Windows 10 - Impossível Instalar Software

foscloxe

Power Member
Boas,

já tenho este portátil à coisa de 4 anos e apesar de uns problemas aqui e ali, eis que agora acontece-me o seguinte:
É-me impossível instalar qualquer tipo de software, seja um jogo, uma driver, o que for.
O meu portátil vinha com o Windows 8.1 e havia aquele problema do HDD estar a 100% durante alguns segundos e o sistema ficava lento, depois sem saber como lá se resolveu.
Depois de fazer o upgrade para o Windows 10 aconteceu novamente o mesmo mas acabou por passar, até agora nunca tive nenhuma problema acerca disso.

Ontem notei que, ao fazer o download e ao instalar um jogo da Steam, quando aparecia que estava a instalar o DirectX os problemas começavam.
Antes conseguia instalar tudo de seguida, sem problemas. Depois já sabia que quando aparecia isto do DirectX tinha que ir ao gestor de tarefas e cancelar manualmente pois o jogo correria na mesma e além disso o processo de instalação não avançava.
Agora, se não for rápido o suficiente, é uma carga de trabalhos para cancelar a instalação pois por vezes o gestor de tarefas encrava e com ele todo o sistema, por vezes até mal consigo, por exemplo, abrir uma pasta e chega-me mesmo a pedir para fechar o processo do gestor de tarefas.

Após fazer uma pesquisa pelo Google, encontrei de tudo menos este problema, parece que é caso raro ou assim, decidi então fazer download da driver mais recente da minha placa gráfica (ia fazer a verificação de todas as drivers e decidi começar por aqui), que curiosamente tinha sido lançada poucos dias atrás.
Foi aqui que percebi que não consigo instalar nada, executei a aplicação, ela lá extraiu as coisas e quando aparece o splash screen da nvidia, não passa do mesmo, pensei de ser mesmo assim mas descobri que afinal o processo estava suspenso, descobri a tempo antes do meu rato não mexer, do CTRL-ALT-DEL não funcionar e de nada funcionar.

No gestor de tarefas, o HDD aparece a 100% mas quando vejo o que está a consumir mais , não me aparece nada de especial, apenas um "Sistema e memória comprimida" 0,8Mb/s é o que aparece no topo, seguindo-se os outros processos com valores abaixo.
Já fiz aquelas coisas do chkdsk e do sfc scannow , desfragmentei, fiz limpeza do disco, já fiz uma formatação selectiva (limpou-me todas as aplicações mas deixou-me alguns ficheiros), já iniciei o pc com os serviços todos desactivados (excepto os dos windows) enfim, não me recordo mais do que fiz, corri o antivirus, um software que é malwarebytes (parece ser bom) e nada.
Será que o problema reside no próprio HDD ? Ao fim de tudo isto parece ser a opção mais válida.

Specs:
Windows 10 Home
ASUS K55VJ
Intel i7 3630QM
Nvidia 635M 2GB
6GB RAM
Toshiba MQ01ABD050 500GB (Nota: tenho duas partições)

Em suma: O sistema bloqueia sempre que tento fazer alguma instalação, o gestor de tarefas não indica nenhuma anomalia mas no entanto indica que a utilização do HDD a 100%.
 
Sim, é uma hipótese o teu disco estar a ser a causa dos problemas. Tenta verificar se não haverá drivers da Toshiba desenhados para o disco.

Convém verificares se estas com a versão estável e não estás inscrito no Windows Update no programa Insider.

Porem o facto do disco estar a 100% nessas situações pode estar relacionado com o próprio antivírus e outros programas do género. Eu experimentava desinstalar tudo. A outra hipótese seria a partição estar corrompida mas como já executaste os comandos será pouco provável (mas é possível não detectar nada e haver problemas).

Se nada disto te ajudar, só mesmo analisando o disco, há software para o efeito, como os live CD baseados em Linux.
 
Sim, é uma hipótese o teu disco estar a ser a causa dos problemas. Tenta verificar se não haverá drivers da Toshiba desenhados para o disco.

Convém verificares se estas com a versão estável e não estás inscrito no Windows Update no programa Insider.

Porem o facto do disco estar a 100% nessas situações pode estar relacionado com o próprio antivírus e outros programas do género. Eu experimentava desinstalar tudo. A outra hipótese seria a partição estar corrompida mas como já executaste os comandos será pouco provável (mas é possível não detectar nada e haver problemas).

Se nada disto te ajudar, só mesmo analisando o disco, há software para o efeito, como os live CD baseados em Linux.

O que vou fazer é avançar para a comprar de um HDD novo ou quiçá um SSD.
Já fiz a formatação, desta vez apagou tudo, ou quase tudo, fiquei à mesma com uma pasta que diz "Windows.old".
Desta vez sem antivirus, sem nada, apenas instalei o Chrome, voltei a fazer o download da tal driver da Nvidia e ficou na mesma com o disco a 100% e o sistema bloqueado.
Reiniciei, baixei um programa para analisar as drivers em falta (eu sei que estes programas são lixo mas serviu-me apenas para ver o que estava em falta), mal cliquei em "Scan", o sistema bloqueou todo novamente, e, mais uma vez, o disco a 100%.
De referir também que apaguei a segunda partição, fiquei apenas com uma.
Queria ver se descobria se poderá ser de outra coisa qualquer que não o disco pois migrar o sistema de um HDD para outro vai ser uma dor de cabeça para mim (o portátil não trouxe CD nem nenhuma chave do Windows).

Como última tentativa vou fazer mesmo fazer uma formatação total e não criar partições

EDIT: é caso para me preocupar?
uitycv4.png
 
Última edição:
Sim, o teu disco tem sectores danificados.

Sendo assim é melhor trocar já?

Após fazer a formatação, ao instalar, por exemplo, a driver mais recente da Nvidia ele bloqueava todo. De notar que tinha espaço não alocado, hoje, já com a formatação feita lá juntei tudo e consegui fazer a instalação desta tal driver da Nvidia sem problemas nenhuns, verifiquei a percentagem do disco e este oscilava entre os 100% e os 80% e tais, o que me parece normal.

Agora fiquei sem saber se seria algum problema na partição visto que lancei de novo o CrystalDiskInfo e já não me dá erros.

YLC71zI.png
 
Se é que isso está a ler bem, 12 mil horas é uma montanha de horas para um disco, se puderes/quando puderes, muda porque Toshiba HDD com essa idade mais dia menos dia vai ao ar :/
 
Back
Topo