Windows 11 - Tópico Geral

Eu ando a usar o Armoury Grate da Asus para o meu teclado Mecânico Asus ClavMore II Wireless aqui no Windows 11 e para ter efeitos no RGB das memórias G.Skill que suportam efeitos RGB e são reconhecidas por esse software, mais fácil de usar, de longe, do que o RGB Funsion da GigaByte com o qual não me dou bem.

O Armoury Grate nem sequer me ocupa nada de especial em termos de processos ligados à Asus, e tendo eu várias configurações ligadas aos efeitos de RGB no teclado associados a aplicações ou jogos, só o Edge que mesmo não estando aberto é que me ocupa mais memória, cerca de 170 e tal MB de resto não existe nenhum processo da Asus a ocupar assim tanta memória.

Nem lag provoca no Windows 11.
Disse isso agora porque uns tempos atrás alguém por aqui se queixou dessa aplicação da Asus e dos processos na memória que ocupavam muita memória dizia-se...

Mas está tudo norma, a não ser que seja da versão do Armoury Grate ter sido melhorada.
 
O Armoury Crate da Asus é mesmo um lixo, mas vindo do RGB Fusion acredito que vejas como uma melhoria... Eu já tive de formatar 2x o Windows por causa do AC, que não inicia e depois não fazia interface com o ICue da Corsair até que decidiu corromper o Windows de maneira que não consegui recuperar (ambas as duas vezes). Sei que tem levado updates e ficado ligeiramente melhor, mas sinceramente para controlar o RGB e pouco mais não faz sentido 90% daquele software.

A maioria dos casos que vejo que não tem problemas é quando só tem tudo Asus, portanto o problema poderá ser dai, no entanto nunca mais me vão enganar.
 
Boas, já tive RGB Fusion pior de todos em termos de funcionalidade , Asus Crate até agora sem problemas e tive o Icue da corsair também 5 estrelas mas com win 11 a ter rbg implementado deve ser mais uma valia vs ter que instalar programas para tal .
Unica coisa que me queixo do win11 é que ao clicar em x de app demora uns segundos extra vs as anteriores versões .

Cumps
 
Também uso o Armoury Crate e corre muito melhor agora!
Antigamente estava mesmo num estado lastimável mas agora funciona com era suposto...

@Folken
Pois
Isso mesmo
Então não sou o único
Andava a pensar em reinstalar o win11 por causa disso e dos stutters mas não o vou fazer...
 
Última edição:
Também uso o Armoury Crate e corre muito melhor agora!
Antigamente estava mesmo num estado Lastimável mas agora funciona com era suposto...

@Folken
Pois
Isso mesmo
Então não sou o único
Andava a pensar em reinstalar o win11 por causa disso e dos stutters mas não o vou fazer...
Esperar por builds recentes que resolvam , em certas builds clicava para abrir era rápido mas as ultimas demoram x de segundos para iniciar a app .

Cumps
 
Windows 11 is getting a force quit option to close apps without the Task Manager

ZYpTwzE.jpg


https://www.theverge.com/2023/5/24/23736005/microsoft-windows-11-force-quit-taskbar-option-feature


Win32 apps sent to isolation

At its Build 2023 conference this week, Microsoft announced Windows 11 will run Win32 apps in isolation mode soon.

https://www.fudzilla.com/news/56966-win32-apps-sent-to-isolation
 
Sim, ela já está disponível no Windows Update mas tens de ir lá procurar manualmente.
De forma automática deverá estar disponível em junho no Patch Tuesday.
 
A ferramenta da Microsoft, Média crating tool, já cria uma pen Boot de instalação com esse update?
A minha ideia é fazer o update desta forma porque no anterior pelo Windows update tive problemas que só consegui resolver recuperando um backup do Windows 11 e realizando o update a partir da pen de boot no ambiente Windows que realizou o update sem problemas e com mais coisas colocadas que supostamente o Windows update devia ter colocado mas não o fez.

Se a ferramenta da Microsoft já tem essa opção para esse update então farei isso por esse meio.
 
A funcionalidade de se poder fechar aplicações sem recorrer ao gestor de tarefas dá jeito. Resta é saber se isso realmente resulta no caso de crashes em jogo, coisa que já me sucedeu, após um mau patch que provocou problemas nos jogos.

Assim de repente lembro-me do Guild Wars 2 e vários updates que fizeram com que o jogo entra-se em crash ficando a imagem do jogo no screen do monitor e a ouvir a música de fundo. Tive que fazer reboot ao pc, dava para mudar de desktop virtual mas não conseguia fechar o jogo, nem tentei pelo gestor de tarefas porque nem me lembrei disso.

Já agora, esse novo update que ai vem vai colocar a ferramenta de recorte na tecla printscreen? Se for o caso: Mas isso já se tem neste momento não está é ativado por defeito... Basta abrir a ferramenta de recorte e ir aos 3 pontinhos na vertical e depois ir ás opções, tem lá uma carrada delas, rolando para baixo vai aparecer escrito no lado esquerdo algo para colocar a ferramenta de recorte na tecla printscreen do teclado e no lado direito um link que vos leva às acessibilidades e depois a teclas.

Tem lá essa opção para colocar o botão de printscreen a abrir a ferramenta de recorte no teclado. Isso por defeito, como já disse, está desativado.

Por isso não estou a perceber o que a Microsoft quer mesmo fazer? Ativar isso por defeito? lançar mais opções para a ferramenta de recorte?

Tem várias opções que estão ativadas e outras desativadas, é ativar ou desativar aquilo que não querem.
 
A funcionalidade de se poder fechar aplicações sem recorrer ao gestor de tarefas dá jeito. Resta é saber se isso realmente resulta no caso de crashes em jogo, coisa que já me sucedeu, após um mau patch que provocou problemas nos jogos.

Assim de repente lembro-me do Guild Wars 2 e vários updates que fizeram com que o jogo entra-se em crash ficando a imagem do jogo no screen do monitor e a ouvir a música de fundo. Tive que fazer reboot ao pc, dava para mudar de desktop virtual mas não conseguia fechar o jogo, nem tentei pelo gestor de tarefas porque nem me lembrei disso.

Já agora, esse novo update que ai vem vai colocar a ferramenta de recorte na tecla printscreen? Se for o caso: Mas isso já se tem neste momento não está é ativado por defeito... Basta abrir a ferramenta de recorte e ir aos 3 pontinhos na vertical e depois ir ás opções, tem lá uma carrada delas, rolando para baixo vai aparecer escrito no lado esquerdo algo para colocar a ferramenta de recorte na tecla printscreen do teclado e no lado direito um link que vos leva às acessibilidades e depois a teclas.

Tem lá essa opção para colocar o botão de printscreen a abrir a ferramenta de recorte no teclado. Isso por defeito, como já disse, está desativado.

Por isso não estou a perceber o que a Microsoft quer mesmo fazer? Ativar isso por defeito? lançar mais opções para a ferramenta de recorte?

Tem várias opções que estão ativadas e outras desativadas, é ativar ou desativar aquilo que não querem.
basicamente agora por defeito tens a ferramenta de recorte na tecla print screen.
Por acaso ate tenho gostado bastante de usar, e acredito que mais gente va gostar e nao usava simplesmente por nao ser default.
 
basicamente agora por defeito tens a ferramenta de recorte na tecla print screen.
Por acaso ate tenho gostado bastante de usar, e acredito que mais gente va gostar e nao usava simplesmente por nao ser default.
Não no meu caso, não a tenho por defeito na tecla em questão que continua a fazer primt screen normal. Posso é por isso ativado.
Já agora, como fazes para tirares um print screen rápido do ecrã todo, isso dá jeito num jogo de ação rápida no qual lutas contra jogadores, nessas condições estares a tentar fazer capturas do screen com a ferramenta de recorte não dá jeito porque ficas com o boneco morto num instante.

Eu andei a pesquisar por teclas de atalho para a ferramenta de recorte mas não está fácil de fazer essa pesquisa, não estou a conseguir dar com um site que diga quais as teclas de atalho todas para a ferramenta de recorte no Windows 11.

Num site que vi as teclas de atalho não faziam aquilo que descreviam. Eu nalguns recortes a experimentar num jogo por algum motivo a tecla Windows + printscreen não me guardava nada na pasta imagens... E o jogo estava em modo janela. Só dava para gravar com o paint vá lá saber-se porquê.
 
Isso sobre o Winrar e o Windows 11 já de si é excelente.
Isso sai na nova Build que ai vem em Junho certo?

É que depois é preciso desinstalar o Winrar caso o tenha instalado, o que é o caso, a não ser que o próprio Windows 11 faça isso automaticamente?
 
É que depois é preciso desinstalar o Winrar caso o tenha instalado, o que é o caso, a não ser que o próprio Windows 11 faça isso automaticamente?

Atenção que o Windows apenas vai descomprimir ficheiros rar.

Se quiseres fazer compressão de um ficheiro para RAR, continuas a necessitar do WinRAR que é o unico que tem licença para o fazer.
 
Última edição:
Atenção que o Windows apenas vai descomprimir ficheiros rar.

Se quiseres fazer compressão de um ficheiro para RAR, continuas a necessitar do WinRAR que é o unico que tem licença para o fazer.
Pois.
O único formato que ele comprime de momento é o zip.
Há uma coisa que tanto no caso do zip como dos outros formatos de compressão que o Windows 11 vai suportar: O look das pastas compatadas continua a ser igual ao das pastas normais.

O Winrar no caso das pastas compactadas dá um loojk diferente que ajuda a identificar essas pastas enquanto no Windows somos obrigados a ver a extensão das pastas o que se torna chato. Até existe um software gratuito que permite alterar o look das pastas mas não o faz por extensões, ou seja, não vai associar um gif para pastas compactadas.

É nisso onde para mim a Microsoft falha. Por defeito quando se instala o Windows o explorador de ficheiros não mostra a extensão das pastas e ficheiros, só alterando isso nas opções, ora nessas condições não dá para saber que pastas estão compactadas porque o gif usado para o look das mesmas é igual ao das outras pastas.

Por isso é que eu prefiro usar o Winrar na mesma....
 
Back
Topo