Windows 11 - Tópico Geral

Já gora, pode-se ter mais de um Windows 11 da mesma versão instalado no PC, Windows 11 Home instalado num disco e outro igual instalado noutro disco ou o Pro, não se pode é estar a clonar o Windows para outro disco e estar a usar os dois Windows, o clonado e o outro.

Se for o último caso um dos Windows fica logo desativado e não se consegue ativar novamente no disco onde ele se desativou.
Dai que quem quer usar dois Windows da mesma versão terá que o instalar novamente de fresco para outro disco diferente.

Eu tenho o Home instalado num SSD e o Windows 10 Pro noutro SSD e tenho outro Windows 11 Home instalado num SSD que arranca por uma docking station funcionando como um SSD externo.

Porquê um SSD externo? Para evitar o contato com os discos internos, porque assim em caso de problemas evito o risco de infetar o SSD externo e permite-me analisar a situação usando aplicações que doutra forma teriam que serem executadas em Pen drives diferentes porque correm no Windows PE não dá por isso para usar outras aplicações.

Eu tenho a key retail do Pro e do Home mas o Pro não me faz falta nenhuma porque não necessito das funcionalidades extra que essa edição oferece..

Porquê um SSD externo? Para evitar o contato com os discos internos, porque assim em caso de problemas evito o risco de infetar o SSD externo e permite-me analisar a situação usando aplicações que doutra forma teriam que serem executadas em Pen drives diferentes porque correm no Windows PE não dá por isso para usar outras aplicações.
what :D
mas os teus discos apanham doenças por contacto fisico?

what :D
mas os teus discos apanham doenças por contacto fisico?
Não, por se carregar em certos links de sites sim...
Uns anos atrás num site que era um tutorial que explicava uma coisa sobre o Windows 10 tinha um link a dizer "fix Windows errors" fui carregar nisso e foi o suficiente para ser infetado pelo vírus "yac another cleaner". Tentei desinstalar isso e aparecia uma mensagem em Português a dizer "Quer nos deixar?? vá lá tem 50 por cento de desconto.

Não me restou outra alternativa senão formatar o disco, nem software de backup usava na altura.
Existem freewares que também dão problemas, infelizmente sucede....

Ainda uns anos atrás um perito em segurança mostrou um site que foi criado por uma pessoa sem quaisquer conhecimentos informáticos que infetava com um vírus todos os que lá entravam só a carregarem nos links que lá estavam.

Ainda noutro ano numa altura em que não havia ainda o Windows 10, e acho que o 8 também não, tudo o que se ligou à internet num dia foi tudo infetado por causa de uma falha de segurança no Windows, eu fui um deles... Mas consegui resolver o problema com uma ferramenta que foi rapidamente posta à disposição das pessoas.

Segurança a 100 por cento não existe.

Microsoft to Hide Multiple Folder Options from Windows File Explorer
...
The following will no longer appear under "Folder Options": Hide Folder Merge conflict; Always show icons, never thumbnails; Display file icon on thumbnails; Display file type information on Folder tips; Hide protected OS files; Show drive letters; Show popup description for Folder and Desktop items; Show encrypted or compressed NTFS files in color; Use sharing wizard.
...
https://www.techpowerup.com/310341/...ple-folder-options-from-windows-file-explorer

Eu sempre deixei estar essas opções como estavam por defeito. Como não se pode fazer nada em ficheiros e pastas do sistema também não tinha interesse algum em as ter à vista no explorador de ficheiros.

Não vai evitar que software de terceiros mostre essas pastas e ficheiros ou aquilo que se quiser, Total commander é um dos exemplos e mesmo exploradores de ficheiros freeware igualmente mostram e irão continuar a mostrarem essas pastas e ficheiros se alguém precisar disso.

Mas para o meu caso nunca tive interesse em alterar essas opções, somente as opções de pastas escondidas normais, opção para mostrar a extensão dos ficheiros e opções para não adicionar pastas e ficheiros ao acesso rápido mais usadas.

Os icones e pop-up também não me interessou para nada.
Acho que para a maioria dos utilizadores é a mesma coisa mas como disse atrás quem tiver necessidade dessas opções e muito mais pode usar um software de terceiros.

Entretanto:

You won't lose these Windows 11 File Explorer features after all​

You don't have to say good-bye to legacy File Explorer features after all.

• Microsoft just released Windows 11 Build 23486 to Insiders in the Dev Channel.
  • The update adds support for signing in with passkeys on apps and websites using the native Windows Hello experience.
  • Microsoft also backtracked on its previous plans to remove select legacy File Explorer features.

https://www.windowscentral.com/soft...o-remove-file-explorer-features-on-windows-11

Quando se instala o Windows pela segunda vez é suposto a sincronização colocar as opções pelas cores escolhidas na personalização e as opções escolhidas no explorador de ficheiros?

É que eu tenho isso ativado, até é ativado por defeito, e experimentei instalar a mesma versão do Windows 11 para um SSD externo a arrancar numa docking station do Windows 11 Home.

O problema é que simplesmente as opções de cores e opções do explorador de ficheiros não são colocadas mas a imagem que tenho na zona do Pin já à muito que é sempre colocada e vem dos tempos do Windows 10 e sempre foi colocada em qualquer edição: Pro, Home e Home N.

Lembro-me que no Windows 10 essas opções escolhidas quando o instalava novamente estavam sempre lá depois da instalação mas até agora aqui no Windows 11 isso não me sucede.

Aonde pode estar o problema se eu tenho essa opção ativada?

Já praticamente estamos nos últimos dias do final do mês de Junho e nada da atualização para a nova versão do Windows 11. Mais outro adiamento nos horizontes da Microsoft para o mês de Julho?

Aparece um "pré-view" da próxima atualização cumulativa...
Bom.... Eu nunca instala isso e de resto a nova versão do Windows 11 isso não é de certeza.

Microsoft revamps the Settings on Windows 11 meant for easy Account (MSA) recovery, and more

YgKbMBx.jpg

https://www.neowin.net/news/microso...meant-for-easy-account-msa-recovery-and-more/

A buggy Windows 11 update keeps slowing down SSDs
Microsoft has yet to acknowledge the issue

Windows 11 comes with plenty of improvements over Windows 10, but it also brings many new bugs that users will find inordinately frustrating. While Microsoft keeps pushing out updates to fix these, time and time again the updates also give rise to new issues. One such bug was seemingly introduced with update KB5023778 in March, whereby the SSD speeds in some machines are slowing down for no apparent reason.

https://www.techspot.com/news/99291-buggy-windows-11-update-could-slowing-down-ssds.html

@ímpar do meu lado não tenho qualquer problema de velocidade dos SSD's, dão a velocidade maxima.

Estou a usar a versão beta e reparei que em Março não recebi esse update que falam nessa noticia, mas sim um similar, o KB5023780.

Eu uns tempos atrás queixei-me aqui não ter a ferramenta de recorte na tecla do printscreen do teclado, coisa que já várias pessoas tinham pelo menos por aqui no fórum.

Até que de repente ao pressionar o printscreenn reparei que isso abriu a ferramenta de recorte. :D
Isso foi do nada sem ter feito nada para isso.
Há coisas que o Windows 11 faz sem entender porquê. Por exemplo, eu criei um ficheiro de extensão bat que executava umas scripts para o AutoHotKey e que depois se fechava por meio de uns comandos, em condições ditas normais não se fecha após executar.

O Windows 11 removeu isso....
Eu voltei a colocar o ficheiro que tinha em backup e removi esses comandos que o fechavam após ser executado... O Windows 11 pediu para fazer reboot ao sistema e depois de ter aplicado umas alterações reparei que após a execução desse ficheiro bat, ou doutro qualquer, os ficheiros já se fecham, as janelas respectivas, após serem executados!

Parece que o Windows 11 se adapta a certas situações, não permite algumas coisas que se tente fazer como essa que descrevi acima, e depois vai buscar algo que já pertime a execução de certas ações.

Ele não permite a certo software adicionar no menu que se abre com o botão direito do rato no desktop do Windows entradas nesse menu de contexto, não dava para certas versões mais antigas do Winrar adicionar opções nesse menu de contexto, o Windows 11 remove tudo, mas nas versões mais recentes do Winrar já permite isso mas é na forma de uma vinheta no lado direito que dá acesso ás opções normais do Wirar.

Eu uns tempos atrás queixei-me aqui não ter a ferramenta de recorte na tecla do printscreen do teclado, coisa que já várias pessoas tinham pelo menos por aqui no fórum.

Até que de repente ao pressionar o printscreenn reparei que isso abriu a ferramenta de recorte. :D
Isso foi do nada sem ter feito nada para isso.
Há coisas que o Windows 11 faz sem entender porquê. Por exemplo, eu criei um ficheiro de extensão bat que executava umas scripts para o AutoHotKey e que depois se fechava por meio de uns comandos, em condições ditas normais não se fecha após executar.

O Windows 11 removeu isso....
Eu voltei a colocar o ficheiro que tinha em backup e removi esses comandos que o fechavam após ser executado... O Windows 11 pediu para fazer reboot ao sistema e depois de ter aplicado umas alterações reparei que após a execução desse ficheiro bat, ou doutro qualquer, os ficheiros já se fecham, as janelas respectivas, após serem executados!

Parece que o Windows 11 se adapta a certas situações, não permite algumas coisas que se tente fazer como essa que descrevi acima, e depois vai buscar algo que já pertime a execução de certas ações.

Ele não permite a certo software adicionar no menu que se abre com o botão direito do rato no desktop do Windows entradas nesse menu de contexto, não dava para certas versões mais antigas do Winrar adicionar opções nesse menu de contexto, o Windows 11 remove tudo, mas nas versões mais recentes do Winrar já permite isso mas é na forma de uma vinheta no lado direito que dá acesso ás opções normais do Wirar.
Saiu uma atualização que faz isso do printscreen.. Se instalas as atualizações e nao ves o changelog depois vais ter coisas novas sem contar com elas

https://support.microsoft.com/en-us...-preview-1ada2c0a-fa85-43f8-91c4-6ee13fdf278b

New! This update changes the default print screen (prt scr) key behavior. Pressing the print screen key opens the Snipping Tool by default. You can turn off this setting from Settings > Accessibility > Keyboard. If you have previously changed this setting, Windows will preserve your preference.

Back