Windos Vista SP1 e os jogos

Nufiol

Power Member
Visão da Gamespot sobre o novo SP para o Vista

The release of Service Pack 1 might be good time to revisit the debate of whether or not to get Windows Vista. Over the past year Microsoft's been busy patching away at the operating system, and it just might be ready for the discerning gamer...

Vista's built-in Windows Update utility is the easiest, and likely the fastest, way to get the new service pack. The system will automatically download only what it needs to complete the installation...

We compared Windows Vista SP1 to an unpatched installation of Windows Vista and to Windows XP Professional with Service Pack 2 installed. The operating systems were tested with a variety of video cards to get a better picture of how gaming performance varied. We used single-card systems from Nvidia and ATI, and we included an SLI setup from Nvidia and a dual-GPU graphics card from ATI to see how some of the more exotic flavors fared.

System Setup: Intel Core 2 Extreme QX9775, Intel D5400XS, 4GB FB-DIMM (2x2GB), 750GB Seagate 7200.10 SATA Hard Disk Drive, Windows XP SP2, Windows Vista 32-bit, Windows Vista 32-bit SP1. Graphics Cards: GeForce 8800 GTX 768MB. Graphics Drivers: Nvidia ForceWare beta 174.53.

The single-GPU GeForce 8800 GTX experienced gains in games like Call of Duty 4 and Oblivion when we compared Windows Vista to Windows Vista with Service Pack 1 installed. Performance stayed mostly flat in other games. Pairing up two 8800 GTXs for an SLI setup yielded similar results. When we compare Windows Vista with Service Pack 1 to Windows XP SP2, the GeForce 8800 GTX kept up in Call of Duty 4 and BioShock. Vista with SP1 actually took the lead in Oblivion, but it's hard to ignore XP's victories in Crysis and Team Fortress 2. SLI performance was decidedly better under Windows XP than Windows Vista with and without SP1 in almost all of the tests.
...
System Setup: Intel Core 2 Extreme QX9775, Intel D5400XS, 4GB FB-DIMM (2x2GB), 750GB Seagate 7200.10 SATA Hard Disk Drive, Windows XP SP2, Windows Vista 32-bit, Windows Vista 32-bit SP1. Graphics Cards: Radeon HD 3870 512MB, Radeon HD 3870 X2 1GB. Graphics Drivers: ATI Catalyst 8.3.

Outside of 3DMark06, the single-GPU Radeon HD 3870 showed little sensitivity to the various operating systems. Windows Vista with Service Pack 1 has excellent performance, and is pretty much on par with Windows XP SP2 with the Radeon HD 3870. On the other hand, the Radeon HD 3870 X2 performed abysmally under Windows XP. We're chalking that up to immature drivers, as the video card is still on its first set of drivers.
Conclusion

Windows Vista with Service Pack 1 is a step in the right direction. Gaming performance increased in comparison to a fresh installation of Windows Vista. Windows XP SP2 provides better overall performance, and remains the place to go for dual-GPU solutions. Windows Vista is not quite the ideal gaming platform yet, but the new OS is getting close to dethroning Windows XP.

LINK


Cumps
 
Windows Vista with Service Pack 1 is a step in the right direction. Gaming performance increased in comparison to a fresh installation of Windows Vista. Windows XP SP2 provides better overall performance, and remains the place to go for dual-GPU solutions. Windows Vista is not quite the ideal gaming platform yet, but the new OS is getting close to dethroning Windows XP.


Ninguem está a falar mal, os factos falam por si. Neste momento o Windows XP com SP2 é melhor que o Vista para jogos. Facto
 
Ninguem está a falar mal, os factos falam por si. Neste momento o Windows XP com SP2 é melhor que o Vista para jogos. Facto
exacto.

Os factos só vêm confirmar aquilo que eu já suspeitava e ouvia as pessaos dizerem. Se gostam do Vista tudo bem, mas eu só vou usar quando valer a pena e neste momento acho que não vale a pena.

tal como há pessoas que se ficam por jogos mais antigos(maus gráficos), mas com um conteúdo melhor, eu prefiro ficar com o XP sp2, que até pode não ser tão "bonito" (etc.), mas em performance, bate o Vista, como foi provado aí.
 
Última edição:
Ninguem está a falar mal, os factos falam por si. Neste momento o Windows XP com SP2 é melhor que o Vista para jogos. Facto

yeap, so que a maioria das pessoas parece que não consegue enteder isso....
gaming é no windows XP, o vista ainda precisa de alguns service packs....

"Windows XP SP2 provides better overall performance, and remains the place to go for dual-GPU solutions. Windows Vista is not quite the ideal gaming platform yet, but the new OS is getting close to dethroning Windows XP."
 
Eu já não noto quase diferença nenhuma sem SP1, quando instalar o SP1 então vai ser mesmo nula. Mas acredito que para os hardcore gammers possam haver diferenças. Os ultimos drivers da nvidia que eu instalei (174.31) estão bastante bons.
 
Eu com os 169.25 ( Modded ) no Vista tenho exactamente a mesma perfomance que tinha no XP SP2 com os mesmos 169.25. E tou sem SP1 no Vista. Os tempos de loading no Vista estão mais rápidos que estavam no XP SP2.

Pelo que li do artigo, em single GPU não existe assim tanta diferença ou nenhuma mesmo. O que parece é que o Vista precisa de ser limado para sistemas com SLI, pouco mais que isso.

Agora, não desfazendo da placa, porque optaram por fazer testes com a GTX, e não com a GTS (G92) ? Ou até mesmo com alguma das séries 8xxx, 9xxx com o chip (G92)..? hmmm...

Agora ficar a agarrado ao XP SP2, porque faz mais 2,698455 pontos no 3dmark, ou que faz mais 1 FPS, no nível 3, do Jogo Y, quando o char esta virado 45 graus Norte... =X

Para mim, como gamer , conta fps, qualidade, loadings e estabilidade.
 
Desde a série 169 da nvidia deixei de usar o XP. Talvez continue a ser ligeiramente mais rápido ou o que for mas que se lixe.

Agora prefiro o Vista.
 
Desde a série 169 da nvidia deixei de usar o XP. Talvez continue a ser ligeiramente mais rápido ou o que for mas que se lixe.

Agora prefiro o Vista.
X2.
O XP SP2 deve dar mais uns miseros FPS's que o Vista SP1.
Na minha GeForce Go7600 é assim.
Mas prefiro perder (já que agora é apenas) uns FPS's e ganhar tudo o resto que o Vista tem para oferecer.
 
Já começou a guerra mundial, a primeira, entre xp SP2 e o Vista, SP1 ou sem ele, e como é curioso como é possivel que hajam movimentes anti-Microsoft entre dois sistemas operativos....da Microsoft ;)

Eu ponho as coisas num ponto de vista mais simples: Xp SP2 é bom para jogos antigos que não querem funcionar no Vista, nem com modos de compatibilidade, e o Vista para jogos actuais é bom e igual ao xp, menos nos directx 10.
Diferenças? uns miseros fps???? LOL.

Para quem não se lembra: O primeiro xp sem qualquer SP era um caracol cheio de problemas e pesado! O primeiro Vista tinha alguns problemas mas corria rápido nos PCs modernos, apesar de os portáteis não o gramarem....
Mas seja como for quando o directx 10 e 10.1 passar a ser o unico suporte dos jogos então ai adeus ao xp...
 
Aqui estão os meus resultados depois de instalar o sp1 Pt-Pt (já o desinstalei foi só para testar)


fiz um pequeno bench no Crysis
dx9
tudo a high
mais water detail e particles quality a very high
1400x960
sem AA tive uma average de 30 fps (vista 64bits)

exactamente os mesmos setings mas em Dx10 com o vista com hotfixes tenho uma average de 20 com o sp1 tenho uma average de 25 (o sp1 não alterou o valor dos fps quando jogado a dx9)

Quanto ao XP vs Vista nunca mais toco no primeiro, lento não usa ram para nada, tenho 4 cores só usa 1 não sabe o que é o superfetch etc... problemas no vista, programa não anda, facil iniciasse com o modo de compabilidade com o xp, a unica coisa que o xp serve agora (a menos que tenham um pc antigo) é mesmo só os jogos antigos de resto...
 
Última edição:
façam o favor de nos visitar ali no quadro ao lado :p (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=261350)
têm lá já uns benches (http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2747764&postcount=1256)

e pelo menos eu só posso dizer bem do bixo... 5*

no crysis ganhei no meu sistema uns 5FPS, mas acima de tudo mais fluidez e menos shuttering..

além que o sistema está super estável...
é recomendado também que depois da instalação do SP1 executem o vsp1cln.exe para limpar o lixo que ficou a mais, e desfragmentar o disco, usem o JKdefrag ;)

o que e certo e que se eu puser as mems a 4-4-4-12, o vista nao arranca e o xp sim...


isso é porque o Vista traz um sistema de protecção do hardware.. com esses timmings e a voltagem que tas a por o Hardware não está estável .. para o XP isso não lhe importa.. o Vista detecta a instabilidade..

atenção que esta instabilidade até pode ser só de 5%, mas é detectada pelo Vista ;)
 
Com o meu sistema, a única coisa que me queixo, é dos inexplicáveis acessos intensos ao disco de vez em quando...

De resto, mesmo para jogar, 5 *
 
esse comando sp1cln.exe vem com o sp1?basta escrever no shearch que ele aparece?
é que uma das razões pela qual não deixei estar o sp1 que arranjei pelos torrents foi porque não me retirava a marca de água que o sp1 rtm (build 6001.17qualquer coisa) e quando troquei os ficheiros na pasta system 32 foi BSOD, achas que esse comando finalmente me retira a marca d'água?
 
Back
Topo