Windows 11 - Tópico Geral

Em tempos atualizei a BIOS dessa motherboard e as ventuinhas ficaram a fazer imenso barulho, voltei à versão anterior e o situação ficou resolvida. A partir desse momento nunca mais atualizei.
Pois, pode acontecer esses problemas. Mas sempre se pode voltar a versão anterior.

Quando o suporte oficial termina, a MSI passa a considerar todos os updates à Bios como sendo Beta, mas no fundo são iguais às Stable.

Por exemplo, na board que tenho que é uma B450, a ultima Stable saiu em Agosto de 2022, desde então já lançaram 3 novos updates para novas versões do AGESA e segurança, todos eles Beta.
Então posso actualizar, obrigado pela informação.

Em tempos atualizei a BIOS dessa motherboard e as ventuinhas ficaram a fazer imenso barulho, voltei à versão anterior e o situação ficou resolvida. A partir desse momento nunca mais atualizei.

Isso acontece-me quase sempre, após a atualizado a configuração na bios das ventoinhas voltam à origem, é só ir lá e mudar para o modo silêncio novamente.

Eu acho que é muito fácil falar mal do Windows — praticamente toda a gente encontra problemas. Ainda assim, nunca me irritou ao ponto de querer mudar. Continuo a usá-lo para o Office e para jogos. E embora use o Ubuntu para o trabalho, o Windows foi, durante três décadas, a minha única opção para aplicações desktop. Até ontem.

Já começam a ser demasiadas coisas a irritarem-me: pequenas e grandes, que não sentia antes. Talvez por estar habituado ao Ubuntu, com uma interface super simples e intuitiva, fico pasmado com a quantidade de inconsistências no Windows que parecem aumentar com o tempo. Temos opções escondidas no Painel de Controlo, outras nos Settings, e tudo parece uma manta de retalhos. O menu de contexto está cheio de opções que raramente são as que quero, e acabo por ter de clicar em “Mais opções”. O Windows 10 era muito mais simples e funcional.

Se quero mexer na rede ou no áudio, já nem sei exatamente onde ir: é na interface moderna ou na antiga? No outro dia, no fim de uma reunião, queria desligar o portátil, mas a opção simplesmente não estava lá sem me obrigar a atualizar primeiro, tive de esperar uns 5 ou 10 minutos até acabar a atualização. E ontem foi a gota de água: o PC reiniciou-se do nada, sem aviso. Pensei que fosse problema de hardware, mas não: apareceu logo a mensagem de "a concluir atualização".

Eu no Windows uso o "Adiar atualizaçoes por 7 dias"
E depois lá ao fim de uns 5 dias volto a ativar a pesquisa e atualizar com as atualizaçoes pendentes.
E faço sempre assim de + ou - todas as semanas.

Viva.
Hoje tive de configurar um pc com Windows 11.
Alterei todas as definições que encontrei para mudar a linguagem para português, no entanto nas definições uma parte está em português, outra em inglês… o que me está a falhar?

Viva.
Alterei todas as definições que encontrei para mudar a linguagem para português, no entanto nas definições uma parte está em português, outra em inglês… o que me está a falhar?

Vais ao "Control Panel", metes com "small icons" no canto superior direito e escolhes "Region", vais à tab "Administrative" e em "Welcome screen and new user accounts" carrega em "Copy settings".

Vê como está isso. No meu está assim (eu quero tudo em inglês, excepto o input language aka teclado).

Depois de alterares, restart.

aNzI1CS.png

Viva.

Tenta fazer o logout ou reiniciar o PC, algumas opções precisam de ser reiniciadas.

Essas opções em cima já as tinha ativas, mesmo assim continuava.

Pelos vistos quando se instala uma nova língua pelo menu das definições ele não estala o language pack completo mas apenas o language experience.

Usei este comando no power shell para validar: Get-Installed Language

E este para instalar: Install-Language -Language pt-PT

Não tinha saudades destes “quirks” do Windows.

No meu caso, Windows 11

Captura-de-ecr-2025-06-16-102515.png

- Já coloquei em pausa
- Parei uma carrada de serviços e apaguei inclusive a pasta Software
- Reiniciar, etc etc etc

Coloquei a imagem no ChatGPT e Perplexity, fiz todas as inúmeras sugestões apresentadas mas, mantém-se tudo na mesma. Ou seja, não atualiza, fica eternamente assim.
Sempre atualizou sem dificuldades.

Windows 11 now lets EU users export Recall data – if they still trust it
In compliance with EU law

Microsoft is testing a new Recall "export experience" for unpaid beta testers in the Windows Insider program that it was forced to build to comply with European laws. That said, we still believe every Windows user with a sane mind should simply disable and uninstall the entire Recall mess – for good.

https://www.techspot.com/news/108345-microsoft-adds-export-option-windows-recall-users-europe.html

Microsoft locks Windows 11 user out, shows how easy losing data from forced encryption is
...
Back in May this year, we covered reports of users losing their data as a consequence of BitLocker key loss, and this is a real danger for many, given that Microsoft now enables automatic BitLocker encryption on Windows 11 24H2, that most users won't even be aware of.
So in the case of loss of access to a Microsoft Account, an affected user can suddenly find that they have lost all their data and there may be no way to recover it according to Microsoft's terms.
Such account lock-outs can happen as a Reddit user deus03690 found out. The frustrated user claims that Microsoft apparently "randomly" locked their account when they were dealing with multiple data drives.
...
https://www.neowin.net/news/microso...w-easy-losing-data-from-forced-encryption-is/

KB5060829: Microsoft confirms new upcoming Windows 11 24H2 feature is triggering Firewall
...
Today, the company has confirmed that KB5060829 is causing some troubles for systems in regards to Firewall. Microsoft says that IT admins and system admins may notice a recurring error entry in the Security event log related to Windows Firewall With Advanced Security wherein the Event Viewer records event ID 2042, labeled “Config Read Failed” with the message “More data is available” each time the device restarts.
...
https://www.neowin.net/news/kb50608...ndows-11-24h2-feature-is-triggering-firewall/

Windows 11 25H2 adds tool to debloat the OS and remove built-in apps
Easily uninstall Xbox, Camera, Windows Media Player, Notepad, and more

Some Windows users often complain about preinstalled apps that are difficult to remove, resulting in cluttered interfaces, annoying notifications, and sometimes slower performance. While unofficial methods for streamlining Windows installations exist, these can be complex, so a new official option for uninstalling built-in apps will be a welcome addition.

https://www.techspot.com/news/108600-windows-11-25h2-adds-tool-debloat-os-remove.html

Back