Artigo Wiimote no PC

UrbanRider

Power Member
Como podem ver pelo no nome do tópico vou explicar como usar o Wiimote (comando da Nintendo Wii) no PC como rato para mover o cursor e atribuir as devidas funções aos botões do Wiimote, tais como Click do rato (direito e esquerdo) setas direccionais, etc.
<
Para tal vão ser necessário:

Hardware:
:arrow: Wiimote
:arrow: Sensor bar
:arrow: PC
:arrow: Bluetooth

Software:
:arrow: GlovePIE
:arrow: BlueSoleil (há que utilize outro software de management bluethoot, mas eu uso este)



Teoria:

Sincronizar o comando com o PC por Bluetooth, e com o GlovePIE usar/criar scripts que façam determinadas acções por meio do Wiimote.

A Sensor bar serve para o comando saber as coordenadas para onde está a apontar (neste caso o monitor do PC)

Vídeo demostrativo AQUI.

Que fazer caso não ter uma Sensor bar?
Fácil, fazer uma Sensor bar ou utilizar 2 velas.​

Duas velas?
Sim, o que a Sensor bar faz é emitir luz Infra-Vermelha que nos humanos não conseguimos ver, mas o Wiimote consgue.​

Como faço então uma sensor bar?
Para tal basta utilizar 2 Leds infra-vermelhos e liga lo a uma fonte eléctrica (por exemplo pilhas), a uma distancia um do outro de +- 1 palmo.
Aqui ficam fotos de uma que fiz.
Onde coloco a Sensor bar?
A Sensor bar deve ser colocado sobre ou sob o monitor em questão, alinhado com o centro.​

Posso utilizar a Sensor bar da Wii?

Sim, mas atenção que para a Sensor bar funcionar a Wii tem de estar ligada.​



Vamos ao que interessa!

1- Instalar o Bluesoleil

2- Abrir o Bluesoleil, carregar nos botões 1 e 2 do Wiimote ao mesmo tempo e enquanto as luzes do Wiimote piscam fazer a pesquisa Bluethoot com o Bluesoleil.

3- Quando encontrado o Wiimote carregar de novo no 1 e 2 ao mesmo tempo e quando as luzes piscam clicka (no Bluesoleil) com o lado direito e ligar ao comando:
ligarwh8.jpg

4- Instalar o GlovePIE

5- Correr o GlovePIE e abrir o script chamado "IRMouse.PIE"

6- Carregar em "Run"

7- Apontar para o monitor (que em cima ou em baixo tem a Sensor bar), para mexer o cursor, usando botão A como click esquerdo e o B como click direito.

8- Deixar aqui no forum como é controlar o cursor com o Wiimote :002:


P.S.:
É possível fazer o download de mais scripts com outras funções para o GlovePIE, ou até programar um script.
Para que quiser programar aqui fica uma ajudinha. Não é assim tão dificil como aparenta, até é bem simples.
A versão trial do Bluesoleil dá para este exemplo, contudo é limitado a 5Mb de transmissão de dados a partir daí a trial deixa de funcionar, para tal não acontecer recomendo a compra da aplicação ;)

Já está, não doeu nada :) :007:
 
Última edição:
Comprei um dongle BT hoje, Canyon (8 euritos) ja trazia o BLueSoleil e tudo! :P Tou a usar o sensor bar da Wii, deu logo á primeira. Só tou com problemas em calibrar o wiimote, nao consigo aceder ao canto superior direito do monitor. Algum conselho?
 
o bluesoleil serve apenas para fazer a ligação do wiimote ao pc ou faz mais alguma coisa em especial? se usar outro controlador bt não vai dar ao mesmo?

curti foi das aplicações do wiimote como headtracking e multifinger ;)
 
encontrei este programa muito interessante para controlar o rato so com os sensores de movimento. Para minha surpresa funciona muito bem mesmo, quase tao bem como o pointer. Escusado será dizer que nao é preciso a barra de sensores :P

WiinRemote
 
O meu wiimote nao faz nada

boas,
O meu wiimote não faz nada. :(

Estou a tentar instalar o wiimote, e consigo instalar e ficar ligado ao portátil (pelo menos diz que está ligado, e as luzes do wiimote ficam sempre a piscar), depois abro o programa GlovePIE e abro o ficheiro IRmouse.PIE, coloco o sensor bar a frente do monitor e connectado à WII (ligada). Quando faço o Run no GlovePIE com o ficheiro, e mexo o WIImote nao faz nada (sei qeu se tivermos muito perto não funciona, tentei afastado e nada), já experimentei com outros ficheiros no GlovePIE, já experimentei com o WiinRemote (este detecta, mas depois não faz nada). estou a desesperar e não consigo.

Tenho Windows Vista Premium, e um portátil Asus M50Sv

Alguem me pode ajudar?

Cumps
 
depois de ler isto fiquei mesmo com vontade de comprar o wiimote :D
estou é um pouco com medo, a instalação parece ser muito fácil, mas todas as funções do wiimote para a wii ficam disponíveis para o pc logo após concluir este tuto?
não é assim tão fácil né?
por exemplo se eu quiser jogar um fps posso dar exemplo counter strike que toda a gente conhece e pronto se quiser que quando mexa o wii mote para a direita que o boneco com que estou a jogar se vire pa direita, ele vira??? isto não é configuraçoes automaticas não é? já é que sejamos nos a fazer o script para tal certo?
 
Também fiquei com uma certa vontade de comprar um wii mote,para jogar no Dolphin,tenho as mesmas duvidas que o pulups.
 
desculpa-me mas sabes-me dizer de algum programa idêntico ao bluesoleil? estou a tentar ligar o wiimote ao pc e não estou a conseguir e ainda por cima o programa não é gratis! conheces alguns outros que não te importes de nomear?
 
Back
Topo