Windows 11 - Tópico Geral

Aqui vai acontecer o mesmo... 4gb vai ser apenas o mínimo oficial.
Eu não sou contra esta "evolução", desde que tornassem certas opções facilmente desabilitadas, que dado o histórico do windows atual não é o que vai acontecer.
Para jogar, p.e., o que mais quero é um sistema o mais simples possível. Tudo o que foi apresentado vai custar recursos quer ao nível de RAM quer processadores.

Eu não sou contra esta "evolução", desde que tornassem certas opções facilmente desabilitadas, que dado o histórico do windows atual não é o que vai acontecer.

Por acaso até é muito simples. Basta ires aos serviços e começares a desabilitar por ali fora tudo o que não necessitas.
Se algum não for possível por ai, como é o caso do Windows Defender, basta seguir um simples tutorial e ir ao regedit adicionar uma linha.

É possível capar o Windows 10 ao ponto de ficar quase irreconhecível. Não deverá ser muito diferente com o Windows 11.

Há testes do Windows 10 a correr em maquinas com 192MB de Ram.

windows-10-192.jpg

Estou curioso para ver quantas pessoas vão adotar este sistema, quando estão a requerer TPM 2.0.
Eu também pensei nisso, mas uma ida à BIOS e ativei o TPM que vinha integrado no processador (Torre). Portáteis penso que já é norma começar a vir ativo, agora o utilizador comum se tiver que ativar vai preferir ficar no Windows 10.
EDIT: Corri o PC Health Checker e apesar de o Windows já me detetar o TPM 2.0 ativo, continua a dizer que não cumpro os requisitos.

Eu também pensei nisso, mas uma ida à BIOS e ativei o TPM que vinha integrado no processador (Torre). Portáteis penso que já é norma começar a vir ativo, agora o utilizador comum se tiver que ativar vai preferir ficar no Windows 10.
EDIT: Corri o PC Health Checker e apesar de o Windows já me detetar o TPM 2.0 ativo, continua a dizer que não cumpro os requisitos.

Sim, nos portáteis já é "norma", mas nos Desktops muitas boards nem o 1.0 têm. Pelo que estou a ver, grande parte das boards não o têm integrado e precisam de um módulo externo. Também há a possibilidade de dar enable a fTPM (firmware-based Trusted Platform Module), mas não sei até que ponto o W11 irá suportar isso.

Sim, nos portáteis já é "norma", mas nos Desktops muitas boards nem o 1.0 têm. Pelo que estou a ver, grande parte das boards não o têm integrado e precisam de um módulo externo. Também há a possibilidade de dar enable a fTPM (firmware-based Trusted Platform Module), mas não sei até que ponto o W11 irá suportar isso.
Foi exatamente isso que ativei na BIOS.
No entanto, vou ver se o erro não se deve a isto que encontrei no msinfo32:
5qHRZ7B.png

O Direct Storage vai ser exclusivo do Windows 11

“With DirectStorage, which will only be available with Windows 11, games can quickly load assets to the graphics card without bogging down the CPU. This means you’ll get to experience incredibly detailed game worlds rendered at lightning speeds, without long load times. “DirectStorage Optimized” Windows 11 PCs are configured with the hardware and drivers needed to enable this amazing experience.”

Estou curioso para ver quantas pessoas vão adotar este sistema, quando estão a requerer TPM 2.0.

Fiz o download do Health Check da Microsoft e dá para testar se o nosso computador é compatível com o Windows 11.
Download da app aqui: https://aka.ms/GetPCHealthCheckApp

Fiquei logo surpreendido ao indicar que não é compativel...

Fui ver os requisitos mínimos e depois de fazer alguns testes, verifiquei que tinha o Secure Boot e o TPM 2.0 desativados.
Entrei na Bios e activei ambos e agora já diz que é compativel.

De notar que segundo li tanto o Secure Boot como o TPM 2.0 podem acabar por não ser um requisito quando sair a versão final. Apenas o é agora para os Insiders.
Mas para já, ninguém tem certezas.

Última edição:
Ou seja, pelo que percebi, com o fTPM não há W11 para ninguém? :facepalm:
Deve haver um erro na ferramenta do Windows 11, aconteceu o mesmo com o Windows 10. O curioso é que só no msinfo32 é que dá esse erro do TPM, de resto tudo indica que funciona ok.
EDIT: Até porque imensas motherboards já nem vêm com header para módulo TPM.
Fiz o download do Health Check da Microsoft e dá para testar se o nosso computador é compatível com o Windows 11.
Download da app aqui: https://aka.ms/GetPCHealthCheckApp

Fiquei logo surpreendido ao indicar que não é compativel...

Fui ver os requisitos mínimos e depois de de fazer alguns testes, verifiquei que tinha o Secure Boot e o TPM 2.0 desativados.
Entrei na Bios e activei ambos e agora já diz que é compativel.
Eu ativei o fTPM 2.0 na BIOS, já tinha Secure Boot e desativei o CSM até. Continua a não dar.

De notar que segundo li tanto o Secure Boot como o TPM 2.0 podem acabar por não ser um requisito quando sair a versão final. Apenas o é agora para os Insiders.
Tinha ficado com a ideia que era ao contrário - https://blogs.windows.com/windows-i...ing-for-insider-preview-builds-of-windows-11/

Eu ativei o fTPM 2.0 na BIOS, já tinha Secure Boot e desativei o CSM até. Continua a não dar.

Como é que desativaste o CSM? O Windows 10 se estiver em Legacy Mode e mudares para UEFI, não vai arrancar.

Tens a certeza que estás mesmo em UEFI?

Os insiders são obrigados a ter o UEFI com Secure Boot e o TPM. Mas, quem já fosse insider e estivesse a testar o Windows sem esses requisitos, vai poder continuar a faze-lo.

Isso significa que o Windows 11 funciona sem o Secure Boot e sem o TPM.

Tens a certeza que estás mesmo em UEFI?
A pen que usei fiz-a em modo UEFI só. E com o CSM desativado nem arrancava doutra forma.
Os insiders são obrigados a ter o UEFI com Secure Boot e o TPM. Mas, quem já fosse insider e estivesse a testar o Windows sem esses requisitos, vai poder continuar a faze-lo.

Isso significa que o Windows 11 funciona sem o Secure Boot e sem o TPM.
Sim, mas também dizem que os planos é que chegando à versão final os Insiders que não cumprem devem voltar ao 10.
Ou seja, pelo menos esta primeira versão do Windows 11 funciona bem, talvez futuras versões bloqueiem sem TPM e Secure Boot. Nada que uma ISO modificada não resolva.

será que o Surface pro 4 8/256 dará ainda para atualizar? verifiquei agora e diz que não tem os requisitos necessários.....
no pro7 já diz que tenho todos os requisitos precisos.

Vai ao msinfo e verifica se lá está indicado que tens o secure boot.

Depois vai ao tpm.msc e verifica se aparece o TPM activado e se é a versão 2.0.
SmoUK4r.png

4N33ODG.png

Será algo relacionado com isto?
No entanto, vou ver se o erro não se deve a isto que encontrei no msinfo32:
5qHRZ7B.png
Aparece-me em "Suporte de Encriptação de Dispositivo" ao abrir o msinfo como admin.
Estou na 20H2 ainda, a ver se atualizo e experimento.

A primeira vez que fiz o teste deu-me incompatível, fui a BIOS activei o TPM e neste momento já me diz que está compatível com o W11.

Aparece-me em "Suporte de Encriptação de Dispositivo" ao abrir o msinfo como admin.
Estou na 20H2 ainda, a ver se atualizo e experimento.
Não me parece que seja disso... A Microsoft deve fazer apenas um quick check se tens aquilo activado.

No Windows Update, vai ao Windows Inside e clica no Introdução.

Depois vai até à parte para escolher o canal. Verifica se te aparece os 3 canais ou apenas 1. Se aparecer os 3, então detetou que suporta e deixa-te testar o 11 antes de sair oficialmente.

Back