Windows 11 - Tópico Geral

É que depois é preciso desinstalar o Winrar caso o tenha instalado, o que é o caso, a não ser que o próprio Windows 11 faça isso automaticamente?

Atenção que o Windows apenas vai descomprimir ficheiros rar.

Se quiseres fazer compressão de um ficheiro para RAR, continuas a necessitar do WinRAR que é o unico que tem licença para o fazer.

Última edição:
Atenção que o Windows apenas vai descomprimir ficheiros rar.

Se quiseres fazer compressão de um ficheiro para RAR, continuas a necessitar do WinRAR que é o unico que tem licença para o fazer.
Pois.
O único formato que ele comprime de momento é o zip.
Há uma coisa que tanto no caso do zip como dos outros formatos de compressão que o Windows 11 vai suportar: O look das pastas compatadas continua a ser igual ao das pastas normais.

O Winrar no caso das pastas compactadas dá um loojk diferente que ajuda a identificar essas pastas enquanto no Windows somos obrigados a ver a extensão das pastas o que se torna chato. Até existe um software gratuito que permite alterar o look das pastas mas não o faz por extensões, ou seja, não vai associar um gif para pastas compactadas.

É nisso onde para mim a Microsoft falha. Por defeito quando se instala o Windows o explorador de ficheiros não mostra a extensão das pastas e ficheiros, só alterando isso nas opções, ora nessas condições não dá para saber que pastas estão compactadas porque o gif usado para o look das mesmas é igual ao das outras pastas.

Por isso é que eu prefiro usar o Winrar na mesma....

A Microsoft tem comprado empresas de software que depois vendem na Store embora no caso do Rar passe a ser usado no Windows 11.
Só não se sabe por enquanto os custos que isso implica para usarem a compactação do Rar no Windows.

E volto a repetir que convém mudar o look dessas pastas, não faz qualquer sentido que se continuo a usar o mesmo tipo de look de pastas compactadas igual ao de pastas não compactada. Só faz perder tempo a ver extensões.

É nisso onde para mim a Microsoft falha. Por defeito quando se instala o Windows o explorador de ficheiros não mostra a extensão das pastas e ficheiros, só alterando isso nas opções, ora nessas condições não dá para saber que pastas estão compactadas porque o gif usado para o look das mesmas é igual ao das outras pastas.
E sabes porque não mostra? É para o utilizador comum não apagar a extensão enquanto edita o nome do ficheiro. É que caso o faça, está o caldo entornado, pois muitas vezes não sabem qual era a extensão/tipo de ficheiro.

Como power user, activas a visualização das extensões, o painel informativo no fundo do Explorer para que te apareça o tipo de ficheiro ao carregar nele, ou usas ainda a vista de detalhe. Alternativas não faltam.

E volto a repetir que convém mudar o look dessas pastas, não faz qualquer sentido que se continuo a usar o mesmo tipo de look de pastas compactadas igual ao de pastas não compactada. Só faz perder tempo a ver extensões.

Concordo.
Entretanto há novidades em relação ao agrupar ou não, por que por enquanto está tudo agrupado, na barra de tarefas?

Concordo.
Entretanto há novidades em relação ao agrupar ou não, por que por enquanto está tudo agrupado, na barra de tarefas?
Pois, pelo teu ponto de vista faz todo o sentido. Há utilizadores que não estão à vontade nessas coisas e podem originar erros que depois não vão perceber as razões disso.

Para utilizadores mais avançados preferem ter as extensões de ficheiros e pastas compactadas e nesse último caso também preferiam que essas pastas fossem identificadas com um gif diferente das outras para facilitar a vida a quem tem muitos ficheiros compactados misturados com pastas normais.

Cada um tem as suas opções e o sistema operativo deve levar em conta isso e dar a chance de personalização ao gosto de cada um.
Há funcionalidades como as etiquetas na barra de tarefas que continuam a estar no Windows 10 mas não no 11 e é por causa disso que muitos continuam a optar pelo Windows 10 em vez do 11.

Para utilizadores mais avançados preferem ter as extensões de ficheiros e pastas compactadas e nesse último caso também preferiam que essas pastas fossem identificadas com um gif diferente das outras para facilitar a vida a quem tem muitos ficheiros compactados misturados com pastas normais.
As pastas zipadas têm um icon diferente das pastas normais:

UbOcJHI.png

Cada um tem as suas opções e o sistema operativo deve levar em conta isso e dar a chance de personalização ao gosto de cada um.
Há funcionalidades como as etiquetas na barra de tarefas que continuam a estar no Windows 10 mas não no 11 e é por causa disso que muitos continuam a optar pelo Windows 10 em vez do 11.
Essas funcionalidade vai estar disponível em breve:
https://www.theverge.com/2023/4/20/...skbar-never-combine-app-icons-labels-features

O meu fim de semana com o Windows 11 não podia ter começado tão bem no dia de hoje... :)
Eu tinha um ficheiro de extensão bat que nada mais fazias do que arrancar algumas scripts para o Autohorkey e hoje o Windows defender após umas semanas a usar esse ficheiro decidiu remover o ficheiro dizendo que era um vírus... :)

Num teste que fiz antes com um ficheiro que é um rela vírus e que existe desde Setembro do ano passado o Defender contina sem detetar nada.

Pior foi um update de firmware lançado hoje pela Asus para o meu teclado mecânico Asus ClavMore II Wireless simplesmente o Windows 11 detecta agora sempre 40 por centro de carga na bateria dele, que era o valor que antes de ter feito o update de firmware que lá estava, e na aplicação da Asus, Armoury Grate, indica precisamente a mesma percentagem de bateria.

Portanto mais um belo update de firmware bugado para um equipamento da Asus, nada de novo por ai, conseguem ter piores develop do que a Microsoft os tem... Só fiquei é curioso para saber se no Windows 10 detecta na ligação Wireless os mesmos valores detectados no Windows 11 sem lá ter qualquer tipo de instalação de software Asus.

Torna-se grave no caso dum teclado com baterias, fico sem saber a percentagem que me resta da mesma... Quando ao Defender ainda resolvo... Dou-lhe um bom chuto que aquilo fica desativado ou então ainda o troco por outro AV que dê para andar sempre com os escudos desativados.

O defender para nada serve porque no caso de códigos novos não detecta nada porque os criadores de malware também o tem e testam as suas obras a verem se passa por ele e o certinho é que passa mesmo.

Agora quando ao Asus não sei como resolvo senão queixando-me aos gajos mas vou ver isso no Windows 10.

https://www.sordum.org/7615/easy-context-menu-v1-6/

O ECS menu é um software gratuito que permite editar o look das pastas no explorador de ficheiros e que suporta agora o Windows 11 versão 22h2. É gratuito como todos os outros softwares listados no lado direito.

atenção que o menu de contexto aberto pelo botão direito do rato no desktop pode não registar as alterações e as entradas podem ser apagadas pelo Windows, ler em baixo na página na zona do download o comentário do criador do software, existe desde os tempos do Windows 10.

Faz mais coisas e pode ser útil para muitos utilizadores do Windows 11. Tem outros softwares no lado direito para o Windows 11. Os que possam não ser compatíveis podem não funcionar.

Isso do Windows insistir em instalar drivers não é novidade nenhuma, desde o Windows 10 que o faz.
Infelizmente tem drivers antigos que datam de à anos sem evolução à vista mesmo os instalados após o Windows ser instalado pela primeira vez.

O problema é dos lados da AMD, falta apenas a Intel.... Eu tenho drivers Sata mais recentes que os do Windows 11 mas para isso teria que os meter numa pen de instalação do sistema operativo, não dá para instalar dentro do próprio sistema operativo. Os drivers AHCI que tenho são os da board nova após ter mudado o hardware mas tem que ser metidos na pen de instalação tal como os Sata ou Raid.

Não tenho tido problemas de drivers mas também não dá para saber aquilo que o Windows instala por si só.
Só vendo a lista das coisas que ele instalou se sabe.

https://pureinfotech.com/windows-11-moment-3-update-releases-may-24-2023/

Falava-se no dia 24 do mês passado para data de lançamento do update mas entretanto passou para este mês ainda sem data.
Até se pode instalar já isso mas não aconselho que o façam porque só vão ter acesso a algumas funcionalidades e podem vir a ter problemas.

Por isso é esperar nas calmas até o update ser oficialmente lançado.
Quando isso suceder eu optava por criar uma pen de instalação com o Microsoft media creating tool para criar uma pen de instalação já com o Windows 11 e a nova versão deste ipdate e usava essa pen para executar o setup no ambiente Windows que fará assim o update para a nova versão.

Porquê isso em vez de se usar o Windows update? Porque eu e muitas outras pessoas, pelo que vi no fórum da Microsoft, tivemos problemas na versão 22H2 do Windows 11 ao fazer o update via Windows update e isso repetiu-se mesmo recuperando um backup do SSD e só deu certo usando essa tal pen de instalação do Windows já com a versão 22H2 presente.

Não sei se é o topico certo, mas alguém já mudou a sua maquina de W11 para W7, farto deste W11, já não o deixo fazer update a algum tempo, mas não sei como fez update ao microsoft Defender e vi-me lixado para o desativar que não me deixava usar um programa que precisava, a minha questão será que irei ter muito problemas com os drivers que não tem nada na pagina de suporte para W7? O meu PC é um portatil Asus vivoboock F513EP.

Instalares um Windows 7 mesmo que consigas é um retrocesso enorme.
Experimenta uma máquina virtual.
Qual é o programa em questão?

Instalares um Windows 7 mesmo que consigas é um retrocesso enorme.
Experimenta uma máquina virtual.
Qual é o programa em questão?
Por mim não é retrocesso, destesto W11, não esta em causa só esse programa, estão em causa muitos que queremos meter ou experimentar, com a impossibildade de desativar o microsoft defender não podes instalar nada sem comprares ou só demo...
Vou tentar maquina virtual e ver se não interfere, mas no final será como ter o W7 instaldo que usarei mais...

Back