[Wii] Resident Evil 5 (especulação)

E mesmo que não vendam em quantidades iguais, o que interessa é penetrar na demografia, um RE5 não precisava de vender 5 milhões para fazer lucro na Wii.

Se fossemos por aí mais valia fazer o RE5 X360 exclusive... basta ver que uma franchise tão estabelecida como essa vendeu menos nas duas plataforma do que um novo IP third party apenas na X360, logo...
 
É separar as coisas, de um ponto de vista de mercado, fazem sentido, mas eu não me tenho de interessar por elas, como tudo.

Vou-me focar só neste ponto, pois creio que é aqui que reside o principal que estamos a discutir.

Na avaliação que tu ou eu fazemos, até poderá fazer sentido (mesmo não tendo todos os dados à nossa disposição). Mas no ponto de vista deles, não faz. E como é óbvio, eles gostam bem mais do seu dinheiro do que nós, logo farão sempre o que acham melhor para si mesmos.

Isto faz-me lembrar um pouco a situação actual do país/mundo, em que cada um acha que tem a solução para a crise... mas não, não funciona assim.

A Capcom tem sido muito provavelmente a 3rd party japonesa com mais sucesso nesta geração, daí achar um pouco ridículo as críticas que por aqui vejo. Volto a repetir - eles, melhor do que tu, ou eu, ou qualquer outro "treinador de bancada", sabem o que fazem. E se neste momento não lhes é viável meter o Resident Evil 5 na Wii, então é porque não é mesmo, pois estou certo que eles não se iriam dar ao luxo de deitar "milhões" fora, ainda mais numa altura de crise.

E se duvidas que a tua opinião tenha peso, eu não. Por isso participo no fórum da Capcom, por isso participo em bastantes outros forums, blogs, etc... porque acredito que, com os meios que temos à disposição (principalmente internet), temos de facto algum poder.

Resta-me desejar-te boa sorte.
 
Resta-me desejar-te boa sorte.
Old Snake, podes continuar com as ironias, mas sabes muito bem que hoje em dia os principais forums (para não falar dos forums proprietários das developers) têm muito peso hoje em dia. Só não vês se não quiseres.

Não percebo o teu conceito de sucesso (comercial)... quase que dá a entender que um jogo que custou em recurso 20M e rendeu 40M é um sucesso maior que um onde se gasta 1M e rende 3M...
 
Na avaliação que tu ou eu fazemos, até poderá fazer sentido (mesmo não tendo todos os dados à nossa disposição). Mas no ponto de vista deles, não faz. E como é óbvio, eles gostam bem mais do seu dinheiro do que nós, logo farão sempre o que acham melhor para si mesmos.
Faz mais sentido relançar o REmake, o RE0, o RE4, fazer um Umbrella Chronicles com assets reciclados e o Darkside chronicles em vez de fazer um RE "normal" e digno? O que falta, porque eles não estão rogados em encher a plataforma de Resident Evil.

Sinceramente não consigo ler isto de outra forma que não a que não entendeste o que estamos a dizer.

Eu não quero o RE5 Wii, muito menos agora, meses e meses depois, mas... fazia sentido? pá, claro que fazia, depois de uma port de um jogo com 4 anos vender 1.6 milhões de unidades com essa mecanica de jogo não é pura e simplesmente possivel dizer que não fazia. Ou fazia o RE5 ou um RE novo com a mesma mecanica, mas fazia, ponto final paragrafo, porque faz.

Não há dados em falta, se uma port vendeu isso, um jogo novo do mesmo franchise e da mesma magnitude vendia mais. A questão esteve sempre no ar precisamente por isso; as revistas perguntavam, os clientes perguntavam, os analistas perguntavam, a Capcom teve de dizer publicamente que reconhecia a procura por uma versão Wii.

E ainda está na mesa, aparentemente, eles é que não se decidem. E é esse encanar a perna à rã que irrita as pessoas, para meterem um segundo jogo on-rails em produção não pestanejaram e nunca ninguém pediu isso.

É claro que se a Wii fosse uma plataforma HD equivalente às outras teria o jogo em multiplataforma, mas não é isso que está em questão. Assim como se a Wii fosse igual às outras tinha tido por exemplo, o Overlord 2 e não o Overlord Dark Legend. O que está em causa é as bocas de pessoas da equipa (é falta de visão dizer que a wii não aguenta bons gráficos, olhar para um jogo e dizer "Whoops, enganei-me, mas acho que deve levar na mesma jogos secundários e on-rails") é uma visão muito selectiva e que não corresponde à realidade. Tens developers que não suportam a Wii e ninguém lhes anda a correr atrás, a partir do momento em que não digam barbaridades e não façam questão de meter 3 jogos antigos do franchise na plataforma apenas para não fazerem títulos novos dignos, e por aí fora... é uma questão de dignidade.

E aqui temos, uma developer ainda a falar de fazer um port down agora... Em suma, temos uma developer a esforçar-se por não entender o que é óbvio. É isso que está em jogo, não se o metem cá ou não.


Se noutros casos particulares diz-se "mas será que a Wii tem a demografia?" aqui sabemos 200% que tem a demografia, porque a Capcom inundou a plataforma de jogos do franchise, que venderam. simplesmente recusa-se a entregar o tipo de gameplay que as pessoas querem, e o tipo de gameplay que o Resident Evil mais vendido na plataforma tem.
Isto faz-me lembrar um pouco a situação actual do país/mundo, em que cada um acha que tem a solução para a crise... mas não, não funciona assim.
Estás a comparar alhos com bugalhos. O franchise Resident Evil=$, à partida, a questão aqui é que podiam fazer ainda mais dinheiro e tratar uma plataforma como é devido no processo de o fazer.

Estão a deixar dinheiro na mesa e a mandar bocas estúpidas pelo caminho. ah, e a demonstrar uma má visão do mercado, porque os comentários de alguns elementos da equipa do RE não podem ser definidos de outra forma; alguns parecia que estavam mais preocupados em rebaixar a plataforma com comentários estupidos dignos de trolls do que propriamente olhar para ela com olhos de ver. É claro que é falta de visão, é como eu olhar para uma PSone e dizer que é uma NES.
A Capcom tem sido muito provavelmente a 3rd party japonesa com mais sucesso nesta geração, daí achar um pouco ridículo as críticas que por aqui vejo. Volto a repetir - eles, melhor do que tu, ou eu, ou qualquer outro "treinador de bancada", sabem o que fazem. E se neste momento não lhes é viável meter o Resident Evil 5 na Wii, então é porque não é mesmo, pois estou certo que eles não se iriam dar ao luxo de deitar "milhões" fora, ainda mais numa altura de crise.
E? como foi aqui dito também na Wii isso se verifica e venderam um monte de software, responder a isso convenientemente, com novo software de qualidade dos IP's em questão... é que nada.

Eles nunca disseram que não era viável, muito menos de um ponto de vista comercial, simplesmente não é verdade, quando no inicio da página anterior tens o abe a dizer "se calhar metemos o RE5 na Wii" num report fiscal. Foi muito discutido na altura que uma das razões para isso estar no report fiscal é para os investidores verem.
 
Última edição:
Não percebo o teu conceito de sucesso (comercial)... quase que dá a entender que um jogo que custou em recurso 20M e rendeu 40M é um sucesso maior que um onde se gasta 1M e rende 3M...

1 deles dá 20 milhões de lucro o outro dá 2 milhões de lucro, parece me o primeiro é um sucesso maior que o segundo. É mais rentável.
 
1 deles dá 20 milhões de lucro o outro dá 2 milhões de lucro, parece me o primeiro é um sucesso maior que o segundo. É mais rentável.

Nop. Empresarialmente as contas não se fazem assim. Tudo o que interessa é percentagens. Os 20M que gastaram em recursos daria para fazer 20 projectos de 1M, que daria 40M de lucro.
 
Nop. Empresarialmente as contas não se fazem assim. Tudo o que interessa é percentagens. Os 20M que gastaram em recursos daria para fazer 20 projectos de 1M, que daria 40M de lucro.

Isso é na teoria. Na pratica, não há pessoal para fazer 20 jogos desses, e depois é pouco provavel que ambos tenham o mesmo sucesso, uns têm menos outros mais.
Se podem apostar em 1 que seguramente renda 20 milhões, para quê apostar em 20 duvidosos?
 
Isso é na teoria. Na pratica, não há pessoal para fazer 20 jogos desses, e depois é pouco provavel que ambos tenham o mesmo sucesso, uns têm menos outros mais.
Se podem apostar em 1 que seguramente renda 20 milhões, para quê apostar em 20 duvidosos?

Os shareholders quando recebem relatórios (acredita que é horrível fazê-los) não querem suposições nem há certezas. Tudo factos, e um facto é que um projecto que dá 100% de lucro é pior que um que dá 200%.

Outra coisa, se há 20M de recursos para gastar num projecto há de certeza que há 1M para gastar em 20 :p
 
Resumo de comentários Kawata referentes:

Capcom almost decided to make Umbrella Chronicles the spitting image of Resident Evil 4, which you can bet we would've been totally on board with, but after seeing Nintendo's Wii console in action, the company decided to make it an on-rail shooter.


The game's producer, Masachika Kawata, argued that the new direction is more fit for Wii owners, claiming the game would've been:

too complicated to enjoy. Wii users like easiness. Umbrella Chronicles is not only for game enthusiasts. Complex operability can be an obstacle for Wii users. We want players to enjoy the game's horrifying and creepy world and its thrilling shooting action. By reducing enthusiast-only elements, players can purely enjoy the world.

Quando estava este mongloide a dizer isto, já o RE4 estava a caminho :rolleyes: e os controlos foram aplaudidos. E... vendeu mais. (e nesta altura também houve uma boca com o wii sports e resident evil no meio, que não encontro, mas era francamente estupida e causou um "outbreak" nos forums da Capcom)


Why isn't Capcom bringing RE5 to Wii? As we seen with that game, impressive graphics can be done on that platform as well.

Kawata:
This game (RE4:Wii); well both games, RE4 and Umbrella Chronicles will help us to test the market, to see if developing this genre on this platform is interesting. The decision is not made yet.


Capcom had remaked previous episode in the past (RE and REØ) on GameCube. Can we hope to get other remakes on Wii? Is Capcom thinking about it?

Kawata:
I think that there is potential for that platform, but currently, with the games that have been announced, the staff has plenty of work to do. [...] But yeah, I would like to see other remakes as well. [...] But since this game goes back on previous episodes, people that are hoping for remakes should maybe invest their time on RE:UC.

Ambos venderam mais do que as expectativas da Capcom... e sem publicidade.


Masachika Kawata: As a parody, it would be kind of fun to make Biohazard Fitness (for the wii). Seriously, the game market in Japan has become too hardcore so I think something like Biohazard Fitness would actually broaden the market. Anything to break the market open is a welcome change for me.

Oh really?


Thing's in Resident Evil 5 look superficially similar to Resi 4; what's been improved here?

Kawata:
First of all, and quite obviously, the graphics. Even the title screen of this couldn't have been done on PS2 or Wii.


Idiota, e comparar a Wii a uma PS2 é insulto. Mas agora aparentemente já é possivel, porque a cavia (outsource!) fez graficos que ele não achava serem possiveis? é óbvio que não consegue se nem tentar, e é óbvio que ele prefere nem tentar, prefere mandar bocas e fazer com que todos os RE's na plataforma sejam on-rails, apesar dos protestos dos clientes.


E quanto a expectativas perando o darkside chronicles:

Kawata: I think it's going to sell. If you look at the previous installment, it sold quite well, and again the Resident Evil brand is incredibly strong, and it's known throughout the world.

O homem é estupido, mas se tivesse qualquer outra opinião que esta, baseada nos dados de vendas dos anteriores... era atrasado mental.


Projecções da Capcom:

Resident Evil 4 - 420.000
vendas actuais - 1.600.000

Resident Evil Umbrella Chronicles - 620.000
vendas actuais - 1.300.000


De novo, ambos sem publicidade high profile como o Resident Evil 5 teve.


E de certeza que escaparam algumas. Agora expliquem-me, como é que é plausivel que este homem ocupe o cargo que ocupa, a mandar pregos, a não saber do que as consolas são capazes (meter a Wii na mesma classe de uma PS2? jasuse, a capcom nem metia a gc e a ps2 no mesmo saco, quanto mais) e a prometer coisas que não pretende cumprir. E quanto aos resultados de vendas dos titulos anteriores, aí estão... uma port de 4 anos e um jogo on-rails que recicla assets venderam isso tudo sem publicidade. Há duvidas de que há mercado para um Resident Evil feito de raiz? ou que havia para o 5, para ser dito no ambito da thread.
 
Última edição:
Os shareholders quando recebem relatórios (acredita que é horrível fazê-los) não querem suposições nem há certezas. Tudo factos, e um facto é que um projecto que dá 100% de lucro é pior que um que dá 200%.

Outra coisa, se há 20M de recursos para gastar num projecto há de certeza que há 1M para gastar em 20 :p

Estava a falar de pessoal, não de carcanhol.

EDIT: O pior é que os on rails vendes, e por isso não dá para mostrar insatisfação. Mas caso não vendessem a culpa era da consola. É um dilema do caraças.
 
Última edição:
Estava a falar de pessoal, não de carcanhol.
Mas eventualmente no desenvolvimento não tens muito mais gastos que isso. Eventualmente, se o motor de jogo não for proprietário, tens que o comprar. Tudo o resto (software necessário, etc) terias de qualquer forma se tivesses o pessoal a trabalhar.

Sim... eu percebo o que queres dizer. As coisas não são lineares. Mas tu também percebeste o que quis dizer ;)

EDIT: O pior é que os on rails vendes, e por isso não dá para mostrar insatisfação. Mas caso não vendessem a culpa era da consola. É um dilema do caraças.

Achas que o Darkside Chronicles vai vender tanto como o Umbrella? Ou mesmo o Dead Space? Claro que não... e depois lá vem a lamuria que referes :-D
 
Achas que o Darkside Chronicles vai vender tanto como o Umbrella? Ou mesmo o Dead Space? Claro que não... e depois lá vem a lamuria que referes :-D
Verdade seja dita, não se lamuriaram com o Dead Rising Wii; era ridiculo demais. Acredito que: não sejam estupidos ao ponto de esperar que um jogo on-rails, de novo, venda o mesmo que o primeiro vendeu sobre promessas de um "proper" Resident Evil "se este vender" e antes da bolha da launch window rebentar. Hoje é preciso fazer mais e melhor do que fizeram na altura e acho que até certo ponto, ao darem mais budget a este, e valores de produção entenderam... mas ainda não chega, é só ir a meio do caminho.

O jogo vai vender bem, e possivelmente tanto ou mais que o Dead Space, mas é importante notar que ambos não vão vender o que podiam vender caso fosse third person shooters.
Mas eventualmente no desenvolvimento não tens muito mais gastos que isso. Eventualmente, se o motor de jogo não for proprietário, tens que o comprar. Tudo o resto (software necessário, etc) terias de qualquer forma se tivesses o pessoal a trabalhar
Licenciar, comprar era "simples demais" uma engine licenciada vai exigir que por cada unidade vendida, "x" seja da developer da engine.

É como uma segunda fee.
 
Última edição:
Claro que não vende tanto como o primeiro por vários factores, um deles é que neste momento o mercado esta muito mais competitivo.
Exacto.

Mas fazer um produto melhor (e promovê-lo) é parte do caminho; ouvirem que tipo de jogo prefere a demografia também (e não é on-rails, ou ports rascas, ou ainda, downports bem feitas de jogos que toda a gente nas outras plataformas já jogou). O facto de ser um género pouco querido, de nicho e do qual a Wii está sobrelotada também não ajuda. Mas quem sabe, depois há as condicionantes estranhas.

Ninguém diria que os Time Crisis/Virtua Cop/Point Blank e respectivos acessórios tivessem sucesso considerável na geração de 32 bits... e tiveram. Mas não acho provável que um revival com sucesso do género seja possivel. Um jogo com mais liberdade nesse sentido terá sempre maior aderencia.

Felizmente que a bolha rebentou, o mesmo com a DS. Mas não obstante disso... o Darkside Chronicles vai vender e cobrir o investimento.
 
De qualquer maneira, os jogos RE on-rails vão já terminar com o Darkside Chronicles, visto que tanto o RE:UC como o RE: DC roçam/englobam todos os RE's lançados (RE1, RE2, RE3, RE: Code Veronica X), a menos que tenham a infeliz ideia de lançarem um RE5 on-rails (que deve ser impossível).

Depois já lançaram (ou ainda vão lançar):
-Resident Evil Archives: RE0
-Resident Evil Archives: RE1
-Resident Evil 4: Wii Edition
-RE:UC & RE: DC (que já englobam todas as histórias anteriores)

Onde quero chegar é que se a Capcom não decidir apostar em condições na Wii, nomeadamente fazendo um jogo de raíz em condições que traga algo de novo, no futuro não terá nenhum jogo para lançar, porque já queimou os cartuchos todos com estes remakes e jogos on-rails.

Como dizia o I_Eat_All numa thread qualquer, fazem da Wii uma consola de "best hits", o que não faz sentido. Não consigo perceber como é que uma empresa global como a Capcom não aproveita as oportunidades que o mercado oferece, que até me atrevo a dizer que até lhes suplica que façam.
 
Masachika Kawata: As a parody, it would be kind of fun to make Biohazard Fitness (for the wii). Seriously, the game market in Japan has become too hardcore so I think something like Biohazard Fitness would actually broaden the market. Anything to break the market open is a welcome change for me.
Porra, como é que é possivel estar-se tão errado e ao mesmo tempo ser tão convencido. Realmente há favoritismos ou fanboys, vá, tanto dentro como fora da indústria e é claro que este gajo encaixa nesse grupo.

Hunter, podem sempre fazer historia nova, não seria a 1ª vez.
 
Não assino, não quero, quero sim que eles sem manquem e façam um jogo novo e não downports de jogos, que nesta industria já são considerados velhos e cujo hype já se foi.

As petições já deram o que tinham a dar com a capcom referente ao RE5, e isso foi antes do lançamento do jogo... Tiveram que comunicar via relações publicas que "reconhecem a procura na Wii pelo jogo", petições nesta altura? só se os empurrarem mesmo a portar o jogo, que é apenas half-assed face ao jogo novo que deviam fazer.

não obrigado.
 
Última edição:
Joguei o Resident Evil 5 na Ps3 e posso dizer que até hoje foi o pior RE para mim! Muito fraco cópia chapada do 4! Só que sem suspense nenhum é um jogo de acção por completo! Para isso mais valia criar spin-offs e fazerem o que o os gajos fizeram! Até do RE0 gostei mais!

Ou seja trazer isso para a Wii?! Antes até queria mas depois de o jogar...no thanks! Ainda por cima se viesse vinha todo capado como o Dead Rising...esqueçam lá isso e preocupem-se em fazer é um jogo totalmente novo sem ser on-rails que já enjoa!!
 
Back
Topo