1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Win Server 2003 - Dificuldade roteamento

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por nickmaleao, 11 de Março de 2009. (Respostas: 9; Visualizações: 935)

1. nickmaleao

nickmaleao Power Member

Boa noite, instalei hoje o Win Server 2003 para fazer umas experiencias caseiras, e estou com alguma dificuldade com que os PCs cliente acedam à internet.

Tenho uma maquina que é o servidor que tem o servidor de DHCP e DNS activos e a funcionar

No PC servidor tenho uma ligação de area local(onde esta ligado um switch a distruir a rede interna) que esta configurada com:

Ip: 10.0.0.2
    Mask: 255.0.0.0
    Gateway: 10.0.0.1

DNS: 127.0.0.1

No proprio PC servidor tenho outra ligação de area local sem fios, que é a ligação responsavel pelo acesso à internet, com os seguinte valores:

IP: 192.168.0.199
    mask: 255.255.255
    Gateway: 192.168.0.1

Dns: 192.168.0.1

Agora o acesso à internet no servidor esta OK. Os PCs cliente que estão ligado ao dominio do servidor (contoso.com) resolvem os nomes para IP mas não pigam, nem acedem por IP/endereço.

Resumindo:
    Os PCs cliente recebem as config do servidor de DHCP do server 2003 sem qualquer dificuldade( dentro do scoop que defeni), resolvem os nomes de endereços externos, mas não acedem à internet.

Alguem me podera dar alguma dica de como resolver esta situação.

Cumprimentos.

2. nickmaleao

nickmaleao Power Member

Verifiquei agora que o quando reinicio o servidor, ele não acede de imediato à internet, fica a processar durante uns 30seg até que depois abre a pagina, e apartir dai é instantaneo.

No PC cliente antes que o servidor aceda à internet não resolve os nomes, apartir do momento em que o servidor consegue aceder à internet, o PC cliente começa a conseguir resolver nomes, mas continua sem aceder à internet.

Alguem aqui que tenha este tipo de configuração, ou seja 2 ligações de rede no PC servidor, uma por cabo e outra wireless, sendo a por cabo responsavel por distribuir a rede interna e a wireless reponsavel por receber o acesso à internet , que possa dar uma ajudinha.

Cumps

3. Kain

Kain Power Member

Errr acho que vai uma grande confusão por ai....

1º Pq é que estão configuradas duas gateways diferentes? existem dois pontos de saída da rede?
    2 Pq dois servidores de DNS diferentes?
    3º Se o objectivo é juntar duas redes diferentes sem recorrer a um router ent o ideal seria configurar o RRAS no servidor

4. nickmaleao

nickmaleao Power Member

Neste caso então eu possuo 2 redes umas delas sendo a do Dlink (192.168.0.1) e tenho a rede do servidor
    (10.0.0.1), no PC servidor possui uma adaptador wireless a receber a rede do D-link, e tenho a placa de rede ethernet do servidor ligada a um switch a usar o DHCPd do servidor.

Eu agora apenas queria integrar a rede do D-link juntamente com a rede do servidor.

Cumps.

5. Mercy_pt

Mercy_pt Power Member

Pra começar que equipamento tem o ip 10.0.0.1? Se o servidor é o x.2 o x.1 será? Não faz sentido,acho. De resto tirando que geralmente o dns da rede local poderias ter o ip do servidor em si nao o localhost (serão mais gostos). Tira a gateway da rede local.

6. nickmaleao

nickmaleao Power Member

Esquecendo as configuções actuais então, tendo duas redes distintias, qual a melhor mandeira de montar um servidor usando o Win server 2003 a fazer de DHCP.

Cumprimentos.

7. NINJA1200

NINJA1200 [email protected] Member

Se é que estou a perceber o que queres dizer, então basta-te desabilitar o DHCP do router e colocar um IP dentro da mesma gama do servidor (ex 192.168.1.20)

Exemplo:
    Servidor -
    192.168.1.1 (palca de rede)
    192.168.1.2 (placa wireless)
    /255.255.255.0 /GTW 192.168.1.10 /DNS 192.168.1.1

Router -
    192.168.1.10

Nas scope options do DHCP server, defines o "router" como sendo 192.168.1.10 e "DNS Servers" como sendo 192.168.1.1.
    Ainda no DHCP, defines uma scope desde 192.168.1.1 até 192.168.1.254, e uma "exclusion range" da x.x.x.1 até x.x.x.20. Assim todos os clientes passam a ter o x.x.x.21 para cima.

Assim com esta simples configuração, e como o único dhcp server da rede é o servidor, então qualquer cliente que se ligue, seja por cabo ou por wireless, irá ter IPs da mesma gama e com as mesmas difinições.

8. nickmaleao

nickmaleao Power Member

Tks pela dica irei experimentar essa metodo, a questão é que eu também preciso do DHCP do router porque em casa também tenho uma rede à parte que nada tem a ver com a rede do servidor.

Eu queria era manter a rede do servidor e incorporar a outra rede na rede do servidor de modo a que tenha acesso à internet na rede do servidor.

Cumps

9. Kain

Kain Power Member

Boas,

Uma exclusion para q? Ele pode muito bem configurar a scope de 192.168.1.21 até 192.168.1.254 sem necessidade de adicionar uma exclusion.

@nickmaleao

Se a tua ideia é manter as duas redes separadas podes fazer de dois modos

1º Podes criar uma DMZ no teu router ou uma VLAN ( caso este suporte qualquer uma das duas)
    2º Podes instalar e configurar o RRAS no servidor e pões o 2K3 a fazer de router.

Ficaria assim:

Internet---->Router----->Rede local----->Servidor------>Rede do servidor

O RRAS dá um bocadinho de trabalho a configurar mas serve para aquilo que queres

10. nickmaleao

nickmaleao Power Member

Muito Obrigado pela tua resposta, irei experimentar o segundo metodo, irei ter que estudar ainda como configurar o RRAS.

Cumprimentos.

Partilhar esta Página