WiMAX

Fredv82

Power Member
Quem conhece o WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access)?

O que tem a dizer sobre esta tecnologia?

Acham que vai ser o futuro nas redes sem fios?

força nessas teclas :002:
 
Quem conhece o WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access)?

O que tem a dizer sobre esta tecnologia?

Acham que vai ser o futuro nas redes sem fios?

força nessas teclas :002:

Depende de quanto vão baixar os preços dos equipamentos WiMax...

Ou seja, se alguma operadora.. tipo Sapo ou Clix apostar nisso, os preços baixam.

Se nenhuma grande empresa apostar nisso... vai ficar como muitos outros "grandes" projectos que ninguem ouviu falar...

e estes são os meus 2 centimos.
 
mas achas que as empresas vao apostar, ou deviam apostar nisso?
pelo que procurei e vi pela net acho que era uma mais valia para os utilizadores...
 
Boas, O wimax é a nova tecnologia sem fios já existentes em diversos paises como dinamarca, holanda e etc..
Em Portugal sei que existe uma operadora para além da PT que já tem planos para instalar uma rede WiMax, é a RedVo. Aliás é uma operadora que pretendia apostar no WiMax para a disponibilização de serviços de dados. Contudo isto foi há uns meses e desde então não ouvi falar mais neles.
Caso pretendam, saber mais sobre o WiMax vão ver o WiMax forum que tem os fabricantes acreditados ou vejam a versão Sul-Coreana da qual o WiMax "descende" o WiBro.
 
PT e RedVo à espera da ANACOM

Exactamente. Os interessados são a PT e a RedVo, mas as licenças ainda não foram atribuídas, apesar de estarem em testes à mais de 2 anos e terem requerido essa autorização à ANACOM, mas até agora nada.

Podem ver a intenção de partir rapidamente para essa tecnologia, por parte da RedVo, que disponibiliza os seus serviços através da linha da PT e que ainda não lhe foi dada autorização para aplicar o WiMax. Tem o site a ser remodelado e a ANACOM tarda em dar essa autorização para utilizar esta tecnologia, para além da fase de testes, que por sinal correu muito bem e dá-lhes enormes expectativas.

Uma tecnologia parecida na forma como expande o seu sinal e da forma que os clientes o recebem pertence à ARTelecom da SGCTelecom e designa-se de Tmax. Está a ter enorme sucesso na zona urbana de Lisboa e penso que também no Porto, até porque disponibiliza o serviço de triple-play de telefone, televisão e internet a preços competitivos e com enorme nível de eficiência a nível da velocidade anunciada e baixa latência, uma vez que lhes permite introduzir uma excelente largura de banda na rede sem fios das suas antenas.

Claro que se uma grande operadora começar a comercializar o serviço, os custos dos equipamentos baixarão rapidamente e aí poderemos adquirir estes equipamentos para usufruir de um melhor serviço e a um preço mais competitivo.
 
Back
Topo