Wikipedia

YoZ

Power Member
Boas, antes de mais queria saber se este é o topico certo para pedir ajuda nisto.

O caso é que eu escrevi um artigo sobre uma pessoa (com o concentimento da mesma) e apos clickar em salvar, apareceu um aviso assim:

Esta página foi proposta para eliminação rápida. 20.1 - Desde que não seja o próprio proponente a eliminar o artigo.20.2 - Confirmar no histórico se existem versões anteriores válidas.20.3 - Em caso de dúvida sobre a validade do conteúdo, ou do título caso haja artigos afluentes, encaminhar a página para eliminação por votação em Páginas para eliminar. Eu gostava de saber o que tenho que alterar.. Pois tive a ver o topico de lixo e improprio e nao tem nada do que la consta.. ja tive a procurar mas nao encontro nada que seja ofensivo/viole qualquer regra..

Abraco e Obrigado
 
Boas, antes de mais queria saber se este é o topico certo para pedir ajuda nisto.

O caso é que eu escrevi um artigo sobre uma pessoa (com o concentimento da mesma) e apos clickar em salvar, apareceu um aviso assim:

Esta página foi proposta para eliminação rápida.20.1 - Desde que não seja o próprio proponente a eliminar o artigo.20.2 - Confirmar no histórico se existem versões anteriores válidas.20.3 - Em caso de dúvida sobre a validade do conteúdo, ou do título caso haja artigos afluentes, encaminhar a página para eliminação por votação em Páginas para eliminar. Eu gostava de saber o que tenho que alterar.. Pois tive a ver o topico de lixo e improprio e nao tem nada do que la consta.. ja tive a procurar mas nao encontro nada que seja ofensivo/viole qualquer regra..

Abraco e Obrigado

Acho que isto é bastante elucidativo da razão porque o artigo encaixa no perfil de lixo
 
Nao, por acaso aqui nao escrevi sinais, mas la tem, e estão correctos..
Nao da pa ver pois aparece essa informação! Eu gostaria de saber como contactar o "revisor" para perguntar o que tenho que modificar para poder "publicar"
 
Se nao conheces nao chames ze ninguem, certo?
Alem disso foi ele que me pediu, pois existem centenas de pessoas que estao na wikipedia. .Digamos que "tambem quer".. E eu faco-lhe o favor..
Se nao tens como ajudar, nao mandes bitaites desnecessarios...
Obrigad a quem respondeu..
 
http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Notability_(people)
A não ser que seja alguém notável ou que tenha razão para lá constar, não é por estar lá muita gente que não te vão apagar a página...

Tens lá muito para ler e não sei bem como funciona mas eles vão apagando artigos sem relevancia, etc. Se não toda a gente tinha o "seu" espaço pessoal na wikipedia :p, uma pessoa não vai pra wikipedia simplesmente porque "também quer" ... tu também não apareces numa enciclopédia qualquer que compres por aí porque também queres, é suposto teres feito algo de relevo para lá constares :p
Não digo que não possas ter razão pois nem dizes pra quem criaste a página mas têm que obdecer a uma série de regras para que não acabe por ser apagada passado uns tempos...
 
O caso da Wikipédia "Lusófona" tem que se lhe diga, mas não me quero alongar por este caminho.

Só para dar uns toques:
As regras que regem a PT.Wikipedia não são necessáriamete as mesmas que as que regem a EN.Wikipedia ou outras a que estejam habituados. Uma diferença grande é o caso dos ficheiros que se fazem upload, a EN.Wikipedia permite o fair use, a PT.wikipedia não (ou pelo menos até há uns tempos era assim);

Antes de submeter um artigo é bom perceber como é que a comunidade funciona. Para isso, vejam sempre os portais comunitários. É a partir destes que conseguem ter uma ideia das linhas de orientação que a comunidade pede que sejam seguidas.

Há algum tempo vi uma questão neste portal comunitário que tinha bastantes semelhanças com a desta thread: É elegível fazer uma página sobre uma pessoa? A resposta veio (se não estou em erro) de um dos Administradores, que dizia que apenas sería elegível como artigo enciclopédico se a pessoa fosse reconhecida. É verdade que não há grande forma de quantificar o reconhecimento, mas também não me aprece que eles tenham outra melhor forma para filtrar.

Deixo aqui uns links que podem esclarecer algumas coisas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Verificabilidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Livro_de_estilo/Como_escrever_um_bom_artigo
 
Se nao conheces nao chames ze ninguem, certo?

Desculpa, és alguém conhecido (ou melhor a pessoa sobre a qual escreveste)? Eu sou um zé-ninguem, qual é o problema? Não quer dizer que seja uma pessoa reles, simplesmente não sou conhecido nem tive algum contributo relevante para a sociedade em geral.
A Wikipedia é uma enciclopedia, não é um sitio para se criarem páginas pessoais de pessoas comuns que ninguém conhece nem alguma vez vai conhecer.

A resposta veio (se não estou em erro) de um dos Administradores, que dizia que apenas sería elegível como artigo enciclopédico se a pessoa fosse reconhecida.
Como é obvio, não devia ser preciso alguém ter que o dizer.

1. Os artigos deverão conter somente material que tenha sido publicado em fonte reputada.
2. Os usuários que adicionem novo material deverão citar uma fonte reputada. Se tal não acontecer, qualquer editor poderá remover o material introduzido.
3. A obrigação de providenciar uma fonte reputada cabe ao editor que deseje introduzir novo material e não aos editores que desejem remover esse mesmo material.
Marchaste logo no primeiro (a não ser que a pessoa seja "famosa"). Temos pena.
 
Última edição:
Por acaso até é conhecido.. É um investigador cientifico e escritor.. E se achas que um livro que vende 3milhoes e meio é pouco, tão devemos ter conceitos diferentes..
Chama-se Rodrigues de Carvalho.. Mas logicamente não aparece no google.. ou deve aparecer muitas paginas atras..
Ele viu outro escritor na wikipedia e entao pediu-m para ver se o "metia", eu decidi escrever um artigo sobre ele..mas secalhar foi por isso.. mas não é com intencao de o promover..
 
Última edição:
Por acaso até é conhecido.. É um investigador cientifico e escritor.. E se achas que um livro que vende 3milhoes e meio é pouco, tão devemos ter conceitos diferentes..

Se ele é reconhecível tenta contactar alguém da pt.wikipedia e explica a situação.
Logo serão capazes de te esclarecer.
 
Back
Topo