Windows 11 - Tópico Geral

Podes partilhar o video?

Nunca li tal coisa. Até estou curioso.



Eu estou há espera da nova driver da nvidia para fazer upgrade, deve sair hoje.
Já sabia que estava para sair e assim não ando a fazer installs de drivers 2x num espaço de dias.
Mas espero que o problema não retorne, era muito aparente.

A partir do 1"44
 
Podes partilhar o video?

Nunca li tal coisa. Até estou curioso.



Eu estou há espera da nova driver da nvidia para fazer upgrade, deve sair hoje.
Já sabia que estava para sair e assim não ando a fazer installs de drivers 2x num espaço de dias.
Mas espero que o problema não retorne, era muito aparente.

Especialmente a 240hz, onde notas os stutters todos... A 60hz nem se vê. E usar a gráfica com os clocks ao máximo a gastar 40w em idle não é ideal.

Também me deparei com outra fonte de stutters, mas isso parece ter a ver com o novo microcode na Intel 12th gen. Mas só acontece se ativar o perfil de energia elevado desempenho no windows e se o cpu estiver em idle. Tem picos altos de dpc latency, logo stutter por todo o lado.
Perfil equilibrado, mesmo bloqueado á frequência máxima do cpu e em idle, sem qualquer stutter.
 
Boa tarde, pessoal. Instalei finalmente a nova versão. Andei a adiar, adiar, adiar... foi desta. Uma dúvida: é possível mover o widget do clima para o lado direito, como acontecia no 10? Prefiro ver aquilo no lado direito.
 
Ontem criei uma partição no meu segundo SSD e instalei o windows 11 fresh, 21h2. Logo após instalar tudo impecável. Sem picos de dpc latência/stutter com o perfil de energia high performance no windows. Mesmo depois de correr windows update, e instalar os drivers todos tudo ok.
Quando reiniciei e instalou os updates RiP. Stutter, picos de latência em idle... Ou seja está confirmado é problema do windows.
Agora é reverter update e ver se foi um driver que o windows instalou ou o cumulative update.

Isto é muito estranho, e só acontece em idle, mal tenha load no CPU sem problemas. Será alguma coisa de power saving do Windows com as versões novas? Pois na versão 21h2 estava tudo ok até atualizar os updates e reinicar.


Edit: Removi os drivers instalados óleo Windows update, não resolveu.
Só consegui remover uns update manualmente, não resolveu...
Fiz restauro ao Windows para antes do Windows update. Problema resolvido
 
Última edição:
Estou a versão beta e não tenho esse problemas. Não queres testar a beta?

Ou então é um problema específico que só acontece com determinadas combinações de hardware.
 
Estou a versão beta e não tenho esse problemas. Não queres testar a beta?

Ou então é um problema específico que só acontece com determinadas combinações de hardware.

A beta agora já é final, 22h2. Na ssd principal é a que estou a usar. Também experimentei instalar a 22h2 e tem este problema sem qualquer update, na 21h2 só tem este problema após instalar os updates.

Não sei se é problema com alder lake, ou é o windows que é simplesmente lixo e é apenas optimizado para os normies que usam monitores 60hz e não notam stutters causados por picos de dpc latency
 
Não sei se é problema com alder lake, ou é o windows que é simplesmente lixo e é apenas optimizado para os normies que usam monitores 60hz e não notam stutters.

O meu é de 144hz. Poderá então ter a ver com o Cpu, sendo a o problema está do lado do Windows como é óbvio.
 
Última edição:
O meu é de 244hz. Poderá então ter a ver com o Cpu, sendo a o problema está do lado do Windows como é óbvio.

Deve ser windows+ alder lake bug. Até porque só acontece com o perfil de energia high performance e sem load no cpu. Com load no cpu/jogos ou perfil equilibrado não tem problemas.

Só o 21h2 sem updates é que não tem este problemas, mas mal fazes Windows update volta
 
O meu é de 244hz. Poderá então ter a ver com o Cpu, sendo a o problema está do lado do Windows como é óbvio.

Que modelo?
244hz não é nada comum.

@askan7 até tenho tido uma boa exp, mas ainda não fiz update nas drivers da nvidia, afinal só para a semana é que sai a driver nova. Há uma studio nova mas vou esperar pela gameready.
Deve ser algo do lado da intel.
Mas a dpc latency é muito maior em idle, mas não me incomada porque in-game/uso normal está excelente e não noto nada de anormal. O latencymoon suporta sequer o w11 de forma adequada?
 
Que modelo?
244hz não é nada comum.

@askan7 até tenho tido uma boa exp, mas ainda não fiz update nas drivers da nvidia, afinal só para a semana é que sai a driver nova. Há uma studio nova mas vou esperar pela gameready.
Deve ser algo do lado da intel.
Mas a dpc latency é muito maior em idle, mas não me incomada porque in-game/uso normal está excelente e não noto nada de anormal. O latencymoon suporta sequer o w11 de forma adequada?

Sim, depois tem os stutters do driver da nvidia em cima dos picos de dpc latency. Mas com a driver instalada pelo windows update 472 não tem esses stutters. A 516 tem stutters no 22h2, mas não causa problemas de dpc, tem apenas a ver com os clocks da gráfica

Estou a falar de picos de dpc latency que acontecem apenas em idle e com o perfil de energia elevados desempenho do windows.
 
Última edição:
Sim, depois tem os stutters do driver da nvidia em cima dos picos de dpc latency. Mas com a driver instalada pelo windows update 472 não tem esses stutters. A 516 tem stutters no 22h2, mas não causa problemas de dpc, tem apenas a ver com os clocks da gráfica com multiplos ecrãs ou monitor high refresh/resolution ex: 1440p165hz/4k 120/1080p360

Tens o serviço Nvidia frameview sdk service, activo?

Por acaso ontem tinha visto um post no Reddit de pessoal a reportar problemas de micro stutters com o 22h2 e resolverem desativando esse serviço.

No meu caso, fui verificar e já estava parado.
 
Tens o serviço Nvidia frameview sdk service, activo?

Por acaso ontem tinha visto um post no Reddit de pessoal a reportar problemas de micro stutters com o 22h2 e resolverem desativando esse serviço.

No meu caso, fui verificar e já estava parado.

Não, tanto eu como o websync instalamos as drivers limpas. Sem Nvidia experiencia. E o stutter é só no windows em idle, em jogos está liso.
Anyway, amanha devem sair drivers novas da nvidia com melhor compatibilidade com o 22h2
 
Sim, depois tem os stutters do driver da nvidia em cima dos picos de dpc latency. Mas com a driver instalada pelo windows update 472 não tem esses stutters. A 516 tem stutters no 22h2, mas não causa problemas de dpc, tem apenas a ver com os clocks da gráfica

Estou a falar de picos de dpc latency que acontecem apenas em idle e com o perfil de energia elevados desempenho do windows.

Entretanto fui ver, e windows 11 supostamente é suportado.
O que eu não entendo é picos de +1000 no driver na nvidia, a ir ao YouTube por exemplo, isso no 10 estava sempre abaixo de 300.
 
Entretanto fui ver, e windows 11 supostamente é suportado.
O que eu não entendo é picos de +1000 no driver na nvidia, a ir ao YouTube por exemplo, isso no 10 estava sempre abaixo de 300.

ah, esses também são normais. Em todas as drivers. No painel nvidia colocar modo de energia, prefer high performance, isso desaparece logo.
Isso não é exclusivo ao 22h2, na fresh build 21h1 que experimentei também faz. Novamente é só em idle, quando os clocks da gráfica estão super baixos e tens monitor high refresh.
 
Podia haver um "middleground" melhor, 16 watts para 70 watts é muito.
Sinceramente não gosto da ideia do sistema operativo esperar tanto pela driver, e depois desconfio mesmo que isto da Nvidia também afeta outras latências.
Porque por exemplo, a jogar quando tenho os clocks altos, o wdf01000.sys (o driver que controla tudo que é USB) nunca passa dos 10us, mas quando tenho os clocks baixos no windows às vezes chega quase aos 100. E o comportamento é o mesmo com outras drivers importantes como dxgkrnl.sys por exemplo.
Em conclusão, já nem sei se deixo em normal ou deixo sempre em high performance e levo o hit nos consumos idle.
 
Podia haver um "middleground" melhor, 16 watts para 70 watts é muito.
Sinceramente não gosto da ideia do sistema operativo esperar tanto pela driver, e depois desconfio mesmo que isto da Nvidia também afeta outras latências.
Porque por exemplo, a jogar quando tenho os clocks altos, o wdf01000.sys (o driver que controla tudo que é USB) nunca passa dos 10us, mas quando tenho os clocks baixos no windows às vezes chega quase aos 100. E o comportamento é o mesmo com outras drivers importantes como dxgkrnl.sys por exemplo.
Em conclusão, já nem sei se deixo em normal ou deixo sempre em high performance e levo o hit nos consumos idle.

Eu deixo normal. Mas ya, mesmo com o driver 471 instalado pelo Windows notas stutter/frame drops nas animações quando esse picos acontecem.
Mas como é só em idle e só afeta a Nvidia prefiro poupar 40w

A driver 516 é bem pior em idle, notas bem mais stutter.
Quando ainda dava para fazer mining isto nem me afetava. A gráfica nunca estava em idle :D

No meu entender o que causa esse picos é a alteração entre idle e performance state. Quanto mais refresh/ resolução / ecrãs tens mais isso acontece. E obviamente quanto maior o refresh também mais notas frame drops
 
Última edição:
Pois, também vou ficar em normal. Em high também perco os 0rpm nas fans, que nem entendo porque, a temp é 39c, a temp é exatamente a mesma (talvez um par de graus menos) normal vs high, mesmo com os extra watts.
Sem 0rpm (a 40%) e com clocks baixos isso desce para os 29c. :msmiley1: Mas não o faço porque prefiro o silêncio.
Em suma, gpu não deixa ativar o 0 rpm mode se a gráfica estiver com clocks altos, nao importa a temp... Já tentei focar pelo afterburner e não dá mesmo. Até ponderava ficar sempre em high mesmo com os watts extra se desse.
 
Pois, também vou ficar em normal. Em high também perco os 0rpm nas fans, que nem entendo porque, a temp é 39c, a temp é exatamente a mesma (talvez um par de graus menos) normal vs high, mesmo com os extra watts.
Sem 0rpm (a 40%) e com clocks baixos isso desce para os 29c. :msmiley1: Mas não o faço porque prefiro o silêncio.
Em suma, gpu não deixa ativar o 0 rpm mode se a gráfica estiver com clocks altos, nao importa a temp... Já tentei focar pelo afterburner e não dá mesmo. Até ponderava ficar sempre em high mesmo com os watts extra se desse.

A razão é GDDR6X... Ao colocares os clocks ao máximo consomem bem e precisam das ventoinhas ligadas. A minha com gddr6 não tem esse problema e também "só" consome 50w em modo high performance no desktop.

A solução ideal seria a nvidia ter um modo idle menos agressivo, com clocks ligeiramente mais altos, assim não estava sempre a saltar e a causar frame drops/stutter e picos de latência.
 
Talvez, é a única razão dela consumir mais que a 3070 em load.
De qq maneira, vou me ficar pelo perfil normal.
Também há uma app que se chama NVIDIA Inspector (não confundir com o nvidia profile inspector), que tem uma tool que se chama multi display saver, que só ativa os clocks altos a partir dum threshold de uso que escolheres e limita muito o consumo em idle, mesmo em high performance.
Mas por experiencia, nao funcionava bem (flickers etc) na 1660 super, ainda não testei na 3070ti.
 
Back
Topo