Nintendo [Wii/WiiU] Qualidade de Imagem

Compra o de componentes, sem dúvida.

Procura numa worten, eles têm lá um a 5 euros da marca Nplay (dá para usar também na PSP e PS2). Possuo um igual e estou bastante satisfeito.
 
Compra o de componentes, sem dúvida.

Procura numa worten, eles têm lá um a 5 euros da marca Nplay (dá para usar também na PSP e PS2). Possuo um igual e estou bastante satisfeito.




podes postar uma foto do cabo para saber como é, eu andei la mas não encontrei o componente de 5 tubos .
e a diferença fui boa? notou-se muito?
estou muito desiludido com a wii parece ps2.... e quero tirar proveito xd
 
podes postar uma foto do cabo para saber como é, eu andei la mas não encontrei o componente de 5 tubos.
Um cabo de componentes é isto:

wiicomponentur8.png
e a diferença fui boa? notou-se muito?
estou muito desiludido com a wii parece ps2.... e quero tirar proveito xd
A diferença é gigante, não é por acaso que chamamos a composite de composhite.

Dito isto, nunca fará da Wii uma consola de alta definição. Mas provavelmente parece-te PS2 porque na PS2 também usavas cabos composite.
 
Última edição:
O cabo RGB iria melhorar em muito a qualidade, mas ficarias limitado a 480i/576i na mesma, e 32 euros é carissimo, mais vale atirares-te a um cabo de componentes, manda vir do amazon (metes um jogo em cima prefaz as 20 libras e não pagas portes), ou isso ou ebay ou *****; tenta escolher um com boas reviews para despistar venderem-te um cabo de arame.Não é mau... É um mero clone da solução de transcoding para a Wii da Lenkeng (o LKV6000) com qualidade provavelmente questionável, mas há soluções mais robustas ainda no escalão baratucho.


Uma GBS-8220 e a Wii lá ligada por cabos de componentes faz muito melhor serviço e fica-te por menos de 30 euros (cabo componentes e scaler board); e tem a vantagem de depois também poderes ligar Xbox 1 e PS2 (e potencialmente com mais um passo; qualquer consola retro).

Ainda em relação a isto, esta parece-me ser a solução perfeita para jogar Wii (gamecube) e PS2, até porque dizes ser melhor do que o tal adaptador HDMI.

Agora, como posso ligar consolas mais antigas (composite/scart)?
 
Ainda em relação a isto, esta parece-me ser a solução perfeita para jogar Wii (gamecube) e PS2, até porque dizes ser melhor do que o tal adaptador HDMI.
Sim, mas sinto que tenho de me explicar melhor; não quero que compres algo às cegas.


Os monitores não têm chips de scaling decentes, basta meteres o teu monitor fora da resolução nativa e notas logo que há algo de muito errado ali (e quanto menor a resolução da fonte pior), o scaling é bilinear simples a dar para o suave, porque mais vale super blurry do que pixelizado, na prática é do piorio.

Vou ilustrar isto:

9lrHcAm.png
ihAX2nK.png


Peço desculpa, a apresentação não está grande espeto, mas foi às 3 pancadas.

Full frame é mais evidente [original - 1:1], [bilinear], [bicubic]. (nota como o bicubic introduz ringing, ao bom estilo das definições agressivas de sharpen na maior parte das TV's)


Atalhando, se o dot pitch desse ecrã for bom (mais de 72 dpis) menos notarás, mas ecrãs 1024x768 costumavam andar nas 17". Opa... dá para ter uma ideia; se não der, aumentem-na é representativo (ctrl e + no chrome; ctrl e scroll do rato para cima no firefox).

480i deinterlaced ou 480p scaled para 1024x768 não é terrivel (safa-se, como não é para o dobro ou mais) mas para coisas como 1920x1080 da praxe ou superior está tudo perdido, tal como 256x224 para 1024x768 estão perdidos; é demasiado scaling para um algoritmo tão mau.

O GBS-8220 torna-se um passo intermédio. Na prática a coisa faz output para o monitor a 1024x768 ou 1366x768, por isso há um rescaling feito pela maior parte dos monitores actuais na mesma; mas o scaling que ele faz ajuda bastante. É basicamente a diferença de ligar uma mega drive directamente ao monitor, versus jogar os ditos cujos via o Mega Drive collection na 360 (output @ 720p) num monitor ainda assim com mais resolução. Faz sentido?


É por essa falta de scaler chips e post processing que os monitores actuais mal lag têm... são feitos para levar um feed directo à resolução nativa (e progressiva) e está feito e as TV's andam nos 33 ms numa base normal; chegar aos 33 ms é simples, a maior parte dos deinterlacers adaptivos batem nesse número automáticamente, como estão a fazer buffer de duas frames (cada frame são 16.7 ms e o deinterlacer está continuamente a pegar duas frames e a tirar um resultado dele). Mesmo a elogiada solução de scaling de PS2 na PS3 há uns anos, nos tempos da retrocompatibilidade, introduz 33 ms. Scalers de GPU e algumas TV's conseguem ser mais rápidos, mas fica-se por aí.

Trocando por miudos, não é perfeito, nem topo de gama, mas cumpre e mete o monitor a debitar imagem comparável à da maior parte das TV's não-horriveis.


O direct passthrough não deverá introduzir lag algum, ou 2 ms tops, (este modo passa componentes com sinal progressivo para vga) e o modo com scaler/deinterlacer/linedoubler mete os 33 ms. Como o monitor não terá lag dele, isto mete-o com o lag igual ao de uma TV considerada boa para gaming. Não é nada mau.


Mesmo o XRGB mini (a melhor solução destas, custa 300 euros) introduz 24,5 ms; não para dizer que o scaling de uma board de 20 e poucos euros para uma de 300 euros é igual, nem por sombras, mas não vamos complicar as coisas.

A segunda, é a geometria; uma PS2 tem sempre underscan a questão é quanto; um exemplo:

AiEacr8.jpg

Os aros dessa TV são cinza por isso é fácil precisar o tamanho das barras pretas.

A maior parte dos jogos PS2 corre a 568x448 mas faz output a 640x480; isto resulta nas partes não preenchidas com pixeis serem enviadas a preto. Essas barras não são uma ocorrencia porreira, no shadow of the colossus e em muitos jogos sentes-te a ver o playthrough no youtube. A não ser que tenhas algo que permita regular a geometria, e assim meter as barras pretas em offset e obter uma imagem em fullscreen. fun.


Com controlos de geometria isto é possivel:

PLSf63V.jpg

A chatice é como é tecnica mista, varia de jogo para jogo, e de consola para consola (wii tende a usar 5% de overscan porque é da era em que já existiam bastantes LCD TV's; a xbox 1 recomendava 7.5% nos tech docs e a PS2 tipicamente usa 10%); por isso regular a geometria não faz sentido se andas a mudar de jogos/consola aleatóriamente e usufruir 5 minutos de cada vez, mas se vais passar um jogo do principio ao fim serias maluco em não a regular. Não tem presets como algum equipamento profissional por isso resta afinar caso a caso, é vida (e manter um papel com as regulações já ajustadas, o porreiro é que a regulação dos 10% e dos 5% consoante a consola dá para 90% dos jogos); também são só 4 parametros (não tocar nos outros 2 e a 7ª opção é o default).

Também permite manter o 4:3 centrado com o ratio respeitado; e mesmo a estar em coisas estranhas como 16:10 ou 5:4 os controlos de geometria conseguem safar; bastante conveniente.

Podes dar uma olhada aos menus aqui.
Agora, como posso ligar consolas mais antigas (composite/scart)?
Ao GBS-8220? para ligar scart/composite via scart precisas de um sync stripper ou vai ser um bocado errático (umas coisas dão e outras não. A Sega Saturn em particular é uma cabra), o mais popular é o sync strike (isto); ou se tiveres pachorra... isto.

Pessoalmente como sou forreta e preguiçoso, era capaz de ir para essa segunda, mas com cabo do ebay (RGB para VGA) e depois dava a volta por fora, e esta solução; e para não andar a ter trabalho a ressoldar o scart como fémea para os cabos das consolas encaixarem corria-o a coupler. De facto a probabilidade de meter o sync stripper no coupler é alta. Estou a dizer isto porque me lembro de esventrares a CBF125 e de eu pensar este gajo é maluco. Deves ser muito melhor que eu com soldas (a minha técnica é à moda da caca de pássaro)

A minha preguiça leva-me a isto:

TOGU08K.jpg

É um breakout RGBS, até para o audio out não me apetecia.

Ah, além disso vais precisar de um transformador de 5V com pelo menos 2A (para alimentar a board), se não vier um incluído, mas isso é barato.
 
Última edição:
Falemos de qualidade de som na wii u :P
Alguém consegue 5.1 na wii u com amplificador sem ter hdmi?
Nos outros equipamentos que tenho em casa, a tv recebe o hdmi e envia o som 5.1 por toslink (optical) para o meu a receptor
No entanto a wii u não funciona desta maneira. Numa rápida pesquisa pela net descobri isto:
http://www.neogaf.com/forum/showthread.php?t=500865
Em suma estou tramado (para não dizer algo pior)
Ideias alguém tem?
Cumprimentos
 
Estás tramado.

Essa coisa dos formatos audio está transformado num autêntico bairro de auto-construção, cada casa/implementação virada para o seu lado, o Pro Logic I e II a terem de ser tirados de 2 canais e o LPCM ser "intocável".

TOSLINK não tem bandwidth para LPCM 5.1 resta-lhe mandar apenas dois canais, mas a TV e equipamentos também não podem fazer demux por isso constituir uma violação do HDCP (lol), a única solução a não passar por um receiver que conheço é esta.
 
Última edição:
Pois, por acaso andei a ver esse conversor, mas mesmo assim não é algo barato.
Se vermos bem existe N clientes Nintendo a queixarem-se deste mesmo problema. Será que futuramente, não será lançado um update para corrigir?
Imagina que eu gasto a guita nesse conversor e passado uns tempos puf update para DD ou DTS, já imaginas a minha reação? FUUUUUUU
 
Se fosse a Sony diria que era uma questão de tempo até haver pelo menos uma opção de 4.0 (stereo via LPCM+2 cabos da saída analog sem encodes/downsampling's Dolbi), mas é a Nintendo, consta que em modo Wii a consola fazia output de som pela saída analógica (bom para ligações directas a monitores) e isso foi retirado em updates recentes.

Outro problema é que eles foram para LPCM precisamente para não pagar royalties à Dolby; não vão recuar nisso quando nem no spec da consola está (isto pagam-se royalties por unidade vendida por isso a permitirem em consolas já vendidas teriam de pagar essas royalties como estando em atraso); nem sei se seria fácil de implementar sem mexer no código do jogo, para jogos de lançamento.

Esse conversor custa um balurdio porque a procura não é assim tão grande (e ainda assim é mais barato que outras alternativas); é que tudo o que tem procura se banaliza e tem clone do chinês (que não paga royalties a ninguém). Com sorte talvez se banalize ou surjam alternativas, nunca se sabe.
 
Última edição:
Aquela box VGA que postaste mais atrás, funciona a 50hz?
O feedback de quem a tem é que sim, mas há conversão, basicamente converte 50 Hz em 60 Hz, mas no processo converte as resoluções também, ou seja 288p é tratado como 240p e 576i é tratado/convertido em 480i (internamente, depois passa pelo processo de deinterlacing e fica 480p). Isto acaba por ser obvio, não há 576i a 60 Hz afinal de contas, mas é um preço a pagar; usar resoluções mais altas ajuda, mas ainda assim não muda o facto de terem sido feitos demasiados passos internos face ao preferivel.

A chatice é que o 288p já era 240p com barras por isso estamos a fazer um resize triplo; linedoubling -> downsized para 480i -> controlos de geometria a tirar as bordas. diferente de linedoubling bater certo com o output e os controlos de geometria serem um bónus. E depois tens os jogos bem convertidos para 50 Hz (na N64 são os jogos Nintendo é desde o Starfox 64, para a Sega é desde o NiGHTS (salvo erro) e Sony... chapéu (?) e third party ou é third party europeia (a psignosis nisso sempre teve boas conversões) ou está de chuva; bom mas os jogos bem convertidos tipicamente têm mesmo mais resolução e não estão a correr mais lentos. Mesmo tão tarde como com a PS2 estes problemas se metem (só a seguir ao FFX e Kingdom Hearts 1 a Square-Enix passou a fazer bem as conversões, por exemplo).

Não é um kit de imagem suberbo, o feedback é que 240p e 480i nativos parecem melhor nele do que 288p/576i mas não deixa de ser um kit capaz para o preço; nota que para 50 Hz suponho que estejas a pensar em consolas mais antigas, pré-componentes, e para isso terás de dar a volta do já falado sync stripper (comprado à parte ou assim). Escusado será dizer que 50 Hz é um aborto de formato para gaming e o melhor é moddar as consolas todas para output 60 Hz, ou investir nas versões NTSC dos jogos; felizmente em coisas tipo mega drive isso é simples e até tens modelos nacionais que já vinham com o switch 60 Hz (as Mega Game II).

Mas funciona, sim.
 
Última edição:
A placa do 1º link é a que recomendas-te, certo?

http://www.youtube.com/watch?v=PNl9M5TxGC8

I've made my choice!
Sim, é uma GBS-8220.

Também prefiro o método avançado porque não só é um módulo a menos (e um módulo que considero estupidamente caro para o que é) como as peças são baratissimas e o trabalho em si não é um bicho de 7 cabeças.

A nível de peças, a mais cara e a única que não arranjas em vão de escada é o sync stripper: LM1881n.
 
Bem finalmente comprei uma Wii,uma semana depois de comprar a Wii U!

Não há fome que não dê em fartura,e queria pedir a vossa ajuda para obter a melhor imagem possível na Wii.

Comprei o cabo de componentes da Nintendo e selecionei 480p,mas quando jogo jogos da Wii na WiiU a imagem fica a 576i,dizem que 480p é melhor,será que é mesmo?

É que pelo que vi não fiquei a achar isso.

Obrigado.
 
Back
Topo