Nintendo [Wii/WiiU] Qualidade de Imagem

Bem finalmente comprei uma Wii,uma semana depois de comprar a Wii U!

Não há fome que não dê em fartura,e queria pedir a vossa ajuda para obter a melhor imagem possível na Wii.

Comprei o cabo de componentes da Nintendo e selecionei 480p,mas quando jogo jogos da Wii na WiiU a imagem fica a 576i,dizem que 480p é melhor,será que é mesmo?

É que pelo que vi não fiquei a achar isso.
Depende.

480p significa 640x480 progressivos, ou seja, estamos a falar de full buffers; ou 307.200 pixeis por frame. significa também 30 ou 60 frames por segundo.

576i significa que estamos a falar do formato PAL, 720x576, mas interlaced significa que por frame na realidade é 720x288... 207.360 pixeis por frame. o jogo irá correr a 25 ou 50 frames.

Isto são meros supostos porque full buffers é raro, mas internamente 576i está a puxar mais pixeis sempre, a maior parte dos jogos PS2 corria a 512x448 e não às resoluções "ideais" que falamos, muitas razões para tal suceder, desde dificuldades de framerate ao facto de underscan ser viável, basicamente uma imagem com full buffers tipicamente sai cropped de uma TV analógica; como para estas consolas puxar pixeis era caro... toca a cortar na resolução efectiva. (especialmente na geração dos 32/64 e 128 bits).

Decerto já notaste que alguns jogos têm barras pretas a toda a volta na tua televisão, pois é que mantiveram a sua resolução nativa pensada para televisões americanas onde seria full screen ou praticamente full screen e adicionaram barras pretas para o centrarem, é por isso que eu falo em 240p e não em 288p; gráficos 2D 1:1 a 288p não existem ou estarias a criar "cenas" maiores; isto para RAM tão minuscula como a realidade das consolas de 8 e 16 bits era uma tarefa gigantesca estar a puxar mais pixeis de propósito para a versão PAL sem para isso ter mais RAM.

Pior, estes jogos usavam a RAM de video de sobra para armazenarem sprites e afins, por isso ao passo que numa N64, PS2 ou Gamecube (consolas 3D com OpenGL) alterar a resolução para 16:9 não é muito dificil, nestas consolas só ias ver glitches, onde o último pixel mostrado no ecrã acaba começa um desfile de sprites metidos ao lado da acção, para estarem carregados na RAM. é por isso que tantos jogos "portados" não mudam a resolução/draw distance 2D, não ousam mexer na forma como o jogo funciona internamente.

Outro problema é que os jogos PAL muitas vezes eram descompensados, 240p/480i corriam a 30 frames por segundo, pois em PAL normalmente corriam a 25, mas o "segundo" para o jogo tinha 30 frames na mesma, sobravam é 5 frames para o segundo seguinte. Isto significa que os jogos corriam 17.5% mais lento.

Isto é verdade para praticamente todos os jogos até à PS2, mesmo na PS2 o Kingdom Hearts 1 e o Final Fantasy X estavam mal convertidos, a Nintendo começou a compensar os jogos uns anos antes a partir do Starfox 64/Lylat Wars 64. (e alguns estudios europeus bons, como a Rareware e Psignosis acho que sempre tiveram mais cuidado em alterar a velocidade a que os jogos corriam)

Mas no global, 50 Hz é para fugir.

Na Gamecube e Xbox (e jogos mais tardios da PS2) era um não problema, mas se querias progressive scan e 30/60 frames por segundo... era 480p que tinhas de escolher/ter. Na Wii naturalmente só há um ou dois jogos dignos de menção que não estão optimizados para 50 Hz, assim de repente só me recordo do Madworld.

Na dreamcast estou agora na dúvida, mas creio que também não era um problema, estava à frente do seu tempo (99% dos jogos também dão em progressivo).


Em termos práticos na Wii é... o jogo tem muita acção ou é um first person shooter? 480p vão dar-lhe alguma fluidez extra, se não for um jogo com slowdown seu. Se for algo lento, tipo RPG ou zelda, então 576i podem ser vantajosos ao conferir-lhe mais resolução. Para quem não liga assim tanto a isso de andar sempre a mudar settings (o meu caso) bom, se calhar 480p, a maior parte foi optimizada para isso de qualquer forma.

Na Wii U 576i fazem mais sentido porque, não sei como funciona internamente, mas a consola ou está a fazer deinterlace ela (e o deinterlace de uma grafica é melhor do que o da maioria das televisões) ou então está a tirar o buffer total e não há deinterlace, por isso na prática é 576p (se bem me lembro nas PS3 com retrocompatibilidade era assim); a única concessão é 25 ou 50 frames como tecto.
 
Nah, a wiiu é é casmurra e com componentes só faz 576i.

Por hdmi já fica upscaled para 1080p.
Como eles lá a lambesgoia internamente, não sei (com a nintendo sinceramente já desisti). Sabes como eles são aparentemente contra adicionar features - para coisas puristas óptimo, a Wii chega a fazer 240p em virtual console NES e SNES o que num CRT te dá as scanlines gloriosas (e por componentes não dá imagem em 99,9% das televisões, doh), bom... Todos os jogos N64 na store bem podiam estar a correr em 16:9 anamórficos fácilmente com pequenos tweaks, também podiam ter a framerate desbloqueada (coisa que era uma adaptação tipicamente simples a nível de código)... E nope.

Hacks é coisa que a Nintendo não faz. Mexer em código com legacy também não; só se for para sair um enhanced remake.

Até modelos poligonais melhores podiam usar, ou pelo menos remover o LOD agressivo em character models do Ocarina of Time e do Mario 64 na Nintendo 64. De novo, nope.

O modo componentes parece ser um modo legacy puro, não mexem em nada ali (e cheira-me que se não fosse para fins de retrocompatibilidade e uso de cabos composite e scart RGB a consola nem o teria); hdmi é onde meteram as melhorias todas.


Mas é bem possível que o modo com upscale esteja a ir buscar o buffer read directo, e esse é progressivo de série; já tirei muitos framebuffer reads directos de 576i inclusivé e posso garantir que internamente é tudo progressivo.

Mas não meto as minhas mãos no fogo pela implementação, estamos a falar da Nintendo que nunca escreveu meia duzia de linhas de código para o comanbdo gamecube poder fazer algo no menu start da Wii, ou permitiu usar um comando clássico Wii em jogos Gamecube... Da mesma forma que jogos Wii actualmente não podem ser mapeados para o comando da Wii U. Mesmo os com suporte classic controller.
 
Última edição:
A televisão fica mesmo a 576i, logo progressivo no buffer ou não, muito bom não fica que já experimentei.

E sim a nintendo é duvidosa nestas coisas. Eu pelo menos teria feito de forma que desse para aproveitar os jogos de virtual console. Ok, na wii não pensaram no futuro eu sei, mas pelo menos na 3DS diria que já o estariam a fazer... e parece que não.
 
Sim, a dúvida é se o upscale para 1080p tem deinterlace ou se vai buscar a imagem 576p ao buffer e só faz o scaling.

O normal, seria a segunda e arrisco que deve ser, porque a nintendo é um pouco anal com o lag e deinterlace custuma requerer 33 ms (se cada frame tem 16.7 e para tirar uma completa é preciso duas... não é rocket science)


Deinterlace não tem razão de ser e ninguém se queixa de lag ali... Mas estamos a falar da Nintendo, às vezes parece que escreveram fizeram a coisa em cima do joelho, funcionou... Está fêto, nunca mais vou mexer naquela porção de código ainda quebro compatibilidade com algo!
 
Fiquei triste quando vi que a wiiu não faz output de full rgb por hdmi. A xbox 360 e ps3 fazem. As cores ficam todas acizentadas no meu monitor.
Alguém sabe de alguma solução? Acham que a nintendo vai fazer update em que adiciona suporte?
 
Só pode ser resolvido via update. Verifica se o monitor não suporta limited range, alguns com entradas HDMI têm esse tipo de opções, não muitos.
 
Têm entrada hdmi mas não suporta limited range porque ja testei escolher na grafica limited rgb e ele continou a usar como se o sinal fosse full rgb. No entanto o ecrã suporta YPbPr XD. Já tive a ver também no menu de fábrica e nada. O ecrã é o DELL S2440L.

Uma pequena solução é aumentar o contraste até não haver perda de tons brancos/pretos. Pus uma imagem de calibração no browser e aumentei o contraste até começar até começar a não distinguir os tons pretos.

Vocês com tvs/monitores 1080p deixam a WiiU fazer upscale ou a TV nos jogos 720p? A mim parece me igual.
 
Última edição:
Vocês com tvs/monitores 1080p deixam a WiiU fazer upscale ou a TV nos jogos 720p? A mim parece me igual.
Qualidade final está dependente do scaler do ecrã e os monitores não costumam ter bons scalers, são feitos para serem usados à resolução nativa e pouco mais por isso será melhor com a Wii U a completar esse passo... Bom, mas mesmo a ter resultados identicos, 1080p no output da fonte é teoricamente melhor, é que na Wii U essa conversão não adiciona lag nenhum (é um simples passo matemático com hardware dedicado, bom... dois, para ser mais preciso), a ser a TV ou monitor a fazê-lo pode adicionar lag, depende.


Sendo isso um monitor não deve adicionar lag, é preferivel mau scaling a lag num monitor, outra das razões para o post processing ser quase zero.


Ecrãs 1080p devem ter as consolas sempre que possivel a fazer output 1080p.
 
Boas pessoal, tenho uma duvida ao tipo de ligação da Wii U, comprei uma Wii U à dois dias liguei à minha TV LCD por cabo HDMI (o que vem com a consola), a minha TV já é antiga (2007) é apenas HD (máximo 1080i) a questão é se devo configurar a consola para os 1080i ou para os 720p, li em alguns fóruns que por vezes 1080i poderá ser pior do que 720p por ser 1080 pixeis interlacados.

É verdade, não é verdade, agradecia umas opiniões :wink:
 
Fiquei triste quando vi que a wiiu não faz output de full rgb por hdmi. A xbox 360 e ps3 fazem. As cores ficam todas acizentadas no meu monitor.
Alguém sabe de alguma solução? Acham que a nintendo vai fazer update em que adiciona suporte?

Também tenho este problema. Estou a tentar usar a Wii U no meu monitor e a qualidade de imagem é muito má pois a Wii U não suporta Full Range RGB e as cores aparecem deslavadas. O meu monitor é um Dell U2312HM e não encontro em lado nenhum uma opção para mudar o monitor para Limited Range RGB.

Também verifiquei no menu de fábrica e nada. Vou tentar o teu truque de mudar o contraste, mas isso não iria estar só a esconder os pretos e a deixar os brancos acinzentados na mesma?
 
Mais ou menos. A questão é que com o monitor a suportar limited range ele converte isso bem, de certa forma estarás a fazer o mesmo acho eu... mas talvez o @I_Eat_All te saiba responder melhor.

O @fredgido acho que simplesmente se habituou à situação.
 
Comprei no mês passado um monitor de gaming 144hz XL2411 que suporta RGB limitado.
a7275d4886.jpg
 
Boa tarde companheiros.

Comprei hoje uma WII para a esposa (2ª mão), contudo deparo-me que a Wii apenas tem ligação SCART e a minha TV só HDMI.

Como poderei resolver a situação? Já vi que existe uns adaptadores Wii2HDMI?


Alguém me poderá ajudar?

Com os melhores cumprimentos
Bruno Rodrigues
 
Boa tarde companheiros.

Comprei hoje uma WII para a esposa (2ª mão), contudo deparo-me que a Wii apenas tem ligação SCART e a minha TV só HDMI.

Como poderei resolver a situação? Já vi que existe uns adaptadores Wii2HDMI?


Alguém me poderá ajudar?

Com os melhores cumprimentos
Bruno Rodrigues

a tv não tem entrada componentes? se tiver mais vale comprares um cabo desses para wii e ficas com melhor qualidade de imagem.
 
Back
Topo