Windows 11 - Tópico Geral

Tu por exemplo já tens software de files manager third party como o total cammander entre outros que fazem isso que referi no meu pos acima. Não só tem as tabs abertas como as mesmas guardam o caminho para as pastas que tinhas antes de saíres e ao entrares novamente tens tudo como estava antes.

Há muita gente que quer essa opção porque trabalham muito com pastes e ficheiros por isso dá-lhes jeito que as tabads sejam guardadas mais o caminho para as pastas e/ou ficheiros.

Isso para utilizadores normais não é algo que lhes parça importante porque normalmente pouca coisa fazem com o explorador de ficheiros.
É uma opção que me parece simples de colocar no explorador de ficheiros.
De qualquer das formas para mim serve perfeitamente isso e evita ter que andar a abrir janelas do explorador de ficheiros em desktops diferentes no screen e andar a mudar de desktop para desktop para copiar ficheiros e pastas de um lado para o outro.

Agora como disse acima vai depender de cada um e daquilo que quer fazer.
 
SuperLuis

Certo, mas tens de ver uma coisa que precise de andar a movimentar ficheiros numa escala avantajada o explorador de ficheiros do Windows nunca foi e numa será opção, usam outros softwares melhores como o que referiste, simplesmente o do windows é apenas para o utilizador regular tem o suficiente quanto basta.

Eu por exemplo quando preciso de fazer alguma coisa que requeira gerenciar pastas e organizações uso múltiplas janelas abertas funciona para mim melhor que isto dos separadores, mas não é algo que precise de andar a fazer recorrente, logo, não é algo que me faça grande mossa.​
 
Uma questão sobre o Microsoft Edge no Windows 11.
Esse browser foi bastante melhorado pela Microsoft desde os primeiros tempos em que saiu no Windows 10.

A questão que coloco é sobre os logins a sites no geral, como é que o Edge protege as passwords de logins a sites?

Isso porque nalguns browsers as password são guardadas por texto simples dando para as ver nos ficheiros onde estão.
O Edge tem a opção para mostrar a password e também tem a opção para gerar uma password para quem cria uma conta num site.

A questão é saber como é que elas são ou não protegidas? O Defender tem opção para proteger contas mas acho que isso pode não ser sobre as password de logins a sites.
 
Microsoft Edge stores passwords encrypted on disk. They're encrypted using AES and the encryption key is saved in an operating system (OS) storage area. This technique is called local data encryption

Vale o que vale...
 
O Firefox usa texto simples para guardar os logins a sites. Tens é a opção da Master password para teres o que o Edge faz mas de cada vez que inicias o Firefox tu tens que colocar a master password dai que se tiveres o pc infetado por um trojan ele caça-te essa master password por isso não é nada seguro.

E quando a isso do Edge não sei se isso é imune ao método Brutus que é o que aqueles que tiram esses ficheiros usam para tentarem obter a password, à password manager como o Roboform que não é afetado pelo método Brutus nem o Gmail aliás. Se o processo é parado porque se falha um determinado número de vezes a password o método Brutus não irá funcionar.

No Chrome não sei como protege os logins a sites mas a conta associada ao Gmail para sinc. dos dados não guarda no pc os dados de login que são apenas usados uma única vez quando instalar o Chrome. Agora o resto dos logins a sites não sei se os protege como no caso do Edge, os logins são guardados via cookies como nos outros browser todos. Os cookies no caso do Edge é que estão protegidos agora se isso é afetado pelo método brutus não sei se realmente tem segurança.

Real segurança tens se proteges um login pelo TM mas se depois te apanham o número do teu TM vai ser muito chato se esse é vendido para empresas de pub passas a vida a receber SMS que não consegues bloquear porque usam números de TM virtuais que andam sempre a mudar dai que não os podes bloquear.

Não à segurança a 400 por cento por isso não existem formas seguras mas é sempre melhor isso que o Edge faz do que não fazer nada.

Melhor é não andares a executar coisas duvidosas que te podem infetar o pc por isso a real segurança és tu mesmo e aquilo que fazes com o pc.
 
Existe alguma razão em especial para que a velocidade de arranque do Windows 11 até à zona onde se mete o Pin seja irregular em relação ao Windows 10? Ora arranca rapidamente ou o arranque é mais lento, e isso com um SSD.

A única coisa que é sempre muito rápida agora em relação ao Windows 10 é a encerrar o pc, encerra quase num instante.
Não me faz diferença em especial isso do arranque após ligar o pc porque também só arranco uma vez.

Mas podia ser melhor já uns tempos atrás os develop da Microsoft num teste destinado a quem é insider tirou um ficheiro importante no boot do Windows para tentarem tornar o arranque mais rápido mas o surrealista nisso é que sem esse tal ficheiro o Windows nem sequer arrancava até ao desktop, dava blue screen e os gajos acabaram por repor esse tal ficheiro.

Foi uma comédia na altura mais parecia que esses develop eram crianças da primária ainda sem conhecimentos de informática.
O certo é que essa velocidade de arranque do Windows 11 continua mesmo irregular, ora é rápida ora é lenta.
 
Existe alguma razão em especial para que a velocidade de arranque do Windows 11 até à zona onde se mete o Pin seja irregular em relação ao Windows 10? Ora arranca rapidamente ou o arranque é mais lento, e isso com um SSD.

Tanto no desktop como no laptop, no meu caso o Windows 11 arranca sensivelmente sempre à mesma velocidade, e que me parece ser similar ao mesmo tempo que o Windows 10 também demorava.
 
Tanto no desktop como no laptop, no meu caso o Windows 11 arranca sensivelmente sempre à mesma velocidade, e que me parece ser similar ao mesmo tempo que o Windows 10 também demorava.
Não sei se isso poderá ser da minha nova board e aquilo que ela pode fazer durante o arranque. É uma gigaByte e aparece o símbolo da marca no arranque em vez do Windows, mas que dá para desativar na Bios, tem opções para Fast boot, normal Boot e ultra fast Boot e está em ultra fast boot.

Agora se a Board verifica alguma coisa isso pode atrasar o processo de arranque, o que pode ser o caso.
Até tem opção de em caso de perda da corrente AC para arrancar de forma normal ou fast boot.

A opção de fast boot pode ser desativada na bios ou software. Se será isso que condiciona a velocidade de boot, o fast boot ativo, não sei ou se será opções de testes que a board faz no arranque, não sei como é que o secure boot funciona e não sei por isso se com secure boot a board verifica o boot no disco?
 
Tenho 2 surfaces Pro (4 e 7), um com Windows 10 e outro com Windows 11 e aquilo leva praticamente o mesmo tempo. Pelo menos nao dei conta de nada significativo. Noto e que pelo menos no 11 existe por vezes um perda de performance, fazendo com que certos programas fiquem lentos e o multitask tambem. Resto tudo ok.
 
A diferença no arranque do pc, que é desktop, não é nada por ai fora e só sucede algumas vezes que pode dever-se à forma como a board trabalha que pode estar a verificar algumas coisas.

Perda de perfomance nunca a tenho em momentos nenhuns, nem no Windows 10 e nem no 11, acho que essa perda de perfomance de que falas pode dever-se ao defender. É melhor adicionares pastas de programas que muito uses à lista das exclusões do defender que pode ajudar, não vale a pena andar sempre a fazer scan em todo o lado, eu tenho pastas de jogos nas exclusões do defender.

A build 22H2 em um modo de desempenho que basicamente é reduzir os recursos usados num programa em especial para aumentar o desempenho do hardware todo. Esse modo está no gestor de tarefas, pode-se ativar isso num programa aberto com o botão direito do rato em cima do processo do programa aberto e escolher essa opção para esse programa.

Não é uma coisa que recomendo para jogos porque nesses ter o melhor desempenho e ter todos os recursos do hardware canalizados para eles é aquilo que se quer e não o contrário.

Não sei se é possível aplicar esse modo ao defender, é questão de testarem, para reduzir o uso dos recursos do cp por ele.
No meu caso que tenho um Intel I9 12900kf não sei mesmo onde é que esse processador pode baixar o desempenho porque já tem alto desempenho, também tenho 32 GB de ram DDR5 dai que praticamente não preciso de usar esse modo.

Mas eu antes tinha um I5 3570k com uma board da Asus tudo já com 11 anos e ele tinha mais desempenho nos jogos no Windows 11 do que no 10 e não tinha quebras de desempenho.
 
Eu voltei ao windows 10. Para mim é ligeiramente mais snappy e as animações são suaves/sem stutters. Em termos de desempenho é exatamente igual. O windows 10 talvez seja um pouco mais leve, tem menos processos.
 
Talvez tenhas algum problema no PC. Com um i7-12700k e 32GB de RAM não faz sentido.

Tenho um portátil com um i3 10th e é igual... Stutters nas animações, quanto maior o refresh do monitor mais notas. win 10 butter smooth e a navegação pela interface/menus também é mais rápida/snappy.

Arrastar certas janelas então... É só stutter, experimenta arrastar o paint ou o gestor de tarefas. Atenção só é válido testar com rato em condições, 1000hz. E pelo menos monitor com 120hz.
 
MacOS então, ainda é mais smooth que o win10. O 11 está horrivel cheio de stutter nos menus/animações/janelas

Outra coisa que odeio no windows 11 é não conseguir desligar o windows defender, coloco desativar windows defender nas politicas de grupo, passado um tempo está ligado novamente... :facepalm:
Menus de contexto é outra, ter que clicar mais opções é chato.

Ouvi dizer que as animações/ui estão bem mais smooth nas novas builds 25xxx, quando sair como versão final talvez volte ao win11.
Há um tópico sobre isso, e eu já tinha postado sobre isso antes também:
 
Última edição:
Eu tenho o Windows 10 noutro SSD e o 11 neste. Ambos os SSDs são Cruclal BX500 1TB.
E agora também estou a gostar muito mais do Windows 11 em relação ao 10 dai que já nem tenho ido ao 10 senão para aplicar updates e pouco mais do que isso e vai servindo para testar algo depois de lhe fazer backup para ver como dá no teste e repor o backup caso seja preciso em vez de usar o Windows 11 para isso ou uma VM.

O Windows 11 desde a versão 22H2 e os últimos updates que melhorou bastante e praticamente não dá qualquer tipo de problemas para os meus lados e aproveita melhor o hardware de 12 geração que é o meu novo hardware em relação ao Windows 10 embora isso possa não parecer tão evidente assim mas nisto e naquilo dentro do Windows 11 percebe-se os pormenores em relação ao 10.

A Microsoft como é óbvio não lança mais nada para o 10 e nem lhe resolve os problemas que lá ficaram enquanto no 11 é ao contrário. É normal que isso suceda é a mesma coisa com o hardware e os drivers no geral quando sai algo novo.

A primeira vez que testei o Windows 11 no lançamento aquilo era um pesadelo bugado ai e acolá preso por arames ai e acolá... Agora é o oposto... Também foi mais ou menos assim com a primeira versão do Windows 10.

Agora espero que a Microsoft não venha a estragar algo que melhoraram com os "rolling updates" que certamente vão continuar no Windows 11.

Gostava de ter a funcionalidade de ter a barra de tarefas do Windows 11 na parte de cima do screen do monitor como no caso do 10 que permite isso. Gosto do botão do start no meio da barra de tarefas.

Quem gosta mais do botão de start no lado esquerdo pode colocar ai que tem a opção para isso nas definições.
mas eu gosto mais no meio e de ter o indicador de temperatura que faz aqui na zona onde vivo para saber como está as temperaturas do tempo.

Embora se possam ver as temperaturas no Google gosto mais dessa funcionalidade no ambiente de trabalho na barra de tarefas.
As funcionalidades novas do Explorador de ficheiros e a separação entre pastas e ficheiros, um pequeno espaço entre as coisas, torna tudo mais fácil de se ver sem estar tudo juntinho e no caso do Windows 10 como é óbvio essa funcionalidade não existe no explorador de ficheiros nem as outras.

Como se vê a Microsoft não precisou de anos para melhorar um sistema operativo e o tornar melhor em relação a outros.
Mas se alguém quiser pode sempre instalar o Windows 95. :D
 
boa noite, alguém tem problemas com aplicações para ver/editar pdf?
eu tenho usado o Drawboard, pois este permite escrever com a caneta e dividir os livros em secções (coisa que o edge não dá).
Quando guardo um documento e tento abrir com o edge (por exemplo) a página fica em branco ou em preto, não dando para visionar nada. Eu até pensava que pudesse ser problema do Drawboard, mas tem acontecido com outras aplicações como o XODO. Só com o edge e que funciona tudo bem, mas este não tem as caraterísticas que pretendo.... isto já vem do windows 10 e é muito chato. Parece a Microsoft a barrar as app.
 
Back
Topo