[Wii] Unreal Engine 3/EPIC

é mesmo se não fazem jogos, claro que só compramos os first party. se fazem jogos á rasca é claro que a maioria só compra jogos first party. Quando é que as developers reparam que tem de fazer jogos bons, como fazem nas outras consolas, para conseguir vender bem...
 
O grande problema é que não são só eles que perdem, quem mais perde nessa história somos nós, os consumidores. Ao ler tudo aquilo que o I_Eat_All disse, e aquilo que se ve no mercado, apercebe-se que a falta de suporte deles afecta também os jogadores, e muito.
O pessoal também que aceitar que quando a Nintendo tomou a opção de design da consola que tomou (opção que o mercado tem demonstrado ter sido muito acertada) limitou o interesse para motores de alta performace como o UE 3. É preciso viver com isso.
 
O pessoal também que aceitar que quando a Nintendo tomou a opção de design da consola que tomou (opção que o mercado tem demonstrado ter sido muito acertada) limitou o interesse para motores de alta performace como o UE 3. É preciso viver com isso.

Isso é relativo porque a wii nao corre a fullHD (e o poder das outras duas consolas é usado para debitar alta definição), logo poderiamos correr o engine na resolução maxima da wii. ou estou enganado?

PS: serei o unico a achar que o facto de a wii nao ter alta definiçao é uma cena boa? que a maioria das pessoas ainda não joga em tv full hd e que a tecnologia nas consolas ainda não debita alta definição com a a fluídez que devia? Na wii sempre temos framerates bem mais elevadas (jogos mais fluídos), jogos mais baratos (que nao custam 70€) e a obrigação das editoras em realmente produzir o jogo com qualidade em todos os aspectos (pois já não basta meter uns graficos xpto e esperar impressionar com isso).
 
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Wii Unreal Engine 3 in Development​
With development costs soaring, game creators are turning more and more to middleware engines, software that takes care of much of the underlying gameplay mechanics and allows them to focus on [COLOR=#084076 ! important][FONT=verdana,Arial,Helvetica][COLOR=#084076 ! important][FONT=verdana,Arial,Helvetica]game [/FONT][/FONT][FONT=verdana,Arial,Helvetica][COLOR=#084076 ! important][FONT=verdana,Arial,Helvetica]design[/FONT][/color][/FONT][/color][/color]. One of the most popular in recent years is Unreal Engine 3, a tool that's been showcased in developer Epic's own games, such as [COLOR=#084076 ! important][FONT=verdana,Arial,Helvetica][COLOR=#084076 ! important][FONT=verdana,Arial,Helvetica]Gears [/FONT][/FONT][FONT=verdana,Arial,Helvetica][COLOR=#084076 ! important][FONT=verdana,Arial,Helvetica]Of [/FONT][/color][COLOR=#084076 ! important][FONT=verdana,Arial,Helvetica]War[/FONT][/color][/FONT][/color][/color].

Unreal Engine 3 is mainly a tool for high-end systems, including the PC and the new consoles, and there are versions of the software tool that run on both the Xbox 360 and the PlayStation 3. But what about the [COLOR=#084076 ! important][FONT=verdana,Arial,Helvetica][COLOR=#084076 ! important][FONT=verdana,Arial,Helvetica]Wii[/FONT][/FONT][/color][/color]?
Earlier in the year, Epic's Mark Rein told Kikizo that there were rumblings of a studio - not Epic - bringing Unreal Engine 3 to the Wii. Speaking with us again in this new interview published today, Rein confirmed that an unnamed development team has taken up the challenge.
"I know one of our licensee who's giving it a shot," Rein said. "It's their own port, in the same way [COLOR=#084076 ! important][FONT=verdana,Arial,Helvetica][COLOR=#084076 ! important][FONT=verdana,Arial,Helvetica]Ubisoft[/FONT][/FONT][/color][/color] brought Unreal Engine 2 to the Wii."
Ubisoft had used Epic's previous tool, Unreal Engine 2, in its Wii [COLOR=#084076 ! important][FONT=verdana,Arial,Helvetica][COLOR=#084076 ! important][FONT=verdana,Arial,Helvetica]launch [/FONT][/FONT][FONT=verdana,Arial,Helvetica][COLOR=#084076 ! important][FONT=verdana,Arial,Helvetica]game[/FONT][/color][/FONT][/color][/color] Red Steel.
Mark Rein, VP at Epic Games
"There's so many things we can do and are already doing, to improve our engine, on the platforms we're aiming it at, that going back and working on that [for Wii] just doesn't make sense," Rein added.
He said that Unreal Engine 3 is "a better engine today than it was a year ago", when Gears Of War arrived for the Xbox 360.
"The engine is getting optimised and we're improving it all the time."
To see how the engine looks today, look no further than Unreal Tournament 3, Epic's new shooter in stores this week. For more on the game, check out our full interview with Mark Rein.​

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Isso é relativo porque a wii nao corre a fullHD (e o poder das outras duas consolas é usado para debitar alta definição), logo poderiamos correr o engine na resolução maxima da wii. ou estou enganado?
Se a Wii consegue correr um motor estilo UE 3 a 480p com todos os efeitos estilo Gears of War, Bioshock ou CoD 4 (os jogos mais famosos que usam o UE 3) só a Epic saberá.
PS: serei o unico a achar que o facto de a wii nao ter alta definiçao é uma cena boa? que a maioria das pessoas ainda não joga em tv full hd e que a tecnologia nas consolas ainda não debita alta definição com a a fluídez que devia? Na wii sempre temos framerates bem mais elevadas (jogos mais fluídos), jogos mais baratos (que nao custam 70€) e a obrigação das editoras em realmente produzir o jogo com qualidade em todos os aspectos (pois já não basta meter uns graficos xpto e esperar impressionar com isso).
Hoje, um ano após o lançamento da Wii e da PS3 e 2 da X360 uma TV HD ready é barato, é comum e é mesmo quase a única coisa que se consegue comprar. Naturalmente quem já tem um CRT mais ou menos recente é capaz de ainda não estar interessado em trocar. Isso da fluidez epá não tem ponta por onde se lhe pegue. Jogos mais baratos é um facto inquestionável. Obrigação de qualidade... não se tem visto muito. À excepção claro dos títulos da Nintendo que não brincam em serviço.
 
Hoje, um ano após o lançamento da Wii e da PS3 e 2 da X360 uma TV HD ready é barato, é comum e é mesmo quase a única coisa que se consegue comprar. Naturalmente quem já tem um CRT mais ou menos recente é capaz de ainda não estar interessado em trocar. Isso da fluidez epá não tem ponta por onde se lhe pegue. Jogos mais baratos é um facto inquestionável. Obrigação de qualidade... não se tem visto muito. À excepção claro dos títulos da Nintendo que não brincam em serviço.

Comprar as consolas custa, quanto mais uma televisão...
 
Se a Wii consegue correr um motor estilo UE 3 a 480p com todos os efeitos estilo Gears of War, Bioshock ou CoD 4 (os jogos mais famosos que usam o UE 3) só a Epic saberá.
Não pode, pelo menos não com a mesma "facilidade"; (e mesmo que não fosse uma questão grafica, retirando a questão da resolução, seria por causa do CPU) no entanto a Unreal Engine é bastante escalável e podiam ter uma versão para o sistema (mesmo que não lhe chamassem UE3). É certo que é uma engine feita a pensar em HD (incluindo texturas) e em multicore; mas como o Mark Rein disse... também a optimizam para computadores low-end e isso é um desafio.

Ninguém lhes está a exigir os resultados das HD ou dos PC's; Os ganhos não são só em graficos, é ter um middleware suportado, conhecido e optimizado que permite às third party's tirarem bons resultados, as ferramentas de desenvolvimento da UE3 que têm fama de serem bastante melhores que as da UE2. Por mim nem estaríamos a ter esta discussão se a build da UE2.5 que tivéssemos fosse capaz de debitar os gráficos de um Splinter Cell: Chaos Theory Xbox (que usava a build optimizada para a Xbox, a UE2.x), quanto mais se fosse capaz de utilizar a potencia extra do equipamento e fazer mais que isso.

Problema é que temos o cenário oposto, e a arrogância da EPIC perante isso desde o lançamento. ("a UE2.5 chega para a Wii", tudo bem, é uma boa engine e até chega para a X360... mas com a build que eles fizeram... um statement desses... é gozar)
 
É certo que é uma engine feita a pensar em HD (incluindo texturas) e em multicore; mas como o Mark Rein disse... também a optimizam para computadores low-end e isso é um desafio.

É por isso mesmo q n entendo a "teimosia" e opção de n fazer um Unreal Engine adaptado à realidade da Wii...dão-se ao trabalho de meter um jogo seu a correr bem num PC lowend (e ainda bem), com toda a pirataria q existe na plataforma, na Wii, q falta algo do género, vende o q vende e os seus gamers desesperam por algo do género, batem o pé e falam em migalhas... :-D

A mim parece-me simplesmente teimosia e falta de visão de uma boa oportunidade de negócio, só de me lembrar dos excelentes shooters q vi na xbox1, sabe-se q é possível fazer na Wii coisas melhores ainda e com mt bom aspecto, aliado ao comando q tem, só podia sair algo de bom...

A única explicação q encontro é q a Epic veja o mercado em q quem quer shooters, compra uma 360 ou PS3, e a Wii é para outros jogos...é uma pena já q acho q a Epic, se se dedicasse a algo para a Wii, com a excelente optimização q faz nos seus motores e o excelente "feeling" e "balance" q as armas têm, acho q eram os "developers" ideais para abrir o caminho na plataforma... :D
 
Bem, temos um problema:
A falta de uma boa engine para a wii.

Isto leva a outros problemas:
Cada um tem que usar ou uma engine foleira, ou criar a sua própria, o que sai caro.

Resultado:
Jogos mal optimizados, gráficos foleiros, ports directos da ps2...


Se encontrarmos solução para este problema, todos temos a ganhar. Os clientes, os developers e a própria nintendo.

Então, porque é que a nintendo não resolve o problema? Não podiam eles próprios criar uma engine? Não era preciso muito esforço, bastava pegar na engine do metroid prime 3, ou mesmo do super mario galaxy, dar-lhe um tratamento para a tornar mais geral e vendê-la até por um preço mais acessível.


Isto criava apenas um problema, não seria uma engine multiplataforma, pelo que só podia ser usada para jogos exclusivos, mas pelo menos existia.

Depois de uma engine como esta entrar no mercado e começarem a aparecer bons jogos, era uma questão de tempo até o outros começarem a mudar de mentalidade e teriamos um port da unreal engine 3.
 
Então, porque é que a nintendo não resolve o problema? Não podiam eles próprios criar uma engine? Não era preciso muito esforço, bastava pegar na engine do metroid prime 3, ou mesmo do super mario galaxy, dar-lhe um tratamento para a tornar mais geral e vendê-la até por um preço mais acessível.
Poder... podiam, mas assim além das fee's por jogo ainda cobravam fee's pelo licenciamento da engine para a mesma entidade, e como referes, os jogos que a usassem teriam obrigatoriamente de ficar exclusivos e teriam de se adaptar às suas tools.

A Microsoft e Sony podiam fazer o mesmo (acho que a sony está a desenvolver uma engine propriétária que pode ser usada por third party's) mas... O facto de ter sido a Nintendo a fazer a consola e conhecer a fundo a sua documentação como ninguém, faria efectivamente uma engine do caraças, que fecharia as portas a muita engine third party.

Até nisto, há um equilibrio ténue com as third party's; é um mercado para elas.

Há engines a vir, no entanto, o podcast do IGN ainda esta semana falou de uma engine com bom aspecto ("montes de bumps, normal maps, lightning; segundo eles), a build Renderware do Sonic Wii é bastante capaz e a engine "base" do Oblivion, que não está disponivel para nenhuma last gen está a ser portada para a Wii (evitando ports das mesmas). Mas falta uma Unreal Engine capaz, que dado o nível de proeficiencia de alguns estúdios com a mesma... era essencial; Unreal Engine domina o mercado das engines middleware e só eles a podem fazer.
 
Cada jogo corre numa engine (software especifico, base do jogo). Corrijam-me se estiver errado :D

Considera isso o motor do jogo (Engine = motor + inglês). Basicamente, esse engine tem que ser adaptado ao hardware.

O Unereal Engine 3 tem gráficos espectaculares, e já está adaptado à X360, PS3 e PC. Na Wii ficava bem porreiro :D
 
Nate Ahearn, IGN X360 section journalist: What do you think of the Wii and Nintendo's…

Mike Capps, Epic's president:
Pffffffffft…

NA: (laughter) I know! I think the same thing! It's like, "Come on, why are you buying this system?!"

MC:
I know. I've got one.

NA: Everybody does! Bring it out at parties and everyone's like, "Oh it's a Wii!"

MC:
Part of it's being cheap. I think it's a, I mean, so two things: first of all, great credit to them. The first time I played a videogame with my parents – aging myself a bit – was on Atari 2600. The next time I played a videogame with my parents, 25 years later or whatever, was Wii Tennis. So it's about bringing people together, families, Thanksgiving, all that. I think it's kind of like a weird virus because I have not yet found a reason to play with my Wii since then.

NA: Exactly. For a real gaming experience…

MC:
Right, Zelda I really didn't enjoy on it. They back-fitted the control scheme on it, it was better on the GameCube. Mario, I wish there had been a button instead of wiggle and all that kind of shit. So I haven't played anything that I really wished hadn't been on another platform sadly enough. It's a virus where you buy it and you play it with your friends and they're like, "Oh my God that's so cool, I'm gonna go buy it." So you stop playing it after two months, but they buy it and they stop playing it after two months but they've showed it to someone else who then go out and buy it and so on. Everyone I know bought one and nobody turns it on. Obviously there's a class of people who really love it and enjoy it and are getting into the games but I'm still waiting for that one game that makes me play it. Who knows, maybe Wii Fit will be it.
Fonte: http://uk.xbox360.ign.com/articles/868/868001p4.html

São opiniões, mas quanto a opiniões como estas... só posso chamar-lhes de idiotas. Virus têm eles quando jogam jogos feitos de raiz para a Wii e pensam que os queriam noutro sistema... têm a ideia pré concebida e vão sempre por aí, por muito bom que o jogo seja e por muito bem que esteja executado... pela linha de pensamento dele até o Wii Sports eles preferiam na X360/PS3 muito provavelmente (de um ponto de vista técnico, why not); e mais... será que alguém dum ponto de vista meramente técnico jogava um jogo PS2 e não desejava isso mesmo sendo a consola mais fraca da sua geração se tivesse sempre presente a noção de que não era a mais potente? mas em que é que isso impediu o que quer que seja, e deu azo a chacota por parte de pessoas destas? hipócritas.
 
Há gente mesmo idiota neste mundo, alguns amigos meus também já me mostraram a PS3/360 deles e não fui a correr comprá-las (porque terá sido):rolleyes: quanto à Wii nem precisei de experimentar para saber que devia comprar (comprei no dia 8/12/06:D)
 
Acho uma piada.agora a Nintendo é o virus.á 3 anos atrás o problema era a Sony dominar o mercado e o facto de a Nintendo correr o risco de ser a proxima Sega.A Sony era a "badboy" porque vendia milhões,os jogos eram pouco inovadores e tinha levado os jogos de video ao mainstream(buzz,pro evolution,etc..),traindo assim os jogadores hardcore que tinham crescido na época dourada dos 16 bits.
Hoje e ao contrário do que toda a gente esperava, os papeis inverteram-se.A Nintendo é agora a "badboy" por vender milhões,jogos iguais(supostamente party games) e por ter levado os mesmos ao mainstream....a mesma história.
E não vamos esquecer o quanto chorou a industria e as pessoas (como as desta entrevista!) que a pertencem,por o meio não ser reconhecido;por amigos,familia,etc...
Hoje têm o que sempre quiseram.Faziam melhor figura estas pessoas,se deixassem de maravilhas e aproveitassem aquilo porque sempre desejaram:Reconhecimento.
 
É muito giro uma pessoa com responsabilidades no mundo dos jogos estar com declarações daquelas: se não gosta dos jogos da Wii, porque é que não lança algo para essa consola? Um jogo à la Gears of War ou Unreal era perfeitamente possivel na Wii! Não teria gráficos de alta definição, está bem, mas e dai? Há muito quem jogue esses jogos no PC a 640*480 ou 800*600 e não se queixam. Se o jogo for realmente bom, os gráficos serão sempre a última preocupação dos jogadores. Além de que a Wii permite bons gráficos: o problema é que poucos estão preocupados em explorar o potencial da consola...
 
verdade!!! eu por exemplo tenho pc pra jogar cod 2 com tudo no maximo e tirar 125 fps fixos e mesmo assim prefiro jogar em dx7 com tudo desligado (menos resuluçao 1490*900), pois alem da grande jogabilidade k o jogo tem jogo mt mais fluidamente!! e uma questao de adaptação, o ter menos capacidade k as outras consolas nao quer dizer k nao se tenha mt bons jogos!!...É preciso e k os façam..
 
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