Guia Windows 1.x, 2.x e 3.x em VMware

boston

Power Member
Uma vez que já não tem qualquer utilidade se não reviver tempos passados, decidi construir este tutorial para aqueles mais nostálgicos e até mesmo para aqueles que nunca mexeram em versões antigas do windows, a finalidade é instalarmos o MS-DOS, windows 1.x, 2.x e 3.x em VMware e ver, reviver como eram e como funcionavam estes sistemas operativos.

Espero que gostem.

Dificuldade: Fácil


Requisitos:
- VMware
- MS-DOS 5.0
- Noções de MS-DOS

A versão que vamos utilizar do MS-DOS é a 5.0 Rev A de 1991 uma vez que as anteriores não têm a capacidade desta e as posteriores não oferecem o grau de compatibilidade necessário para a instalação do windows 1.x.Vamos assumir que o VMware já está um pouco explorado e que já se tem vaga ideia onde se encontram as opções.

Para começar vamos instalar o MS-DOS que vai servir de suporte para o windows.
Uma vez que ainda não temos suporte para cd-rom vamos correr por imagens de disquete através de ficheiros *.img. estes ficheiros funcionam como ISO mas para disquetes, os ficheiros têm 720KB pois estão no seu formato original.

Vamos então começar por criar a nossa máquina virtual!
tut.gif

5 - Vamos disponibilizar apenas 100MB, não há necessidade de mais mesmo que se queira instalar todos os SO num único disco.


Finalizado o passo anterior, pressionar: Ctrl+D
op.gif

Vamos disponibilizar 64MB para ter um bom desempenho e carregar já a primeira imagem.
Cliclar OK e Ctrl+B para ligar a máquina.


Assumindo que percebemos um pouco de ms-dos podemos então já passar para o passo seguinte.
Em "Run Shell on Startup" seleccionar: "NO".
dos1.gif


Primeira opção!
dos2.gif

Durante a instalação irá pedir as restantes imagens.


clique direito lá em baixo e seleccionar "Edit"
dos3.gif

No final da instalação, o mesmo passo que o anterior e seleccionar "Disconnect"

Pressionar Ctrl+Alt+Ins para reiniciar.
dos4.gif

Estamos agora já com o MS-DOS 5.0 instalado e prontos para instalar o suporte para cd-rom e rato.


Vamos então carregar a imagem 'cdm.img' que contém os drivers necessários e simplesmente copia-los.
dos5.gif

c:\>md cdrom
a:
a:\>copy *.* c:\
a:\>cd cdrom
a:\>cdrom\copy *.* c:\cdrom
a:\>cd \
a:\>cd dos
a:\>dos\copy *.* c:\dos
Pressinar Ctrl+Alt+Ins para reiniciar.


Como podemos ver pela imagem, estamos agora a correr o MS-DOS 5.0 com suporte para cd-rom, rato
e teclado português.
dos6.gif


No tutorial seguinte vamos instalar o windows 1.0.1 de 1985.
Até lá
 
Última edição:
Windows 1.01

Dificuldade: Fácil Requisitos:
- VMware
- MS-DOS 5.0
- Windows 1.01
- Noções de MS-DOS
- Experiência em trabalhar com o teclado

Penso que a partir do momento que entendemos o funcionamento do VMware e temos o ms-dos instalado torna-se tudo mais simples para quem tem noções de DOS, não é mais que começar a instalar programas dentro dele, excepto a configuração de alguns periféricos, é igualzinho como se o estivesse a instalar verdadeiramente numa máquina não virtual...

Continuando com o nosso tutorial, vamos proceder à instalação do windows 1.01 de 1985, uma vez que este windows é extremamente rudimentar, não é possível alterar a letra da drive de instalação, por isso estamos condicionados à (A), logo vamos ter que o fazer através de imagens de disquete.


Vamos começar por clonar o nosso MS-DOS e personalizado então à nossa vontade pressionamos Ctrl+B para ligar o MS-DOS.
Uma vez carregado introduzimos então a primeira imagem do windows 1.01
win1.gif

entramos em a: e fazemos setup.exe
Infelizmente não consegui meter o rato a funcionar nesta versão(digam-me se conseguirem como) por isso optem pela opção que desejarem.


Optei pela 2 mas é indiferente, façam a vossa.
win2.gif



Aqui vamos optar pela opção 5 ou 6 uma vez que a 4 é monocromatica e as restantes não se interessaram em funcionar correctamente.
win3.gif



Agora em diante já sabem, mudar a disquete e seguir em frente, ignorem a instalação da "printer/plotter".
win4.gif

No fim, escrevemos win e voilá.
estamos no windows 1.01 sem rato, sem net(talvez com o velhinho modem 56k no terminal) mas com um leque de opções maravilhosas:)

Não se assustem com o ecran de "load" do windows, o VMware não parece ser muito tolerante e apresentar gráficos iniciais.
win5.gif


Já o MS virtual PC parece ser mais gentil
win6.gif


win8.gif


Aqui está no "ambiente de trabalho" MS-DOS Executive e prontos para mexer no nosso teclado! espero que tenham experiência.
win7.gif



E é este o painel de controlo que tínhamos em 1985:)
win9.gif



Aqui um fantástico calendário.
win10.gif

É tudo, façam vocês mesmo e explorem-no.

No tutorial seguinte vamos instalar o windows 2.0.3 de 1987
 
Muito bom! ainda nas férias de natal instalei o Windows 3.1 fiquei fascinado! visto ter sido o primeiro SO que mexi, tinha eu 4anos! em 94! bons tempoS! e na casa de uma pessoa da familia tem la um PC que me deram, mas que nunca cheguei a trazer para a minha casa, que tem o Win3 é um velho Pentium dos primeiros.. uma bomba na altura :P

cumps
 
Muito bom! ainda nas férias de natal instalei o Windows 3.1 fiquei fascinado! visto ter sido o primeiro SO que mexi, tinha eu 4anos! em 94! bons tempoS! e na casa de uma pessoa da familia tem la um PC que me deram, mas que nunca cheguei a trazer para a minha casa, que tem o Win3 é um velho Pentium dos primeiros.. uma bomba na altura :P

cumps

Hum, uma pequena correcção... nessa altura o SO era mesmo o MS-DOS, o windows 3.1 era uma aplicação...

no windows 95, o MS-DOS ainda vinha dissimulado, apartir do windows 98 é que já era nativo... penso eu de que...

... mas não tenho saudades nenhumas desses tempos :007:, tínhamos que fazer tudo à unha...
só para descompactar um ficheiro em ARJ, tinhamos que saber uma data de comando... eheh
 
Hum, uma pequena correcção... nessa altura o SO era mesmo o MS-DOS, o windows 3.1 era uma aplicação...

no windows 95, o MS-DOS ainda vinha dissimulado, apartir do windows 98 é que já era nativo... penso eu de que...

... mas não tenho saudades nenhumas desses tempos :007:, tínhamos que fazer tudo à unha...
só para descompactar um ficheiro em ARJ, tinhamos que saber uma data de comando... eheh

Exacto é isso, mas era muito novo na altura :p não percebia nada disto :P :lol: e nunca mais mexi naquilo..

E realmente era tudo á unha :P
e agora lembro-me, que para entramos no windows era preciso c:\> win
 
Yep inda me lembro...
O Dos era carregado e se querias entrar no windows tinhas que digitar um comando qualquer que ja nao me lembro...


win?
 
Uma coisa: é considerado warez se eu sacar o Windows 3? é que tenho aqui 6 disquetes mas ao que parece são mais (8 acho eu) e uma delas tem uns ficheiros danificados :(

fui busca las a casa de um tio, ele disse que só tinha la aquelas.
Bem! estavam no sotão junto a uns pc.. bem. eram da pré história! :D

mas eu curtia instalar isto..
cumps
 
axo que ja nao é, porque a microsoft ja nao da suporte a essas versoes
se calhar tou a dizer uma baboseira, mas se eles nao renovaram a marca registada (neste caso o windows 3x) axo que ja nao está protegido por direitos de autor
 
Onde arranjo o DOS 5.0??

Isso vem incluido nas diskettes do Windows 3.1, que eu tenho???

nos requisitos estão lá os links para os respectivos programas, utilizem estas imagens que tanto trabalho me deram para criar pois visa facilitar-vos a vida durante a utilização de uma máquina virtual.
Já agora, os procedimentos são semelhantes ao MS virtual pc.

Não considerem isto pirataria uma vez que já não há qualquer utilidade quotidiana nem tão pouco é possível adquirir isto numa loja mesmo que o queiram.

ando a ver se encontro um rato serial com1 para ver se consigo instalar o rato no windows 1.01 mas não queiram saber como já é difícil encontrar uma coisas dessas...
Se têm algum, conservem-no pois é uma relíquia:)

Ando a ver se ponho a funcionar correctamente o windows chicago(pré-windows 95) de 1993 mas aquilo tem dado buraco por todo o lado, se o windows95 tem fama devido à sua instabilidade, imaginem só o que não é este menino:P não sei se vale a pena continuar.:)
 
Última edição:
tens que ver uma MV como se fosse algo real, no teu MS-DOS tens que ter suporte para cd-rom, inseres a imagem do win3.x e corres o "setup". se não tiveres suporte, na distro. que disponibilizei com o MS-DOS5 está lá uma imagem (cdr.img) que traz suporte para o cd-rom, rato e teclado em português.

de qualquer forma, não aconselho a instalarem o ms-dos 6.22 pois é incompatível com o windows 1.x e ms-dos 5 é com todos, por isso a opção tomada:D
 
Última edição:
Windows 2.03

Dificuldade: Fácil

Requerimentos p/ instalação:
- VMware
- MS-DOS 5.0
- Windows 2.03
- Noções de MS-DOS

Continuando com o nosso tutorial, vamos proceder à instalação do windows 2.03 de 1987, este windows já permite a utilização de uma drive para a sua instalação e uma vez que o nosso ms-dos suporta cd-rom, vamos facilitar o processo de instalação e faze-lo através de imagens de cd(ISO)

Requerimentos:
x86 CPU
512KB RAM
2 MB Disco
Drive 5,25" ou 3,5"
MS-DOS 3.0 ou superior

Vamos começar por clonar o nosso MS-DOS e personalizado então à nossa vontade pressionamos Ctrl+B para ligar o MS-DOS.
Uma vez carregado introduzimos então a primeira imagem do windows 2.03

1.gif


entramos em D: e fazemos: setup
vamos fazer a instalação no disco!

2.gif


Aqui vamos optar pela opção 1, uma vez que é esta a nossa máquina.

3.gif


Opção 7, esta opção revelou ser a melhor escolha como adaptador.
No ecran seguinte continuamos com US Keyboard.

4.gif


Seleccionamos a 3ª opção, visto ser a que nos traz o rato para dentro do windows 2.03:D
em seguida escolhemos "No changes" e ignoramos a instalação da impressora e seguimos em frente com a instalação.

5.gif


Seleccionamos Portugal, porque não?:D

6.gif


E aqui está! escrevemos "win" e temos o nosso sofisticado windows 2.03 a correr.

7.gif


Temos mais umas opções no painel de controlo...

8.gif


Mais um leque infinito de opções que tínhamos em 1985:)

9.gif


A partir daqui é com vocês:D

No tutorial seguinte vamos instalar o windows 3.11 para workgroups de 1993, vamos configurar o acesso à internet e ver o processador de texto word 1.1 a correr nele.

win311.png
 
xiiiii velhos tempos esses... por acaso o 1º windows que usei foi o 3.1 porque nunca gostei la muito dos outros, aquilo n servia pra grande coisa LOL mas pronto...
 
O Copyright só se perde após 75 anos nos estados unidos, e por cá são poucos menos, logo fazer o download de qualquer um deles é ilegal. Não é por a MS já não dar suporte \ vender que não deixa de ser IP (Intellectual Property) deles.

Wikipedia disse:
The length of the copyright term within the United States was extended by the Sonny Bono Copyright Term Extension Act, which made the copyright term the life of the author plus 70 years for works created after January 1, 1978. In the case of a work of corporate authorship (also known as "Work for Hire") the term will be 95 years from the date of first publication or 120 years from the date of creation, whichever expires first.

Já em espanha é similar:
Wikipedia disse:
The Spanish copyright is regulated in the Intellectual Property Law[3] formulated in 1987 and amended in 1996. Currently, the copyright holds during the lifetime of the author plus 70 years. It always assigns copyright to the author and he or she is not allowed to disclaim it.

Cá em Portugal é similar também :P

Decreto Lei 63/85, Artigo 36.º:

Alínea 1 - O direito de autor sobre a obra feita em colaboração, como tal, caduca 50 anos após a morte do colaborador que falecer em último lugar.

Alínea 2 - O direito de autor sobre a obra colectiva ou originalmente atríbuida a pessoa colectiva caduca, salvo disposição especial, 50 anos após a primeira divulgação.

Alínea 3 - A duração do direito de autor atribuído individualmente ao colaborador de obra feita em colaboração e de obra colectiva, em relação às respectivas contribuições pessoais que possam discriminar-se é a que se estabelece no artigo 35º

Artigo 42.º

Alínea 1 - A duração da protecção dispensada a obra com origem noutro país é a fixada nos preceitos anteriores, se não exceder a fixada na lei do país de origem.

Links de Interesse (e de onde tirei alguma da informação):
Copyright na Wikipedia
Intellectual Property na Wikipedia
Decreto Lei 63/85
 
Última edição:
tenho uma dúvida...

dá para fazer uma disquete de arranque com as imagens que puses-te boston ?

se sim podes dizer como?

Obrigado

yap!usa as imagens de dos que estão lá em cima e através do winimage transfere para a disquete.
o funcionamento é similar ao dos cd-roms.

PS: não extraias nada, usa o programa que ele próprio faz com que depois arranque.
 
Back
Topo