Windows 11 - Tópico Geral

As versões finais dos updates cumulativos para Windows 11 já saíram no Windows update e não instalam, dá sempre repetir para além de andarem a queimar o consumo do SSD em escritas.

Tanta incompetência por parte desta Microsoft, nem sequer se consegue fazer um update de uma versão do Windows 11 para outra build nova sem isso dar barraca? Eu antes sem querer na primeira vez que instalei o Windows 11 foi a partir de uma pen que tinha a primeira versão que depois atualizou para a mais recente pelo Windows update.

Fiquei com um problema no Notepad que não abria e nem os documentos de texto abriam.
Agora é isto.... Nem no Windows 10 tive qualquer tipo de problemas em atualizar para builds novas mas neste Windows 11 nem digo nada.

As pessoas terem que perder tempo a fazerem clean install e depois instalar drivers e todo o resto as coisas que usam nem ao diabo lembra por causa duma Microsoft cheia de develop que nem sabem o que lá andam a fazer, se é para andar a gramar isto mais depressa volto ao Windows 10 que pelo menos funciona sem problemas.

Pelo que andei a ver existem muitas queixas de muita gente por causa disso que sucede no Windows 11 e os updates que dão erro e pedem para repetir.

Nem uma solução existe à vista.... Não estou com pachorra para passar um dia à volta de um clean install e instalação das coisas todas por isso pode ficar assim sem atualizar para já.
 
Eu já consegui resolver a situação com o update para a versão 22H2 do Windows 11 da seguinte forma:
- Restaurei um backup feito no dia 23 do mês passado que inclui um completo e 2 differenciais feitos noutros dias mais para a frente desse dia 23. Restaurei o completo sem os differenciais.

- Tinha tudo o que fosse driver e chipset da board instalado incluindo aplicações que uso e alguns jogos.
O Windows update fez uma atualização de uma cumulativa que por estranho que possa parecer aparecia na versão 22H2 quando antes tinha os problemas que reportei acima e era suposto aquilo ter sido instalado na versão anterior.

- Não tinha no Windows update a opção para instalar a versão 22H2 como é óbvio, levando em conta a data do backup restaurado, mas também não a queria ter, criei uma pen de arranque com o Microsoft media creating tool que já tinha a versão 22H2 do Windows 11.

- Executei o setup em ambiente Windows para que fosse feito o update mantendo tudo o que tinha instalado.
Aquilo depois do reboot do pc finalizou muito mais coisas que estranhamente o Windows update não tinha feito na instalação em que tive os problemas.

- Depois de entrar no Windows já na versão 22H2 fui ver o Windows update e lá apenas tinha um update cumulativa para o .Net farmework que se instalou depressa e pediu o reboot do pc no final.

Agora tudo está a funcionar como deve ser com tudo afinado, apenas notei que a versão 22H2 tem o mesmo bug dos dispositivos USB quando se tenta fazer o eject pela tray não se houve o som disso e nem aparece nenhuma mensagem a dizer que se pode ejectar em segurança o dispositivo usb ou que algo o anda a usar.

Isso sucede no Windows 10 depois de um update e esse já foi instalado de fresco tanto por mim como pelo técnico que montou o pc novo por isso a instalação limpa não resolve é mesmo um bug que agora aparece na versão 22H2 do Windows 11 vamos a ver se desta vez resolvem isso.

Foi uma forma simples e muito mais rápida de resolver esse problema que tive sem precisar de clean install que me faria perder muito tempo a instalar novamente as coisas.

Para quem tem software de backup facilita muito a vida.
 
Porquê?

Tenho 3 portáteis aqui em casa todos com Windows 11 e funcionam sem problemas, com upgrade feito para esta nova ultima versão, dois vieram do 10 para o 11.
 
Mais vale instalares o Windows 10 e só mudares para o Windows 11 daqui por uns quantos anos.
Eu tenho o Windows 10 noutro SSD e o 11 no segundo SSD.
A Microsoft não vai precisar de tanto tempo para o tornar melhor do que o Windows 10, é normal até porque eles vão desenvolver conteúdos para o 11 e melhorarem o 11 e as coisas que existem no 10 podem ir para o 11 ou então metem coisas melhores no 11.

Eu tenho um Intel I9 12900kf mais o resto do hardware novo, porque o meu antigo I5 3570k e a board foram à vida já com 11 anos em cima ainda funcionavam mas mal e já a darem blue screen of death.

O Windows 11 tira melhor partido do novo hardware embora o Windows 10 também funcione bem com ele.
Gosto bastante do Windows 10 mas à coisa bem interessante no 11 e por isso uso o 11 para já.

Tenho o mesmo desempenho em jogos no 11 que no 10, não melhora e nem piora mas com esse processador que tenho também é complicado avaliar porque já tenho fps muito altos nos jogos todos.

Agora cada um opta por aquilo que quer usar, tanto um como o outro tem os seus bugs como todo o software. O Windows 10 é mais rápido no boot até ao desktop mas isso é apenas uns segundos não é nada de especial por ai fora com SSDs.

Se as pessoas tem apenas discos mecânicos então posso dizer-te que o Windows 11 se torna muito mais rápido nesses discos enquanto o 10 se torna um caracol infernal, só mesmo com SSD.

Por isso o Windows 11 é um must para quem tem disco mecânico.
 
Microsoft shows Windows 11 with floating taskbar and notification area on top

JdliEaR.jpg


https://www.neowin.net/news/microso...loating-taskbar-and-notification-area-on-top/
Ainda mais espaço desperdiçado.
 
Ontem fiz update à bios e fiquei com o windows (insider) por activar, tendo detectado novo hardware.:facepalm:
Lá tive que colocar a chave, coisa que não fazia ao formatar à muito tempo (bastava login com a conta MS).
 
Ontem fiz update à bios e fiquei com o windows (insider) por activar, tendo detectado novo hardware.:facepalm:
Lá tive que colocar a chave, coisa que não fazia ao formatar à muito tempo (bastava login com a conta MS).
Chave OEM ou retail? Não sei se isso que te sucedeu sucede em todas as boards ou se foi apenas na tua. Eu fiz update à bios da minha nova board, só não me lembro se foi em ambiente Windows 10 ou 11, e não tive problemas. O update é feito dentro do ambiente Windows mas a board vai auto para o reboot e bios e faz update ai sem ter que fazer nada conservando todas as configurações.

Mas eu tenho chave retail tanto no Windows Pro como no Home que assim dá para qualquer hardware novo apenas faço login pela conta Microsoft.

Acho estranho que o Windows após o update pense que tenhas hardware novo. Só se esse update te mudou o ID da board mas ai não sei ao certo se isso é possível.

Testaste com algum software que tenhas que meter key para ativar? Mas se isso é Insider eu não usava isso no dia a dia, preferia usar insider noutro disco e o Windows normal num segundo disco.
 

SuperLuis

A chave é retail e já vem do W7 (salvo erro), como disse é a primeira vez que me acontece tal coisa.
Provavelmente a nova bios terá um microcode bastante diferente (suponho eu) e o Windows detetou alteração de hardware.
O meu post foi apenas para alertar a quem lhe acontecer o mesmo.
Já uso versões de testes do Windows desde o Vista, já sou insider à muitos anos.:beerchug:
 
Parece feito para os tablets (Surface)

Tenho Surface, e acho horrível o atual Windows 11, e só piora com esse "concept".

Se o Surface não tivesse já vindo com o Windows 11, nunca lhe faria o upgrade.

Acima de tudo, é impossível customizar o mesmo a ficar "bonito e prático".
Ou fazemos algo simplicista, que fica bonito e nada prático.
Ou então temos algo prático, mas que se torna uma salgalhada visual.

A sério... Horrível!!

Acho que todos concordarmos, que o "Ambiente de Trabalho" não é feito para Tablets. Daí que existe uma opção para... não mostrar ícones no ambiente de trabalho. Lá está, "bonito". Mas isso significa, que 95% do ecrã não se usa!! E quando tentamos usar algo, ou metemos os programas todos na "taskbar" e temos acesso aos mesmos, ou então abrimos um "Iniciar", que é prai 1/4 do ecrã, em que só podemos customizar 40% deste, e por isso andamos lá com swipes à procura das coisas num retângulo minúsculo.
(fica mais pequeno do que andar a fazer swipes num telemóvel, com um dispositivo bem maior e mais afastado)

Alternativa, usar o "Ambiente de Trabalho" ou encher a "taskbar" (e aqui tem limites).

Falta claramente o "Tablet mode" do Windows 10 ao 11.
 
Última edição:
Back
Topo