[Wii] Unreal Engine 3/EPIC

The lead designer of the upcoming Gears of War, Cliff Bleszinski has been interviewed about the upcoming title, and mentioned the Wii. We're currently talking with Nintendo," he said. "It's not really my department to pontificate on other people's system and comments that the wonderful Mark Rein will make occasionally to upset the fans. Again, I reserve judgment of the Wii until I get hands on with it. I was very judgmental about the DS until I actually got to play hands-on with it and I love Trauma Center and stuff like that."

Bleszinski's colleague Rein of course previously critised the system, saying that "you're going to see more gimmicky, crappy, cheap, I-wish-I-hadn't-bought-it gimmick games based around that controller than you can ever possibly imagine."

However, Bleszinski applauded Nintendo for "zigging while everyone else is zagging... I give them props for doing something different. My advice to anybody developing a first person shooter for the Revolution is: even though you have a new way to control and make a new FPS you still need a cool, compelling FPS underneath that. [Control] is only one of five things that you need. Give us a Half-Life 2 with those controls and I'll be first in line to buy it."
Fonte: http://www.revo-europe.com/news.php?nid=9200

O regresso do Mark Rein:

CVG: Before we finish up: did Epic ever get that Wii dev kit?

Mark Rein:
(laughs) I can’t say, I’m under NDA with Nintendo. But I can tell you that we’re not doing, internally any development right now on the Wii. The Wii I’m sure is going to be a fantastic machine and sell really well but it’s kind of below - it’s not Intel integrated graphics but it’s pretty far bellow the kind of min-bar of Unreal Engine 3. If you built a PC with that spec it wouldn’t really be capable of playing an Unreal Engine 3 games decently. They’re aiming at clearly at different audience that what we are. You know, Unreal Engine 3 can’t run on Xbox 1 or PS2 either - and that’s not to say that some of our licensees wont find a way to shoe-horn it into that platform, we certainly have some licensees that are doing some experiments in that area and it could very well happen. But that’s a really tough job. And one thing that has become public knowledge in the last little while is that Ubisoft’s game Red Steel is using Unreal Engine 2, so there will be Unreal Engine games on the Wii. There will be Unreal Engine games on the Wii and hopefully they’ll be successful and maybe we’ll make a little money from it, but Unreal Engine 3 - that’s a little below our target platform.

CVG: Do you think the Wii will be able to emulate the success of the DS?

Mark Rein:
They certainly have a lot of buzz right now and if they can have a low enough price (NOTE: our interview was conducted before Nintendo’s recent price announcement)- you know, people compare the DS and the PSP but the DS is half the price of the PSP, It’s going for a different market than the PSP almost and so maybe that’s the difference between Wii and PlayStation 3 or Wii and Xbox 360. Maybe they’re going to come out at a significantly lower price point and they’ll be able to do some really cool stuff with it, we’ll have to wait and see. Or wait and Wii (laughs).
Fonte: http://computerandvideogames.com/article.php?id=146449

Como ele já percebeu que a Nintendo não precisa da engine dele e que a Wii está dependente da aceitação da inovação e não dos gráficos já fala baixinho.

É sabido que a estratégia Nintendo vai contra o que este individuo quer é por isso que ele inventa todas e mais algumas justificações para o sucesso da DS e para o hype que a Wii está a ter desde a E3.

Última edição:
Como ele já percebeu já percebeu que a Nintendo não precisa da engine dele e que a Wii está dependente da aceitação da inovação e não dos gráficos já fala baixinho.

É sabido que a estratégia Nintendo vai contra o que este individuo quer é por isso que ele inventa todas e mais algumas justificações para o sucesso da DS e o hype que a Wii está a ter desde a E3.
Não achei a intervenção dele má...

Pá o trabalho dele é vender engines, e neste caso vender a Unreal Engine 3 que é uma engine para High Definition, Red Steel nem é um jogo que puxa intrincadamente a Wii, usa um middleware como a Unreal Engine 2.5 e está a parecer muito bom em Standard definition, o lightning, os efeitos etc...

por exemplo:
Normal Maps & Texture maps
We are authoring most character and world normal maps and texture maps at 2048x2048 resolution. We feel this is a good target for games running on mid-range PC's in the 2006 timeframe. Next-generation consoles may require reducing texture resolution by 2X, and low-end PC's up to 4X, depending on texture count and scene complexity.
Fonte: http://www.unrealtechnology.com/html/technology/ue30.shtml

A Wii em standard definition vai parecer perfeita com texturas 256x256.

Também não o vês todo excitado com a PSP só porque é mais potente que a DS... tipo aquilo tem alguma necessidade de correr a unreal engine 3? não.

Ainda bem que ele não mete de parte o suporte à plataforma, e mais... neste momento ainda há mais jogos a serem desenvolvidos para a Engine 2.5 do que para a Engine 3, pelo que duvido que a deixem de suportar tão cedo... E eles até já têm uma Engine 4 a vir.

O Assasins Creed da Ubisoft ainda usa a engine 2.5, o mesmo para o BioShock.

Lista de jogos:
-> http://wiki.beyondunreal.com/wiki/Unreal_Engine_Versions

Esperemos é que assim sendo eles optimizem a Unreal Engine 2.5, já que esta era muito, mas muito mais optimizada para a Xbox (conhecida como Unreal Engine 2Xbox).

Eu não achei má nem boa...

A diferença é que ele agora tenta passar a imagem de compreensivo e racional, com frases feitas para não arranjar problemas.

Sim, tens razão, depois de ver que a Wii vai ter um suporte maior a nivel de produtores e estar a gerar uma onda de entusiasmo em todo o mundo anda mais calmo.:-D

Eh pa, mas será que só sabem falar de gráficos? É este o ponto principal que esta "geração" de gamers pondera quando avialia um jogo / sistema?

Unreal Engine 3 a ser desenvolvida para a Wii

O Unreal Engine 3 é o motor usado no Unreal Tournament 3 e noutros jogos, incluindo vários de outras companhias que compraram o motor para uso próprio. Era sabido que estava em desenvolvimento para PC, Xbox 360 e PS3.

Alguns pensavam que não iria existir uma versão deste motor na Wii dado o facto de o poder de processamento ser mais baixo nesta consola, mas foi agora confirmado que na realidade a versão Wii já está em desenvolvimento.

With development costs soaring, game creators are turning more and more to middleware engines, software that takes care of much of the underlying gameplay mechanics and allows them to focus on game design. One of the most popular in recent years is Unreal Engine 3, a tool that's been showcased in developer Epic's own games, such as Gears Of War.

Unreal Engine 3 is mainly a tool for high-end systems, including the PC and the new consoles, and there are versions of the software tool that run on both the Xbox 360 and the PlayStation 3. But what about the Wii?
Earlier in the year, Epic's Mark Rein told Kikizo that there were rumblings of a studio - not Epic - bringing Unreal Engine 3 to the Wii. Speaking with us again in this new interview published today, Rein confirmed that an unnamed development team has taken up the challenge.
"I know one of our licensee who's giving it a shot," Rein said. "It's their own port, in the same way Ubisoft brought Unreal Engine 2 to the Wii."
Ubisoft had used Epic's previous tool, Unreal Engine 2, in its Wii launch game Red Steel.

"There's so many things we can do and are already doing, to improve our engine, on the platforms we're aiming it at, that going back and working on that [for Wii] just doesn't make sense," Rein added.
He said that Unreal Engine 3 is "a better engine today than it was a year ago", when Gears Of War arrived for the Xbox 360.
"The engine is getting optimised and we're improving it all the time."
To see how the engine looks today, look no further than Unreal Tournament 3, Epic's new shooter in stores this week. For more on the game, check out our full interview with Mark Rein.​
Fonte: http://games.kikizo.com/news/200711/083.asp

estás a ver os gráficos e o motor de jogo do gears of war, bioshock (penso eu ) UT3 etc...
estão a fazer uma semelhante, mas mais fraca para a wii

Para ser mais preciso, não estão a fazer alho semelhante, mas sim a portar esse motor de jogo, de acordo com as capacidades da wii, claro.

Isto é excelente, sem dúvida espero que seja muito bem optimizado.

O Unreal Engine 3 é o motor usado no Unreal Tournament 3 e noutros jogos, incluindo vários de outras companhias que compraram o motor para uso próprio. Era sabido que estava em desenvolvimento para PC, Xbox 360 e PS3.

Alguns pensavam que não iria existir uma versão deste motor na Wii dado o facto de o poder de processamento ser mais baixo nesta consola, mas foi agora confirmado que na realidade a versão Wii já está em desenvolvimento.

Fonte: http://games.kikizo.com/news/200711/083.asp
Como ele diz:

Mark Rein disse:
I know one of our licensee who's giving it a shot; it's their own port, in the same way Ubisoft brought Unreal Engine 2 to the Wii - I mean Splinter Cell and Red Steel - Unreal Engine 2, and there's a few others... but it's just, we won't don't do it ourselves. Look, there's so many things we can do and are already doing, to improve our engine, on the platforms we're aiming it at, that going back and working on that [for Wii] just doesn't make sense.
Fonte: http://games.kikizo.com/features/markrein_ut3_iv_p2.asp

"It's their own" com ele a desmarcar-se; como ele diz a UE2.5 também foi adaptada sem eles (e da build da GC que era totalmente subpar por falta de optimização); não é orgulho nenhum o Red Steel usar a UE2 (é a engine que lixa a framerate do jogo) de facto... não é orgulho nenhum a EPIC nem se ter dignado a optimizar a engine e esperar que lhes comprem a licença na mesma.

Epa... que bela maravilha; deviam era ter vergonha.

Já sabíamos há meses que uma third party estava a tentar, mas uma third party... não é a EPIC, não foram eles que fizeram a engine, e normalmente alugam a engine para não terem o trabalho de fazer ports. Grande assistencia da EPIC, digo eu :rolleyes:; se há developers a tentar... é porque a EPIC não o faz, de facto nem fez o mínimo (meter a UE2.5 da Wii ao nível de optimização da UE2.x que fizeram de propósito para a Xbox)

Deplorável.

Um video da gametrailers q vi onde o Mark Rein falava do Gears PC, o jornalista perguntou-lhe se "algo estava planeado para a Wii" ao q ele respondeu "q a Epic n ia para a plataforma (Wii), pq era ir atrás de migalhas..", logo com palavras destas, "1st party support" acho q é para esquecer mesmo...

O q aparecer de Unreal Engine na Wii, será sempre algo optimizado "à pata" por terceiros q têm o motor licenciado, o q n quer dizer q n se possa ver algo de qualidade, agora, algo bem optimizado e com bom aspecto como a Epic fez com o Gears e mais recentemente com o UTIII, na Wii n parece q aconteça...

Um video da gametrailers q vi onde o Mark Rein falava do Gears PC, o jornalista perguntou-lhe se "algo estava planeado para a Wii" ao q ele respondeu "q a Epic n ia para a plataforma (Wii), pq era ir atrás de migalhas..", logo com palavras destas, "1st party support" acho q é para esquecer mesmo...

O q aparecer de Unreal Engine na Wii, será sempre algo optimizado "à pata" por terceiros q têm o motor licenciado, o q n quer dizer q n se possa ver algo de qualidade, agora, algo bem optimizado e com bom aspecto como a Epic fez com o Gears e mais recentemente com o UTIII, na Wii n parece q aconteça...
O homem é um alucinado (não só por esta boca, mas muitas no passado), é certo que a Nintendo tem um estigma face às third party's, por terem lançado porcaria no passado e não a terem conseguido vender; mas o consumidor mudou e a plataforma está a vender, o software também, sem as attach rates da X360, mas ainda assim; vende e é lucrativo; e o desenvolvimento para ela é mais barato que para a concorrência, precisando de vender menos para gerar lucro.

Mais que não haver procura... não há é boa vontade da parte de pessoas como ele. Aposto que a razão pela qual nem houveram muitos FPS's ainda é porque para tal e na ausencia de middlewares de jeito, cada developer tem de usar a sua própria solução, coisa que no que toca a FPS nem na geração passada se fazia. E a Wii precisa de middlewares destes.

Eu nem exijo a UE3, mas nem sequer a build da UE2.5 prestar... é uma vergonha; a Wii não é uma PS2, já a GC não era... não merecemos uma build que é port da build PS2 em features. E é claro que se podem queixar que a engine deles não vende para projectos da Wii para justificar o facto de uma UT engine Wii não ser viável, afinal qual a proposta deles?

É claro que é migalhas, só uma developer rasca irá recorrer a um middleware rasca, é a oferta deles que é totalmente subpar, não se conseguem afirmar e competir com isso, mas a culpa é deles.

Última edição:
É a empresa dele. O homem pode fazer negócio com quem quizer. Quem perde são eles.

O grande problema é que não são só eles que perdem, quem mais perde nessa história somos nós, os consumidores. Ao ler tudo aquilo que o I_Eat_All disse, e aquilo que se ve no mercado, apercebe-se que a falta de suporte deles afecta também os jogadores, e muito.

Back