Win xp, standby e shut down

pedronunocosta

Power Member
Instalei recentemente o winxp pro. Felizmente tudo correu bem sem grandes problemas
excepto as funcionalidades stand by e shut down. Já com o win me me sucedeu o mesmo.
O que acontece é que quando faço shut down o computador desliga e as luzes apagam,
mas o computador não desliga, fica o ecrã final ligado, tenho que desligar manualmente
na tomada. Se eu fizer stand by o computador parece entrar em stand by mas depois é
impossóvel que ele volte a ligar, tenho que desligar na tomada. No win me conseguia que
o computador desliga-se mas o stand by acontecia exactamente o mesmo. O único so em que
estas funcionalidaes funcionavam foi com o win 98. Desde então que não alterei a
configuração do computador (link no final), portanto crio que não deverá ser um problema
hardware.

Alguém tem sugestões? Já experimentei instalar o xp pro de raiz sem mais nada e o
comportamento é igual. Já experimentei instalar o xp de raiz e actualizar os drivers e o
so, mas o comportamento mantêm-se. O sistema é detectado como acpi e não detecto problemas
nenhuns com drivers (todos com assinatura digital), já corri os vários troubleshooters
do windows e nenhum ajudou.

Sugestão são bem-vindas.

Obrigado,

PC
 
Originally posted by pedronunocosta
O computador está identificado com acpi, não é assim que deve estar? apm é uma norma mais antiga que o acpi.

Mais alguém?

PC
vi isto em www.tweakxp.com

XP Automatic Shutdown
Views: 33861 | Print Tweak | 3/15/2002


This tweak enables XP to turn off your computer automatically at shutdown.

1. Goto /Start/Control Panel/Performance and Maintenance/System.

2. Select the Hardware tab and then select Device Manager.

3. Under the 'View' menu select Show Hidden Devices. Double click NT/Apm/Legacy Interface
Node and enable device. De-select show hidden devices again and re-boot.

Now your PC will shutdown automatically just like good old Windows 98.



Tweak written by or based on information submitted by Rob T.

Copyright © 2001-2002 TweakXP.com


espero ke ajude!
 
Oi de novo.

Pretender, obrigado pela dica, quando a li lembrei-me que já tinha lido exactamente a mesma para o win2k (que tb tem o mesmo comportamento no meu pc), e fiquei logo de pé atrás. No device manager não me aparece nada de NT Legacy justamente pq o meu computador está identificado como ACPI (o sistema de energia APM é mais antigo como disse), e portanto o sistema ou está configurado como ACPI ou como APM. Aparentemente quando está como APM poderá ser necessário usar esta dica que enviaste, mas quando está como ACPI (que é o meu caso) não ajuda nada. Valeu a intenção, obrigado ;)

Tou-me a passar com isto, será que poderá ser a fonte? é uma de 300 w, deveria chegar, se no 98 desligava...

Mais alguém tem ideias?

Bigado,

PC
 
isso tb n me aparece no meu winxp, mas dantes aparecia, das 2 uma, ou ´e na bios que tens algo desactivado ou então é algum truque. O meu tb n desliga, faz rebboot
 
Originally posted by pedronunocosta
Oi de novo.

Pretender, obrigado pela dica, quando a li lembrei-me que já tinha lido exactamente a mesma para o win2k (que tb tem o mesmo comportamento no meu pc), e fiquei logo de pé atrás. No device manager não me aparece nada de NT Legacy justamente pq o meu computador está identificado como ACPI (o sistema de energia APM é mais antigo como disse), e portanto o sistema ou está configurado como ACPI ou como APM. Aparentemente quando está como APM poderá ser necessário usar esta dica que enviaste, mas quando está como ACPI (que é o meu caso) não ajuda nada. Valeu a intenção, obrigado ;)

Tou-me a passar com isto, será que poderá ser a fonte? é uma de 300 w, deveria chegar, se no 98 desligava...

Mais alguém tem ideias?

Bigado,
PC

um colega meu tava na mesma situacao de nao conseguir desligar o pc (Celeron 900) no XP vou-lhe perguntar como foi ele fez e depois digo-te ***** coisa.

Ja tentas-te na bios?

tenta na mesma activar no power management o Advanced Power Management, pode ser ke de.
 
jfbbms: Por acaso não tens o Easy CD creator Instalado? Principalmente com o Project Selector na task? Li em vários posts que isso pode causar o reboot (não directamente, mas pq gera um conflito qualquer e se tiveres o Automatic Reboot Windows activado dá esse resultado [System Properties/Advanced/Startup and Recovery/Automatically Restart] experimenta ver aqui. Claro que o resultado poderá ser deixares de fazer reboots e passares a ver um BSOD)

Pretender: Na bios não tenho muitas opção para mexer com APM ou ACPI, apenas definir tempos de shut down (que tenho desligado, se não o pc passado o tempo que lá diz desliga não? ou será que o SO ignora a bios?) Uma das normas ACPI é que as bios não podem ter funções acessíveis ao utilizador para desligar o suporte ACPI e portanto não tenho grandes hipóteses de mexer nisto. De qualquer maneira vou experimentar mexer com os tempos que falei.

Se entretanto souberes alguma coisa do teu amigo, shoot :)

Intel,

PC
 
Back
Topo