[Windows 10]Disco HDD secundário

Da Eira

Membro
Ora boas pessoal, sem mais rodeios vou directo ao assunto, acerca de duas semanas formatei o pc com o windows 10, instalei o sistema operativo no disco principal que é um SDD que uso só para o OS e programas e depois tenho um disco secundário HDD 2T aonde instalo os jogos. Desde que formatei o pc sempre que vou jogar um jogo(que está instalado no disco secundário hdd) o disco faz um barulho(como o de um telemovel em modo vibração que acabou de receber uma mensagem) e o jogo demora uns 5 ou 8 segundos para arrancar, não faço a mínima ideia do que se passa. Agora não acredito que seja o disco que esteja avariado, talvez tenha alterado alguma coisa na bios quando lá estive para meter o pc arrancar com o cd do windows 10.
 
O que está a acontecer é que como meteste o sistema operativo no ssd,o outro disco rígido secundário quando não está a ser utilizado após um certo tempo desliga.

No momento em que dás a "clicadela" no jogo o que ouves é o disco a arrancar,daí demorar esses tais 5 segundos...

Mas se queres ter a certeza está tudo ok, instala o crystal disk e verifica.
 
Exaxcto, instala o crystaldiskinfo ou o DiskSmartView da Nirsoft mas se o fizeres muda o valor bruto para decimais para que se perceba melhor.

Gc3ntON.png
 
Mais simples é ires ao Power settings e na parte dedicada aos discos altera o setting para manter sempre o disco ligado.

No entanto se após entrares no SO, como arrancas pelo SSD é bastante rápido, e a seguir arrancares um jogo e o mesmo levar esse tempo a arrancar é porque algo não está certo.

o crystaldiskinfo, versão portable, permite acesso ao SMART dos discos e podes ver pelo info qual é o nível de saúde dos teus discos.

Assim saberás se tens problemas em qualquer um dos discos e no caso particular do SSD convém ver o info do SMART dele para saberes se tudo corre bem no dia a dia.

Mas no caso do SSD vai á página do seu fabricante e faz o download das tools para ler o SMART do SSD e compara esse info com o do crystaldiskinfo porque nem sempre o crystaldiskinfo dá o info exacto em todos os SSDs especialmente os novos modelos.

no caso do disco secundário de certeza que o SMART está certo até porque os fabricantes dos discos mecânicos normais não costumam ter tools para eles como no caso dos SSD.
 
Back
Topo