1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Win, 64bits e Dualcore - duvida

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por artsite, 21 de Março de 2006. (Respostas: 21; Visualizações: 1151)

1. artsite

artsite Power Member

Boas pessoal

Finalmente, já vou mudar de A7N8X-E Deluxe com 2500+ barton e GF4 MX440 64mg para..........KN8 Ultra, X2 3800+ e 7800GT :002: , tem tudo haver..........o resto vou mantar, 2x80gb raid-0:) .

A minha duvida é basicamente o windows.

Actualmente estou com o windows XP Pro SP2, logo se vou ter 64bits vou para o winXP Pro 64bits que já tenho em casa.

Já retirei todos os drivers do site da nvidea para o nf4 e a 7800gt, a duvida é mesmo se este windows é estavel, e se utiliza todo o potencial do cpu.

Os programas, tenho de fazer algum update ou o que tenho actualmente servem todos??

Quero ter o sistema em OC mas o mais estavel possivel, para isso keria saber o que o pessoal está a utilizar numa configuração identica.

Tanks pessoal.

2. sparrow

sparrow Power Member

Perguntas muito bem colocadas que também eu gostava de ver respondidas!

Quem já tiver instalado o windows 64 que conte aí como está a ser a experiência e que benefícios/prejuízos sente em relação ao 32.

Obrigado.

3. artsite

artsite Power Member

Tenho andado a actualizar os progrmas para a versão 64bits, mas nem todos os programas estão actualizados, apenas os mais profissionais.

O mais engraçado é o caso do virtualdub já estar em 64bits :002: (é por isso que gosto de programas opensource)

O tmpg encoder, é que parece que parou no tempo, é pena, adoro este programa, bem melhor que muitos que andam ai. Ainda bem que suporta dual-core:002: .

Na Abit, tudo que é drivers tem para 64bits:)

O pior vai ser mesmo a DC10+, isso acho que mais vale esquecer, a não ser que o studio10 já tenho algo interno para esta menina.

4. God_Lx

God_Lx Folding Member

Usar Windows 64 não compensa... Há falta de drivers, falta de software, e os ganhos são virtualmente NULOS... Logo é ter mais chatisse k outra coisa... Já tenho 64bits há quase dois anos e os unico SO 64bits k passou aqui que valia a pena era Linux...

O Dual-core é um bom investimento, mas ainda não há muito software optimizado para o mesmo... Mas com o futuro isso vai alterar-se claro :)

5. artsite

artsite Power Member

Sendo assim, será que mais vale esquecer e colocar o winxp sp2???

Sendo assim nem perco tempo........

Por acaso o que uso já dá bem para dual-core..........tmpgencoder usa 2 cpu's, logo metade do tempo, adobe affeter effects igual........e o melhor, dois programas ou mesmo tempo em full:002: .

Sendo assim acho vou procurar drivers apenas para o win64 sp2.

Gostava era de saber o que o pessoal do dua-core está a usar....

6. sparrow

sparrow Power Member

com o OS a 64 bits não se consegue um incremento de velocidade?

7. God_Lx

God_Lx Folding Member

Toda a gente usa Windows XP normal com o SP2... E pronto, é o mais fácil e compativel com as tralhas todas...

8. artsite

artsite Power Member

Isso é verdade, eu é que keria usar todo o poder do sistema, logo os 64bits.

Mas sendo assim, vou ficar com o que tenho, faço apenas uma instalação limpa do winxp sp2 usando uns tweaks do nlite:002: .

Mas, ainda vou ver como se porta o win x64.......curiosidade (devo arrepender, mas logo se vê), já tenho tudo.....

9. Morpheus

Morpheus Banido

se vais fazer OC esqueçe completamente o SO a 64bits ... aquilo n é para esse tipo de brincadeiras... já n é o primeiro user neste forum a dizer que o CPU a 64bits tem um OC mto baixo portanto...

Para além do facto de n existir quase nenhuns programas a 64bits ainda no mercado, ou algo que valha a pena mudar para tal SO. Todavia existe um patch para o Far Cry a 64bits (que é um bocadito grande) por exemplo...

10. sparrow

sparrow Power Member

Esta dúvida pode parecer um bocadinho básica, mas instalando o windows 64, os programas a 32 funcionam sem problemas, tipo office, corel, nero, etc.?

é que leio por aí que os anti-vírus têm que ser próprios para 64 bits, mas não oiço falar nos outros programas.

Quando falei em mais velocidade não me referia a overclock. a questão era se, por exemplo, o mesmo sistema sem qualquer tipo de overclock não funciona mais rápido num OS 64bits?

obrigado

11. God_Lx

God_Lx Folding Member

Hugo Alexandre (Tens o mesmo nome k eu) Pah se te referes ao paint abrir mais depressa, só me posso rir :P Talvez ganhes algumas milésimas k nem são visiveis ao olho humano :P

A questão do overclock é porque ao ser um SO 64bits usa realmente partes do CPU k 32 n usa, logo partes k podem gostar menos de overclock...

12. sparrow

sparrow Power Member

(deves ser bom rapaz! :lol: )

por isso mesmo é que eu digo se não será mais rápido....

se usa mais partes do cpu, devia ser mais rápido. faria lógica que fosse!

Daí perguntar a quem tem instalado o SO 64 bits se nota diferenças de velocidade ou se, pelo contrário, fica igual.

13. God_Lx

God_Lx Folding Member

Pah notar notar, não se nota nada, mas se fossemos medir ao milisegundo provavelmente haveria diferenças...

(Claro k sou bom rapaz :P)

14. artsite

artsite Power Member

É por estas "coisitas" que cada vez estou mais farto da microsoft..........os cpu's de 64bits já andam aqui á uns tempitos.............mas sistema a "sério" nem velo........o win vista.........para já nem ve-lo......e esse com os settings actuais é para esquecer pelos visto........pelo menos com a grafica, pode ser que feçam algo mais "amigo" das graficas.

Vamos lá ver, uma coisa é certa, se não existe um OS que aproveite os 64bits realmalmente, é normal que os fabricantes nem se esforcem em lançar drivers.........embora eu tenha arranjado todos, excepto oa da pinnacle, que mal para o winxp tem, fará para o win64

Se não fosse o tempo, anda me convertia para linux, é por isso que cada vez mais gosto dos programas "livres"

Bom, fiquei esclarecido.

Win64 é para esquecer, a não ser que não tenha nada para fazer, e os 64bits do meu cpu, é para o tecto para já.

Bom, pelo menos posso aproveitar os dois cores:-D e puxar mais pelos mhz.

15. God_Lx

God_Lx Folding Member

Mete Linux k funciona impecavelmente com os 64bits... Gostei muito :P

Pode ser k lá para a frente alguém se lembre que os 64bits em CPU's de desktop já andam aí há anos...

16. souto

souto To fold or to FOLD?

a computação de dados a 64 bits só é vantajosa para cálculos de grande precisão, como em laboratórios de investigação científica, jogos talvez. no utilizador que encaixa no perfil comum não tem grandes vantagens.

a razão pela qual o overclock em 64 bits é fraco deve-se ao facto de os registos internos do processador terem que ser preenchidos com 64 bits de dados, ao invés dos 32 bits por ciclo que os x86 têm que performar. é lógico que um registo com 64 bits demora muito mais tempo a ser preenchido do que um com 32. existem outras razões para além desta, especialmente a nível de bus.

enfim, o meu conselho pessoal a quem tem um processador com 64 bits é para aguardar... se é um utilizador de perfil comum, não compensa. se for um user avançado, aconselho a transição, desde que tenha conhecimento do que está a fazer.

mais cedo ou mais tarde, a transição para 64 bits acontecerá. é uma kestão de tempo.

cumprimentos.

17. artsite

artsite Power Member

O facto do cpu ter menos OC isso eu já sabia, e é lógico, mais cpu vou usar fisicamente..........

O que eu keria era ter mais establidade e feluidez no windows, e pelo que tenho lido o que se nota mais é mesmo isso, tudo que já foi compilado em 64bits, pois os restantes são iguais.

Mas, como a versão experimental no win64 já foi retirado do site da microsoft, pode ser que mais tarde venha uma versão ainda melhor visto que o vista foi adiado e começem aparecer mais drivers e programas.

Para já, vou aguardar, quer dizer.......vamos aguardar.

Já agora, os jogos dá para jogar em linux? Ainda colocava no pc do meu irmão (duron 1000 com 384mg ram e 40gb disco) - vou colocar o winxp lite:002: , sem net, sem rede nem tralha do win.

18. souto

souto To fold or to FOLD?

em linux..
    se os jogos usarem opengl, não há problema; com directx nunca investiguei.

antigamente usava-se o wine, agora penso que o programa se chama cedega.

cumprimentos

19. sparrow

sparrow Power Member

Quem tem o windows x64 instalado que diga que programas a 32bits não conseguiram instalar, isto é, se é que houve. Para mim isto seria informação muito importante!

20. Morpheus

Morpheus Banido

... o windows tem o kernel a 64bits mas corre todo o software de 32bits que lá meteres pois é emulado ... todavia até agora os unicos problemas que existem são mesmo o suporte total para todos os drivers que o win xp já tem... mas parece que a microsoft deixou de insistir na plataforma e surgiu com o Vista na liderança...

Partilhar esta Página