1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

WiMAX

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Zar0n, 20 de Setembro de 2007. (Respostas: 26; Visualizações: 3616)

  1. Zar0n

    Zar0n Power Member

    [​IMG]

    Abro este tópico para discutir as possibilidades desta tecnologia que vai entrar no mercado dentro em breve.
    Aki ficam as minhas possibilidades para discussão:

    Aparelhos moveis allways-online (Skype/MSN) <-- Fim das SMS, pagar por minuto.
    Comunicação móvel via VoIP <-- Fim das operadoras moveis passam a ser ISP's.
    As operadoras telefónicas perdem a ultima milha/Km <-- Fim da ADSL
    Largura de banda suficiente para VOD de conteudos HD <-- Fim de formatos fisicos (DVD,HD DVD, Blu-ray)
    Largura de banda para stream de HDTV <-- Fim de operadores de TV cabo
    Cloud apps <-- Fim de aplicações instaladas no cliente (Office,PS) para aplicações na web como Google Docs & Spreadsheets

    Qua acham? :)
     
    Última edição: 20 de Outubro de 2007
  2. blastarr

    blastarr Power Member

    Largura de banda para HDTV com 14Mbit/s ? Uh..., no.
    Isso é menos do que o 802.11g, e apenas se consegue essa taxa em situações óptimas (junto às torres de transmissão...).
    Além disso, quem controla as redes de telemóveis não vai simplesmente abandonar o -lucrativo- modelo de facturação actual apenas porque há uma nova tecnologia, sobretudo depois de gastar milhares de milhões no upgrade das redes para 3G aínda sem retorno significativo.
    "Bureaucratic Resistance".


    Só vai compensar mudar para os operadores estabelecidos quando o volume de tráfego de internet móvel for comparável ao de chamadas e de sms em termos de lucros, o que está aínda muito, muito longe de acontecer.
     
  3. Zar0n

    Zar0n Power Member

    É possivel transmitir 720p com 14Mbit/s n podes é usar Mpeg2 tem k ser um codec mais evoluido.
    Ex. 14Mbit/s dá para [email protected] H.264 main profile e os filmes nem são a 30FPS

    Eu axo k simplesmente n vão ter escolha, ora pensa com a proliferação de smartfones com Skype ou outro tipo de VoIP quem é k vai usar chamadas por minuto quando ficam mt mais caras?
     
    Última edição: 20 de Setembro de 2007
  4. blastarr

    blastarr Power Member

    Esse codec baseado em MPEG 4/DVB-H já é usado actualmente em 3G, mas o problema não é tanto a largura de banda máxima.
    É antes a fiabilidade sustentada da ligação -QoS- e a concentração de acessos (muita gente numa só zona de cobertura; já todos sabemos o problema que é mandar uma simples sms de poucos bytes durante certas épocas do ano -fim de ano, etc- em muitos locais urbanos).

    E quem é que vai usar WiMax se não houver cobertura ?
    "The chicken or the egg ?"

    Sim, não terão escolha, mas a implantação razoável do serviço pode arrastar-se não por anos, mas por décadas, precisamente por causa da "resistência" dos oligarcas das telecomunicações tradicionais.
     
  5. Zar0n

    Zar0n Power Member

    Sem duvida k a quantidade de utilizadores pode ser um problema, e para se tornar uma ligação tão fiavel como ADSL/CABO (mesmo estes n são grandes exemplos de fiabilidade) tem k sem implementado QoS, que segundo o que li já é bastante mais avançado que o usado no UMTS.

    E podem começar por oferecer algo como 8Mbit/s "sem limites" (susceptíveis a redução durante peak hours)

    N há problema quando n tiveres cobertura WiMax passas a 3G, mais k suficiente para VoIP, navegação na net.
    Decadas? Penso k até ao fim desta década já deves ter o serviço disponível nas grandes cidades, vê o tempo k demorou o 3G, o WiMax certamente será ainda mais rápido já que deve usar as mesmas antenas.
     
  6. JAFoNEXUS

    JAFoNEXUS Power Member

    Substituir o adsl???

    No way, e as latências !?!
     
  7. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Duvido que o ADSL morra, é mais barato que isso e atinge velocidades superiores, tudo bem que é junto da central, mas o wimax também só tens 14 mbps junto da antena...

    Depois latência de sinal wired é muito melhor, alem de estabilidade da ligação e tens 1 linha dedicada entre a central e nós, enquanto wimax vai ser partilhado por "n" utilizadores.

    Será uma solução eficaz para locais distantes, onde o ADSL é de má qualidade, mas obviamente o wimax vai aparecer primeiro nos grandes centros...

    Sobre VOD, preferes pagar 2-4 € por cada vez que queres ver um filme ou pagar 20-30 € (ou até menos se procurar bem e apanhar bargains :D) e ter um disco que dure uns 10-15 anos e podes ver milhentas vezes? No máximo pode acabar com os videoclubes clássicos, se bem que nada como ir alugar um DVD, ver e rever durante os 2 dias típicos que estoirar largura de banda para cada vez que quero ver o VOD. E depois como vai ser fazer backup de filmes pessoais, bem como dados sem suportes físicos?

    E HDTV está prestes a arrancar a TDT ;)
     
    Última edição: 20 de Setembro de 2007
  8. Zar0n

    Zar0n Power Member

    Junto à antena tens 70Mbps, agr mais reais com vários utilizadores é 10Mbps a 10Km, a ADSL nem a metade da distancia chega.

    Tb existe opção com antena externa (no telhado por ex.) k permite maiores distancias e/ou velocidade.

    Quanto a latência sim pode ser um problema em jogos on-line principalmente FPS, se bem k ás x vejo ppl corajoso a jogar CS com vodafone 3G k é bem pior. :-D

    O pior da ADSL é mesmo o aluguer da linha telefónica k és obrigado a ter, sendo assim pode ficar mais barato e cómodo ter WiMax.
    Se bem k já há ADSL2+ de 24Mbps que se for implementada pelos ISP's pode fornecer bastante concorrência ao WiMax, mas os custos de implementação tb n devem ser baratos.

    Lá por ser VOD n quer dizer k seja aluguer, quando compras filmes por ex. no D2D são teus e só pagas 1 x, claro k tb há serviços de aluguer mas são independentes.
     
  9. Zar0n

    Zar0n Power Member

    1º Teste da rede WiMAX que deve ficar operacional na primavera de 2008:

    Usaram 4 torres (cobrindo 1.5 KM) e dps foi testada com vários laptops e telemóveis.

    [​IMG]

    A velocidade máxima foi a volta dos 400KB/s Down, 200KB/s UP e n encontraram lag a navegar pela web.
     
    Última edição: 13 de Outubro de 2007
  10. ptzs

    ptzs Power Member

    As cloud-networks são uma realidade já hoje, embora em ponto pequeno.

    Em relação ao ADSL e Fibra desaparecer tenho sérias dúvidas, como se viu com WiFi B e G a teoria é uma coisa a prática é outra, ter dados a voar pelo ar em quantidades astronómicas só amplifica o problema. Pode ser uma alternativa, mas nunca um substituto. Pelo menos por enquanto.

    A grande revolução vai ser poder pôr uma torre de WiMax numa aldeia qualquer nos montes e todos de repente têm banda larga, ao contrario de hoje em dia em que apenas existe nas cidades com qualidade/preço aceitavel.
     
  11. Sumerset

    Sumerset Power Member

    sem duvida que o wimax e uma tecnologia inovadora, no entanto vai levantar bastantes problemas para empresas ja implantadas e para a industria das telecomunicaçoes.

    E extremamente dificil uma empresa implantada no mercado, modificar o produto que vende (tipicamente chamadas, sms e acesso a dados) para passar a vender apenas acessos.

    As proprias empresas de telemoveis deverao ter mais problemas por razoes simples, ate agora elas desenvolviam tecnologias e vendiam-nas aos preços que queriam, em conformidade com os preços de investigaçao necessarios para desenvolver essas mesmas tecnologias.

    A meu ver o mercado consumidor esta preparado para aceitar a tecnologia wimax, mas as empresas nao, nem me acredito que existam muitas a querer investir imediatamente nela pela razao de ainda existirem custos a pagar das tecnologias existentes, e esta mesma vir trazer algo que vai inovar demasiado na maneira como as empresas estao organizadas.
     
  12. blastarr

    blastarr Power Member

    O WiMAX baseia-se actualmente em frequências ultra-elevadas (2 a 10GHz e 11 a 66GHz).
    Não sei se o espectro que a TV terrestre analógica vai deixar livre dentro de poucos anos abaixo dos 800MHz não seria uma alternativa muito mais capaz (tem mais potência para ultrapassar obstáculos densos e até seria possível reutilizar as antenas já existentes) e "low-cost" para ter banda larga sem fios generalizada...
     
  13. [knap]

    [knap] Power Member

    Para "primeiro" teste não está mal mas acho que para ser uma solução viável tem de ter pelo menos 3X mais velocidade.
     
  14. Zar0n

    Zar0n Power Member

    Na verdade isso n é limitação da tecnologia era possível ter WiMAX nos 700Mhz, aliás existe o rumor k o Google vai comprar essa frequência para dps "oferecer" Internet suportada por publicidade :)
     
  15. JuSt_Me_AnD_yOu

    JuSt_Me_AnD_yOu What is folding?

    Segundo me lembro no primeiro encontro nacional de estudantes de eng electrotecnica o homem que la foi da UBI falou que tavam em testes em castelo branco e já tinha um plano feito de cobertura la do distrito com 15 antenas de não me engano
     
  16. J[PT]

    J[PT] Power Member

    Yups, eu estive nessa conferencia... e é uma realidade em Castelo Branco. Já estão 6 antenas implementadas e em fase de teste.
     
  17. metralha761

    metralha761 1st Folding then Sex

    As ligações wireless sao mt sujeitas a instabilidade.

    Basta um grande fluxo inesperado para teres problemas de net, e quando existe largura de banda partilhada, principalmente wireless, é mt facil acontecer.

    Penso q o futuro esta em ter internet fixa e movel, sendo a fica, quase 10x mais rapida q a movel.

    Uma ligação optica com 1 Gbs, para quando um sistema wireless a estas velocidades?

    Depois, antes de ser implementado a massificação VoIP, ainda existe um grande problema a resolver, o IPv6, sem isto esqueçam o VoIP massificado.
     
  18. blastarr

    blastarr Power Member

    Não.
    Os "700MHz" não são uma só frequência, mas sim uma gama delas que é entrecortada por "white spaces" e canais regulados pelos militares e outras agências americanas.
    É isso que o Google quer complementar com as novas frequências.
    O Google bem gostaria de comprar alguns blocos, mas duvido que consiga competir com as outras incumbentes na questão da interoperabilidade/QoS das redes.
    http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2007/08/15/AR2007081502128.html

    E essas frequências variam de país para país, de estado para estado, etc.
    É simplesmente demasiado complicado aplicar o modelo do acesso suportado por publicidade sem ter uma rede de canais consistente e bem definida, como a dos canais das redes de TV analógica, cujo espectro é bem delimitado dentro das complicadas regulamentações existentes.
     
  19. Última edição: 18 de Outubro de 2007
  20. JuSt_Me_AnD_yOu

    JuSt_Me_AnD_yOu What is folding?

    Ca a terrinha acho que não pode ser considerado grande exemplo pois devido a ser uma cidade muito pequena facilmente e coberta por uma ou duas antenas.
    Gostava de ser isto realmente a prova em grandes cidades com bastantes obstaculos. Ai é que se podera ver se realmente o Wimax será uma solução boa

    Pois realmente S. João da Madeira esta a oferecer a tds as pessoas da cidade ligação a internet gratuita atraves do sistema Wimax
    http://www.oregional.pt/index.asp?idEdicao=285&id=8224&idSeccao=2771&Action=noticia
    Abrange a cidade td e como esta e muitoooooooo grande as freguesias vizinhas tambem estão
     
    Última edição pelo moderador: 5 de Março de 2008

Partilhar esta Página