Win10 em netbook Atom 1.6ghz 1gb ram?

tiagottx

Power Member
Boas!

O título diz tudo!

Este processador Atom 1.6Ghz e 1GB RAM aguenta-se com o Windows 10?

A minha maria tem um netbook LG X110 com estas specs que está impec e não o usa há uns 2-3 anos, mas agora dá-lhe jeito este portátil e claro que o XP já não está com nada :P Sistemas operativos que não Windows estão fora de questão para ela.
Para o uso que ela vai dar o PC (word e web browsing simples), nem devo precisar de activar o Windows 10, mas isso depois ela logo vê! Se for preciso compra-se uma chave daquelas de 20 dólares num site tipo *****...

Obrigado desde já :)

Cumps!
 
Boas!

O título diz tudo!

Este processador Atom 1.6Ghz e 1GB RAM aguenta-se com o Windows 10?

A minha maria tem um netbook LG X110 com estas specs que está impec e não o usa há uns 2-3 anos, mas agora dá-lhe jeito este portátil e claro que o XP já não está com nada :P Sistemas operativos que não Windows estão fora de questão para ela.
Para o uso que ela vai dar o PC (word e web browsing simples), nem devo precisar de activar o Windows 10, mas isso depois ela logo vê! Se for preciso compra-se uma chave daquelas de 20 dólares num site tipo *****...

Obrigado desde já :)

Cumps!

Porque é que não testas o Windows 10 no portátil? Nada perdes ao testar.
O Windows 10 faz uma gestão da memória superior ao Windows 7 dai que convém testares a versão Home do windows 10 no portátil e veres como é que ele se porta.
 
A build creators escusa de testar que não é suportada!


With Windows 10, we introduced Windows as a Service, a model for continuous value delivery via twice annual feature updates and monthly quality updates. Along with this updated delivery cadence, we adjusted our support lifecycle policies to reflect the Windows as a Service model. Recognizing that a combination of hardware, driver and firmware support is required to have a good Windows 10 experience, we updated our support lifecycle policy to align with the hardware support period for a given device. If a hardware partner stops supporting a given device or one of its key components and stops providing driver updates, firmware updates, or fixes, it may mean that device will not be able to properly run a future Windows 10 feature update.

This is the case with devices utilizing Intel Clover Trail Atom Processors1 today: they require additional hardware support to provide the best possible experience when updating to the latest Windows 10 feature update, the Windows 10 Creators Update. However, these systems are no longer supported by Intel (End of Interactive Support), and without the necessary driver support, they may be incapable of moving to the Windows 10 Creators Update without a potential performance impact.

We know issues like this exist and we actively work to identify the best support path for older hardware. As part of our commitment to customers, we will be offering the Windows 10 Anniversary Update to these Intel Clover Trail devices on Windows 10, which we know provides a good user experience. To keep our customers secure, we will provide security updates to these specific devices running the Windows 10 Anniversary Update until January of 2023, which aligns with the original Windows 8.1 extended support period.
 
Última edição:
Já nem me lembrava que não é suportada.
Esse portátil, mini portátil, foi desenvolvido na altura para vir com o Linux salvo erro. O pessoal é que lhe instalou o xp.
Pelo menos um amigo meu tinha um da Asus e vinha de origem com o Linex pré-instalado, interface gráfica duma dist., e vinha com um SSD de 40 GB.
 
Já nem me lembrava que não é suportada.
Esse portátil, mini portátil, foi desenvolvido na altura para vir com o Linux salvo erro. O pessoal é que lhe instalou o xp.
Pelo menos um amigo meu tinha um da Asus e vinha de origem com o Linex pré-instalado, interface gráfica duma dist., e vinha com um SSD de 40 GB.

havia há venda ambas as versões com windows xp e com linux, e o pessoal comprava a versão linux pois era 100€(licença) a menos, e depois metia-lhe windows, o problema é que o hardware era simples e não era mais para que uma utilização complementar a um desktop, mais tarde o últimos modelos que saíram no mercado ainda foi com windows 7 starter, e com o surgir dos tablets e híbridos desapareceram, o modelos mais robustos dos netbooks ainda davam para meter até 2gb de ram e mudar o HDD agora havia muitos que já não, era tudo onbaord ,ram de 1gb e hdd inalterável, eu ainda tenho um asus 1000h de 2008 a funcionar com windows xp tem um hdd de 160gb e 2gb stock para programação de equipamentos, mas já teve windows home basic 7 e windows 8(aqui já se arrastava, foi para testar), portanto windows 10 por muito bom que seja já não se safa nestas máquinas...

aqui no caso dele a única opção é mesmo meter o windows 7 home basic , office e pouco mais se safa, pois 1gb de ram é muito curto nos dias que correm... hoje o mínimo dos mínimos é 4gb de ram para ter só o indispensável num sistema actual...
 
Já o disse noutro tópico, testei o Windows 10 num equipamento com 2GB, primeiro ainda deu avisos de pouca memória mas depois optimizou a utilização para pouco mais de 500MB.
Não cheguei foi a usar o browser mas ainda o vou fazer para ter uma ideia da gestão que o win10 consegue fazer.
 
Já o disse noutro tópico, testei o Windows 10 num equipamento com 2GB, primeiro ainda deu avisos de pouca memória mas depois optimizou a utilização para pouco mais de 500MB.
Não cheguei foi a usar o browser mas ainda o vou fazer para ter uma ideia da gestão que o win10 consegue fazer.

2gb de ram , o equipamento tinha o mesmo hardware que este com 10 anos feito para correr windows xp e 1gb e um disco lento, não me parece...
 
É um Sony vaio sz71xn/c ( Intel c2d 9300) com um SSD e um caddy com um HDD no lugar do DVD.
Está a correr Windows 7, o teste foi feito com Windows 10 a correr em flash drive.
 
É um Sony vaio sz71xn/c com um SSD e um caddy com um HDD no lugar do DVD.
Está a correr Windows 7, o teste foi feito com Windows 10 a correr em flash drive.

realmente, comparar um sony vaio que é bem mais bem constituído que o asus aqui do user, não podes generalizar, mesmo com um windows todo optimizado não há milagres...
 
Para evitar perdas de tempo é que foi testado com w10 em flash em vez de instalação na máquina.
Penso que é opção a ter em conta para testar máquinas com uma ou mais década, correr o sistema via flash em vez de perder tempo a fazer uma instalação que pode não servir.
 
Este portátil veio com XP e era concorrente (por ex) do Asus 1000h, de um MSI (que penso ser o fabricante deste LG).

1gb é onboard e não dá para upgrade. Tem HDD de 160gb.

Lá terá que levar o 7 home basic :)
 
Passado este tempo todo já há mais feedback se o Windows 10 é realmente bom com esses netbooks fraquinhos? Isso porque tenho aqui um Samsung n145 plus, que até lhe dava uma nova vida se conseguisse uma performance aceitável ...
Ele tenho o 7 starter e já lhe pus as definições todas para desempenho mas mesmo assim....
 
Passado este tempo todo já há mais feedback se o Windows 10 é realmente bom com esses netbooks fraquinhos? Isso porque tenho aqui um Samsung n145 plus, que até lhe dava uma nova vida se conseguisse uma performance aceitável ...
Ele tenho o 7 starter e já lhe pus as definições todas para desempenho mas mesmo assim....

O Windows 10 é mais performante em diversos cenários, mas não fará magia... Este tipo de equipamentos peca principalmente na storage. Se tiveres hipótese de alterar para um SSD, certamente irás ver uma melhoria e o Windows 10 funcionará perfeitamente.

No entanto, nada como experimentares :)

Hth,
anthonws.
 
Posso dizer que meti o Win10 no LG X110 que referi acima, e neste modelo fica muito lento. Demora a arrancar, e depois para mexer em qualquer coisa simples (menus, janelas, file explorer, etc...) é lento :(

Meti ubuntu e ficou fixe para uso "doméstico" simples :D
 
Passado este tempo todo já há mais feedback se o Windows 10 é realmente bom com esses netbooks fraquinhos? Isso porque tenho aqui um Samsung n145 plus, que até lhe dava uma nova vida se conseguisse uma performance aceitável ...
Ele tenho o 7 starter e já lhe pus as definições todas para desempenho mas mesmo assim....

windows 10 nos antigos notebooks de 10' com cpu atom, e 1 ou 2gb de ram é para esquecer, se queres isso com um pouco mais de performance investes um SSD baratinho de 120gb que chega e sobra metes o windows 7 home basic x32 e já melhora um pouco na performance e já dá para ter um uso razoável, de resto não há muito mais que se possa fazer com esse hardware.
 
windows 10 nos antigos notebooks de 10' com cpu atom, e 1 ou 2gb de ram é para esquecer, se queres isso com um pouco mais de performance investes um SSD baratinho de 120gb que chega e sobra metes o windows 7 home basic x32 e já melhora um pouco na performance e já dá para ter um uso razoável, de resto não há muito mais que se possa fazer com esse hardware.

#1 CPU Intel Atom é uma família de CPUs (https://www.intel.com/content/www/us/en/products/processors/atom.html), pelo que dizer que "é para esquecer" é muito vago e poderá induzir os membros que leiam o teu post em err
#2 O problema não está no CPU mas sim na storage
#3 Windows 7 termina suporte em 2020, pelo que Ubuntu ou outra Distro Linux provavelmente serão melhores opções (paralelamente ao Windows 10)

Hth,
anthonws.
 
Back
Topo