Windows 11 - Tópico Geral

Nao e propriamente novo, ja estava disponivel em windows server 2012.
Alias era uma recomendacao da Veeam a utilizacao deste File system vs NTFS.

Ja utilizei a varios anos atras em ambiente profissional.

Esse sistema nem todas as apps tao otimizadas, melhor continuar com o ntfs

Há um novo metodo

Ao instalar o Windows 11 e chegar o écran perguntando: "Vamos conectá-lo a uma rede", você pode usar a combinação de teclado Shift+F10 para abrir um prompt de comando do Windows.
Colocar: start ms-cxh:localonly e enter
Nem tem de ter no ecra de rede, basta no ecra da região

Tenho dois monitores ligados ao desktop. Um principal ultrawide e um secundário 16" na vertical. O secundário está com 125% scaling.

As janelas não permanecem no sítio.
-Sempre que os monitores acordam de sleep, o secundário acorda primeiro e troca-me as posições todas das janelas.
-Quando ambos acordam e o Windows se acerta, qualquer coisa que tivesse maximizado no secundário desaparece deste e passa para o principal.

Tenho problemas com scaling de apps e apps fullscreen.
-Se tinha uma janela de video aberta no ecrã principal antes de adormecerem, depois ao fazer-lhe fullscreen vai parar ao ecrã secundário :facepalm:
-Qualquer aplicação que tivesse minimizada no ecrã principal depois aparece a 125% toda bugada com os botões da UI a não corresponderem à imagem...

Tenho o W11 atualizado, settings de manter janelas nas suas posições está checked. Monitor principal assim definido.
Comportamento igual esteja ligado por HDMI-HDMI ou DP-HDMI.

Experimentei o programa PersistentWindows com algum sucesso mas dá alguns problemas com aplicações fullscreen e tenho que andar frequentemente a desligá-lo.

Tenho que andar sempre a arrastar novamente as janelas para os sítios certos e reiniciar apps com UIs bugadas pelo scaling do segundo monitor... Tem que haver uma melhor forma... Já experimentei vários monitores e sempre o mesmo comportamento... O meu ultrawide LG deve ser lento a acordar :Whatever:

Alguma ideia? Obrigado!

Há um novo metodo

Ao instalar o Windows 11 e chegar o écran perguntando: "Vamos conectá-lo a uma rede", você pode usar a combinação de teclado Shift+F10 para abrir um prompt de comando do Windows.
Colocar: start ms-cxh:localonly e enter
parece que esse comando já foi bloqueado.
image.png

That groan you hear is users’ reaction to Recall going back into Windows
Snapshotting and AI processing a screen every 3 seconds. What could possibly go wrong?
...
First, even if User A never opts in to Recall, they have no control over the setting on the machines of Users B through Z. That means anything User A sends them will be screenshotted, processed with optical character recognition and Copilot AI, and then stored in an indexed database on the other users’ devices. That would indiscriminately hoover up all kinds of User A's sensitive material, including photos, passwords, medical conditions, and encrypted videos and messages.
...
https://arstechnica.com/security/20...vacy-endangering-recall-back-into-windows-11/

In depth with Windows 11 Recall—and what Microsoft has (and hasn’t) fixed
Original botched launch still haunts new version of data-scraping AI feature.
...
Enable Recall, and the snapshotting begins. As before, it's storing two things: actual screenshots of the active area of your screen, minus the taskbar, and a searchable database of text that it scrapes from those screenshots using OCR. Somewhat oddly, there are limits on what Recall will offer to OCR for you; even if you're using multiple apps onscreen at the same time, only the active, currently-in-focus app seems to have its text scraped and stored.
...
https://arstechnica.com/gadgets/202...ecall-and-what-microsoft-has-and-hasnt-fixed/

Boa noite,

Estou com problemas a meter a funcionar um controlador USB para ver TV no meu computador. É verdade que já tem uns anos e ultimamente tem sido cada vez mais difícil instalar... Agora não estou a conseguir de todo. Já tentei instalar com várias formas de compatibilidade. Fica instalado mas o computador não me deixa usar "por segurança".

Alguém sabe como resolver?

Captura-de-ecr-2025-04-28-002404.png

Este controlador foi comprado algures no início da TDT (portanto, já tem mais de 10 anos). Como tive de reinstalar do zero o meu computador há umas semanas, agora não estou de todo a conseguir meter a funcionar. O software para ver a TV (Total Media) funciona, só o controlador é que não...

O conjunto em causa que comprei na altura é este:

71zMRj6yOJL._AC_UF894,1000_QL100_.jpg

Obrigado desde já.

Outro troubleshooting que já tive que fazer é desativar o isolamento do núcleo nas definições de segurança do windows defender. Alguns drives antigos não são compatíveis com esta nova função.

@bteixeiracinema Talvez os drivers nao sejam certificados para windows 11.

Experimenta isto:
https://photobyte.org/installing-unsigned-drivers-on-windows-10-or-11/
Infelizmente, não resolve. Continua a dar o erro de incompatibilidade.
Outro troubleshooting que já tive que fazer é desativar o isolamento do núcleo nas definições de segurança do windows defender. Alguns drives antigos não são compatíveis com esta nova função.
Esse resolve parcialmente. O driver não dá erro no gestor de dispositivos mas quando o meto a funcionar, o computador vai abaixo e dá este erro:

A Microsoft confirmou que o Fedora faz parte do WSL. Quem estiver interessado pode correr o Fedora nativamente no windows.
Para isso, recomenda-se as extensões de virtualização ativas, basta correr o seguinte comando na powershell:

wsl --install FedoraLinux-42
wsl -d FedoraLinux-42

Microsoft is introducing AI agents that can change your Windows settings
Coming to all PCs, not just Copilot+ models

Does the prospect of more AI features coming to Windows 11, including an agent that can adjust user settings at your request, fill you with excitement? Possibly not, but Microsoft is introducing them anyway. Copilot+ PCs will get the updates first, but the AI flood is also coming to traditional x86 systems.

https://www.techspot.com/news/107828-microsoft-introducing-ai-agents-can-change-windows-11.html

Back