Windows 10, 8.1 ou 7

Não percebo esta panca descabida da privacidade. Acho que muita gente simplesmente lê uma coisa na net e acha que é o fim do mundo. Simplesmente é um ataque ao windows e os carneiros vão na onda.
Não é nada que não aconteça em OSX ou Android e iOS e não vejo metade da preocupação para com estes dois. No windows 10, aquando da instalação a MS pôs algumas das coisas relativas à recolha de dados bem explicita para toda a gente perceber e com botões e tudo para escolher. Nos outros, as coisas também estão lá mas estão enterradas nos termos de uso que ninguém lê e então acha que não está lá nada.

O sistema está estável e o update correu bastante bem para mim. Ainda não tive crashes e tudo funciona.

Há um medo instaurado à cerca dos produtos da MS que não percebo. Não são santos, mas também atualmente, na minha opinião, não são piores que a concorrência direta. Se não gosta da ideia da recolha de dados é muito simples. Vão para open-source. Mas quem tem acredita em tudo o que lê na net porque não tem conhecimento, duvido o que o faça ...
 
Isso é verdade, a MS não é a única a "expiar" nos seus clientes. Mas não é por isso que deixa de ser mau. Bem pelo contrário, torna a questão muito pior.
Actualmente a privacidade das pessoas é um bem demasiado escasso, mesmo considerando que é um direito fundamental na maior parte das nossas sociedades.
Não há respeito pela privacidade das pessoas. E como se isto não bastasse, é demasiado frequente empresas perderem as bases de dados das pessoas que usam os seus serviços, para hackers.
Sinceramente, acho que isto tem de mudar. A privacidade das pessoas não pode ser um comodidade a ser vendida como se fosse petróleo, arroz, ouro, etc. A privacidade é um direito fundamental que está a ser constantemente violado.
 
Boas,

Performance wise, Windows 10 sem dúvida. E em nenhuma instância o Windows 7 pode ser considerado mais performant ou quase igual a Windows 8 onwards.

Só o facto de no Windows 8, uma simples criação de uma thread demorar sensivelmente 50% menos que o Windows 7, diz tudo. O tempo passa e novas otimizações vão sendo investigadas e adicionadas ao SO, pelo que a recomendação é seguires com o Windows 10.

Aqui está um belo exemplo das otimizações que vão sendo adicionadas (procurem por Memory Manager improvements):

http://blogs.windows.com/bloggingwi...ncing-windows-10-insider-preview-build-10525/

Quanto às questões da privacidade, esses programas (Win10 private something) não fazem (tanto quanto sei) nada mais do que aquilo que o SO permite ativar/desativar. E podem desativar tudo! Até o simples envio de WER (Windows Error Reporting), que é algo que já existe desde a época dos dinaussauros.

No entanto, é importante que os utilizadores também tenham a sensibilidade de ler e não clicar Next -> Next -> Finish e posteriormente não terem a mínima noção do que ativaram.

Mas, AFAIK, e podem ler nos links que vou deixar, informação como IP's, hostname, emails, etc., é tudo eliminado, mantendo apenas a informação necessária para analisar questões como compatibilidade de hardware/software, crashes, etc.. Nada do tipo Personal Identifiable Information é enviado e partilhado com parceiros.

Aqui estão uns quantos links para que possam aprofundar o tema:

Microsoft Privacy Statement
http://www.microsoft.com/en-us/privacystatement/default.aspx

Windows 10 Privacy FAQ

http://windows.microsoft.com/en-US/windows-10/windows-privacy-faq

Se existe alguma situação que gostariam de alertar a Microsoft (com as devidas provas de envio incorrecto de informação Personable Identifiable Information, por exemplo), podem fazê-lo através deste link:

http://support2.microsoft.com/gp/privacy-page?ln=EN-US

Atenção, não sou especialista na matéria e toda a informação que aqui deixei é baseada em documentação pública! Gosto mesmo é de Windows Internals ;)

Hth,
anthonws.
 
E não esquecer que o Windows 10 não é o único windows com este problema de privacidade. A MS lançou 4 updates para o Windows 7, 8 e 8.1 para fazer o mesmo que o Windows10.
Estes são os updates:

kb:3068708
kb:3022345
kb:3075249
kb:3080149

Podem ser desinstalados sem problemas pelo painel de controlo, ou usando estes comandos, correndo o CMD com privilégios de admin.

wusa /uninstall /kb:3068708 /quiet /norestart
wusa /uninstall /kb:3022345 /quiet /norestart
wusa /uninstall /kb:3075249 /quiet /norestart
wusa /uninstall /kb:3080149 /quiet /norestart
 
Bom dia eu tenho o W8.1 num tablet que fiz o upgrade para o W10 e tudo bem.

Agora vou comprar desktop novo e queria saber se posso usar a licença do w8.1 no meu novo pc?

Ou seja duplicar o W.8.1

Obrigado
 
E não esquecer que o Windows 10 não é o único windows com este problema de privacidade. A MS lançou 4 updates para o Windows 7, 8 e 8.1 para fazer o mesmo que o Windows10.
Estes são os updates:

kb:3068708
kb:3022345
kb:3075249
kb:3080149

Podem ser desinstalados sem problemas pelo painel de controlo, ou usando estes comandos, correndo o CMD com privilégios de admin.

wusa /uninstall /kb:3068708 /quiet /norestart
wusa /uninstall /kb:3022345 /quiet /norestart
wusa /uninstall /kb:3075249 /quiet /norestart
wusa /uninstall /kb:3080149 /quiet /norestart

Podes exemplificar um desses "problemas de privacidade"? Gostava, honestamente, de perceber em concreto que informação está a ser retirada do teu SO que não tenhas controlo sobre o componente (App ID, Inking, Feedback and Diagnostics, etc.)

Thanks,
anthonws
 
Windows 10 aqui e até agora nao tenho razao de queixa, esta tudo impecavel sem bugs nem problemas de compatibilidade, a performance é excelente. Porque razao instalar um so antigo?...
 
Ou seja é melhor comprar licença do w7 mais barata e depois fazer a actualização ?

Ou nao compensa ?

hELP

Não sei se vai compensar. Mesmo que encontres W7 ou W8 à venda, o preço vai ser quase ela por ela de um Windows 10. O Windows 8 Home estava a ser vendido por cerca de 80 euros, depois do período de campanha de atualização. Agora está a 100 euros... O Windows 7 vai ser sempre mais caro...

O Windows 10 está a ser vendido por volta dos 110 euros. Para um SO que nunca vai parar de ter updates a novas funcionalidades, não julgo ser caro.

Exemplo: http://www.*****.pt/software/sistemas-operativos.html

My 2 cents,
anthonws

EDIT:

http://es.mmoga.net/Software/Windows/Windows-10-Home.html

25 euros? O método parece ser comprar a key de Win 7, depois fazer todos os upgrades até ao Windows 10 Home.

No entanto não conheço a legitimidade do site... Compras por paypal são sempre mais seguras :)
 
Última edição:
Depois de testar uma série de computadores em ambiente doméstico e empresarial:

Portáteis: Windows 8.1 ou Windows 10. Mas sem olhar para trás. Atenção que devem ter "Drivers" disponíveis para placas de rede/wireless e gráficas.

Fixos: Windows 8.1 e Windows 10. Windows 7 em alguns ambientes empresariais por causa de impressoras e alguns softwares mais antigos que já foram feitos apenas a pensar em Windows Vista para trás.

Diferença de performance entre 8.1 e 10 é psicológica ( já do 7 para o 8.1/10, em portáteis, é outra história, principalmente a sair da hibernação ) .

Todos os testes que fiz foi por upgrade, excepto um portátil com Windows 7 que fiz a reposição de fábrica da HP, pois ficou com o problema de alternar para o segundo monitor. Bem, mas não deixa de ser upgrade...

Quanto à privacidade só me ocorre um LOL. Vejamos:

- O Facebook sabe da nossa vida ( muito por nossa culpa ).
- O Google/Android sabe até onde andamos e o que queremos.
- Qualquer anti-spam de email "gratuito" lê os nosso e-mails ( Google admite-o e a Microsoft bem o nega, mas sabemos como é ).
- Qualquer anti-vírus gratuito ou pago recolhe estatísticas de software do nosso PC. Aliás, todos os softwares o fazem, no geral.
- As nossas box's "IPTV" recolhem estatísticas de utilização.

And so on... poderia passar aqui o dia a enumerar que informação nossa segue pela Internet fora, e agora estão preocupados com o novo SO da Microsoft?

Querem estar seguros, cortem a internet, e usem pombos-correio para comunicar com as outras pessoas :D
 
Para já tenho WIN10 no laptop. Nao uso tanto e serviu como "cobaia". Para ja no desktop mantenho o WIN7, que nunca me deu problemas. Quando sair um SP1 para o 10 ou a estabilizar um pouco mais, logo faço a "troca".
 
Para já tenho WIN10 no laptop. Nao uso tanto e serviu como "cobaia". Para ja no desktop mantenho o WIN7, que nunca me deu problemas. Quando sair um SP1 para o 10 ou a estabilizar um pouco mais, logo faço a "troca".

Sendo que vão sair novas releases a cada 6 meses +- (novas features ~= novo OS), essa fase do ser mais estável já não se aplica :) LOL

Não, a sério. Bugs vão sempre existir, mas com este novo modelo de teste e feedback a intenção é lançar algo já com um nível de maturidade acrescido, e também com a capacidade de rapidamente corrigir algo que possa não estar no nível desejado.

Novembro está a chegar.... http://www.windowscentral.com/first-major-windows-10-feature-update-reportedly-delayed-november

Tick, Tock, Tick, Tock.... :)

Hth,
anthonws
 
Ontem instalei o W10 e no fim testei fazendo correr um programa (piratado) e o SO não o carregou por ter falta da licença.
Regressei ao W8.1 por enquanto.
 
Tenho o W7 64 bit que está mesmo bastante lento (só o posso usar uns 5 min depois de ligar o pc), queria saber se para uma melhor performance geral e não só de jogos, e tendo em conta o meu pc, recomendam o 10 ou devo continuar com o 7?

CPU: Intel G620 2.6GHz
RAM: 4GB 1333 MHz dual channel
GPU: Radeon HD6750 (DX11)
OS: Windows 7 Ultimate 64b
Partição do windows: 60GB para o SO e programas com 17GB livres (disco não-SSD)

Reparem que o 10 suportar DX12 não me faz diferença visto a minha placa ser DX11
 
Última edição:
Tenho o W7 64 bit que está mesmo bastante lento (só o posso usar uns 5 min depois de ligar o pc), queria saber se para uma melhor performance geral e não só de jogos, e tendo em conta o meu pc, recomendam o 10 ou devo continuar com o 7?

CPU: Intel G620 2.6GHz
RAM: 4GB 1333 MHz dual channel
GPU: Radeon HD6750 (DX11)
OS: Windows 7 Ultimate 64b
Partição do windows: 60GB para o SO e programas com 17GB livres

Reparem que o 10 suportar DX12 não me faz diferença visto a minha placa ser DX11

O windows 10 tende a ser mais rápido é uma da boas críticas que tem mesmo dentro da comunidade Linux já vi quem abonasse da rapidez do 10 comparado com os 7, 8.

No entanto todo o windows tende tb a tornar-se lento com o tempo e isso tem a ver com várias questões uam delas a gestão de disco e blocos de data por exemplo.

O 7 se te importar a privacidade é melhor se não importar o 10 dizem ser bem rápido.
 
Estou-me nas tintas para a privacidade, não tenho nada a esconder :blaugh:

O meu é lento não só no arranque, mas mesmo durante o uso normal, tudo parece agora ocupar mais ram, antes tinha vários programas a correr em simultâneo e o windows quase que dormia com tão pouca actividade, agora tendo metade deles a correr por vezes é um martírio, até abrir vídeos com leitores leves estes só começam passados 10-15 seg de massacre de disco, e é se não tiver muita coisa aberta. E se enquanto ele descompressa um .RAR grande eu abrir um mero jpg no leitor de imagens do windows? Ui! se em vez do jpg for um vídeo, aí este só começa 1 minuto e meio depois :P

Essa gestão de disco e blocos de data que falaste é idêntica no 7 e no 10, ou seja um tende a ficar mais lento mais depressa que o outro?

já agora o W10 ainda é à borliú? E tem temas? É que eu detesto aquelas bordas de janelas sensaboronas e amarelo-pus :P
 
Back
Topo