Win10 Clean Install Apagar Partições

XUTOS-83

Suspenso
ssssssssssss.jpg


Este disco tinha uma instalação do Win10 numa partição que foi apagada, é seguro apagar as outras ou corre-se o risco de nalguma delas estar guardada a informação da key de registo?

Obg
 
Viva!

Como está relacionado com partições, não vi necessidade de criar um novo tópico.

Hoje decidi formatar a máquina a ver se os problemas resultam de eventuais conflitos de software (já deu para ver que não, pois a máquina ficou igual...).
Mas em primeiro ao que me interessa:
1) arranquei a máquina por pen bootável e após as primeiras escolhas, eis que aparece a seguinte lista de partições existentes:
Partição 1 recover 600mb (recuperação)
Partição 2 Esp 300mb (sistema)
Partição 3 - 128mb (msr reserva)
Partição 4 - 525mb (recuperação)
Partição 5 push button reset - 16,2gb (recuperação)
2) além destas, tinhas as duas "primárias", correspondentes às duas partições (unidades de disco C: e D:) em utilização na máquina, com +/- 460gb cada.
3) formatei estas duas partições e passei a ter dois espaços não alocados separados (?!). como queria alterar o tamanho de cada uma das partições, ao criar nova partição, defini um tamanho inferior numa delas (400gb) e passei a ficar com os remanescentes 60gb como espaço não alocado, não tendo agrupado aos outros 460gb não alocados (?!)
4) como era para testar a velocidade da máquina, deixei ficar estes 60gb sem estar alocados e para os outros 460gb livres criei partição e instalei o SO nesta.
5) com a máquina a funcionar, tenho agora apenas uma unidade visível com 460gb, dum disco de 1tb... não percebendo porque é que a de 400gb não existe...

O que fiz de errado? Não era suposto que o espaço não alocado se agrupasse ao eliminar as partições? E relativamente às outras 5 partições de recuperações, reserva e sistema, tenho de as manter ou posso apagar isto?
A máquina tem 5 anos e meio e veio com windows 8, atualizado para o 10 gratuitamente.

Um muito obrigado a quem me puder dar uma ajuda.
 
Obrigado @Manuel Vilches

Agora já não me consigo lembrar bem. Sei que formatei as duas unidades, mas creio que não fiz delete, portanto ele terá mantido os espaços não alocados como se fossem partições à espera de lhe atribuir a função... Terá sido isso?!

Ok, vou tentar o que dizes. Não há drama em apagar aquilo tudo?

Sim, foi assim que criei a pen bootável.
 
Resolvido! :)
Ao apagar as partições, nem sempre ele agrupou o espaço não alocado, principalmente quando apagava as partições primárias. Mas ao apagar as mais pequenas, ele foi agrupando o espaço.
Windows instalado com todo o espaço possível disponível... mas a máquina não ficou nem um bocadinho mais rápida, pelo que deduzo que problema seja no hardware.
 
Reinstalar o Windows 10 pode tornar o PC um pouco mais rápido, mas nada que se note!!!

EDIT: @mandrongo Qual é a tua motherboard?

EDIT2: @mandrongo Recebi a tua PM, só posso mandar uma por dia, por isso respondo aqui... Pensei que fosse um PC... Esquece!!!
 
Última edição:
Ah, desculpa, não sabia isso das PM. Tens um registo recente. Estará certamente relacionado.

Em relação ao portátil, pelo menos no arranque e ao desligar deveria ter ficado mais rápido. Mesmo nas tarefas simples de abrir uma página web, deveria notar-se qualquer coisa. Jogos então é para esquecer. Mesmo algo do início dos anos 2000, as ventoinhas disparam logo à bruta...
 
Back
Topo