WiMAX

Zar0n

Power Member
wimaxspeed.jpg


Abro este tópico para discutir as possibilidades desta tecnologia que vai entrar no mercado dentro em breve.
Aki ficam as minhas possibilidades para discussão:

Aparelhos moveis allways-online (Skype/MSN) <-- Fim das SMS, pagar por minuto.
Comunicação móvel via VoIP <-- Fim das operadoras moveis passam a ser ISP's.
As operadoras telefónicas perdem a ultima milha/Km <-- Fim da ADSL
Largura de banda suficiente para VOD de conteudos HD <-- Fim de formatos fisicos (DVD,HD DVD, Blu-ray)
Largura de banda para stream de HDTV <-- Fim de operadores de TV cabo
Cloud apps <-- Fim de aplicações instaladas no cliente (Office,PS) para aplicações na web como Google Docs & Spreadsheets

Qua acham? :)
 
Última edição:
echopeak.gif


wimaxspeed.gif


Abro este tópico para discutir as possibilidades desta tecnologia que vai entrar no mercado dentro em breve.
Aki ficam as minhas possibilidades para discussão:

Aparelhos moveis allways-online (Skype/MSN) <- Fim das SMS, pagar por minuto.
Comunicação móvel via VoIP <- Fim das operadoras moveis passam a ser ISP's.
As operadoras telefónicas perdem a ultima milha/Km <- Fim da ADSL
Largura de banda suficiente para VOD de conteudos HD <- Fim de formatos fisicos (DVD,HD DVD, Blu-ray)
Largura de banda para stream de HDTV <- Fim de operadores de TV cabo
Cloud apps <- Fim de aplicações instaladas no cliente (Office,PS) para aplicações na web como Google Docs & Spreadsheets

Qua acham? :)

Largura de banda para HDTV com 14Mbit/s ? Uh..., no.
Isso é menos do que o 802.11g, e apenas se consegue essa taxa em situações óptimas (junto às torres de transmissão...).
Além disso, quem controla as redes de telemóveis não vai simplesmente abandonar o -lucrativo- modelo de facturação actual apenas porque há uma nova tecnologia, sobretudo depois de gastar milhares de milhões no upgrade das redes para 3G aínda sem retorno significativo.
"Bureaucratic Resistance".


Só vai compensar mudar para os operadores estabelecidos quando o volume de tráfego de internet móvel for comparável ao de chamadas e de sms em termos de lucros, o que está aínda muito, muito longe de acontecer.
 
Largura de banda para HDTV com 14Mbit/s ? Uh..., no.

É possivel transmitir 720p com 14Mbit/s n podes é usar Mpeg2 tem k ser um codec mais evoluido.
Ex. 14Mbit/s dá para 1280x720@30 H.264 main profile e os filmes nem são a 30FPS

Só vai compensar mudar para os operadores estabelecidos quando o volume de tráfego de internet móvel for comparável ao de chamadas e de sms em termos de lucros, o que está aínda muito, muito longe de acontecer.

Eu axo k simplesmente n vão ter escolha, ora pensa com a proliferação de smartfones com Skype ou outro tipo de VoIP quem é k vai usar chamadas por minuto quando ficam mt mais caras?
 
Última edição:
É possivel transmitir 720p com 14Mbit/s n podes é usar Mpeg2 tem k ser um codec mais evoluido.

Esse codec baseado em MPEG 4/DVB-H já é usado actualmente em 3G, mas o problema não é tanto a largura de banda máxima.
É antes a fiabilidade sustentada da ligação -QoS- e a concentração de acessos (muita gente numa só zona de cobertura; já todos sabemos o problema que é mandar uma simples sms de poucos bytes durante certas épocas do ano -fim de ano, etc- em muitos locais urbanos).

Eu axo k simplesmente n vão ter escolha, ora pensa com a proliferação de smartfones com Skype ou outro tipo de VoIP quem é k vai usar chamadas por minuto quando ficam mt mais caras?

E quem é que vai usar WiMax se não houver cobertura ?
"The chicken or the egg ?"

Sim, não terão escolha, mas a implantação razoável do serviço pode arrastar-se não por anos, mas por décadas, precisamente por causa da "resistência" dos oligarcas das telecomunicações tradicionais.
 
Esse codec baseado em MPEG 4/DVB-H já é usado actualmente em 3G, mas o problema não é tanto a largura de banda máxima.
É antes a fiabilidade sustentada da ligação -QoS- e a concentração de acessos (muita gente numa só zona de cobertura; já todos sabemos o problema que é mandar uma simples sms de poucos bytes durante certas épocas do ano -fim de ano, etc- em muitos locais urbanos).

Sem duvida k a quantidade de utilizadores pode ser um problema, e para se tornar uma ligação tão fiavel como ADSL/CABO (mesmo estes n são grandes exemplos de fiabilidade) tem k sem implementado QoS, que segundo o que li já é bastante mais avançado que o usado no UMTS.

E podem começar por oferecer algo como 8Mbit/s "sem limites" (susceptíveis a redução durante peak hours)

E quem é que vai usar WiMax se não houver cobertura ?
"The chicken or the egg ?"

Sim, não terão escolha, mas a implantação razoável do serviço pode arrastar-se não por anos, mas por décadas, precisamente por causa da "resistência" dos oligarcas das telecomunicações tradicionais.

N há problema quando n tiveres cobertura WiMax passas a 3G, mais k suficiente para VoIP, navegação na net.
Decadas? Penso k até ao fim desta década já deves ter o serviço disponível nas grandes cidades, vê o tempo k demorou o 3G, o WiMax certamente será ainda mais rápido já que deve usar as mesmas antenas.
 
wimaxspeed.jpg


Abro este tópico para discutir as possibilidades desta tecnologia que vai entrar no mercado dentro em breve.
Aki ficam as minhas possibilidades para discussão:

Aparelhos moveis allways-online (Skype/MSN) <-- Fim das SMS, pagar por minuto.
Comunicação móvel via VoIP <-- Fim das operadoras moveis passam a ser ISP's.
As operadoras telefónicas perdem a ultima milha/Km <-- Fim da ADSL
Largura de banda suficiente para VOD de conteudos HD <-- Fim de formatos fisicos (DVD,HD DVD, Blu-ray)
Largura de banda para stream de HDTV <-- Fim de operadores de TV cabo
Cloud apps <-- Fim de aplicações instaladas no cliente (Office,PS) para aplicações na web como Google Docs & Spreadsheets

Qua acham? :)
Duvido que o ADSL morra, é mais barato que isso e atinge velocidades superiores, tudo bem que é junto da central, mas o wimax também só tens 14 mbps junto da antena...

Depois latência de sinal wired é muito melhor, alem de estabilidade da ligação e tens 1 linha dedicada entre a central e nós, enquanto wimax vai ser partilhado por "n" utilizadores.

Será uma solução eficaz para locais distantes, onde o ADSL é de má qualidade, mas obviamente o wimax vai aparecer primeiro nos grandes centros...

Sobre VOD, preferes pagar 2-4 € por cada vez que queres ver um filme ou pagar 20-30 € (ou até menos se procurar bem e apanhar bargains :D) e ter um disco que dure uns 10-15 anos e podes ver milhentas vezes? No máximo pode acabar com os videoclubes clássicos, se bem que nada como ir alugar um DVD, ver e rever durante os 2 dias típicos que estoirar largura de banda para cada vez que quero ver o VOD. E depois como vai ser fazer backup de filmes pessoais, bem como dados sem suportes físicos?

E HDTV está prestes a arrancar a TDT ;)
 
Última edição:
Duvido que o ADSL morra, é mais barato que isso e atinge velocidades superiores, tudo bem que é junto da central, mas o wimax também só tens 14 mbps junto da antena...

Junto à antena tens 70Mbps, agr mais reais com vários utilizadores é 10Mbps a 10Km, a ADSL nem a metade da distancia chega.

Tb existe opção com antena externa (no telhado por ex.) k permite maiores distancias e/ou velocidade.

]Depois latência de sinal wired é muito melhor, alem de estabilidade da ligação e tens 1 linha dedicada entre a central e nós, enquanto wimax vai ser partilhado por "n" utilizadores.

Será uma solução eficaz para locais distantes, onde o ADSL é de má qualidade, mas obviamente o wimax vai aparecer primeiro nos grandes centros...

Quanto a latência sim pode ser um problema em jogos on-line principalmente FPS, se bem k ás x vejo ppl corajoso a jogar CS com vodafone 3G k é bem pior. :-D

O pior da ADSL é mesmo o aluguer da linha telefónica k és obrigado a ter, sendo assim pode ficar mais barato e cómodo ter WiMax.
Se bem k já há ADSL2+ de 24Mbps que se for implementada pelos ISP's pode fornecer bastante concorrência ao WiMax, mas os custos de implementação tb n devem ser baratos.

Sobre VOD, preferes pagar 2-4 € por cada vez que queres ver um filme ou pagar 20-30 € (ou até menos se procurar bem e apanhar bargains :D) e ter um disco que dure uns 10-15 anos e podes ver milhentas vezes? No máximo pode acabar com os videoclubes clássicos, se bem que nada como ir alugar um DVD, ver e rever durante os 2 dias típicos que estoirar largura de banda para cada vez que quero ver o VOD. E depois como vai ser fazer backup de filmes pessoais, bem como dados sem suportes físicos?

Lá por ser VOD n quer dizer k seja aluguer, quando compras filmes por ex. no D2D são teus e só pagas 1 x, claro k tb há serviços de aluguer mas são independentes.
 
1º Teste da rede WiMAX que deve ficar operacional na primavera de 2008:

Usaram 4 torres (cobrindo 1.5 KM) e dps foi testada com vários laptops e telemóveis.

speedtest2.jpg


A velocidade máxima foi a volta dos 400KB/s Down, 200KB/s UP e n encontraram lag a navegar pela web.
 
Última edição:
As cloud-networks são uma realidade já hoje, embora em ponto pequeno.

Em relação ao ADSL e Fibra desaparecer tenho sérias dúvidas, como se viu com WiFi B e G a teoria é uma coisa a prática é outra, ter dados a voar pelo ar em quantidades astronómicas só amplifica o problema. Pode ser uma alternativa, mas nunca um substituto. Pelo menos por enquanto.

A grande revolução vai ser poder pôr uma torre de WiMax numa aldeia qualquer nos montes e todos de repente têm banda larga, ao contrario de hoje em dia em que apenas existe nas cidades com qualidade/preço aceitavel.
 
sem duvida que o wimax e uma tecnologia inovadora, no entanto vai levantar bastantes problemas para empresas ja implantadas e para a industria das telecomunicaçoes.

E extremamente dificil uma empresa implantada no mercado, modificar o produto que vende (tipicamente chamadas, sms e acesso a dados) para passar a vender apenas acessos.

As proprias empresas de telemoveis deverao ter mais problemas por razoes simples, ate agora elas desenvolviam tecnologias e vendiam-nas aos preços que queriam, em conformidade com os preços de investigaçao necessarios para desenvolver essas mesmas tecnologias.

A meu ver o mercado consumidor esta preparado para aceitar a tecnologia wimax, mas as empresas nao, nem me acredito que existam muitas a querer investir imediatamente nela pela razao de ainda existirem custos a pagar das tecnologias existentes, e esta mesma vir trazer algo que vai inovar demasiado na maneira como as empresas estao organizadas.
 
O WiMAX baseia-se actualmente em frequências ultra-elevadas (2 a 10GHz e 11 a 66GHz).
Não sei se o espectro que a TV terrestre analógica vai deixar livre dentro de poucos anos abaixo dos 800MHz não seria uma alternativa muito mais capaz (tem mais potência para ultrapassar obstáculos densos e até seria possível reutilizar as antenas já existentes) e "low-cost" para ter banda larga sem fios generalizada...
 
O WiMAX baseia-se actualmente em frequências ultra-elevadas (2 a 10GHz e 11 a 66GHz).
Não sei se o espectro que a TV terrestre analógica vai deixar livre dentro de poucos anos abaixo dos 800MHz não seria uma alternativa muito mais capaz (tem mais potência para ultrapassar obstáculos densos e até seria possível reutilizar as antenas já existentes) e "low-cost" para ter banda larga sem fios generalizada...

Na verdade isso n é limitação da tecnologia era possível ter WiMAX nos 700Mhz, aliás existe o rumor k o Google vai comprar essa frequência para dps "oferecer" Internet suportada por publicidade :)
 
Segundo me lembro no primeiro encontro nacional de estudantes de eng electrotecnica o homem que la foi da UBI falou que tavam em testes em castelo branco e já tinha um plano feito de cobertura la do distrito com 15 antenas de não me engano
 
Segundo me lembro no primeiro encontro nacional de estudantes de eng electrotecnica o homem que la foi da UBI falou que tavam em testes em castelo branco e já tinha um plano feito de cobertura la do distrito com 15 antenas de não me engano

Yups, eu estive nessa conferencia... e é uma realidade em Castelo Branco. Já estão 6 antenas implementadas e em fase de teste.
 
As ligações wireless sao mt sujeitas a instabilidade.

Basta um grande fluxo inesperado para teres problemas de net, e quando existe largura de banda partilhada, principalmente wireless, é mt facil acontecer.

Penso q o futuro esta em ter internet fixa e movel, sendo a fica, quase 10x mais rapida q a movel.

Uma ligação optica com 1 Gbs, para quando um sistema wireless a estas velocidades?

Depois, antes de ser implementado a massificação VoIP, ainda existe um grande problema a resolver, o IPv6, sem isto esqueçam o VoIP massificado.
 
Na verdade isso n é limitação da tecnologia era possível ter WiMAX nos 700Mhz, aliás existe o rumor k o Google vai comprar essa frequência para dps "oferecer" Internet suportada por publicidade :)

Não.
Os "700MHz" não são uma só frequência, mas sim uma gama delas que é entrecortada por "white spaces" e canais regulados pelos militares e outras agências americanas.
É isso que o Google quer complementar com as novas frequências.
O Google bem gostaria de comprar alguns blocos, mas duvido que consiga competir com as outras incumbentes na questão da interoperabilidade/QoS das redes.
http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2007/08/15/AR2007081502128.html

E essas frequências variam de país para país, de estado para estado, etc.
É simplesmente demasiado complicado aplicar o modelo do acesso suportado por publicidade sem ter uma rede de canais consistente e bem definida, como a dos canais das redes de TV analógica, cujo espectro é bem delimitado dentro das complicadas regulamentações existentes.
 
Ca a terrinha acho que não pode ser considerado grande exemplo pois devido a ser uma cidade muito pequena facilmente e coberta por uma ou duas antenas.
Gostava de ser isto realmente a prova em grandes cidades com bastantes obstaculos. Ai é que se podera ver se realmente o Wimax será uma solução boa

Pois realmente S. João da Madeira esta a oferecer a tds as pessoas da cidade ligação a internet gratuita atraves do sistema Wimax
http://www.oregional.pt/index.asp?idEdicao=285&id=8224&idSeccao=2771&Action=noticia
Abrange a cidade td e como esta e muitoooooooo grande as freguesias vizinhas tambem estão
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo