1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Windows 10 e disco M.2 nVME

Discussão em 'Windows 10' iniciada por Muuu, 8 de Dezembro de 2017. (Respostas: 16; Visualizações: 1179)

1. Muuu

Muuu Power Member

Boas noites pessoas.
    Preciso de um auxílio, depois de muita investigação e tentativa erro , vamos ver se alguém consegue dar uma luz de solução antes de desistir...

Situação? Instalar o Windows 10
    PC novo de tudo incluindo disco m.2 nVME SSD.
    Já foi testado Rufus , USB Windows creator etc, início em uefi legacy formatar pen com vários suportes, segurança off..

Até agora o melhor que consegui foi ele iniciar com o CSM activo na BIOS, e a pen formatada em mbc legacy/uefi - csm

Imagens aqui.

https://meocloud.pt/link/c309236a-4fdb-447e-b2a0-010f12e69a15/IMG_20171208_185419.jpg

https://meocloud.pt/link/fc16ac07-ce7a-405f-a333-58050e44fbc6/IMG_20171208_184103.jpg/

https://meocloud.pt/link/e07fc960-65be-411f-9d1d-0e4acf2b6d50/IMG_20171208_184030.jpg/

Alguém tem uma ideia!?

Hardware
    Motherboard gigabyte z370 hd3
    Disco Samsung 960 EVO M.2 nMVE 250GB

cumprimentos

2. news_js

news_js Power Member

3. MOUSETM

MOUSETM Power Member

rog crosshair vi (hero or extreme)

Page 3-20 manual
    Compatibility Support Mode - set to [DISABLED]

Secure Boot

1- The M.2 drive has to be the only drive installed.

2 - Go into the bios, under the boot tab there is an option for CSM, make sure it is disabled.

3 - Click on secure boot option below and make sure it is set to other OS, not windows UEFI.

4 - Click on key management and clear secure boot keys.

5 - Insert a USB memory stick with a UEFI bootable iso of Windows 10 on it, USB3 is quicker but USB2 works also. A Windows DVD won’t work unless you’ve created your own UEFI Bootable DVD.

6 - Press F10 to save, exit and reboot.

7 - Windows 10 will now start installing to your NVME drive as it has its own NVME driver built in.

8 - When the PC reboots hit F2 to go back into the BIOS, you will see under boot priority that windows boot manager now lists your NVME drive.

9 - Click on secure boot again but now set it to WIndows UEFI mode. (see #3 above)

10 - Click on key management and install default secure boot keys

11 - Press F10 to save and exit and windows will finish the install. Once you have Windows up and running, shutdown the PC and reconnect your other SATA drives.

*** How to create a bootable UEFI USB drive with Windows 10 Setup ***
    http://winaero.com/blog/how-to-create-a-bootable-uefi-usb-drive-with-windows-10-setup/

4. Muuu

Muuu Power Member

Já segui esses mesmos passos e sem sucesso.. Inclusive nesta board nao tenho t tal opção de escolher isto:

3` make sure it is set toother OS, not windows UEFI.

Aí iniciar com uefi e a pen formatada para gpt para uefi obtenho i isto:

https://meocloud.pt/link/33cde47f-b308-40e7-979f-96a6d5d0d2c0/IMG_20171207_200107.jpg/

Neste caso se' brincar' com os ficheiros de boot da pen criada pelo Rufus chega até erro 1 , not load
    (Ir passando os ficheiros da partição boot de pen Rufus para a partição NTFS onde contém o Windows e pasta boot também..)

5. Mu7e

Mu7e Power Member

Possivelmente até tens isso correcto mas qual é o modo Sata Operation definido actualmente no BIOS? AHCI, IRST?

desconectar tudo o que sejam discos e periféricos à excepção da flash usb, rato, teclado e da placa nvme (penso que já foi dito?).

Quando aparece a mensagem
    https://meocloud.pt/link/c309236a-4fdb-447e-b2a0-010f12e69a15/IMG_20171208_185419.jpg

já foste a reparar, linha de comandos e recorreste ao diskpart?

Última edição: 9 de Dezembro de 2017
  6. news_js

news_js Power Member

Última edição: 9 de Dezembro de 2017
  7. w@rrior

[email protected] Power Member

Já instalei ssd`s nvme em diversos pc`s e nunca tive quaquer problema, seja com o DVD do Windows (8/8.1) seja com o W10 (PEN criada pelo WMT) e board`s Z97, Z170, X299.

8. pcpt

pcpt Power Member

Boas, sempre conseguiste de resolver? Um amigo meu com Z270 Nem consega Reconheçer o 960 Evo 250GB ...

9. Raen

Raen Power Member

Têm que ter cuidado com o facto de o vosso PC ser BIOS ou UEFI, e se o disco está em modo MBR ou GPT. GPT é compatível com UEFI mas não com BIOS, por exemplo.

10. hug0b0ss

hug0b0ss Power Member

Existe a Legacy Bios e a UEFI Firmware, ambas são "bios" continua-mos a chamar bios á UEFI para não criar confusão.

11. ptfuzi

ptfuzi Power Member

Ambas são bios? Lá por a UEFI ter legacy não significa ser a mesma coisa.. Continua-mos!

12. Raen

Raen Power Member

Nop, BIOS é BIOS e UEFI/EFI é outra. Só por ambas terem uma interface gráfica, e o seu propósito ser basicamente o mesmo, não quer dizer que seja a mesma coisa. Só os mais leigos continuam a chamar BIOS à UEFI por questões de praticabilidade e para não criar confusão, ou simplesmente porque não sabem as diferenças...

13. hug0b0ss

hug0b0ss Power Member

@ptfuzi @Raen
    Bem ou eu consigo ler as letras que escrevo e os outros não ou então não sei, Legacy bios e UEFI Firmware, ambas são "Bios"(note-se as aspas) continua-mos a chamar bios á UEFI para não criar confusão.(Todos entusiastas ou não continuamos a chamar bios. Não dizemos vou só ao firmware fazer mais 100mhz de overclock, era o correto mas não o fazemos porque "Bios" é ok.

PS: Para quem quer saber os termos corretos e não sabe.
    Legacy Bios
    UEFI Firmware

14. SuperLuis

SuperLuis Power Member

Por acaso instalaste a última versão de firmware para a Bios da tua board caso não esteja já actualizada?

15. Discovery

Discovery Power Member

Estou a ver que qd montar o meu vai ser outra telenovela......

Pensei que isto fosse peanuts....MEDO!

Estou a acompanhar....

16. Raen

Raen Power Member

Hás-de explicar que confusão é essa de chamar as coisas pelos nomes, e teres que chamar de "BIOS" às 2 coisas para a evitar... Se for por questões de praticabilidade, como disse antes, já que toda a gente à partida sabe o que é uma BIOS, mas nem toda a gente sabe o que é uma UEFI (a diferença BIOS/UEFI), até concordo, agora por confusão, não percebo que "confusão" é essa. Além disso, o termo "Legacy" só surgiu com o aparecimento da UEFI, para fazer uma distinção ainda mais clara.

Mas adiante, volto a dizer o que disse antes:

Diz-me lá que sentido faria isto, se eu chamasse BIOS também à UEFI? Aí sim, ia dizer alto disparate, já que GPT não é compatível com BIOS. Foi para salientar bem uma possível causa do problema. Não percebo o porquê da implicância...

Última edição: 24 de Maio de 2018
  17. hug0b0ss

hug0b0ss Power Member

@Raen Tu nem sabes dizer os nomes corretos:
    É assim existe:
    1- Legacy Bios
    2- UEFI Firmware

Ou seja são a mesma coisa uma chama-se Bios a outra Firmware mas claro que não dizemos vou flashar a firmware da minha board para a versão mais recente, ou por exemplo vou á firmware fazer overclock ao cpu, continuamos a usar Bios porque é o termo do meio informático que está enraizado e não fica mal dizer bios em vez de firmware mesmo que seja UEFI entedes?

Quando eu disse em cima "continua-mos a chamar bios á UEFI para não criar confusão" não fui eu que inventei ou que sugeri ou é o que a malta faz aqui no forum, isto é um standard do meio em questão(informática) que assim o ditou para não gerar confusão até porque nem faz sentido um computador sem "Bios" se é que me faço entender...

Partilhar esta Página