Windows 11 - Tópico Geral

lmikotas

Power Member
Eu peço desculpa, mas do pouco que googlei basearam-se no espalhamento da luz que forma um "11" para dizer que vem aí o Windows 11?:biglaugh:

Não há nada conclusivo que venha confirmar que vem aí um novo Windows?
 
Mas a Microsoft não tinha dito no lançamento do 10 que esse seria a "ultima versao" do Windows?

Tenho ideia de ter visto isso algures, na altura
 
Mas a Microsoft não tinha dito no lançamento do 10 que esse seria a "ultima versao" do Windows?

Tenho ideia de ter visto isso algures, na altura

Penso que a grande questão não é o fim do windows 10, que acabará sempre por acontecer, mas sim a possibilidade de upgrade sem custos, até porque já existiram muitos Windows 10.
 
Reza a historia do windows que a cada versao boa( xp, 7 e 10) sai uma que nao presta( vista e 8), portanto o w11 é um protótipo para o w12 :)
 
Ainda estava na esperança que não lhe chamassem Windows 11, dado que é basicamente na mesma o Windows 10 com os refinamentos de UI à lá Win 10X como vinha sendo apontado que iria acontecer, mas o Panos Panay tinha outra ideia...
Talvez tivesse sido melhor ideia enveredarem por um esquema de nomes como a Apple e algumas distribuições Linux fazem, mas eles lá sabem. Sun Valley era um bom nome.

O que a MS realmente precisa de fazer é cortar o cordão umbilical a toda a tralha legacy que vem "amarrando" o Windows, fazer um Virtual Desktop mode local digno desse nome, e atinar com a consistência de design em todo o OS. É incompreensível como ainda há janelas em branco mesmo no dark mode.

Parece que resolveram bem a questão do tablet mode deficiente do Win10, pelo que vejo no vídeo da Windows Central. O Win10X serviu para alguma coisa afinal.
De resto não me pareceu mal, está mais "moderno" de aspecto, e pelo menos dá para alinhar a taskbar à esquerda como é habitual.
 
Última edição:
Praticamente a mesma coisa que o Windows 10, com algumas mudanças irrelevantes.

Incrível como ainda parece não haver consistência em termos de UI.

Especificamente falando, as curvas. Algumas áreas ainda têm cantos retos (por exemplo, campos de seleção nas settings, quando se faz snap da janela para os lados as curvas dos cantos das janelas desaparecem, e a notificação de mudança de volume).

Além disso, as curvas dos cantos das janelas são demasiado arredondadas, o que torna muito feio esse aspeto, e parece que têm ali muito aliasing, não são lisinhas.

Já as curvas dos cantos dos botões, também novas, estão bem melhores. Podiam muito bem aplicar este tipo curvo nos cantos das janelas, ficava bem melhor.

Screenshot-2021-06-16-102022.jpg
 
Falando de cosmética, 15 anos depois e as janelas durante o processo de instalação ainda são as mesmas (desde o Windows Vista).
 
Honestamente, por mim, que mantenham o aspecto actual, não me podia importar menos.

Agora implementem coisas que realmente melhorem a experiência.


Eu instalo sempre plugin para ter "tabs" no explorador do windows. É absurdo abrir janelas diferentes, e ficarem todas soltas, quando podia estar tudo organizadinho.

Ter marcadores de pastas à la apple, e marcar pastas e ficheiros com cores, também era algo que eu pessoalmente agradeceria.

E isto são apenas duas coisas mínimas, garantidamente que muitos concordam que um simples lavar de cara é porreiro, quem não gosta, mas muito pouco useful se não houverem implementações que realmente ajudem à organização ou produtividade da malta. :)
 
Back
Topo