Windows 10, 8.1 ou 7

Estou-me nas tintas para a privacidade, não tenho nada a esconder :blaugh:

O meu é lento não só no arranque, mas mesmo durante o uso normal, tudo parece agora ocupar mais ram, antes tinha vários programas a correr em simultâneo e o windows quase que dormia com tão pouca actividade, agora tendo metade deles a correr por vezes é um martírio, até abrir vídeos com leitores leves estes só começam passados 10-15 seg de massacre de disco, e é se não tiver muita coisa aberta. E se enquanto ele descompressa um .RAR grande eu abrir um mero jpg no leitor de imagens do windows? Ui! se em vez do jpg for um vídeo, aí este só começa 1 minuto e meio depois :P

Essa gestão de disco e blocos de data que falaste é idêntica no 7 e no 10, ou seja um tende a ficar mais lento mais depressa que o outro?

já agora o W10 ainda é à borliú? E tem temas? É que eu detesto aquelas bordas de janelas sensaboronas e amarelo-pus :P

Blocos data ,é identica enlenca-se com o tipo partição até que mudem envolve sempre esse probleminha, eu quando cheguei ao GNU/Linux até nos torrents notei uma grande diferença como a net era a mesma fui investigar o porquê de tal e de fluir tão bem quando tinha muitos em fila e a explicação foi essa mesma - gestão blocos data em disco, até nisso se nota o simples carregar dos thumbnails etc.

O update a 10 envolve mais do que o simples update, depende da arquitectura mas também do suporte a software driver que comunica esse ao sistema e pode no teu caso dar-te um pior desempenho, o tipo de upgrade que a Microsoft propõem é descrito no lado dos técnicos de sistemas como - deficiente, já que são milhões de computadores com hardware diferente, com marcas diferentes e com o surgimento do software de suporte a ambiente físico ainda piora um pouco essa situação (é uma situação que advém de vários parâmetros) .
- Se no teu caso for demasiado lento é melhor passar para o que tinhas ou procurar bom suporte de gestão a arquitectura máquina no 10 - dares uma volta num fórum windows com o driver e veres se não existem métodos para optimizar no 10 ainda que essa gestão normalmente tb seja melhor com o sistema de fábrica.

A carga de RAM depende de várias coisas, programas de auto start, problema com driver gráfico, etc.

Eu neste momento tenho o browser aberto, estou a ver video youtube, estou com 12 páginas abertas, tenho o torrent a funcionar, o conky e o jdownloader e tenho 800 MB RAM em uso, mas para isso uso o meu sistema de forma o mais optimizada que consigo - isso depende do usuário muitas vezes os usuários têm programas abertos que nem usam , alguns antivirus só com iconezinho activo consomem muito, etc, a gestão tb passa pelo usuário , aí só vendo directamente o que tu estás a fazer e como fazes a gestão da máquina que tens e depois tentar ajudar a melhorar se for possivel.
A lentidão pode ser devida a driver mal configurado para o sistema, má gestão de software do usuário, falta de capacidade da máquina (Processador|RAM|gráfica) ou outros como malware.

O 10 é de borla para quem tenha 7 ou 8 os anteriores pagam a licença.

Pronto é isso , recorda tb que certos métodos de descompressão envolvem muita carga de sistema etc , se a lentidão for sempre é uma coisa se acontecer a passos é outra.

Quanto ao que comentas sobre privacidade se quiseres vê o documental CitizenFour e depois tira as tuas conclusões ou vê o que diz Richard Stallman , uma coisa é não ter nada a esconder outra totalmente diferente é seres tratado como número, coisa objecto, ao abrigo de te venderem e comprarem como tu fazes com as coisas.

E um trecho de uma crítica sobre o documental em Espanha:

"En algún momento de las pláticas que Snowden sostiene con los reporteros y la cámara, dice algo así como que este gobierno parece cada vez más manejarse como amo de una sociedad que actúa como vasallos de un reino, en lugar de responder el gobernante como alguien electo y la población como su electorado. Snowden denuncia que aparentemente con la excusa del terrorismo el gobierno vigila a todos, pero que en realidad se trata de juntar datos comerciales, de competencias industriales para ver cómo vender más en cierto país. La clave está en los metadatos personales, para mostrar en forma de estadísticas que hace todo mundo en internet, en ocasiones hasta llegar a ubicar gente que aboga por derechos humanos que van en contra de planes del gobierno americano; un terrorismo de Estado queda al descubierto en poco tiempo. "

Se perceberes o que acima está vais perceber que o pior é precisamente dizer eu não tenho nada a esconder ... não é questão de esconder ou mostrar é ética parece-me.
 
Última edição:
Obrigado pela resposta.
A ferramenta de compatibilidade do W10 diz-me que o meu pc está apto, põs-me um 'visto' verde em todas as coisas.

Quando disseste isto «dares uma volta num fórum windows com o driver e veres se não existem métodos para optimizar no 10», a que driver te referias? drivers da motherboard? eu fui aos sites buscá-los.

Tens só essa RAM em uso? só o jdownloader ocupa-me ~300MB. Aposto que o teu browser não é o Chrome, senão terias muito mais RAM em uso. Programas no arranque só tenho o Panda cloud antivirus (supostamente é leve)
2 progs de upload para cloud (1 é raro ser usado) em que o total dos 2 na RAM é só de 47MB, um prog que mostra disco livre e taxas de up/down no ambiente de trabalho (7MB na RAM). De resto de acordo com o msconfig tenho o daemon tools e o control center da placa gráfica.

Quanto à privacidade aquilo foi mais dizer por dizer. Claro que não gosto que venham activamente bisbilhotar-me. Mas muita malta que está contra isso usa serviços e software do Google, Facebook, etc... enfim
 
Obrigado pela resposta.
A ferramenta de compatibilidade do W10 diz-me que o meu pc está apto, põs-me um 'visto' verde em todas as coisas.

Quando disseste isto «dares uma volta num fórum windows com o driver e veres se não existem métodos para optimizar no 10», a que driver te referias? drivers da motherboard? eu fui aos sites buscá-los.

Tens só essa RAM em uso? só o jdownloader ocupa-me ~300MB. Aposto que o teu browser não é o Chrome, senão terias muito mais RAM em uso. Programas no arranque só tenho o Panda cloud antivirus (supostamente é leve)
2 progs de upload para cloud (1 é raro ser usado) em que o total dos 2 na RAM é só de 47MB, um prog que mostra disco livre e taxas de up/down no ambiente de trabalho (7MB na RAM). De resto de acordo com o msconfig tenho o daemon tools e o control center da placa gráfica.

Quanto à privacidade aquilo foi mais dizer por dizer. Claro que não gosto que venham activamente bisbilhotar-me. Mas muita malta que está contra isso usa serviços e software do Google, Facebook, etc... enfim

Em relação ao dares uma olhadela nos fóruns windows era para se o problema pudesse vir de um driver de sistema, se não tens essa percepção e vês que tudo está ok não é necessário.

O Chrome consome um bocado a mim 142 mb neste momento já fechei o jdownloader tb consome um bocado, mas isso depende da arquitectura e tb de como se configura o sistema no hardware é dizer que uma boa gestão de módulos kernel núcleo de sistema e uma boa configuração de serviços software a sistema geram um conjunto que depois pode variar às vezes pouco às vezes muito nos consumos finais, uma coisa são aos requerimentos base da ram necessária a um programa por exemplo outra coisa é que esse programa possa por exemplo ter configurações numa det. versão de sistema que o levem àquilo que se chama consumo excessivo.

Só vendo directamente tu podias entender bem o que eu quero dizer.

A nível básico um simples perceber ruído do dissipador pode ajudar a perceberes que o pc pode estar num estado de maior stress do que aquele que tinha com outro sistema anterior se esse strees é contínuo provoca mais sobrecarga de máquina que faz mais esforço e no futuro o hardware sofre mais (calor inimigo de pc) se tu notas que a dissipação está a fazer muito ruído e ela está bem limpa de pó pode ser que o pc esteja com uma pior configuração nível arquitectura e sistema que aquela que tinha com outro sistema anterior é só estar atento.
Eu mesmo com GNU/Linux com certos kernels tenho picos de maior strees no pc com algumas versões , depende exactamente do conjunto que faz o desempenho.

O que é importante ficares como guia tua é que - as marcas lançam det. produto ao mercado e esse produto pode ser lançado com drivers para um sistema det. a partir do upgrade pode melhorar o desempenho mas também pode piorar depende de hardware mas também da própria qualidade de suporte a módulo driver quando o desenvolvimento é fechado pode até dar-se que em determinado hardware o driver funciona bem e noutro com a mesma versã ode sistema se calhar arrasta mais devido a constrangimentos de núcleo gerados pela própria máquina (questões técnicas de desempenho).

É estranho que tendo tão pouca RAM em uso tenhas tão mau desempenho uma vez que os pcs actuais trazem RAM para dar e vender normalmente (acima de 4GB), pode ser o processador, pode ser algum driver mal configurado (gráfico normalmente) e pode ser algum malware script ou java (que é um consumidor de recursos algo pesado tanto em site como em sistema aplicações). Mesmo que o w10 te indique visto verde não é seguro que o desempenho seja igual pelos motivos que te referi acima.

Se suspeitas de que nalguma descarga pudesse ter entrado algum malware podes sempre passar o malwarebytes ou outras ferramentas como as descritas aqui - https://www.infospyware.com/ , em todo caso se for por sobrecarga de RAM tu vês no gestor de processos , se a RAM disponivel for alguma então o problema é outro.

Quanto ao google e facebook, é verdade são o espelho daquilo que o sistema 10 quer implementar, mas existe uma ressalva significativa , uma coisa é aquilo que tu colocas na web - tu colocas na web não é teu é dela também - outra coisa é aquilo que tu supostamente colocas e fazes no teu sistema que tu compraste e tens em tua casa , passar o facebook para um sistema operativo é uma coisa diferente de ter um det. serviço web que aloja det. conteúdo na WEB e não em tua casa, diferença pequena mas importante.
Por outro lado se tu cometeres crimes cibernéticos ou da WEB as autoridades de hoje já têm os métodos para te descobrirem e podem pedir info aos provedores de sistema e web -ISP, ora tem pouco sentido usar isso como facto por parte dos usuários para dizer "eu não tenho nada a esconder" porque se esconderem é possivel que os descubram.

Na web tu podes apagar perfis eu tenho google que uso para g+ para poder usar o youtube e subscrever canais que me interessam, mas como e-mail etc uso outro ou seja o importante uso noutro lugar e existe o processo de apagar contas e dali a 5 anos essa data será possivelmente reposta por outra (não garantido mas quase certo) e portanto perde-se.
Aquela recolhida por um sistema é enviada a terceiros tu não a apagas e não sabes se algum dia será reescrita no alojamento e tão pouco sabes sequer qual a necessidade de recolherem os teus dados no teu sistema para uso deles, normalmente um sistema operativo gere umas instruções para det. fim trabalho , lazer etc, a WEB é massivamente usada como plataforma também de fim trabalho , lazer etc mas muito mais comunicacional que um computador de tua casa e todo ser humano sabe que a WEB é um passo de facilitismo comunicacional e portanto exposto à comunidade WEB ..., um sistema operativo é uma coisa alocada em lugar que faz um trabalho seja nível empresa, estado ou pessoa, que normalmente tem um fim muito próximo que não o tem a WEB em sí (suponho tu guardes fotos tuas no teu sistema que não publicarias na web, ou que guardes se callhar fichas da tua empresa que até imagina é uma concorrente muito conhecida de uma outra) acho que me entendeste. Recolher dados da web é uma coisa, pensar que a web por ser o virtual torna a tua vida lá virtual é erro porque é a tua vida que lá está reflectida, já recolher dados num sistema em cada casa é outra , em suma é precisamente passar o caos da web para a organização de tua casa.
 
Última edição:
142 MB? eu tenho tabs que consomem isso, só o gmail consome ~300MB. Esse valor é por processo, ou viste mesmo no "about:memory" do chrome? É que tendo em conta o browser, é pouquíssimo.

O problema não está na temperatura mas na leitura excessiva do disco quando eu o faço abrir coisas mais complicadas do que abrir o notepad. É como se algo me estivesse a consumir muita RAM (quase toda em utilização no monitor de recursos) mas não consigo saber o que é, o gestor de processos não me mostra nada de especial, mas neste, na secção 'desempenho' tenho o gráfico de memória por vezes a 3,8GB, o que já me põe o pc de rastos visto eu ter 4GB de RAM.
Por ex o gráfico neste momento indica-me que tenho 2.96GB de RAM ocupada, mas a soma da memória usada por cada processo é de 1.9GB, portanto para onde estão a ir 1,1GB? Não pode ser só processos escondidos do windows.
Tenho alguns torrents em up e down, será que ele está a tirar mais pedaços da RAM do que pensava para o buffer e escrita de ficheiros? no gestor de processos o uTorrent só me ocupa 74MB.

Também pode ser updates de drivers que não gostam do meu sistema, como dizes. Malware não tenho. Desfragmentei a partição de sistema & programas mas não melhorou por ai além. Agora a partição de dados é que está super fragmentada (60%), mas visto que os dados dela é tudo de acesso sequencial, ou seja, não necessita de carregar todo o ficheiro para o começar a ler, nomeadamente vídeos, áudio e jpgs, acho que não necessita de grande desfragmentação, e como são dezenas de gigas, não me apetece ter aquilo horas e horas a "mastigar" até porque acho que não vai adiantar muito, o problema está na RAM.

Obrigado pelas explicações até agora
 
O java usa-se muito nos sites existem sites que consomem demasiado , aqueles com janelinhas do Phishbook etc é melhor nem abrir.
E olha o java um player que pode fácilmente por-te a consumir 800 mb sabe-se lá porquê abrindo sites desses todos modernos!

- No meu caso - Sim - vi no gestor de tarefas em GNU/Linux tb temos, agora tenho 144 mb em uso no meu browser com 6 abas abertas.

Puff eu nã osei que poderá ser além do que mencionei e com 1GB de diferença isso nunca vi!!! .

Pode ser um problema gráfico (implementação de driver gráfico no windows ) digo isto porque referes que janelas que abras além do notepad janelas que alteram o comportamento, isso pode ser nivel x gráfico efeitos e abrir - se notares um lag no ponteiro nesses momentos pode ser isso -driver gráfico mas esse volume de RAM iria caindo a picos creio.

Essa diferença de 2.9 para 1.9 é de 1GB é demasiado - tens os updates do windows em uso? ; alguma pasta com muitos arquivos vídeo a carregar? , algum problema num sector de disco? ou algum programa que esteja por trás a carregar lançamentos de programas?

São várias hipóteses e outras tantas podem ser.

Por exemplo tu podes estar a usar uma versão híbrida x86_64 / 64 num pc que gosta mais duma pura x86 , tu num flag híbrido podes meter duas à quem use um 64 num pc que vinha com 32, a diferença é que 64 faz desde logo uma coisa muito simples que é expremer mais o processador para tornar o uso mais rápido, não me admiraria que num windows te expremesse a coisa a tal ponto de colapso.
http://pplware.sapo.pt/apple/o-meu-sistema-operativo-e-de-32-bits-ou-64-bits/

E claro tens o lado em que a windows faz updates tb um bocado deficientes e pode gerar estes problemas -
http://computerhoy.com/noticias/software/solucion-bug-windows-10-que-consume-ram-cpu-32589

Por certo a desfragmentação deve ser feita de 3 em 3 meses para o uso que estás a dar down , pega cola, o windows a nível disco é como se tu vivesses numa casa onde qualquer obejcto pode aparecer em qualquer lado , tipo o teu pente de cabelo aparecer na cozinha e a tua mesa de cozinha na casa de banho - espalha como calha e vai pondo bocadinho aqui bocadinho ali, - isso causa lentidão mas não causa um sobrecarregar tão grande de leitura e carregamento para ocupar tanto como 1GB mesmo com torrent não tou a ver tal facto ser fácil, o buffer é para pré-visualização pode congelar a recepção não vejo que dê para esse problema.

O problema não está na RAM física mas na gestão da RAM por parte do sistema.

Eu vou com um Pentium 4 com GNU/Linux, tenho 2.5 GB RAM e dou-me ao luxo de abrir chrome, fierfox, jogos tipo wined e nativos , Jdownloader , Transmission, e 5 videos ou assim (avi, mkv etc) tudo ao mesmo tempo e mesmo com isso tudo aberto não tenho lentidão.
Não são raras as vezes que fico sem espaço em disco por causa do torrents e tenho de passar coisas para externos encho mesmo a té me dar erro de espaço e ter 0 espaço em disco (nem conta dou não fosse o aviso do torrent esquecia-me), por exemplo agora tenho apenas 5 .6 gb livres e estou a baixar documentários e mesmo com tudo isso nada de lentidão, -isso tem a ver com o desenho e gestão de sistema (temporal, cache, pré lançamento , carregamento etc , disco , data local , chamada de arquivo ou programa etc).

Exemplo do que exemplifiquei → jogo unity of command, 4 videos, browser, jdownloader, jogo nativo procura caras, pcmanfm aberto:

2016_01_19_010913_1280x1024_scrot.png


Se eu tivesse um módulo mal implementado poderia não poder por exemplo usar o desktop devido a lag por exemplo, ou se tivesse um processo a consumir excessivamente teria a RAM a escassear e isso dar-me-ia mais lentidão, ou poderia ter lentidão devido a um alto uso de processador por exemplo numa renderização de vídeo - isso tem a ver com implementação de software em sistema e para a versão de sistema, ou seja temos que cingir-nos à máquina que temos.

Eu por exemplo hoje em dia só consigo usar Windows se for por obrigação (trabalho) se não é-me impossível é demasiado lento para mim, mais ainda eu comecei a interessar-me por GNU/Linux por curiosidade pela comunidade livre mas foi por ser tão rápido em comparação com windows e fácil de usar que o adoptei como sistema que uso dia a dia em todos os meus pcs. A lentidão do windows até ao 10 é normal e mesmo o 10 que dizem ser rápido é lento ao pé dos Linux, no entanto o teu problema não é lentidão por windows mas sim algo que te está a causar excesso de uso de RAM que colapsa sistema quando ultrapassares isso ele melhora.

Tenta dar uma olhadela nos links que pus, a ver se te ajudam, o windows às vezes é um mistério.

Adicional:
O malware não usa tanto processos escondidos mas sim autorun e dentro da lista de processos faz-se passar por outros isto a nível de ele ser depois capaz de executar funções em sistema e para fora dele sem ser fácilmente notado, muitas vezes aparecem pcs com listas de um mesmo processo que se repete várias vezes isso pode ser malware por exemplo a fazer-se passar por processo com tal nome, hoje em dia o malware que chega vem precisamente talhado para passar o mais despercebido possível , não tornar lento o pc mas sim deixar tudo rápido para ninguém desconfiar durante o maior tempo possivel, recolher o que interessa ou fazer do usuário mula para alguém de fora, nível troiano.
Só 1/3 do malware existente é conhecido e todos os dias nasce novo malware, normalmente o "grande malware " vem de este para oeste China Rússia Índia têm grandes grupos dedicados a malware como negócio.
É portanto dificil a um antivirus conhecer muito malware , nunca se pode descartar essa hipótese!.

Força espero te ajude.[/img]
 
Última edição:
Back
Topo