Windows 11 - Tópico Geral

HDR em modo Windows é pavoroso com a imagem a perder cor e contraste.
Se as aplicações o suportarem devidamente, maioritariamente jogos e filmes, é uma experiência que eleva muito os jogos especialmente.
O monitor tem que ser OLED ou mini led para se tirar total proveito do HDR.
Monitores HDR 400, 600 ou "HDR ready" não são capazes disso.

HDR em modo Windows é pavoroso com a imagem a perder cor e contraste.
Se as aplicações o suportarem devidamente, maioritariamente jogos e filmes, é uma experiência que eleva muito os jogos especialmente.
O monitor tem que ser OLED ou mini led para se tirar total proveito do HDR.
Monitores HDR 400, 600 ou "HDR ready" não são capazes disso.
Pois era o que imaginava.

Há uns meses o meu computador desligava-se - aparecia aquela imagem azul de erro e depois entrava na bios e mostrava aquele erro relacionado com o IPV7 e IPV5, não me recordo da mensagem ao certo visto que está no meu telemóvel antigo.
Fui à loja e disseram que teria de formatar porque seria um problema no disco. Foi o que fiz e a verdade é que melhorou, pelo menos penso que só não fez mais de meia dúzia de vezes depois disso.
A mensagem que aparece quando isso acontece é esta:

Afinal não consigo submeter a imagem. Mas diz "A reparar os erros do disco. Poderá demorar mais de uma hora a concluir" Isto com a imagem da GIGABYTE atrás.

Aparentemente fizeram update à BIOS e Drivers e ficou tudo resolvido. Pensei mesmo que o disco tivesse dado o berro, vá lá.

Microsoft is enabling BitLocker device encryption by default on Windows 11
Clean installs of Windows 11 version 24H2 now have BitLocker device encryption enabled.
...
The feature could impact SSD performance on some devices. Tom’s Hardware tested this software version of BitLocker last year and found it could slow drives by up to 45 percent. We’ve asked Microsoft repeatedly since early May to comment on BitLocker device encryption being enabled by default, but the company has only confirmed its plans through support documents where there is no mention of any potential performance impacts.
...
https://www.theverge.com/2024/8/14/24220138/microsoft-bitlocker-device-encryption-windows-11-default

Há uma função que embora simples dá um jeitão de todos os tamanhos que (supostamente) retiraram deste W11 não sei ainda devido a quê.... Drag and drop entre janelas minimizadas é negado a não ser que tenhamos as janelas pretendidas abertas lado a lado, isto é estúpido!!!

Tem a ver com o novo taskbar. Construíram-no de raíz para o W11 e houve funcionalidades passadas que não foram implentadas. Essa é uma delas. O taskbar pequeno é outra.

Microsoft... 🤷‍♀️

Há uma função que embora simples dá um jeitão de todos os tamanhos que (supostamente) retiraram deste W11 não sei ainda devido a quê.... Drag and drop entre janelas minimizadas é negado a não ser que tenhamos as janelas pretendidas abertas lado a lado, isto é estúpido!!!
Tem a ver com o novo taskbar. Construíram-no de raíz para o W11 e houve funcionalidades passadas que não foram implentadas. Essa é uma delas. O taskbar pequeno é outra.

Microsoft... 🤷‍♀️
Por essas e por outras é que uso o ExplorerPatcher

Microsoft... 🤷‍♀️

O problema é que a Microsoft em vez de manter as funcionalidades que todos usam e funcionam, gosta de andar a inventar só porque sim, acabando por criar dificuldades ao invés de melhorias como eles pensam, aquilo que realmente interessa melhorar continua a fazer vista grossa e volta e meia problemas existenciais...

Eu tenho desde o tempo da outra senhora transitado de versão de Windows para versão de Windows quase no imediato desde o tempo do win3.0 assente em MS-DOS, mas quando cheguei aqui ao Windows 11, acreditem que por questões de trabalho o Windows 10 ainda está a rolar para esse proposito como sistema operativo principal, já o Windows 11 claro que o tenho estado a usar desde que saiu mas como secundário e ainda não passou a ser main por causa destas voltas, eventualmente vou ter de mudar mas vou ter de modificar muitas coisas para o antigamente pois em termos de produtividade as inovações que a Microsoft apresentou não tem nada.

Do meu ponto de vista o Windows já devia ter sido todo refeito de zero largando toda a bagagem que trás atrelada para maquinas mais velhas, ou seja algo completamente novo.

Do meu ponto de vista o Windows já devia ter sido todo refeito de zero largando toda a bagagem que trás atrelada para maquinas mais velhas, ou seja algo completamente novo.
Do que tenho visto a release 24H2 vai deixar cair muita coisa antiga, até o explorer parece estar mais rápido. Não sei onde vi que havia alguns upgrades na taskbar, explorer e outras a nivel de kernel, era bom que houvesse um bump em termos de performance. Mas caso houvesse algo, já teria havido várias noticias sobre isso, portanto pelo menos o Explorer estar mais smooth já é bom.

@s0ldier

Pois, mas o deixar cair muita coisa quando deveria ser tudo, pois o problema de trazerem a recompatibilidade atras há muito que se percebeu que é uma bela ancora no seu evoluir e desempenho.

O Windows podia vir mais despido e só instalar o necessário para arranque da máquina e tudo o resto via update assim que ligado online e ficava por ai, as restantes personalizações ficava a cargo do utilizador final, fornecendo apenas os updates de segurança e apenas um grande update por ano, durante o seu tempo de vida até nova geração.

Vamos ver quando surge uma nova versão sucessora ao win11...

Tinha visto há pouco isso noutro lado, não me surpreende que comecem agora a modificar o sistema de instalação para bloquear tudo o que é configurações de computadores que não cumpram os requisitos exigidos, nem sei tão pouco porque é que não fizeram isso logo quando lançaram o Win 11, mas como é normal a ideia era massificar e fecharam os olhos, agora que o antecessor está em fim de vida, já começam da fechar a backdoor...

@s0ldier

Pois, mas o deixar cair muita coisa quando deveria ser tudo, pois o problema de trazerem a recompatibilidade atras há muito que se percebeu que é uma bela ancora no seu evoluir e desempenho.

O Windows podia vir mais despido e só instalar o necessário para arranque da máquina e tudo o resto via update assim que ligado online e ficava por ai, as restantes personalizações ficava a cargo do utilizador final, fornecendo apenas os updates de segurança e apenas um grande update por ano, durante o seu tempo de vida até nova geração.

Vamos ver quando surge uma nova versão sucessora ao win11...
Sim, a retro compatibilidade é algo que claramente trás demasiada bagagem ao Windows, mas houve versões que não tinham e foram bem mal recebidas, nomeadamente as primeiras versões ARM sem compatibilidade x86 e as versões S.

Concordo quando dizes que o Windows devia vir mais despido, até dizia que devia haver 2 opções de instalação uma "new kernel" que só tem suporte a hardware recente e uma versão "one fits all" com compatibilidade para tudo, depois dentro da versão que escolhesses, podias adicionar ou retirar componentes tipo Copilot, WSL, Windows Store, etc. Apesar de parecer "relativamente simples" era basicamente 2 versões para manter e só com uma versão as coisas já andam assim, quanto mais com duas.

Eu acho que eles fizeram mal em avançar do 10, deixavam cair a numeração e passava só a ser "Windows" e tinha os upgrades anuais ou de major versions como 10 -> 11 -> 12. E para além da enterprise LTSC mantinham uma "Home/Pro" LTSC que funcionaria na mesma base. Quem queria o "latest and greatest" continuava na build "normal", quem queria estável e duradouro ia para a build "LTSC". Algo como fazem para os Insiders, mas decente :002:

Back