Mas vê da seguinte forma, o WM corre/corria mal nesses equipamentos porque razões? Porque o hardware em si já era fraco na sua altura? Ou talvez porque o sistema está/estava num estado convulso tal no seu código que não apresenta/apresentava indícios de optimização?
Embora o primeiro ponto também tenha a sua verdade(é inegável), faz-me crer que simplesmente o segundo ponto foi os pregos e o martelo do caixão.
Se estavam a cortar na team e não tinham pessoal/recursos para trabalhar em todos os modelos, então só tinham que o tornar possível. Mas não, cortaram-lhe as pernas e disseram que não podiam andar porque tinham uma parede a frente. Aliás, tem sido este nem carne nem peixe, este limbo que não anda nem deixa andar. Ou se investe e isto anda para a frente, ou pura e simplesmente isto fica para trás. Anda-se aqui num ritmo incerto que claramente não convence o mercado, e culpa-se nestes(mercado/devs) que não investem na plataforma.
Ninguém tem dúvidas das qualidades e das possibilidades desta plataforma, mas a maneira como a MS a tem gerido tem sido um assassínio lento e penoso.
Quanto ao iOS(pois ultimamente não tenho andado dentro do Android, a minha última compra foi um Nexus 7 2013), estamos a falar de timelines de suporte de 5 anos(falando do último deixado de parte, que foi o 4S). É natural que em tão longo período de tempo as coisas evoluam no sentido da complexidade crescente, e como tal os recursos ficam cada vez mais escassos. No entanto existe uma ressalva que nunca vi aqui mencionada: após major upgrades do iOS, a Apple dá uma janela de assinatura ao firmware anterior de várias semanas. Quer isto dizer, que se fizer update para o iOS 10 no meu 5S aquando do seu lançamento, tenho a possibilidade de o testar extensivamente e se não me agradar posso voltar ao iOS 9.3.5. E isto claro sem perder acesso a novas apps e a updates das mesmas durante uns bons largos anos. Foi o que fiz no meu 5S(está no 9.3.5 e lá ficará até cair de podre). Já no 7, não tive escolha, mas esse também não se nega a nada...
Boas
@AudigyMaster, desculpa a demora na resposta.
Eu acho que o problema está nos dois pontos que referes logo no primeiro parágrafo. Estamos a falar de Hardware limitado que embora correr bem o WP8, sabemos muito bem que para coisas mais avançadas já tinha dificuldades (tive essa experiência no meu Lumia 520 e num 600 e qualquer coisa na empresa).
Quanto ao código, acredito que tendo em conta o que foi pedido pelos superiores a equipa que trabalha no SO não tinha grandes opções. O objectivo era e foi o de ter o Windows 10 nos Smartphones, mas adaptado aos mesmos garantindo retro-compatibilidade aplicacional e não esquecendo os Devices que originalmente vinham com o WP8.
Estou a falar a nível teórico, não tenho fontes, mas identifico logo aqui imensos problemas. Tinham dois pontos de partida para começar a trabalhar (WP8 ou W10) o que representaria logo mais alguns problemas. Agarraram no WP8 (eu diria que por uma questão de garantir a retro-compatibilidade com os Lumias no mercado desde logo) e têm estado a injectar a base do W10 no mesmo trabalhando a partir daí - estamos a falar de um Refactoring massivo (o que gera sempre muita instabilidade e pode quebrar dependências que acabam por afectar imensas coisas).
Pelo mesmo processo passou e está a passar o SO da Xbox One.
Atenção, eu compreendo perfeitamente a má imagem que a soma de problemas crescentes (principalmente num SO cuja sua maior valência era a fluidez e estabilidade) cria, e consequentemente a insatisfação. Contudo, tenho também sensibilidade para compreender dois pontos que para mim são fulcrais:
- O trabalho que teve que ser feito e ainda tem que ser feito no salto do WP8 e W10M;
- As potencialidades do SO (logo a começar pela base partilhada com o W10).
Podes/Podem chamar-me maluco ou lunático, mas eu continuo a acreditar no sistema, continuo a acreditar nas UWPs (e em tudo o que significam), continuo a acreditar que eventualmente os OEMs possam agarrar no W10M. Mesmo que as minhas crenças não se verifiquem (o mais provável, eu sei), nada muda um facto: actualmente estou plenamente satisfeito com o W10M e faço com ele coisas que nenhum dispositivo da concorrência me permite fazer.
O W10M foi lançado num momento errado (pressão de pessoal de cima certamente), mas actualmente para quem se mantiver fora das Builds Insider tem um SO bastante estável e funcional (experiência assente num 535, 640XL e 950XL).
Quanto ao iOS, falava de um iPad aqui da empresa que com o iOS 10 nota-se uma quebra de performance e fluidez notáveis, assim como de um iPhone 5 de um colega meu que até chamadas sozinho começou a fazer (conheço mais alguns casos, mas estes dois são aqueles com que lidei mais directamente). Não vou discutir o tempo de vida dos dispositivos em questão pois embora Dev de iOS (assim como de Windows e mais algumas coisas) não estou muito informado sobre datas de lançamento dos dispositivos, mas a mim parece-me estar perante uma situação onde teria sido preferível deixar estes Devices de fora do Update.