[Windows 10 (1703)] (Build 15063) CB • S-AC

Status
Fechado a novas mensagens.
Problemas com falta de transparência em imagem de conta de utilizador

Quando mudam a imagem de conta de utilizador, se não ficarem satisfeitos pretendem escolher novamente a que está por defeito. Essa imagem está na pasta "C:\ProgramData\Microsoft\User Account Pictures", o que pode acontecer é o windows não aplicar os cerca de 50% de transparência à imagem escolhida.

O procedimento de correcção é simples quando isso acontece, ir à localização "C:\Users\Public\AccountPictures" e apagar as imagens que estão lá.
Antes devem ir às opções do explorador de ficheiros e remover a checkbox de "Ocultar Ficheiros Protegidos do Sistema Operativo"
Se não conseguirem apagar as imagens por falta de permissões podem usar o TakeOwnershipPro

Antes de aplicar a correcção
XdWIV4g.png


e depois
pgTQq4B.png


Esta foi a forma que encontrei de resolver o problema a um utilizador no trabalho, caso tenham conhecimento de outra via agradeço a partilha.
 
Última edição:
O meu atualizou para a versão 1703, que penso que será a do Windows Creators?, e apareceu um novo centro de segurança do Windows onde é possível configurar os acessos a conteúdos, sites, etc na net.
 
Problemas com pastas/ficheiros e editor de hosts.

Vou deixar aqui um pack de aplicações que permitem resolver situações com pastas não fidedignas que não se conseguem apagar por algo estar em uso, falta de permissões.
Deixo também 2 editores portáteis do ficheiro hosts, esse ficheiro é por vezes modificado por malware/troian horses/virus.

Estas aplicações são úteis para quem não tem experiência em linha de comandos.

O ficheiro zip contém:

HostsFileEditor 1.2
https://github.com/scottlerch/HostsFileEditor

Hosts File Editor+ v.1.3.5
http://hostsfileseditor.weebly.com/

lockhuntersetup_3-1-1
https://lockhunter.com/

TakeOwnershipEx-1.2.0.1
http://winaero.com/comment.php?comment.news.210
 
Última edição:
Evitar o aparecimento de "rogue devices" no vosso PC.

Podem aparecer equipamentos que não estão na vossa rede na secção de rede do explorador, não se preocupem que ninguém está a tentar entrar, é o funcionamento normal do Windows Connect Now ligado a um router com WPS (Wi-Fi Protected Setup) activo.

Para evitar o aparecimento desdes equipamentos podem desligar o WPS no equipamento ao qual o windows está ligado ou em alternativa desactivar o serviço windows connect now.

Esta questão surgiu a um utilizador que pensava estar a ser atacado.
 
Última edição:
Instalação windows 10

Tenho reparado que existem sempre duvidas numa instalação nova do windows.

O processo que recomendo é:

- fazer o download do ISO da Microsoft
- usar o rufus para criar uma flash drive de boot desse mesmo ISO

As opções que devem escolher no rufus são:

- Tipo de partição e tipo de sistema de destino: partição GPT para UEFI
- Sistema de ficheiros: FAT32

- Posteriormente só têm que seleccionar o ISO em Imagem ISO

Quando estão no processo de instalação e vos aparece o disco e respectivas partições, devem eliminar todas até ficar o volume inteiro não particionado (unallocated) , escolhem instalar nesse volume.
 
Última edição:
O WinPurify não funcionou com a build 15063.447. Tem um interface espectacular mas a única coisa que faz é terminar o explorer.exe e ficar com o processo da aplicação bloqueado (dei-lhe cerca de 30 min para ver se havia alterações).

Destroy Windows 10 Spying não funcionou, na tentativa de desligar a telemetria.
 
Última edição:
https://support.microsoft.com/pt-br/help/12445/windows-keyboard-shortcuts

Site muito útil da Microsoft que vos indica as muitas teclas de atalho associadas ás diversas versões do Windows, está escolhido o Windows 10 neste caso, por exemplo:

Windows hey + e :Abre o explorador de ficheiros
Alt + F4 :Fecha uma janela aberta
Windows key + 1 até 9 :Abre um programa que tenham afixado na barra de tarefas, por exemplo se o Edge for o primeiro programa na barra de tarefas então Windows key + 1 vai abrir o Edge

É incrivel a quantidade de teclas de atalho que o Windows 10 tem que abrem aplicações ou fazem outras coisas sem terem que andar a mover o rato dum lado para o outro. Sem dúvidas um grande site da Microsoft.

NOTA: Há teclas de atalho que podem não funcionar nas vossas versões do Windows 10. Algumas só dão no Enterpise por exemplo, é conforme as acções das teclas e aquilo que tem no windows.
 
Olá,

Não consigo fazer a última grande atualização do Windows, aparecendo a informação: 2017-05 Atualização Cumulativa para Windows 10 Version 1703 para Sistemas baseados em x64 (KB4020102) - Falha ao instalar

Desliguei todos os programas de antivirus, malware, ccleaner e nada.

Fiz o download aqui -> http://www.catalog.update.microsoft.com/Search.aspx?q=KB4020102 , e após abrir, surge a mensagem "A atualização não é aplicável ao seu computador".

Qual é a solução?
 
Olá,

Não consigo fazer a última grande atualização do Windows, aparecendo a informação: 2017-05 Atualização Cumulativa para Windows 10 Version 1703 para Sistemas baseados em x64 (KB4020102) - Falha ao instalar

Desliguei todos os programas de antivirus, malware, ccleaner e nada.

Fiz o download aqui -> http://www.catalog.update.microsoft.com/Search.aspx?q=KB4020102 , e após abrir, surge a mensagem "A atualização não é aplicável ao seu computador".

Qual é a solução?

Essa actualização é de Maio já está desactualizada. Depois dessa (Junho) saiu a KB4022725 e a KB4022716. Entre hoje e amanhã sai a de Julho.
Tens de ver se estás a instalar a versão correcta para o teu sistema, 32-bit ou 64-bit.
PFpLsXo.png


Recomendo que esperes pela mais recente (entre hoje e amanhã) e desistas de tentar instalar essa.
Atenção que são cumulativas, apenas precisas de instalar a mais recente.

Já agora, na pesquisa escreve winver e vê qual o OS build que tens!


Nota, não esquecer seguinte:
13-06-2017 - Servicing Stack Update KB4022405
http://www.catalog.update.microsoft.com/Search.aspx?q=KB4022405
 
Última edição:
Olá e obrigado pela resposta.

Tenho esta:
Versão 1703 (Compilação do SO 15063.413)
Windows 10 Home, 64 bits.

Associado a esta não atualização, há programas que não abrem no meu Windows, como o Bloco de notas ou o Paint. Além disso, deixou de reconhecer o meu smartphone (Android) quando o ligo via USB para transferir fotos, por exemplo.
 
Olá e obrigado pela resposta.

Tenho esta:
Versão 1703 (Compilação do SO 15063.413)
Windows 10 Home, 64 bits.

Associado a esta não atualização, há programas que não abrem no meu Windows, como o Bloco de notas ou o Paint. Além disso, deixou de reconhecer o meu smartphone (Android) quando o ligo via USB para transferir fotos, por exemplo.

Resumindo, estavas a tentar instalar uma actualização anterior à que ja tens (15063.413 - KB4022725) em vez de instalares a actualização posterior (KB4022716 - build 15063.447). São cumulativas, só precisas da mais recente.
Se estás com esses problemas o melhor que tens a fazer é uma instalação limpa do OS. Não recomendo o ccleaner, depois os problemas começam a aparecer!
Já agora, este tópico não serve para tirar dúvidas. O que deves fazer quando tens alguma questão a colocar é criar um tópico na secção em que se enquadra a tua dúvida.
 
Última edição:
estranho, actualizei para a versao 1703 que me aparecer para actualizar
E pelo que me parece ai ir ao meu computador aparece uma pasta com windows.old na mesma e quando abro o windows OlD aparece Arquivos de programas e arqquivos de programas (86) mas essas 2 pastas ja tenho, mas afinal o que e isto ?!



Olhem aqui com a pasta do windows old aberta :S



Agora pergunto, eu só actualizei, e apareceu-me esta pasta ?!
Estranho tinha o dolby instalado e ele ja nao abre na inicializacao e encontra se no windows OLD k e isto ?!
 
estranho, actualizei para a versao 1703 que me aparecer para actualizar
E pelo que me parece ai ir ao meu computador aparece uma pasta com windows.old na mesma e quando abro o windows OlD

@eduardosky1990 o propósito deste tópico não é para tirar duvidas, o que deves fazer é criar um tópico para essa e/ou outras questões.

A actualização para a 1703 não é um simples update mas um "major update", pode-se até chamar de upgrade.
Se fizeres um upgrade de outra versão mais antiga para o windows 10, o processo coloca o sistema antigo numa pasta de nome windows.old no caso de o utilizador querer fazer um rollback (voltar ao sistema prévio) no espaço de sensivelmente um mês.

É natural teres que reinstalar alguma aplicação ou driver.
 
Espaço em disco

Por vezes dão conta que o disco onde têm o Windows 10 instalado, bem como as vossas aplicações, tem demasiado espaço ocupado ou pretendem simplesmente obter mais algum.

Para que seja possível observar ficheiros ocultos devem remover a selecção, em ver, nas opções do explorador de ficheiros: ocultar ficheiros protegidos do sistema operativo.

Verificar quanto está a ocupar em disco o restauro do sistema
escrever em linha de comandos elevada o seguinte:
vssadmin list shadowstorage
Podem eliminar todos os pontos de restauro deixando somente o mais recente.

Verifiquem o tamanho de:

- pagefile.sys (Memória Virtual, habitualmente gerida de forma autónoma pelo sistema)
- swapfile.sys

No caso de não usarem a hibernação (informação em hiberfil.sys) e necessitarem de espaço em disco podem desligar a mesma.

- hiberfil.sys

No caso de pretenderem usar uma aplicação de terceiros, o GetFolderSize Portatil mostra o tamanho dos ficheiros ocultos sem alterarem as definições de visualização do explorador.

5Ns5osh.png



- Pasta WinSxS
Abrir linha de comandos, escrever o seguinte:
dism /Online /Cleanup-Image /AnalyzeComponentStore

Consoante o resultado pode ser necessário um "StartComponentCleanup" ou até mesmo um "ResetBase"

Nota: o processo ResetBase pode ser demorado!


Tamanho normal da directoria windows, neste caso build 14393.1480
X40i5fy.png
 
Última edição:
Remoção do Modulo Grupo Doméstico

A remoção do modulo grupo doméstico (HomeGroup) não influencia a conexão do windows com equipamentos na vossa rede doméstica.

1TXYewQ.png


AhkMvOX.png


o2SvQPZ.png


Para remover o modulo, extrair o conteúdo e executar Uninstall HomeGroup.cmd com acesso admin.
Quem faz uso desta funcionalidade, como é obvio, não a deve remover.
 
Última edição:
Firewall do windows

No post #47 do tópico windows 1607 apresentei uma forma de Bloquear/Desbloquear aplicações de acesso à internet via menu de contexto, recorrendo simplesmente à firewall do windows.

Existe uma forma semelhante de fazer o mesmo usando o OneClickFirewall

ulahWhE.png
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo