Wii [wii] Wii system update 3.5

johnnydualer

Power Member
The Wii's System Menu has been updated to version 3.5 - in Korea, at least. Yesterday, it was found that Nintendo had sent out notices to the Korean Wii Message Board informing their consumers of the said update.

Described in the TMD as v39. (0x186), the said update includes the following:

  • IOS52 (used by menu)
  • IOS254 (a copy of IOS9, to block PatchMii)
  • Along with Updates to all 4X IOS versions (IOS40 IOS41 IOS43 IOS45 IOS46)
Affected by the said update:

  • Twilight Hack 0.1beta1 and below? - Status Unknown
  • PatchMii - None (yet, but should be easy)
  • DVDx - Status Unknown
Well, the Homebrew Channel is reported to be still fine and dandy. However, you cannot install it without the Twilight Hack. No news yet if and when this update will come to other regions. Stay tuned!

Fonte
 
Parece que continuam apenas interessados em bloquear a pirataria e sem qualquer preocupação em acrescentar novas caracteristicas ao sistema.
 
Pois, e pessoal que não tem jogos piratas (como eu, que gosto de ter a estante cheia de jogos :D) fica a arder.
Mas assim de repente não estou a ver nada que possam adicionar numa System Update, os channels podemos ir buscar sempre, sem ser preciso virem colados a updates.
 
Pois a nintendo já podia era começar a lançar novos channels... já agora um pequeno offtopic, não ia sair um update que iria tratar do problema da memória da wii por esta altura?
 
Já saia era um update para podermos usar cartões SD como espaço mesmo do disco da Wii, isto de ter de copiar as coisas dum lado pó outro sempre que quero jogar um jogo diferente wii ware não dá com nada.
 
Acho que já tinha lido aqui que eles estavam (ou podiam) lançar um patch para se puder usar cartões de memória ou disco externos para colocar os jogos.
 
Parece que continuam apenas interessados em bloquear a pirataria e sem qualquer preocupação em acrescentar novas caracteristicas ao sistema.

Para mim quase tudo dito com esta frase. Ainda por cima por aquilo que tenho lido o que sofre mais com estes Updates é o DVDX (software para reproduzir DVD's) e outras cenas que de pirataria não têm nada, continuando alguns dos maus da fita a funcionar.

Em vez de apoiarem estas comunidades que produzem software que só melhora a consola, atacam-nas cegamente. Faz-me lembrar as comunidades de mods de PES e o Daniel na questão das drivers da Creative, que limitam-se a melhorar o produto deles e eles como agradecimento, pumba.

Claro que os programas que permitem fazer coisas ilicitas têm que ser bloqueados, agora tratar todos eles como inimigos, enfim. Olhando para o vasto leque de software homebrew feito para a Wii apenas 10% é que pode ser considerado ilegal.

Depois aqui continuo a considerar esta preocupação da Nintendo pela pirataria como algo doentio e sem nexo. Uma coisa é termos uma ligeira preocupação, outra é parecer estar a ser perseguido. A PS2 tinha/tem pirataria aos pontapés, fosse por mod-chips fosse por Launchers e viram o resultado?! Não vi grandes preocupações da Sony - é verdade que a consola não tinha a capacidade de Update do firmware como têm as novas máquinas, mas mesmo assim ...

XBox360 igual ...

Preocupem-se mais com os consumidores honestos pois são estes que merecem atenção.

Suporte para discos externos que funcionem para guardar e correr jogos Wiiware/VC/demos (talvez não seja feito por causa do tal medo da Nintendo), canal de demos Wii (uma coisa obriga á outra) que permite-nos testar os jogos antes de os comprar, pois os gostos e as reviews são todos eles diferentes (uma vez que nas lojas só temos Wii Sports para exprementar), reprodutor de videos em formato digital adicionado á Wii capacidades de um Media Center (a tal comunidade já o fez ... mas pelos vistos há quem não goste), etc...

Nos últimos 4 Updates quantas features foram directamente direccionadas para os utilizadores?! Talvez 1 em 20?! Enfim ...
 
O problema é que homebrew não é de todo uma coisa legal mesmo as que não proporcionam meios de pirataria podem ser considerados ilegais e ao mesmo tempo podem não ser, depende da região e "ponto de vista"... pois não são licenciadas no caso pela Nintendo.
Alem de homebrew burlar a segurança da maquina para ser executado. Sendo assim, a Nintendo não aceita nenhum tipo de homebrew pois podem ser considerados ilegais ja que fazem bypass ao sistemna de segurança sem permissão deles alem de não serem licenciados.

O quadro só muda se eles de um momento para o outro lançarem um homebrew channel OFICIAL e um SDK oficial para a comunidade criar softwares e jogos, seria algo como o XNA da Xbox. Mas pelo rumo das coisas a Nintendo parece que prefere tentar de forma ineficaz acabar com a pirataria.
Eles como qualquer empresa do meio de entretenimento tentam de todas as formas combater a pirataria, mesmo sabendo que nunca irão conseguir acabar com ela, nem diminuir, é como se estivessem prestes a morrer deitados no chão a sacudir a espada para todos os lados para ver se acerta alguém, mas o máximo que conseguem é fazer pequenas feridas que são curadas em pouco tempo.

A única que parece ter conseguido alguma coisa neste sentido foi a sony com a PS3 já que nem deram chance de começar a pirataria, muitos tentam, mas não tem sucesso ou não é viável.
Vamos ver por mais quanto tempo eles se aguentam.... mas já é um record no combate a pirataria!!
 
Eu também acho bem que eles preocupem-se com a pirataria, mas a Nintendo atinge um pouco o 80, na medida que parece preocupar-se unicamente com este lado da questão, enquanto que o outro lado, aquele das pessoas que preferem não usar nada de homebrew, parece não ter qualquer preocupação.

Com a força/sucesso que a Wii tem neste momento (que só não é maior por causa de alguns developers e más decisões da Nintendo - na minha opinião) e consecutivamente ganhos financeiros, penso que o homebrew devia deixar de ser visto pela Nintendo como o maior mal do mundo. A PS2 teve pirataria desde a 3ª semana (recordo de ver colegas meus a jogar Onimusha, Jack & Dexter, The Bouncer, etc... - alguns dos primeiros jogos - de forma ilegal), e isto de ver pessoal a jogar cópias na PS2 foi uma constante desde os primeiros tempos de vida da máquina, no entanto levou um apoio massivo tanto do público, como dos developers (para mim um case study, principalmente na perspectiva dos developers que tanto falam da pirataria, quando as rivais na altura eram mais faceis de programar e tinham mais power).

Se as features melhoradas nos updates tivessem como alvo na sua maioria os utilizadores comuns penso que ninguém falava muito, agora em 20 features só 2 são para o utilzador comum?! Parece-me errado.

Não lançam assim tantos updates quanto isso, e quando os lançam é algo para bloquear cenas que passados 1 dia (nem isso) estão novamente desbloqueadas e a funcionar no mais recente firmware, enquanto que algumas pessoas necessitam de andar a trocar e copiar SD's para poder jogar alguns dos jogos Wiiware/VC que têm.

Depois, o homebrew, desde que bem usado, adiciona capacidades á Wii que só valorizam a máquina e não o contrário. Eu quando sair de férias, já não tenho necessidade de levar algo para aceder a funcionalidades que a Wii não tem de origem fazendo dela um 2 em 1 - quem custuma viajar sabe bem a utilidade de reduzir a carga.

Até podem todos eles ser ilegais tendo em conta o que disseste, mas por vezes é preciso olhar para o outro lado da moeda.

Cumprimentos.
 
Última edição:
Eu também acho bem que eles preocupem-se com a pirataria, mas a Nintendo atinge um pouco o 80, na medida que parece preocupar-se unicamente com este lado da questão, enquanto que o outro lado, aquele das pessoas que preferem não usar nada de homebrew, parece não ter qualquer preocupação.
Com exemplos como o DVDx? a razão da Nintendo ir atrás do DVDx é simples, eles estão-se a lixar com o DVDx querem é tapar buracos que permitam correr DVD-R's ou vulgo... DVD's que saltem o Wii security code.

Matar o DVDx é secundário. Dito isto... A Wii não tem as fee's pagas para correr DVD's; a Nintendo não deve suporte a esses metodos e quanto mais se distanciar deles melhor para eles. Se deixassem assim ao desbarato e a atinjir proporções brutais podiam ser processados pelo DVD forum por não fazerem nada.
Com a força/sucesso que a Wii tem neste momento (que só não é maior por causa de alguns developers e más decisões da Nintendo - na minha opinião) e consecutivamente ganhos financeiros, penso que o homebrew devia deixar de ser visto pela Nintendo como o maior mal do mundo. A PS2 teve pirataria desde a 3ª semana (recordo de ver colegas meus a jogar Onimusha, Jack & Dexter, The Bouncer, etc... - alguns dos primeiros jogos - de forma ilegal), e isto de ver pessoal a jogar cópias na PS2 foi uma constante desde os primeiros tempos de vida da máquina, no entanto levou um apoio massivo tanto do público, como dos developers (para mim um case study, principalmente na perspectiva dos developers que tanto falam da pirataria, quando as rivais na altura eram mais faceis de programar e tinham mais power).
Como corporação que vende uma plataforma dá a impressão que te estás a lixar para a plataforma e vê a retribuição que terás. Um exemplo que claramente perdeu o controlo foi a PSP.

A pirataria em si provavelmente não levou a um "apoio massivo" o facto de toda a gente ter uma sim. Dito isto, mesmo que a PS2 não tivesse pirataria a verdade é que esteve tempo demais no mercado sozinha e tinha as expectativas de lançamento bem delineadas para que as outras fossem alternativas ao mesmo lugar a terem essa facilidade e ela não.

De resto acho que discutir os beneficios da pirataria roça sempre a tentativa de defesa da mesma, quando estamos a dizer que o acto de pirataria ajuda a vender software/hardware; as developers/fabricantes nunca devem ter essa posição sobre o mercado a não ser que queiram falir. E acho que nós também não, senão daqui a bocado e a sermos coerentes com essa linha de "tolerancia" chegamos à conclusão que quem a prativa está a fazer um favor à developer.

Não está, e para começar fá-la para seu proveito próprio, não existe coisa como "para provém de outrém" na pirataria. Afinal a base do conceito é pensar apenas em si e ignorar o facto de que quem faz o software o vende para pagar os custos, pagar ordenados, ter lucros para investir e tudo mais.
Se as features melhoradas nos updates tivessem como alvo na sua maioria os utilizadores comuns penso que ninguém falava muito, agora em 20 features só 2 são para o utilzador comum?! Parece-me errado.
Não queres o update não o faças. eu não o faço porque corro imports e não há um freeloader funcional.
Depois, o homebrew, desde que bem usado, adiciona capacidades á Wii que só valorizam a máquina e não o contrário. Eu quando sair de férias, já não tenho necessidade de levar algo para aceder a funcionalidades que a Wii não tem de origem fazendo dela um 2 em 1 - quem custuma viajar sabe bem a utilidade de reduzir a carga.
Isso não implica que a Nintendo deva pactuar com elas, de todo. E de resto... não é que as outras o façam de igual modo.
 
Sim, I_Eat_All, concordo com tudo o que dizes, mas continuo na minha ... estão mais preocupados em bloquear software do que em criar novidades e melhorias.

Cumprimentos.
 
Sim, I_Eat_All, concordo com tudo o que dizes, mas continuo na minha ... estão mais preocupados em bloquear software do que em criar novidades e melhorias.

Cumprimentos.

É tudo uma questão de prioridades, Rexobias. Nesta altura, concordo com eles: é mais importante (tentar) parar esta tendência do que a adicionar extras.

Já agora... falaram aí da questão de usar o SD como memória (parece-me o único update que realmente interessaria)... tenho quase a certeza que a Nintendo ainda não lançou porque não quis (e não sei qual a razão de anda o não terem feito). Deve ter isso pronto, quase de certeza. Isto porque, a partir do momento que já há third parties a usarem isso (Guitar Hero, Rock Band), parece-me que é uma questão ultrapassada.
 
Só uma coisa a adicionar visto que o I_Eat_All já disse tudo, se achas que a Nintendo foi ao 80, pensa que eles poderiam brickar consolas se quisessem como a Microsoft fez e não o fizeram. Só o facto de eles não terem lixado ninguém com homebrew/chip já é muito bom.

Quanto a melhorias, visto que a memória não é muita, não há assim tanto a adicionar e parece-me que a "storage solution" deve sair juntamente com o motionplus, que presumo que deva precisar de um FW update, é possível que haja umas novidadezitas aqui e ali, mas nunca vão mudar nada de maneira chocante, visto que lançam canais porreiros de vez em quando, o Nintendo channel tem bastantes coisas e o que realmente interessa são os jogos que saem, não a funcionalidade da dashboard.
 
Última edição:
Sim, acho que a Nintendo preocupa-se demasiado com os aspectos de pirataria quando comparamos com outros.

Repito aquilo que disse anteriormente, o meu problema não é o combate ao homebrew, o meu problema é o facto de parecer que se preocupam com isto em exclusivo. Das ultimas features melhoradas só relembro uma que não foi virada para combater o homebrew (a velocidade de transferencia para os SD).

Há pessoal a pedir dois add-on's faz tempo (meses) e no entanto parece que estes pedidos passam ao lado da Nintendo - falo do facto de usar os SD's como memória e do acesso a demos Wii - visto que nas lojas podemos exprementar sempre o mesmo jogo e as reviews podem não corresponder á realidade. Após isto confesso que não vejo muitas melhorias claras a ser feitas.

Cumprimentos.
 
Última edição:
Sim, acho que a Nintendo preocupa-se demasiado com os aspectos de pirataria quando comparamos com outros.

Repito aquilo que disse anteriormente, o meu problema não é o combate ao homebrew, o meu problema é o facto de parecer que se preocupam com isto em exclusivo. Das ultimas features melhoradas só relembro uma que não foi virada para combater o homebrew (a velocidade de transferencia para os SD).

Há pessoal a pedir dois add-on's faz tempo (meses) e no entanto parece que estes pedidos passam ao lado da Nintendo - falo do facto de usar os SD's como memória e do acesso a demos Wii - visto que nas lojas podemos exprementar sempre o mesmo jogo e as reviews podem não corresponder á realidade. Após isto confesso que não vejo muitas melhorias claras a ser feitas.

Cumprimentos.
O que te parece combate focado no homebrew, colmata falhas de segurança que permitem/facilitam pirataria, porque muitos usam os mesmos métodos.
 
As updates não fazem sentido a nós, utilizadores honestos, nem aos piratas, a nós não nos faz nada, a eles muito menos porque eles não fazem as updates. Por isso já chega d'isto e começar a dar-nos a nós coisas que realmente tragam algo de novo, enquanto não houver nada para usar o SD como memória não compro mais jogo nenhum na loja virtual pois já não tenho espaço na wii e não tou pa andar com copys pa um lado e pó outro, a Nintendo com isto só perde.
 
As updates não fazem sentido a nós, utilizadores honestos

Bolas... isto é completamente mentira!! Estes updates fazem imenso sentido, acima de tudo para nós, utilizadores honestos! Bolas, eu quero jogos!! Não quero um sistema que aos poucos é morto pela pirataria (Saturn, mesmo a PSP, etc...). Lancem os updates que for preciso para ver se arrumam de vez com essa treta que sinceramente prefiro jogos de qualidade a ver DVDs e afins...
 
Bolas... isto é completamente mentira!! Estes updates fazem imenso sentido, acima de tudo para nós, utilizadores honestos! Bolas, eu quero jogos!! Não quero um sistema que aos poucos é morto pela pirataria (Saturn, mesmo a PSP, etc...). Lancem os updates que for preciso para ver se arrumam de vez com essa treta que sinceramente prefiro jogos de qualidade a ver DVDs e afins...

Não percebes-te o que eu disse, eu explico-te: já tive a curiosidade de ir espreitar esses sites manhosos para jogares jogos piratas na wii e eles lá dizem puro e simplesmente que não se pode fazer update à consola, logo estes updates não os vão afectar pois eles não os fazem! (se isto não puder tar aqui algum mod que apague sff) Quem fica a perder com isto sou eu que o Space Invaders Get Even ocupa blocos comá porra e não o posso correr a partir do cartão SD :mad:
 
Não percebes-te o que eu disse, eu explico-te: já tive a curiosidade de ir espreitar esses sites manhosos para jogares jogos piratas na wii e eles lá dizem puro e simplesmente que não se pode fazer update à consola, logo estes updates não os vão afectar pois eles não os fazem! (se isto não puder tar aqui algum mod que apague sff) Quem fica a perder com isto sou eu que o Space Invaders Get Even ocupa blocos comá porra e não o posso correr a partir do cartão SD :mad:

Pois... tu esqueces-te é que as massas não andam em forums. Essas mesmas massas, que não sabem instalar um anti-virus no PC, são muito rápidos a aprender a instalar as aplicações de pirataria. Aquilo é um instante. Mas depois... caem nestas armadilhas como pardalinhos.

Das 3 pessoas que conhecias que usaram, 3 fizeram os upgrades. Logo não é bem como dizes.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo