Windows 10 Mobile - Personalização, tiles, apps e outras cenas maradas

cribeiro

Power Member
Na falta de algumas apps, principalmente as institucionais e na falta de tiles transparentes, decidi criar este tópico para a partir das versões mobile dos sites, termos acesso aos serviços correspondentes, sem afectar a beleza do nosso ecrã inicio.

Para quem gostar das tiles coloridas uma das apps, permite fazer uma busca na web de logos através de palavra chave.

O Edge tem afixa tiles, mas nem sempre com o respectivo logo. Neste último caso o Jornal Público é um excelente exemplo de como deve ser um website, criando através do Edge uma tile com o logo oficial.

O necessário:

-Uma app que permita criar tiles a partir de do endereço do site do serviço que pretendemos.
-Imagens PNG para os tamanhos actualmente existentes das tiles.

As apps:
Empty tiles - App para criar tiles transparentes e assim criar espaços sem qualquer aplicação. https://www.microsoft.com/pt-pt/store/p/empty-tiles/9wzdncrdcc0d (gratuita)

Web Tiles - Permite criar tiles transparentes a partir de um website no edge. Bastante simples de utilizar, basta inserir na barra de endereço do edge o site que se pretende criar a tile, abrir o site e fazer partilhar com a app Web tiles. A App abre e depois é só escolher a imagem, mudar o nome da tile se necessário e fazer done. Excelente aplicação que carrega também automáticamente o logo de certos sites compatíveis. Embora a aplicação diga que contêm compras na aplicação o que parece ter um limite de tiles criadas, criei 10 e continua gratuita. Está limitada ao tamanho pequeno e médio.
https://www.microsoft.com/pt-pt/store/p/web-tiles/9nblggh4vg9c (gratuita)

Pin it! - Permite criar tiles a partir de websites, usando uma imagem gravada ou procurando na net, dentro da própria app. Tem também muitas imagens de alguns serviços na própria app. Está limitada ao tamanho pequeno e médio.
https://www.microsoft.com/pt-pt/store/p/pin-it/9nblggh08kkj (gratuita)

Start Perfect - Permite criar tiles transparentes das apps que tem predefinidas, tiles invisíveis, tiles em branco transparentes e o que interessa para este tópico, criar tiles transparentes com as nossas imagens. A vantagem desta em relação à anterior é que permite criar tiles nos 3 tamanhos disponíveis, sendo que conforme o tamanho a imagem da tile pode ser diferente. Esta é a minha preferida, com muitas opções mas não é gratuita, custa 0,99 euros.
https://www.microsoft.com/pt-pt/store/p/start-perfect/9wzdncrdffjj (paga, 0,9 euros)

Para já utilizo estas conforma as necessidades, se conhecerem outras com funcionalidades semelhantes é informar que eu coloco aqui.

Exemplo de ecrã inicio com tiles transparentes, sem apps para WM criadas nas apps referidas.
wp_ss_20160819_0003_fw.png


wp_ss_20170207_0001.png


AS MINHAS PERSONALIZAÇÕES
wp_ss_20170130_0002.png
wp_ss_20170130_0003.png
wp_ss_20170130_0004.png
wp_ss_20170130_0005.png
wp_ss_20170130_0006.png
wp_ss_20170130_0007.png
wp_ss_20170130_0009.png
wp_ss_20170130_0011.png
wp_ss_20170130_0013.png
wp_ss_20170130_0016.png
wp_ss_20170130_0017.png
wp_ss_20170130_0019.png
wp_ss_20170130_0021.png
wp_ss_20170130_0022.png
wp_ss_20170130_0025.png
wp_ss_20170130_0026.png
wp_ss_20170130_0027.png
wp_ss_20170130_0028.png
wp_ss_20170209_0002.png
São Valentim
wp_ss_20170213_0002.png
wp_ss_20170213_0009.png
wp_ss_20170213_0010.png
wp_ss_20170213_0012.png


---Tópico em actualização---
 
Última edição:
Por não ser permitido colocar mais de 50 imagens por post, a partir de determinada altura, alguns conjuntos de logos terão apenas link para poderem descarregar. O resultado é o mesmo, apenas não é possível a pré-visualização dentro do fórum. Tomar em atenção que devido os ficheiros serem .png e os fundos brancos, quando carregando em certo link parece que a imagem não existe e aparece a página em branco, tal não corresponde à realidade. A imagem está lá, confunde-se é com o fundo. Neste caso convém carregar no link e "salvar destino como" ...


Tiles transparentes - Imagens
Aqui vou colocando as imagens necessárias às tiles, referentes a um serviço que não possua nenhuma app em windows mobile e possua website com versão mobile ou compatível. As imagens estão em PNG e têm as dimensões e proporções adaptadas aos vários tamanhos das tiles.

As imagens quadradas com a resolução de 336 x336, destinam-se o ser utilizadas preferencialmente por aplicações que apenas gerem tiles quadradas(tamanho pequeno e médio).

As imagens rectangulares com a resolução de 691 x 336, destinam-se a ser utilizadas preferencialmente por aplicações que gerem tiles com tamanho grande.

Aplicações no post anterior.

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Lista de imagens por ordem alfabética.
Para evitar uma extensão muito grande do post, as imagens estão colocadas dentro dos spoilers.

A
ActivoBank
B
Banco BPI, BIG,
Banco BPI

Endereço para colocar na app:
https://m.bpinet.pt/BPIMBanking/login.aspx
bpismall.png
bpigrande.png


Banco BIG

Endereço: https://big.pt/

BancoBigsmall.png
BancoBig_big.png


C
CTT, CARTHROTTLE

D
Sem imagens

E
ENGADGET
engadget_small.png

F
FEUP-UP
feup_big.png
feup_small.png
feup1_big.png

G
GMAIL
gmail_big.png
gmail_small.png

H
Sem imagens

I
Sem imagens

J
Sem imagens

K
Sem imagens

L
Sem imagens

M
Millenium BCP

N
Novo banco

O
Observador (Jornal), OwnCloud, ONMSFT, OLX

P
Paypal, Podio, Público(Jornal)
Paypal

Endereço:https://www.paypal.com/signin?country.x=PT&locale.x=pt_PT

Paypalsmall.png
Paypalsmalllogo.png
Paypalbig.png


Podio
Endereço: www.podio.com

podio_small.png
podio_big.png

Jornal Público

Endereço: http://www.publico.pt/

publico_small.png
publico_big.png

Q
Sem imagens

R
Reddit,
reddit_big.png
reddit_small.png

S
Sapo24,
sapo24_big.png
sapo24_small.png

T
Sem imagens

U
UP-Universidade Porto
up_big.png
up_big1.png
up_small.png
up_small1.png

V
Via Verde
Via Verde

Endereço:https://www.viaverde.pt/

Viaverdesmall.png
Viaverdebig.png
Viaverdebig1.png



X
Sem imagens

Y
Sem imagens

Z
Zwame
ZWAME FÓRUM
Endereço:https://forum.zwame.pt
zwame_small1.png
zwame_small2.png
zwame_big.png






Tópico em actualização constante. Se necessitas de algum logo para uma tile transparente, é só colocar no tópico o site do serviço pretendido.​
 
Última edição:
APPS INTERESSANTES

Wallpapers

Personalização



Browsers alternativos

YouTube

Fotografia

Noticias

Mobilidade

RADIO

GPS/Navegação/Mapas

Mediacenter

Música




Video, TV, Cinema

Ferramentas diversas

Cloud


Redes Sociais


Comunicações e mensagens

XXX:berlusca:
Happn (encontros... para quê caçar Pokemons...:D)
https://www.microsoft.com/pt-pt/store/p/happn/9nblggh3mtc1


 
Última edição:
Excelente iniciativa![emoji106]

O que costumo fazer é colocar o atalho do edge no início como indica mas nem sempre fica o logo.

Por exemplo no público não ficou[emoji848].

Mas não costumo fazer muito por causa da salganhada de cores mas a ideia das tiles transparentes através da app é boa.

Utilizei em tempos a app do LSDigital mas após um hd ficaram em falta algumas, sendo essa uma delas.

Confesso que não tenho grande paciência para estas coisas.
 
@hjnr
Jornal Público adicionado

Eu gosto das tiles transparentes, porque o ecrã inicio fica mais limpinho. As tiles coloridas, gosto de deixar para aquelas que têm live tiles, como a app fotografia, pessoas, etc.

Tenho de organizar o post das imagens de maneira diferente, para o caso de colocar umas 100 imagens, aquilo não ficar com 100 metros de comprimento:D

Tenho aqui uma lista de "apps gap", para fazer as tiles. Vou fazendo aos poucos, sendo necessário alguma especifica é só colocar no tópico.
 
Muito bom trabalho.

Já agora, há alguma maneira de abrir os sites com a aplicação "Pin it!", mas sem abrir a própria aplicação?

Obrigado.
 
Muito bom trabalho.

Já agora, há alguma maneira de abrir os sites com a aplicação "Pin it!", mas sem abrir a própria aplicação?

Obrigado.
Não sei se percebi bem a pergunta, mas a aplicação "Pin It!" não tem como função abrir sites. A aplicação "Pin it!" tem como uma das funções criar tiles com base num endereço de um site e um logo e fazer pin para o ecrã inicio. No ecrã inicio carregas na tile criada e abre o respectivo site no Edge.
Exemplo:
wp_ss_20160821_0001_1.png
wp_ss_20160821_0002_1.png
 
Não sei se percebi bem a pergunta, mas a aplicação "Pin It!" não tem como função abrir sites. A aplicação "Pin it!" tem como uma das funções criar tiles com base num endereço de um site e um logo e fazer pin para o ecrã inicio. No ecrã inicio carregas na tile criada e abre o respectivo site no Edge.
Exemplo:
Sim, de facto essa parte funciona e muito bem. O "problema" é que para além de abrir o respetivo site no Edge, a própria aplicação "Pin it!" abre automaticamente em segundo plano cada vez que clico num desses ícones.

A pergunta que fazia era se daria, ou não, para bloquear esse efeito.

Obrigado.
 
@JS10
Não me tinha apercebido desse pormenor, de facto olhando para as aplicações em segundo aparece o edge e o Pin it. Carregando no Pin it, desaparece e volta ao edge.

Estive a ver as permissões da aplicação e tem uma que diz que permite acesso à conexão da internet e actuar como servidor. Não sei se isto representa algum problema de segurança ou privacidade, mas quem percebe mais deste tipo de acessos que se possa pronunciar.

Testei criando tiles com o Star Perfec e esse "problema" não acontece com essa app, nem tem essa permissão na respectiva lista de permissões e apenas abre o Edge quando se carrega na tile.

Vou ver se investigo mais apps que possam fazer a mesma coisa e sejam gratuitas.
Edit:

@JS10

Existe uma outra que faz ainda melhor e que não apresenta o problema que referes e é ainda mais prática.

A WEB Tiles e já coloquei na lista de apps, no inicio do tópico.
 
Última edição:
@JS10
Não me tinha apercebido desse pormenor, de facto olhando para as aplicações em segundo aparece o edge e o Pin it. Carregando no Pin it, desaparece e volta ao edge.

Estive a ver as permissões da aplicação e tem uma que diz que permite acesso à conexão da internet e actuar como servidor. Não sei se isto representa algum problema de segurança ou privacidade, mas quem percebe mais deste tipo de acessos que se possa pronunciar.

Testei criando tiles com o Star Perfec e esse "problema" não acontece com essa app, nem tem essa permissão na respectiva lista de permissões e apenas abre o Edge quando se carrega na tile.

Vou ver se investigo mais apps que possam fazer a mesma coisa e sejam gratuitas.
Obrigado pelo feadback.

O problema da Star Perfec é que é paga, caso exista alguma gratuita que faça o mesmo, avisa.

Muito obrigado.
 
Obrigado pelo feadback.

O problema da Star Perfec é que é paga, caso exista alguma gratuita que faça o mesmo, avisa.

Muito obrigado.

Existe uma outra que faz ainda melhor e que não apresenta o problema que referes e é ainda mais prática.

A WEB Tiles e já coloquei na lista de apps, no inicio do tópico.
 
@cribeiro , é possível uma imagem para a aplicação podio (www.podio.com)? Eu sei que de certeza que ninguém usa mas dava-me mesmo muito jeito...

Podias tb dizer como se fazem as imagens, para o pessoal ajudar...
Sem problemas, logo já coloco aqui. Agora não posso, porque não estou junto a um computador com as ferramentas necessárias.

Utilizo os logos oficiais e depois com o adobe photoshop ou o adobe fireworks, dependendo do grau de dificuldade, retiro as partes que quero que fiquem transparentes e mudo a cor dos logos para branco. Se for necessário faço alguma composição, caso queira acrescentar algo. Para mim é um processo que demora para cada logo uns 3 minutos de média, portanto estejam à vontade para pedir, que não perco muito tempo.

Existem editores online que também fazem o trabalho de forma relativamente boa. Quanto maior for a resolução da imagem de partida, melhor o resultado e menos trabalho, pois alguma imperfeição que não se queira ter muito trabalho a resolver, não se nota quando a resolução baixa para a utilizada numa tile de um telemóvel.

Tens o seguinte editor online:

https://pixlr.com/editor/

No editor: Ferramenta varinha, para eliminar a parte a ficar transparente e ferramenta balde de tinta para no caso do teu logo, tingir o azul para branco. Depois tens os crops e os tamanhos finais das imagens gravadas em PNG(obrigatório para conservar a transparência), que tem que respeitar para as tiles quadradas o tamanho de 336 x 336 pixeis e para a rectangular 691 x 336 pixeis. Estes tamanhos visam assegurar que podem ser utilizados por todas as apps de tiles mencionadas no tópico.


Edit: @El Lentinho

Podio adicionado
 
Última edição:
@cribeiro
Sabes de alguma app semelhante à WEB Tiles mas para abrir apps que estejam instaladas no tlm? Isto seria um workaround para eliminar os fundos coloridos de algumas apps.
Tudo o que tenho encontrado são apps que ocupam muito espaço, tem a UI horrível do WP8 e muitas vezes não tem os icones de algumas apps conhecidas.
 
@mafap
Até agora, não consegui encontrar nenhuma app que faça isso. Seria excelente que uma app conseguisse criar uma tile que fosse um atalho para qualquer app instalada no sistema. Os devs de serviço aqui no fórum que pensem nisso, que as imagens o pessoal vai ajudando a criar. A app deveria também poder alterar a cor do logo da imagem PNG, que está criada em branco.:D

Penso que as tiles deveriam ter uma opção de personalização na própria tile, com essa e outras opções e assim tornava-se mais fácil personalizar o ecrã inicio ao nosso gosto. Esta opção só a MS pode implementar no futuro.

Se por acaso encontrares alguma coisa, avisa, Era uma app dessas que eu tinha em mente para colocar no inicio do tópico e assim podíamos ter todo o ecrã com tiles transparentes.

------------------------------

Entretanto por estes dias coloquei mais dois serviços, os CTT e o ActivoBank.
 
Back
Topo