1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Win XP em portatil antigo

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por Castrol, 22 de Janeiro de 2004. (Respostas: 17; Visualizações: 1064)

1. Castrol

Castrol Power Member

Tenho aqui em casa um velhinho portátil Toshiba Satellite 2100 CDS, com um processador AMD K6-2 a 400mhz e 32 mb de SDRam.

O q eu queria saber era se metendo 128 mb de ram no computador se seria possivel instalar o windows XP e no caso da resposta ser positiva se ficaria muito lento?

2. Delta

Delta Suspenso

Eu também tenho um velhinho portátil toshiba, um 1640CDT.

Veio de origem com 64MB SDRAM, AMD K6-2, 6GB disco SMART, CD-ROM, PCMCIA, Modem, monitor 12.1 TFT

Portanto pouco mais é do que o teu, e ninguém dava nada por ele, logo :

1)

Fiz um upgrade da memória para o máximo possível, ficou com 192MB

2)

Fiz o flash da bios

3)

Comprei um disco novo 40GB IBM

Instalei o WinXP PRO com as configurações para o melhor desempenho, e desactivei todos os serviços desnecessários, inclusive a recuperação do sistema.

Está 100% operacional, e não ficou muito lento, estou contentíssimo, comprei uma placa CARDBUS Wireless e está em rede com o meu desktop.

3. Max[x]

Max[x] Power Member

Os requisitos de Sistema fornecidos pela Microsoft para correr o Windows XP são:

Minimo: 200 MHz - 64 Mb
    Recomendado: 300 MHz - 128 Mb

Após o upgrade, o portátil fica em condições de correr o Windows XP. Agora em relação á performance, dependo do uso que lhe vais dar, mas é uma questão de testares.

Aconselho a usares o Windows em modo clássico e retirares todos os efeitos visuais!

PS: Delta, quando fiz reply, ainda não tinhas postado!

Última edição: 22 de Janeiro de 2004
  4. Castrol

Castrol Power Member

Só mais uma pergunta: Onde é q posso comprar a memoria na zona de lisboa e por mais ou menos qto é q me pode custar??

5. Delta

Delta Suspenso

Na altura eu mandei encomendar na Globaldata, custou-me um módulo de 128 MB +/- 60 euros.

6. Castrol

Castrol Power Member

desculpem, mas tou com mais um problema...
    N consigo fazer nada no computador e deconfio que foi o disco q foi a vida pois nem sequer consigo instalar o o Win 98.
    Qto é q me custaria um disco novo?? Obrigado pela ajuda

7. Delta

Delta Suspenso

Não consegues entrar na bios a ver se detecta o disco ? que erros é que dá ? instalaste a memória adicional ?

se fosses um bocado mais específico e pormenorizado talvez se arranje alguma ajuda

8. Castrol

Castrol Power Member

N instalei memoria adicional.

Qdo ligo o comp. ele vai logo para o menú de arranque do win98 e qdo eu escolho a opçao arrancar em modo de segurança aparece sempre isto:

Erro de dados a ler unidade C
    Abortar, Repetir, Ignorar, Falhar?

Como é q eu entro na bios se ele nem sequer arranca??

9. Conspiracy

Conspiracy Power Member

mas tu tens de aceder à bios antes do windows arrancar/carregar, logo k ligas o computador... carregando na tecla del ou delete ou na f2, dependendo do tipo de bios!

10. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

nem todos têm bios assim...

Tenho aki por casa um Toshiba 133 que a bios só dá para aceder atravès dum file no dos ou windows...

11. Castrol

Castrol Power Member

eu sei isso... mas ele nem me da hipotese de entrar na bios...
    eu ligo o computador, aparece um ecran a dizer: distributed by toshiba, microsoft Windows 98 durante 2 segundos e aparece logo o menú de arranque.
    se eu por acaso carrego em alguma tecla antes de ele ir ter ao menu de arranque, aparece passado uns segundos: erro de dados ler a unidade c:
    Nem sequer entra no menu de arranque.

Que acham q aconteceu?? Foi o disco?

12. SwimmerBoy

Talvez tenha sido o disco, mas como eu te disse, tenho cá em casa um velho toshiba que unica maneira de entrar na suposta bios é por um ficheiro de dos/windows...

Vai ao site da Toshiba e procura pelo teu modelo...

Lá deve explicar melhor a situação de como aceder à BIOS...

O teu problema parece-me que precisas de uma reinstalação do portátil...

13. Castrol

Castrol Power Member

N encontro nada... vou tentar falar c os gajos da toshiba p ver se da p fazer qq coisa.
    Só uma ultima pergunta: se a culpa for do disco, q disco é q eu posso por aqui?? Qq um? como e q eu sei acerca da compatibilidade dos discos rigidos em portateis?

14. Conspiracy

Conspiracy Power Member

olha essa desconhecia (aki tamos sempre a parender... :) )
    para bem dele espero k seja so a reinstalacao de tudo...:rolleyes: com sorte o disco ta bom, mas pelo k ele disse deve de tar.
    mesmo assim acho estranho ele n conseguir entrar na bios da maneira tradicional! akilo não é assim tao antigo! mas n conheco toshiba portanto fico-me por aki!
    boa sorte!!!

:cool:

15. Delta

Delta Suspenso

Experimenta meter uma disquete, por sorte a ordem de boot da bios está A,C,CDROM

Logo que ligas o PC tenta carregar várias vezes na tecla F2, que é aquela usada pela bios da Toshiba

16. Castrol

Castrol Power Member

É assim... consegui aceder a bios. mas a unica opção q tem haver com o disco é:

Hard disk mode.
    Esta configurado para enhanced DE (normal)
    e mudei para standard IDE

Resultado:
    continua tudo na mesma, da-me a mesma aquele erro de dados ler a unidade c:

Continuo a n conseguir intalar o windows 98 de raiz....
    N sei mesmo o q fazer

P.S obrigado pela ajuda ate agora

17. SwimmerBoy

Tenta criar uma disquete de arranque do Win98 noutro Pc e prepara-te para formatares o disco....

depois disso deve dar....

se puderes mete no disco todas as opções em AUTO

18. |[-BooT-]|

|[-BooT-]| Folding Member

quando li o titulo da thread pensei.. "mais um na mesma situação que eu :P"... mas depois quando vi a descriçao do pc vi k nao :P

eu consegui instalar o xp pro num IBM com um pentium a 120mhz com 64mb de ram e disco de 3gb... tah ali a bombar nas horas... n eh propriamente rápido... mas corre na boa :D

Partilhar esta Página