WiMax aprovado pelo IEEE

greven

Folding Artist
2238-wimax.jpg


Basically WiMax, but deemed ‘mobile’ because is lets users travel between base stations
without breaking signal, Mobile WiMax is expected to battle it out with 3G providers and even eventually wired ISPs for our on the go high speed broadband affection.

It hasn’t been a short journey to respectability though, original discussions began way back in December 2002 and some 12 drafts and 900 contributed documents were required before hands we shaken and backs heartily slapped. A whopping 684 pages spells out every detail of Mobile WiMax and all so we punters can watch a device in action and say “cooooool”.

Now IEEE approval isn’t mandatory for a technology to come to market, but it does give it greater acceptability which is often seen as vital when trying to garner fledgling support. Consequently, we can expect to see mass production of 802.16e (as it is also known) devices early next year, with market availability perhaps a smidgen prior to 2007.

Developers call Mobile WiMax a giant leap towards: “AOE” (Anywhere on Earth) Internet access. So I think I speak for every geek on Earth when I say: Top Banana!

Fonte: http://trustedreviews.com/article.aspx?art=2238

Link: http://www.wimax.com/


Top Banana! :D
 
isto do wimax ainda me vai dar uma carga de trabalhos.. tenho um prof meu que quer que faça uma simulação acerca disto... :P

mas é sempre bom haver evoluçao :)
 
tou para ver um gajo com massa trás o wimax de espanha e arrasa com sapos, netcabos, e outro tipo de ISP que só nos comem olhos e ai sim quero ver se as coisas não entram na "linha"!

P.S.: Eu cada vez que vejo o anuncio da netcabo ter sido o melhor ISP, premiada pela PC guia que ainda por cima aclamam ser a melhor revista da especialidade só me dá vontade de :puke:
 
Considerando que cada célula pode ter no máximo 16Km de raio (32Km para links de baixo uso), a coisa está a ficar um pouco confusa na maior parte das empresas de telecomunicações.

Imaginem a ligação da Clix da central à vossa casa ser em WiMax, escusavam de usar linhas telefónicas. Era o sonho de qq ISP sem infra-estrutura e de qq gajo com aspirações anti-PT.
 
ptzs disse:
Considerando que cada célula pode ter no máximo 16Km de raio (32Km para links de baixo uso), a coisa está a ficar um pouco confusa na maior parte das empresas de telecomunicações.

Imaginem a ligação da Clix da central à vossa casa ser em WiMax, escusavam de usar linhas telefónicas. Era o sonho de qq ISP sem infra-estrutura e de qq gajo com aspirações anti-PT.

E por exemplo de uma empresa como a TELE2 para penetrar no mercado português de internet por Banda Larga sem demasiados entraves físicos, isto é, estar dependente da PT, porque da ANACOM está-se sempre dependente...
 
timber disse:
Por algum motivo o mercado dos telemóveis foi onde a concorrência pegou melhor


Exacto. E só não temos 4 ou 5 operadoras por o estado/Anacom não deixaram. Lembro-me que a Oni queria entrar na corrida com a Oniway (salvo erro).
 
A OniWay estourou basicamente por culpa do hype/preços da 3G... Conheço um gajo que trabalhou lá. Tinham armazéns cheios de 7650 para lançar aquilo. Ele ainda ficou com um... Era equivalente a um N70 agora.
 
Houve muita gente a ficar com bom material (de escritório, comunicações, informático)
à pala da oniway ter ido à vida.

Sobre o WImax, bem venha. Pode fazer com que haja concorrência mas depois as coisas estabilizam entre todos os concorrentes como o têm feito até agora, basta reparar no que aconteceu na internet 3G.
 
Com os preços da net 3G a descer tou a ver a vida dificil para a wimax, já k por essa altura o 3G ja deve cobrir a maior parte da população para alem de ser mais user friendly.
 
Back
Topo