Windows 11 - Tópico Geral

Penso que seja um chip ligado à segurança, necessário a funções tipo o Bitlocker.
Na BIOS não tenho qualquer referência ao TPM. Pela idade do portátil é normal não ter.
O TPM 2.0 não tem de certeza, mas deve ter o TPM 1.2, e existe especulação que a Microsoft deve deixar instalar nesses casos.

Na Bios costuma estar com outro nome, procura no google se a tua Board tem ou não.

Isto parece-me mais para obrigar os fabricantes que trouxerem W11 OEM já virem com esses requisitos e activados de fábrica.

O TPM 2.0 não tem de certeza, mas deve ter o TPM 1.2, e existe especulação que a Microsoft deve deixar instalar nesses casos.

Na Bios costuma estar com outro nome, procura no google se a tua Board tem ou não.

Isto parece-me mais para obrigar os fabricantes que trouxerem W11 OEM já virem com esses requisitos e activados de fábrica.
Não tem. A BIOS tem poucas opções e nenhuma delas está relacionada com o TPM.
Pesquisando por "asus n56vz tpm" apenas encontrei 2 comentários a uma antiga review a dizer precisamente que o portátil não tinha TPM.

Não tem. A BIOS tem poucas opções e nenhuma delas está relacionada com o TPM.
Pesquisando por "asus n56vz tpm" apenas encontrei 2 comentários a uma antiga review a dizer precisamente que o portátil não tinha TPM.

Então só mesmo se a Microsoft retirar o requisito.

Se bem que certamente mesmo que o requisito seja mantido, alguém vai criar uma forma de instalar sem o TPM.

Se bem que certamente mesmo que o requisito seja mantido, alguém vai criar uma forma de instalar sem o TPM.
Já existe, envolve extrair o ISO, alterar um ficheiro e fazer rebuild da imagem. Depois já deixa instalar.
Mas nada nos garante que isto vai continuar assim com este requisito, nem que o workaround que existe agora dê para a versão final.

Eu não tinha isto ligado no meu PC, ainda andei às voltas para encontrar a opção na BIOS e lá vi onde estava, pelos vistos estou ok:

Screenshot-2021-06-25-162445.jpg

Se eu tive um bocado enrolado com isto do TPM, imagino pessoas muito menos "tech savvy" do que eu. Isto vai dar que falar se for para a frente.

Essa é também a minha expectativa.

Instalam o Windows 10 em Lumias e não vão conseguir ultrapassar essa pequena barreira?! Não me parece.

Espero que continuem a exigir o tpm 2.0 porque o meu computador diz que não tem e, mesmo que dê para ativar, não tenciono fazê-lo. Assim evito a repetição da cena degradante que ocorreu quando eu queria ficar no Windows 7 e me obrigaram a mudar para o Windows 10.

Um pouco aleatório (em jeito de obsolescência forçada, a Intel engradece), tendo em conta que a 8ª geração (2017) em mobile é um mero refresh da 7ª geração (2016) com mais 200Mhz no clock base. O iGPU é o mesmo portanto há suporte em termos de drivers unificados. Já para não falar de que não tem qualquer base na performance, pois um i5/i7 7ª geração não é a mesma coisa que os Atoms e Pentiums sofríveis que aparentemente contam na lista de modelos aprovados pela MS.
O pior foi o que a Apple vai fazer com Macbooks/iBooks/Mini com Intel, não serão compativeis com o macOS Mountray que irá ser só compativel com M1.

Não podia ter sido um lançamento da Microsoft, se não tivesse a habitual dose de polémica e confusão para o utilizador final. Mais uma "medida" para obrigar as pessoas a gastar dinheiro em computadores e consequentemente licenças do Windows 11 - requisito do TPM.

Já agora, um dado que me pareceu pertinente: não disseram a palavra "privacy" uma única vez durante toda a apresentação. Por aqui já dá para adivinhar qual vai ser o "custo" do free upgrade.

E mais uma pérola que não sei se já foi comentada aqui: webcam obrigatória em todos os portáteis a partir de janeiro de 2023 (com resolução mínima HD e exposição automática). Sinceramente não creio que haja algum portátil da última década sem uma câmara destas, mas que raio de requisito obrigatório é este??

E mais uma pérola que não sei se já foi comentada aqui: webcam obrigatória em todos os portáteis a partir de janeiro de 2023 (com resolução mínima HD e exposição automática). Sinceramente não creio que haja algum portátil da última década sem uma câmara destas, mas que raio de requisito obrigatório é este??
Se tivesse que adivinhar, para acabar com aqueles portáteis gaming que vinham sem webcam cujos donos não acharam piada quando começou a pandemia. Mas acredito que em casos especializados devem abrir exceções.
EDIT: Ou isso ou para definir um mínimo para as webcams.

O pior foi o que a Apple vai fazer com Macbooks/iBooks/Mini com Intel, não serão compativeis com o macOS Mountray que irá ser só compativel com M1.

Não é verdade, o Monterey é compatível com os Macbooks Intel, mas há um conjunto alargado de funcionalidades que não é de facto. Também é outra parvoíce da Apple, ao menos podiam fazer um programa de Trade-In para alguns Macs Intel de forma a incentivar as pessoas a trocar já para os M1, só ficavam a ganhar, e ainda reciclavam peças.

Não percebo do que falam....bastou instalar numa Pen o W11, e depois copiar os ficheiros todos de uma pasta do W10, para a pen, com excepção de um ficheiro...

Nem sei o que é isso do TPM......passa-me ao lado.

Não percebo do que falam....bastou instalar numa Pen o W11, e depois copiar os ficheiros todos de uma pasta do W10, para a pen, com excepção de um ficheiro...

Nem sei o que é isso do TPM......passa-me ao lado.
Provavelmente estás-te a referir à versão do W11 que foi leaked. É uma build de testes por isso não tem esse requisito ainda enforced.
Aliás, a MS disse que todos os utilizadores atuais do programa Insider vão poder testar o Windows 11 até à versão RTM, mesmo os que possuam computadores incompatíveis, mas estes últimos irão ter que reinstalar o Windows 10 assim que sair a versão final, ou de outra forma não continuarão a receber updates.

A Microsoft Corporation. Por via do sistema de atualizações automáticas.
A Microsoft obrigou-te a atualizar do Windows 7 para o Windows 10, via atualizações automáticas?

Tens a certeza do que estar a dizer? Nunca vi tal coisa acontecer em computadores com Windows 7.

Vi a actualização aparecer, mas só instalamos se quiséssemos.

Back