20 inimigos on-screen sem slowdown, estes inimigos tinham 5000 poligonos cada. Numa plataforma mais potente como é a Wii, e a mesma engine, tinham espaço para adicionar zombies "as is" ao monte se não complicassem a geometria dos niveis (que no dead rising wii é inferior à do RE4), e isto com uma engine que nem é optimizada para quantidade como a Framework MT foi para o Dead Rising. E se reduzissem as polycounts dos zombies para metade (reduziram para 1500 ou menos com o pior modeling que já vi na vida) já cabiam o dobro.

All in all, o jogo na Wii podia ter bom aspecto e ter 60 a 120 zombies on-screen constantes com optimização decente (provavelmente algo no meio). Em vez disso tem basicamente, tantos como o RE4, mas com muito pior aspecto e AI pior. Estamos a falar de zombies menos detalhados que a versão X360, sem sombras detalhadas e sem o cap de 300 zombies que aquela versão tem, mas estamos a falar de uma versão capaz. A que tivemos é, comparativamente, um insulto.

E o pop-up é digno de PSone, em algumas partes os zombies fazem fade-in para a tua vista a 5 metros de ti. É ver para crer, o quão mal eles fizeram a adaptação.
 
Back
Topo