Windows 11 - Tópico Geral

Se pretendes fazer uma instalação limpa então não te preocupes com isso do processador, o que ele te impediria de fazer era o upgrade do Windows 10 para o Windows 11 (mantendo os teus ficheiros) via Windows Update.

Vais conseguir instalar o Windows 11 de raiz a partir de uma pen USB, por exemplo.

kpaxgalactic aproveitando a tua dica, no meu portátil acontece o mesmo, o processador não é suportado. Se instalar o Windows 11 de raiz, a ativação é feita automaticamente? Com tenho partição de recuperação do Win10 e não vou apagar, se não gostar do 11, posso voltar para o 10 novamente através da partição? O portátil em questão é um HP.

É muito possível que a ativação seja feita automaticamente, desde que seleciones a opção "I don't have a product key" number no setup:

Install-Windows-11-activate-serial-number.jpg.webp

Quanto ao voltar para o Windows 10 com a partição de recuperação, não te sei dizer se é possível. Através do Windows Update, era, visto que ele guarda o Windows.old. Com a pen USB já não sei. Sempre podes não manter a partição de recuperação do Windows 10 e instalar o Windows 10 de raiz novamente.

É muito possível que a ativação seja feita automaticamente, desde que seleciones a opção "I don't have a product key" number no setup:

Install-Windows-11-activate-serial-number.jpg.webp

Quanto ao voltar para o Windows 10 com a partição de recuperação, não te sei dizer se é possível. Através do Windows Update, era, visto que ele guarda o Windows.old. Com a pen USB já não sei. Sempre podes não manter a partição de recuperação do Windows 10 e instalar o Windows 10 de raiz novamente.
OK e no caso de voltar ao Windows 10 a ativação também será automática?
Existe forma de saber a chave atual para evitar preocupações?

Se pretendes fazer uma instalação limpa então não te preocupes com isso do processador, o que ele te impediria de fazer era o upgrade do Windows 10 para o Windows 11 (mantendo os teus ficheiros) via Windows Update.

Vais conseguir instalar o Windows 11 de raiz a partir de uma pen USB, por exemplo.
Esclarecido!

Tira me outra dúvida sff. Vou instalar o win11 a partir do Rufus, mas sem "enganar" o win. Quero saber que o meu PC passou nos requisitos 🙂

Quando seleciono a ISO do Win11 na pen, mais em baixo tem uma opção NTFS e não tenho opção de escolha.
A minha dúvida é, pode estar NTFS ou têm que ser em FAT32?

@Rikatu , podes deixar em NTFS.

OK e no caso de voltar ao Windows 10 a ativação também será automática?
Existe forma de saber a chave atual para evitar preocupações?
A ativação também deverá ser automática (fazendo o mesmo método, dizendo no setup que não tens a product key).

Não tens a chave no "chassis" do portátil? Ou em algum papel que o portátil trazia? Às vezes ele está escrito por aí.
É possível também saber a product key através destes métodos, mas no meu PC não funcionou, deve depender de PC para PC e de tipo de licença para tipo de licença.

Última edição:
@Rikatu , podes deixar em NTFS.

Perfeito. Pen pronta 🙂

Como não tenho muita experiência em formatar, ainda tenho algumas dúvidas, penso que sejam básicas, mas é o que é. Quando não se têm a certeza...

Quando fiz download do ISO do Win11 não dizia se era Home/Pro, etc.
Como sei qual vou instalar?
Quero instalar o Win11 Pro.

Tenho 3 SSD, neste momento tenho o Win10 instalado no Kingston A2000 500GB, o HyperX 240GBe o WD SN770 2TB são para jogos.

Mas vou formatar o PC e instalar o Win11 no SN770.
A minha pergunta é, ao formatar, formata os 3 SSD?

Desculpa as perguntas

Perfeito. Pen pronta 🙂

Como não tenho muita experiência em formatar, ainda tenho algumas dúvidas, penso que sejam básicas, mas é o que é. Quando não se têm a certeza...

Quando fiz download do ISO do Win11 não dizia se era Home/Pro, etc.
Como sei qual vou instalar?
Quero instalar o Win11 Pro.

Tenho 3 SSD, neste momento tenho o Win10 instalado no Kingston A2000 500GB, o HyperX 240GBe o WD SN770 2TB são para jogos.

Mas vou formatar o PC e instalar o Win11 no SN770.
A minha pergunta é, ao formatar, formata os 3 SSD?

Desculpa as perguntas

1) durante a instalação vai te perguntar qual windows queres instalar.

2) Ao formatar não formata os três (tu vais escolher 1). Nesse aspecto é impossivel alguém cometer esse erro. No entanto a microsoft fez um péssimo trabalho no instalador do windows pois não é facil para uma pessoa "não técnica" identificar as drives que tem no PC. Mas como tu tens 3 drives de tamanhos diferentes, torna muito facil detectar o disco-alvo.

3) "Formatar o PC" implica perder todos os jogos no SN770, o disco dos jogos. Não tenho a certeza se é possivel instalar o windows de raíz, SEM FORMATAR o disco dos jogos.

Visto que tens o Windows 10 instalado, noutro disco ao qual pretendes ter o Windows 11, pode causar alguma confusão (fazes reboot durante a instalação e vai voltar ao Windows 10, pois é o que está definido como disco de arranque). Terias que mudar na BIOS.

A minha sugestão, se te sentes confortavel em abrir o PC, era disconnectar o Kingston e o HyperX temporariamente, instalava o windows 11 no único disco que há, e depois connectava os dois discos novamente.

Última edição:
@spinal2k pois, acho que vou pelo último parágrafo. Desconecto o HyperX e o Kingston A2000 e só fica o SN770, onde irá ser instalado o Windows11.

Mas agora surge outra dúvida, como apago tudo que está no A2000?

Como tem o win10 instalado, não sei...

No HyperX e no SN770 sei que basta carregar no botão direito em cima da unidade e "formatar".

Última edição:
@spinal2k pois, acho que vou pelo último parágrafo. Desconecto o HyperX e o Kingston A2000 e só fica o SN770, onde irá ser instalado o Windows11.

Mas agora surge outra dúvida, como apago tudo que está no A2000?

Como tem o win10 instalado, não sei...

No HyperX e no SN770 sei que basta carregar no botão direito em cima da unidade e "formatar".

Quando tiveres o windows 11 instalado, ligas os outros dois discos novamente, e na bios do PC tens que escolher que queres arrancar o SN770 em vez do A2000.

O computador irá arrancar no windows 11.

Agora, no windows 11 é como tu dizes, right click no A2000, formatar e já está. No windows 11 em vez de veres o HyperX e o SN770 como discos secundários, vais ver o HyperX e o A2000 nessa situação.

Poderás ter que ir ao gestor de armazenamento do windows para remover as partitions extra criadas pela anterior instalção do windows 10 no A2000.

@spinal2k deixa ver se entendi tudo.

Um resumo do que irei fazer:

1 - com o win10, vou aos discos HyperX e Sn770 e clico botão direito e "formatar" para apagar os jogos.

2 - desconecto os discos HyperX e A2000 e deixo só conectado o SN770

3 - faço a instalação do win11 no SN770

4 - depois conecto novamente os discos HyperX e o A2000

5 - depois vou a Bios e ponho o SN770 como principal para arrancar sempre por ele

6 - por fim, já com o win11 vou ao disco A2000(o que têm o win10) clico no botão direito e "formatar" para apagar tudo

7 - e finalmente vou ao gestor de armazenamento do Windows ver se têm alguma partição para remover do A2000. Aqui posso ter alguma dúvida, se realmente tiver passo por cá.

Penso que seja isto, correto?

Windows 11 24H2 is now incompatible with USB scanning devices, too
How are so many bugs getting past thousands of beta testers?

Windows 11 24H2 increasingly shows how the Windows Insider program does nothing to improve Windows security and reliability. The number of show-stopper bugs experienced by customers who updated to the latest OS version is staggering. Meanwhile, Microsoft is just saying that they're working on (yet another) fix with no specific release date in sight.

https://www.techspot.com/news/105736-windows-11-24h2-now-incompatible-usb-scanning-devices.html

@spinal2k deixa ver se entendi tudo.

Um resumo do que irei fazer:

1 - com o win10, vou aos discos HyperX e Sn770 e clico botão direito e "formatar" para apagar os jogos.

2 - desconecto os discos HyperX e A2000 e deixo só conectado o SN770

3 - faço a instalação do win11 no SN770

4 - depois conecto novamente os discos HyperX e o A2000

5 - depois vou a Bios e ponho o SN770 como principal para arrancar sempre por ele

6 - por fim, já com o win11 vou ao disco A2000(o que têm o win10) clico no botão direito e "formatar" para apagar tudo

7 - e finalmente vou ao gestor de armazenamento do Windows ver se têm alguma partição para remover do A2000. Aqui posso ter alguma dúvida, se realmente tiver passo por cá.

Penso que seja isto, correto?

Em relação ao primeiro passo, é indiferente... a instalação do windows pode fazer isso ao SN770 e depois quando tiveres tudo a correr, aó sim, fazes o right click formatar no HyperX.

Entre o passo 3 e o passo 4, tira o usb stick da porta usb após a copia dos ficheiros e do eventual restart. Algumas BIOS voltam ao "instalador" porque dão prioridade à pen para arranque.

De resto está tudo correcto.

Última edição:
Preciso da vossa ajuda. Não sei o que se passou, até porque não tenho utilizado muito o portátil nos últimos dias, mas ao ir ao windows update tenho lá uma mensagem de erro a dizer que o meu portátil não cumpre atualmente os requisitos de sistema do windows 11. A atualização que aparece por fazer é Windows 11, version 24H2 e a instalação não passa de 8% (precisamente quando aparece a mensagem de erro).

Em relação ao primeiro passo, é indiferente... a instalação do windows pode fazer isso ao SN770 e depois quando tiveres tudo a correr, aó sim, fazes o right click formatar no HyperX.

Entre o passo 3 e o passo 4, tira o usb stick da porta usb após a copia dos ficheiros e do eventual restart. Algumas BIOS voltam ao "instalador" porque dão prioridade à pen para arranque.

De resto está tudo correcto.

Perfeito!! Amanhã á noite com mais calma devo fazer isso.

Outra coisa, a minha board têm dois slots m2, um superior entre o cpu e a gpu que é o m.2.1, penso que têm ligação direta ao CPU.

E o outro fica por baixo da gpu que é o m.2.2, que têm ligação ao chipset.

A minha dúvida é, em qual meto o SSD WD SN770 2TB com o win11? Será o slot superior mais rápido? Ou é indiferente?

A board é a Asus Tuf Gaming X570 Plus. Segue a imagem da board com um cirdulo á volta de cada slol m.2.

GiZNw6b.png

Perfeito!! Amanhã á noite com mais calma devo fazer isso.

Outra coisa, a minha board têm dois slots m2, um superior entre o cpu e a gpu que é o m.2.1, penso que têm ligação direta ao CPU.

E o outro fica por baixo da gpu que é o m.2.2, que têm ligação ao chipset.

A minha dúvida é, em qual meto o SSD WD SN770 2TB com o win11? Será o slot superior mais rápido? Ou é indiferente?

A board é a Asus Tuf Gaming X570 Plus. Segue a imagem da board com um cirdulo á volta de cada slol m.2.

Fui ver o manual dessa board.

Por uma questão de optimização, o ideal é ser na de cima que é a do CPU. Isto porque tem sempre 4 lanes dedicadas (é especificação do cpu e nunca muda para essa plataforma).

A outra é do CHIPSET e que por muitas vezes partilha as lanes com outros recursos. O manual da tua board não é claro em relação a isto.

Fui ver o manual dessa board.

Por uma questão de optimização, o ideal é ser na de cima que é a do CPU. Isto porque tem sempre 4 lanes dedicadas (é especificação do cpu e nunca muda para essa plataforma).

A outra é do CHIPSET e que por muitas vezes partilha as lanes com outros recursos. O manual da tua board não é claro em relação a isto.

Então coloco o SN770 no slot superior, no m.2.1.

Também fui ao manual da board e não entendi nada.
Depois fui ao reddit e li que a maioria colocava no slot superior, mas também não entendi bem o porquê.
Muito obrigado por todas as explicações.

Depois dou notícias a dizer como correu 🙂

Olá, precisava de uma ajuda.

Aqueles Windows de 2 a 10€ são legítimos para o PC da empresa? Tenho um orçamento para 1 PC de 500€, vi o ryzen 7 que vem sem Windows. Queria comprar um Windows desses baratos, se não o boss vai dizer para comprar antes um i3 já com Windows :(

Se por acaso tiverem sugestões de Portsteis com teclado em pt em torno desse valor já com Windows agradeço, dou preferência a ASUS vivobook preto.

Muito obrigado

Última edição:
Preciso da vossa ajuda. Não sei o que se passou, até porque não tenho utilizado muito o portátil nos últimos dias, mas ao ir ao windows update tenho lá uma mensagem de erro a dizer que o meu portátil não cumpre atualmente os requisitos de sistema do windows 11. A atualização que aparece por fazer é Windows 11, version 24H2 e a instalação não passa de 8% (precisamente quando aparece a mensagem de erro).

Consegui finalmente resolver, supostamente era problema de espaço, mas não percebo como é que isso era possível (mais de 50GB livres).

Olá, precisava de uma ajuda.

Aqueles Windows de 2 a 10€ são legítimos para o PC da empresa? Tenho um orçamento para 1 PC de 500€, vi o ryzen 7 que vem sem Windows. Queria comprar um Windows desses baratos, se não o boss vai dizer para comprar antes um i3 já com Windows :(

Se por acaso tiverem sugestões de Portsteis com teclado em pt em torno desse valor já com Windows agradeço, dou preferência a ASUS vivobook preto.

Muito obrigado

Também gostava de saber.

Back