Wii tão potente como Xbox1 diz a EA.

Concordo plenamente, mas em parte. Estou bastante satisfeito com os gráficos do MSC, estão perfeitos, mal vejo jagies, e se as vejo é da resolução do jogo, ser 480p e não 720, resolução nativa da TV. Aquilo que não gosto é de ver os jogos 3 party com gráficos PS2...

Para a minha opinião, Começa a ler a partir do meu 2º Paragrafo, below. ;)

Não, a Wii não é apenas gameplay, se a consola consegue muito mais do que isto porque razão não se utiliza o hardware? O que não falta neste momento são jogos Wii com piores gráficos que os da Gamecube, achas isto normal? Eu não. É à custa desse argumento tão popular "Wii = Gameplay" que a Ubisoft e outras editoras têm vindo a lançar a maravilha de jogos que têm lançado na Wii.

Não está em questão se os gráficos estão ao nível da concorrência porque não estão, o que está em questão é a incompetência das editoras em investir um pouco mais nos motores gráficos e aliar uma excelente jogabilidade a uns bons gráficos tal como a Nintendo tem vindo a fazer nos seus jogos.

O facto de os jogos estarem a sair piores para a wii do que para a GC (ou não...) nada tem a ver com o que se comecou aqui a discutir (e para responder á tua pergunta, infelizmente acho normal sim, por muita culpa do (in)sucesso que a gamecube teve.)O que se estava a falar aqui é de declarações feitas por um senhor da EA Games acerca do poder da consola.
Mas já que falas nisso, é bastante normal os jogos que a Wii tem neste momento não apresentarem melhorias face á gamecube ou até terem graficos horriveis, e prende-se com o que disse em cima: O insucesso que a GC teve na geração anterior.
Devido á incapacidade da consola da nintendo na geração anterior afirmar-se no mercado, os nossos amigos que fazem jogos passaram a considerar neste inicio de geração, que o nicho estaria na X360 e possivelmente na PS3. Isso resultou em ports apenas de jogos da PS2 para Wii e outros titulos não tao brilhantes feitos á pressa, primeiro para o launch da consola, e mais recentemente, pq descobriram que a wii vende bem e resolveram fazer um shift de recursos.
Portanto, acho bastante normal a falta de qualidade de alguns dos jogos not made by Nintendo que temos visto e acho que so agora que os 3rd parties viram o que a Nintendo vai representar nesta geração de consolas, a qualidade dos jogos vai melhorar substancialmente.

P.S: Se o meu português estiver muito trapalhão, olhem para a hora em que foi postado and give me a break ;)
 
Última edição:
Fico parvo com as coisas que os pseudo-entendidos em hardware aqui vêm dizer...

É incrível ver pessoas dizerem que por o processador da wii não ser out-of-order uma instrução tem que esperar que a anterior termine de ser executada e na mesma frase falar do pipeline. É incrível dizer que um processador não ser out-of-order tem mais problemas de cache, etc...
Para falar daquilo que não sabem o melhor era ficarem calados. Ou se pensam que sabem, actualizem os vosso conhecimento.

Nem comento, não vale a pena...
 
Mais de meio ano depois da wii ter saido ainda estamos na conversa de graficos e potencia da consola?

É mesmo caso para dizer que o gerevásio demorou 2 meses a perceber, e vocês, quanto tempo mais vão precisar ?

Wii = Gameplay.

Acho que é mais Wii = Gameplay + Gráficos de maravilha. O que se está a aqui a discutir não é se o foco da Wii é o gameplay ou os gráficos. O que se está a dizer é que graficamente ainda não saiu nenhum jogo que mostre o suposto poder da consola.

As tuas comparações com o gervásio são no minimo ridiculas. E para mim um bom jogo é um jogo completo, boa jogabilidade e bons gráficos. Estranhamente encontro isso na X360 (já estou farto da **** da conversa que na X360 e PS3 a jogabilidade é só mais do mesmo....sim o comando é igual.....e?)
 
Acho que é mais Wii = Gameplay + Gráficos de maravilha. O que se está a aqui a discutir não é se o foco da Wii é o gameplay ou os gráficos. O que se está a dizer é que graficamente ainda não saiu nenhum jogo que mostre o suposto poder da consola.

As tuas comparações com o gervásio são no minimo ridiculas. E para mim um bom jogo é um jogo completo, boa jogabilidade e bons gráficos. Estranhamente encontro isso na X360 (já estou farto da **** da conversa que na X360 e PS3 a jogabilidade é só mais do mesmo....sim o comando é igual.....e?)

Penso que muitas poucas consolas demonstraram o poder da consola no primeiro ano de vida. Além disso, o Metroid Prime 3 vai chegar ao EUA daqui a pouco mais de 2 meses :007:

queres um exemplo? vai ver como eram os 1ºs jogos da PS2 e compara-os com os de agora. Há uma diferença extrema.
 
Última edição:
Penso que muitas poucas consolas demonstraram o poder da consola no primeiro ano de vida. Além disso, o Metroid Prime 3 vai chegar ao EUA daqui a pouco mais de 2 meses :007:
Não sei porque é que estás a por a lingua de fora para o meu post. Eu estou a aqui a falar de forma séria, e só estou a reportar factos não assumas logo que estou a flamar.

Se o Metroid Prime 3 tiver grandes gráficos ainda bem, porque é provavelmente o jogo que me faz comprar a Wii.
 
neste momento o metroid prime 3 acho que nem tá assim muito melhor do que o metroid prime 2. mas o smash bros brawl tá mesmo optimo
 
neste momento o metroid prime 3 acho que nem tá assim muito melhor do que o metroid prime 2. mas o smash bros brawl tá mesmo optimo

Isso é porque as imagens que temos são da altura da E3 do ano passado. Mas concordo ctg, o SSBB está fabuloso:

stage02_070601d-l.jpg
 
A diferença de capacidades da Xbox para a GC na realidade é bastante discutível, sendo que há vantagens e desvantagens mas são bastante equilibradas, ou melhor são bastante diferentes até... mas a força de uma é precisamente a fraqueza da outra.

A GC (e consequentemente Wii) por exemplo tem mais hit a fazer bump maps como os que têm menos hit para a Xbox, mas tem menos hit que a Xbox em fazer bumps via DOT3 (considerados melhores/mais versáteis). isto trás-nos a um dilema, ports de um sistema para o outro não são de todo aconselhadas. Um jogo de GC portado às 3 pancadas para a Xbox dá treta menos eficiência no sistema, e um jogos de Xbox portado para a GC idem. (isto independentemente das diferenças de RAM e storage)

Mas a GC ainda detém alguns recordes na geração passada face à Xbox, incluindo maior polygon pusher, mais light sources, mais texturas por passagem, mais fillrate, etc.

A Wii inclusivamente é mais potente que a GC e corrige a maior parte dos defices que ela tinha face à Xbox, como limitações de RAM e de storage... e embora não tenha disco rígido, que a xbox também usava raramente... tem memória flash dedicada para o mesmo efeito (caching), 64 MB dela.

A EA claramente quando refere GPU mais fraco, refere-se aos shaders... é assim... a Wii não é shader compliant x.x em vez disso tem as TEV pipelines (texture environment) que são 16 stages totalmente programáveis e manipuláveis... Não é mais fraco é diferente; mas "just cannot do" não existe... eles é que devem pensar que a TEV só serve para texture overlays.

O GPU da GC já tinha mais fillrate que o da Xbox, por isso e agora que temos 2/3 vezes mais é meramente igual à Xbox? e texture passages em que a GC fazia 2 por passagem em cada pipeline com 4 pipelines? (8 texturas por passagem) é que a Xbox só fazia 4 e ia às 8 com o truque do polígono (que tem hit), a Wii agora tem 8 pipelines (16 texturas por passagem).

A TEV pipeline também segundo patentes foi evoluída, mas pelo que já deu para averiguar a Nintendo não documentou isso na documentação dos devkits... já li developers que ainda pensam que têm 8 stages programáveis e outros a "adivinhar" que têm 16 quando nós já sabemos isso há meses por patentes, mas vê-se que não foi passada informação oficial.

Ou seja o argumento de que o GPU é equivalente ao da Xbox (geforce3) não se aplica, realisticamente está mais perto de uma ATi 9800pro em potencia (e a fazer gráficos a 640x480 e 853x480), incluindo em capacidades do que se pode tirar em efeitos de partículas.

Ponto fulcral é... Se eles querem meter lá o shader que fizeram para a Xbox/PC a correr... têm de o reprogramar todinho para a TEV (o que implica que têm de aprender).

Enfim... mais uns meninos que precisam de aprender com o que a Factor 5 fez em 2001. :rolleyes:

I_Eat_All, não leves isto a mal mas fiquei curioso... Qual é a tua profissão??
 
Entre a GC e a Xbox1 não há grandes diferenças, pelo menos no que importa que são os jogos.
E eu tenho as duas consolas. Entre metroid e halo prefiro o 1º, claro que depois há jogos na xbox que não saiu nada do género na GC para comparação.

A Wii está com um problema grave que é com o seu sucesso "inesperado" está a levar com todo o tipo de jogos que não tinham saido na Gamecube, e esses jogos vêm de onde, da PS2.
Se ao menos fizessem os ports do top 25 da PS2 ainda era bom, agora apanhar com jogos medianos que na sua geração já eram piores dos que saiam na GC .

Logo está a acontecer o impensável a Wii na maioria dos jogos têm gráficos piores que a GC e num jogo ou outro iguais, naqueles casos em que os jogos foram feitos para a GC de raiz mas por razões de timing acabaram por sair na Wii e alguns ports de GC.

Quando começarem a sair verdadeiros titulos Wii, feitos de raiz para a consola, quero ver se ainda dizem o mesmo.
 
esta noticia ainda me deixou mais triste... porque é que a xbox morreu tão cedo ?????? :'(


apesar de saber que eram parecidas em hardware não tinha noção que a xbox era mais potente ! ena pá !

axxo que vou joggar riddick :004:

cumps
 
Entre a GC e a Xbox1 não há grandes diferenças, pelo menos no que importa que são os jogos.
E eu tenho as duas consolas. Entre metroid e halo prefiro o 1º, claro que depois há jogos na xbox que não saiu nada do género na GC para comparação.

A unica semelhança entre o Halo e o Metroid Prime é serem jogos na primeira pessoa.
 
Pena é que a Wii praticamente só tem recebido ports e o resto são jogos que não aproveitam o hardware.
Se ela é melhor que a Xbox, bem, teve jogos GC que eu me questiono se seriam possíveis tal como estão numa Xbox mas também me questiono se seria possível um Doom 3 na GC.
Uma coisa é certa se quiserem fazer bons gráficos na Wii eles fazem e poucos vão reclamar...


Esta noticia não deveria estar no sub-forum Nintendo?
 
Última edição:
I_Eat_All, não leves isto a mal mas fiquei curioso... Qual é a tua profissão??
Estudante de Design.
já pensaram alguma vez, que algumas pessoas podem preferir o gameplay a moda antiga(com o bom controller S que a Xbox1 tem por exemplo) do que o wiimote?
Depende sem duvida do conteúdo, ninguém quer jogar SNES com um wiimote, por exemplo.

Mas num jogo novo em principio só prefiro o método "clássico" se de facto estiver mal adaptado ao wiimote, acho que se adapta bem há maior parte dos jogos; dito isto sou um jogador especifico e há certos géneros que não costumo jogar (jogos de desporto por exemplo). Mas dizem muito bem do Madden da Wii.
Se a wii so se baseia no gameplay então porque andam tão irritados com os ports manhosos da PS2?
Acho que é natural, com a Xbox por exemplo a Microsoft montou um programa de incentivos às developers tornarem os jogos melhores graficamente na Xbox fazendo assim uso da maior potencia. Isto em 2001 era um bonus mas em 2007 uma developer deveria sempre percorrer esses "kilómetros extra", mesmo sem ser incentivado.
La por o gameplay ser inovador, porque não puxam pela consola?
Bom... haverá muitos pontos, um é que as únicas third party's que puxaram a Gamecube foram a Capcom e a Factor 5 (e a Factor 5 está a desenvolver para a PS3).

A Capcom até chegar ao Resident Evil 4 teve anos de experiência com jogos de raiz, não é algo que uma third party possa esperar chegar em 6 meses com um jogo multiplataforma.

Depois é a questão da TEV pipeline, se souberes o que estás a fazer, escrever um shader não é mais difícil, mas não podes testá-lo fora do equipamento (Xbox, PS3 e X360 sendo shader model compliant podes), vais ter de ter todo o trabalho de o compilar e meter a correr na Wii cada vez que queres verificar os resultados; demora tempo e nem todas as equipas querem perder meses ou dedicar alguém para esta tarefa.

Supostamente vai ser resolvido quando a Nintendo lançar o emulador de Wii para o PC que anunciou (para developers).
Se são ports ranhosos da PS2 ou não... isso pouco interessa... A maioria desses ports, poderiam então fazelos das versões da Xbox que ao menos são mais interessantes que a PS2..
Dava mais trabalho, tanto a PS2 como a GC/Wii são RISC, e os GPU's não são DirectX compliant, API à volta da qual os jogos Xbox eram feitos.

Uma port directa da Xbox não é possivel, mas uma port "quase" directa de um jogo multiplataforma PS2 é.
Nope.

Um Pentium III é uma CPU "out-of-order", ou seja consegue processar mais do que uma instrução por cada ciclo de relógio.
Um ***** G3 também é "out-of-order", mas a CPU usada na Gamecube e na Wii (é a mesma, apenas foi "encolhida" de 180nm para 90nm e aumentaram a velocidade de relógio em ~300MHz) foi simplificada e é apenas "in-order" (uma instrução por ciclo de relógio).
Isto significa que se o software precisar de fazer outras operações tem de esperar que a CPU acabe o seu trabalho, e "rezar" para que a pequena cache L2 não fique rapidamente saturada (o que provoca "stalls", ou atrasos, em todo o pipeline do sistema).

Contudo, a verdadeira limitação de todos os PPC G3 é a fraca capacidade em cálculos de vírgula flutuante, um componente crítico de qualquer motor de jogos 3D.
O Pentium III, com a unidade SSE, simplesmente arrasava os G3 originais, e é provável que aínda se mantenha essa limitação na Wii, clock for clock.
Hmmm... Mas o PPC750CXe da GC não era um G3 normal, era uma versão custom, que a 486 MHz igualava em FPU a proposta Celeron a 733 MHz (baseada no Pentium 3) da Xbox 1. E fora do fillrate dava mais dhrystones por clock; porque o cpu da GC, salvo erro tinha 7 stages e o celeron da Xbox tinha 17 stages (e o da GC tinha mais cache).

Sim nos Specs da Xbox falam de 2,93 GFlops, tal como a Geforce 3 com apenas uma shader unit extra apareceu naqueles specs a debitar, estranhamente, mais 50 milhões de poligonos. Na realidade e como a Xbox tem linux se fores fazer benchmarks tiras "quase" 2 gigaflops.

Na realidade era quase um empate em FPU, vindo de um CPU que tu dizes ser bastante pior em virgula flutuante. Nos G3 podres de velhos sim, mas esses problemas foram endereçados não fosse a GC equipamento extremamente optimizado.

Competir em Fill Rate com as outras desta geração? não, não compete, essas inclusivamente sacrificam integer em nome da virgula flutuante. Mas na geração passada competia.

De resto, pareces assumir que a nossa versão foi simplicado para in-order... porque carga de agua?

Features Out-Of-Order execution which means that when an instruction delays because of data access, subsequent opcodes can continue to be decoded and executed.
Fonte: http://www.gc-linux.org/docs/yagcd/chap2.html

Não foi.
 
Última edição:
A unica semelhança entre o Halo e o Metroid Prime é serem jogos na primeira pessoa.

Sim, o Halo é FPS e o Metroid aventura, mas eu estou a referir-me aos gráficos, som, ambiente, já que são ambos estilo futuristas. têm umas certas semelhanças.
 
Sim, o Halo é FPS e o Metroid aventura, mas eu estou a referir-me aos gráficos, som, ambiente, já que são ambos estilo futuristas. têm umas certas semelhanças.
Tecnicamente até são opostos:

Halo sempre correu a 30 frames, Metroid 60 frames.

Halo sempre apostou bastante em bump maps, (Halo 2 até corre a menos poligonos por segundo que o Halo 1 de forma a aplicar bump maps em todas as superfícies). Metroid Prime por sua vez (e por opção) nunca usou bump maps, em vez disso usa detalhe poligonal.
 
Tecnicamente até são opostos:

Halo sempre correu a 30 frames, Metroid 60 frames.

Halo sempre apostou bastante em bump maps, (Halo 2 até corre a menos poligonos por segundo que o Halo 1 de forma a aplicar bump maps em todas as superfícies). Metroid Prime por sua vez (e por opção) nunca usou bump maps, em vez disso usa detalhe poligonal.

Ora aí está, para quem não sabe com que técnica o jogo é feito o que interessa é o que se vê no ecrân, e eu acho mais apelativo o metroid em relação ao halo, não só na história como nos gráficos e ambiente criados pelo jogo.
 
Pena é que a Wii praticamente só tem recebido ports e o resto são jogos que não aproveitam o hardware.
Se ela é melhor que a Xbox, bem, teve jogos GC que eu me questiono se seriam possíveis tal como estão numa Xbox mas também me questiono se seria possível um Doom 3 na GC.
Uma coisa é certa se quiserem fazer bons gráficos na Wii eles fazem e poucos vão reclamar...

Esqueci de dizer uma coisa.
Enquanto uma empresa não fizer um jogo que realmente aproveite o hardware as EA e Ubisoft vão ter sempre a justificação do hardware inferior e lançar ports que tem apenas um objectivo, o lucro fácil.

A Ps3 a mesma coisa, enquanto não for lançado um jogo que demonstre a sua superioridade à Xbox360 as editoras vão continuar a lançar jogos inferiores tecnicamente inferiores na ps3.
E acho que só mudará quando um estúdio Sony fizer esse tal jogo.
 
So true, os jogos são um negócio e quando há hipóteses de dinheiro fácil as produtoras aproveitam isso ao máximo.
 
So true, os jogos são um negócio e quando há hipóteses de dinheiro fácil as produtoras aproveitam isso ao máximo.

O que é uma pena. É verdade que eles querem é dinheiro, mas há muitos jogos que são feitos por prazer, e os jogos mais antigos eram assim... MAs hoje em dia existe muito capitalismo...

já pensaram alguma vez, que algumas pessoas podem preferir o gameplay a moda antiga(com o bom controller S que a Xbox1 tem por exemplo) do que o wiimote?

Se a wii so se baseia no gameplay então porque andam tão irritados com os ports manhosos da PS2?

Isso é completamente estúpido e descabido...

O ponto forte é a jogabilidade, mas isso não implica gráficos de maravilha. Se vires os Gráficos do MSC estão muito bons, mas os ports de PS2 continuam uma maravilha. Eu n tenho que aturar com isto. Estou a jogar numa Wii quero gráficos Wii. A culpa é tb da Nintendo, que não obriga as editoras a esforçarem-se...

Para a minha opinião, Começa a ler a partir do meu 2º Paragrafo, below. ;)

Eu espero bem que a qualidade suba. Com jogos Nintendo não estou eu preocupado...
 
Nope.

Um Pentium III é uma CPU "out-of-order", ou seja consegue processar mais do que uma instrução por cada ciclo de relógio.
Um ***** G3 também é "out-of-order", mas a CPU usada na Gamecube e na Wii (é a mesma, apenas foi "encolhida" de 180nm para 90nm e aumentaram a velocidade de relógio em ~300MHz) foi simplificada e é apenas "in-order" (uma instrução por ciclo de relógio).
Isto significa que se o software precisar de fazer outras operações tem de esperar que a CPU acabe o seu trabalho, e "rezar" para que a pequena cache L2 não fique rapidamente saturada (o que provoca "stalls", ou atrasos, em todo o pipeline do sistema).

Contudo, a verdadeira limitação de todos os PPC G3 é a fraca capacidade em cálculos de vírgula flutuante, um componente crítico de qualquer motor de jogos 3D.
O Pentium III, com a unidade SSE, simplesmente arrasava os G3 originais, e é provável que aínda se mantenha essa limitação na Wii, clock for clock.
O quê!? Achas que alguem se atreve a fazer um processador não pipelined hoje em dia!? A arquitectura ***** é pipelined! Se o processador não fosse pipelined como raio corria jogos de gamecube, ou qualquer outra coisa? Era 15 vezes mais lento! Os processadores têm execução fora de ordem à uns 25 anos. Posso não estudar Arquitectura avançada de computadores mas fui às aulas!
 
Back
Topo