1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Win Xp+linux+ide+sata

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por LONELYDOG, 13 de Maio de 2006. (Respostas: 5; Visualizações: 639)

  1. LONELYDOG

    LONELYDOG Power Member

    Amigos, gostava de ouvir opiniões. Tenho 1 PC com 1 SAMSUNG IDE ( 80 GB ) a funcionar com WIN XP PRO SP2. Como tenho 3 drives ópticas, pretendia instalar 1 disco SATA, para servir de backup da informação do IDE. Nesse SATA, gostava de fazer uma partição pequena para instalar o LINUX . Pergunto: estou a ver bem a coisa ? No arranque haverá algum problema ? Aparece o OS SELECTOR ? PS: o PC é da cara-metade ! Qq eventual formatação pode implicar malas à porta ! LOL ! Fiquem bem e divir:joker:tam-se !
     
  2. LONELYDOG

    LONELYDOG Power Member

    Atão, malta ? Alguém que opine !
     
  3. n0!z3

    n0!z3 Power Member

    boas!

    Não percevi muito bem, mas a ideia é ter dois SO!? se sim, podes fazer isso na boa! e das duas uma, ou inicias pelo quick boot ou fazes um boot options!!!

    Cumprimentos...
     
  4. esteves

    esteves Power Member

    nao tenho grande poder de opiniao mas linux e wind ja dao setresses
    e se o vais fazer isso (nao tenho a certesa) mas tens de ter espaco no sata igual ao outro + o espaco que queres para linux
     
  5. apoc

    apoc Power Member

    linux instalado num disco de backup!
    para estares a fazer esta pergunta é pq não te mexes muito bem ...
    o linux é ligeiramente diferente do windows ate andares a vontade muita coisa pode acontecer ... e depois chapeu á info ... mas e claro que por isso existe getdataback ontrack entre outros ....

    a melhor opção se calhar e criares a partição á mesma no sata e instalares vmware e corres o linux a partir do win ... menos provavel que haja problemas ...
     
  6. Gunn3r

    Gunn3r Power Member

    Basicamente o que te direi é o que irei igualmente fazer no meu caso.

    Ligas so o sata (o que keres meter com Linux) à board como se fosse um pc novo e instalas a distribuição Linux que queres. Ficas assim com um pc so com Linux (formata em FAT32 para acederes mais tarde a essa partição pelo Windows).
    Voltas depois a ligar os discos como estavam e quando arrancares com o pc, clickas no F11 ou F10 (ou equivalente) para puxares o boot menu da BIOS e voilá, podes seleccionar o disco que queres arrancar e com ele o SO.
    Se não seleccionares o boot menu, o Windows arranca como predefiniste na BIOS.
    É melhor que estares a meter LILO ou outro à mistura em sistema dual-boot, pois se um dia quiseres formatar a partição Linux podes ter problemas com o Loader.
     

Partilhar esta Página