Windows 11 - Tópico Geral

Websync

Power Member
Eu desativei o windows defender e estou a usar uma solucao 3rd de AV.
Ora, eu no windows 10 fazia o mesmo e nunca recebia updates para o windows defender, dado que nunca era usado de qualquer maneira nunca vi problema.
Mas no windows 11 continuo a receber updates para o windows defender mesmo com o AV 3rd party ativo, será um bug?

carlos.fcpb

Power Member
Atenção que a ferramenta da Microsoft simplesmente notifica o interesse em receber o update (e acciona o processo) bem como fornece um interface com algumas opções (manter ou não os dados/configurações), sendo que este decorre depois pelo mesmo canal que ocorreria pelo Windows Update. Portanto ao optar por manter os dados/configurações, o resultado é exactamente o mesmo.
Eu atualmente estou contente com o Windows 10.👍

O Windows 10 já é um sistema operativo maduro, já o Windows 11 ainda está com alguns bugs porque ainda está um pouco verde, uma vez que saiu há pouco tempo.

Não me faz diferença, daí a não me importar de ficar temporariamente com o Windows 10, ate à saída do Windows 11 pelo Windows Update.😀

JXulo

Power Member
Alguma vez foi mau?
Ainda parecia melhor quando comparado com o anterior, W8.

Incrível como a Microsoft consegue manter a cadència de Windows bom, Windows mau, Windows bom, Windows mau, ...
Há que louvar a consistêcia.

Não conhecia.
Também tenho essa ideia. O W10 até foi bem aceite pela esmagadora maioria. Do que me recordo aqui no fórum só um user tinha críticas fortes ao 10, relacionados com o start menu/modo tablet ou algo assim, mas a maioria estava contente por regredir um pouco face ao 8 e ser mais parecido ao 7.

Percebo o que ele quis dizer mas o exemplo foi péssimo e não se aplica neste caso.

Edit: Ao ler agora para a frente confirmei que era o @Rexobias que eu me lembrava, afinal a minha memória ainda vale alguma coisa :D. Do que me recordo foi o mais vocal em críticas contra o 10, o resto das pessoas até gostou precisamente pelos motivos opostos.

Calimero_123

Power Member
Por aqui desde dia 6 que o tenho instalado em 2 PCs que não têm TPM 2 nem CPU suportado e tudo impecavel.
Fiz instalação limpa, não sei se é placebo ou não mas parece-me tudo mais fluido

Elitebook 840 G3 - TPM 1.2 i5 6300U 8GB RAM SSD

EliteDesk 800 G! - TPM 1.2 i5 4590 32GB RAM SSD

Estou a gosta da experiÊncia

Ricardo Miguel

Power Member
Já eu com tpm 2.0 e secure boot ativo e não consigo instalar em um ryzen 5 1600. Da logo a informação que não pode instalar porque o computador não é compatível.

Falando por mim, foi atualização em cima do W10 que estava instalado, correu tudo bem. Nada de bugs até agora, aliás, até corrigiu um que tinha. Uso um monitor 144hz e não podia usar nenhuma app UWP em full screen ou maximizada que o ecrã começava a piscar. Isso já lá vai. Digo que estou com um i5 8600k, uma board Gigabyte Aorus Gaming 5, uma RX 580 8GB, 16GB RAM 3200mhz DDR4 e 1TB de SSD Nvme. Na minha board não há tpm mas consegui instalar na mesma, com uma manha de misturar um setup windows 10 com o do 11, ele instala apesar de dizer que está a instalar o 10, na realidade instala o 11.

c_s_amaral

Power Member
Todos aqueles que agora defendem de os sistemas não devem evoluir e devem estagnar para sempre leiam o que se disse do tão amado Windows 10, desde o inicio.

https://forum.zwame.pt/threads/topico-geral-windows-10-desktop-mobile.828725/

win10_clean-768x432.jpg

Rseven

Power Member
Eu com instalação limpa não consigo instalar num Ryzen 5 1600. Será de ter feito o USB de instalação com o Rufus?
Se instalares no Ryzen depois deixa aqui feedback.

A minha máquina de trabalho tem um Ryzen 1600, tenho que a formatar para remover uma data de programas e tralha de um software de cad.

A minha duvida é se Instale novamente o 10 ou passe diretamente para o 11

ímpar

Power Member
Todos aqueles que agora defendem de os sistemas não devem evoluir e devem estagnar para sempre leiam o que se disse do tão amado Windows 10, desde o inicio.

https://forum.zwame.pt/threads/topico-geral-windows-10-desktop-mobile.828725/
Até fui espreitar essa thread.
Encontrei lá um post meu que se adequa:
VgbWSHp.png

https://forum.zwame.pt/threads/topico-geral-windows-10-desktop-mobile.828725/page-57#post-12167585
A minha opinião do W10, a 7/08/2014, quase um ano antes do W10 ser lançado:
A Microsoft está, muito devagarinho, a resolver as falhas detectadas nas Previews do W8.
https://forum.zwame.pt/threads/topico-geral-windows-10-desktop-mobile.828725/page-9#post-11828671

Lá para o meio da thread critiquei o Modo S, que continuo a achar uma aberração.

kpaxgalactic

Power Member
Também fui ver, mas só a 1.ª página, hehehe. Lá estava eu a chatear-me com o Windows 8/8.1, hehehe. Eu acho que gostei logo do Windows 10 do início, ao contrário do anterior, devido à grande mudança no tamanho do menu iniciar. No tópico do Windows 8 estava muito mais ativo devido às minhas críticas do menu inicial em fullscreen.

timber

Zwame Advisor
O Windows 10 tinha uma grande vantagem que este 11 também tem. Era grátis.

Quanto se tem que pagar para mudar é preciso um bocadinho mais ainda por cima como o 8 em que uma pessoa tinha que pagar para aturar a moda do momento da MS, é como pagar para comer porrada.

carlos.fcpb

Power Member
O Windows 10 tinha uma grande vantagem que este 11 também tem. Era grátis.

Quanto se tem que pagar para mudar é preciso um bocadinho mais ainda por cima como o 8 em que uma pessoa tinha que pagar para aturar a moda do momento da MS, é como pagar para comer porrada.
O Windows 8.1 também foi gratuito, mas só dava para transferir pela Microsoft Store. Só dava para fazer upgrade quem tinha o Windows 8... Só de 8 para 8.1... 😅

Felizmente o Windows 10, ainda abrangeu PC's com Windows 7, no seu upgrade.

cuiver

Power Member
Não consigo tirar print screens ao meu ecrã carregando simplesmente na tecla PRT SC. É preciso ativar algo?
Muito estranho, pois é uma tecla dedicada que creio não poder estar exposta a reatribuição por parte do sistema. Confirma se o teclado tem duplicação de funções através da tecla Fn e verifica se está activada.

mascherani

Power Member
fizeste upgrade por ISO e correu tudo bem?
não foi por ISO, foi mesmo OTA também (via insider). e sim, tudo a correr bem, até agora. sem qualquer stress. e não noto diferença nenhuma a nível de comportamento e performance. (ok, sou muito mais "básico" do que a grande maioria dos utilizadores aqui do zwame)

Suportado e compatível são coisas diferentes. Os CPUs são compatíveis mas não suportados daí não garantirem receberem atualizações (só as grandes atualizações como já suspeitava) ou as atualizações podem fazer com que deixe de funcionar corretamente (pouco provável mas possível).
tu percebeste, eu percebi, toda a gente percebeu. por toda a net é usado o termo...
vê lá que até eles usam a expressão:

"OEMs may use the following CPUs for new Windows 11 devices. New Windows 11 devices must use modern device drivers which have passed the Windows Hardware Compatibility Program for Windows 11 or the latest available modern device drivers based on Declarative, Componentized, Hardware Support Apps (DCH) design principles."
https://docs.microsoft.com/en-us/wi...pported/windows-11-supported-intel-processors