Windows 11 - Tópico Geral

Eu uso como daily mesmo, vivendo perigosamente!

Se fosse PC de trabalho claro que não arriscava, ou seria outra partição.

Mas até agora, tirando os bugs visuais que teve está tudo ok. E as ultimas builds já limparam muitos bugs.

O que agora apareceu é a performance da Cache L3 em AMDs que levou uma pancada forte.

No 3800X a latencia foi de 10 para 36 ns, a velocidade de leitura de 600 GB/s para 100 GB/s!

O 5600X também tem números baixos, não tenho como comparar dado que já estava no W11 quando o montei.

Não sei se é bug do Aida 64, dado que não sei que cenários a L3 poderia impactar. Jogos está tudo ok, embora estou limitado pelo GPU.
 
O direct storage ja vai ser completamente exclusivo do windows 11

  • Storage stack optimizations: On Windows 11, this consists of an upgraded OS storage stack that unlocks the full potential of DirectStorage, and on Windows 10, games will still benefit from the more efficient use of the legacy OS storage stack

This means that any game built on DirectStorage will benefit from the new programming model and GPU decompression technology on Windows 10, version 1909 and up. Additionally, because Windows 11 was built with DirectStorage in mind, games running on Windows 11 benefit further from new storage stack optimizations.
https://devblogs.microsoft.com/directx/gettingstarted-dx12agility/

Isto sao excelentes noticias, quanto mais rapido isto for adotado melhor
 
Qd saiu o 11, disse aqui, sou um insider ja ha algum tempo, q apesar de o meu pc nao passar os minimos pra ter o 11, supostamente pelo CPU e tb pelo TPM, aparecia no windows update o windows 11 para instalar... à dias nao sei como, isto começou a fazer o download, e agora à pouco a maria sem saber ligou o pc e do nada deve ter começado a instalar o 11... e eu agora liguei o pc e sem saber vi q tava instalado... a correr num i7-6700 sem qq truque... ahaha
 
Qd saiu o 11, disse aqui, sou um insider ja ha algum tempo, q apesar de o meu pc nao passar os minimos pra ter o 11, supostamente pelo CPU e tb pelo TPM, aparecia no windows update o windows 11 para instalar... à dias nao sei como, isto começou a fazer o download, e agora à pouco a maria sem saber ligou o pc e do nada deve ter começado a instalar o 11... e eu agora liguei o pc e sem saber vi q tava instalado... a correr num i7-6700 sem qq truque... ahaha

Porque é a Dev Build. Os requisitos minimos são apenas para a versão final.

Quando chegar a versão final, o Windows 11 vai reinstalar-te o Windows 10 caso não cumpras os requisitos.
 
Qd saiu o 11, disse aqui, sou um insider ja ha algum tempo, q apesar de o meu pc nao passar os minimos pra ter o 11, supostamente pelo CPU e tb pelo TPM, aparecia no windows update o windows 11 para instalar... à dias nao sei como, isto começou a fazer o download, e agora à pouco a maria sem saber ligou o pc e do nada deve ter começado a instalar o 11... e eu agora liguei o pc e sem saber vi q tava instalado... a correr num i7-6700 sem qq truque... ahaha

Aconteceu-me também, o meu CPU é um i7-2600K e sem TPM. Logo no inicio dos Dev´s do 11 apareceu o update mas ao chegar aos 10% dizia que o PC não apresentava os requisitos mínimos de segurança (TPM), e a instalação voltava para trás!
Se calhar agora deixam que a instalação aconteça mesmo que não apresente os requisitos mínimos, não sei!
Acabei por fazer uma instalação limpa do 11 utilizando o truque do Bypass.
 
Bom fiz rollback, visto q se depois no fim nao der pra ficar no 11 e de forçosamente me obrigam a voltar pro 10, preferi fazer rollback. Quando estava a pensar de mudar de branch, do dev pra beta, pq me está a dizer q está pronto para instalação do 11, fui ao sitio pra fazer a mudança e caput, estou no dev e nem aparece qq outra opção pra mudar de branch. Estranho, pq ja tive essa opção e consegui livremente saltar entre branches. Assim sendo, penso q estou num beco sem saida, no fundo, so consigo adiar a instalação do 11 pra daqui a uma semana (vou tar a fazer isto "infinitamente" ?!), nao consigo mudar pra beta ou pra release preview... no fundo estão me a forçar a instalar o 11...
 
Bom fiz rollback, visto q se depois no fim nao der pra ficar no 11 e de forçosamente me obrigam a voltar pro 10, preferi fazer rollback. Quando estava a pensar de mudar de branch, do dev pra beta, pq me está a dizer q está pronto para instalação do 11, fui ao sitio pra fazer a mudança e caput, estou no dev e nem aparece qq outra opção pra mudar de branch. Estranho, pq ja tive essa opção e consegui livremente saltar entre branches. Assim sendo, penso q estou num beco sem saida, no fundo, so consigo adiar a instalação do 11 pra daqui a uma semana (vou tar a fazer isto "infinitamente" ?!), nao consigo mudar pra beta ou pra release preview... no fundo estão me a forçar a instalar o 11...

Na documentação do windows 11 diz que, em hardware não suportado, se algo correr mal e tivermos de voltar ao windows 10 já não podemos voltar ao 11 “insider preview builds”. Sei que não é bem o teu caso mas pode ter a ver com isto:

“If at any point something goes wrong on one of these PCs that requires having to go back to Windows 10, you can use the media creation tool here to go back to the Windows 10. These PCs will not be given another exception and not allowed to upgrade to Windows 11 Insider Preview builds again. They will be treated as a new PC and the minimum hardware requirements will be enforced as highlighted above.”

https://blogs.windows.com/windows-i...ing-for-insider-preview-builds-of-windows-11/
 
Boas malta preciso de alguém com o seguinte cenário: fibra vdf 1gbit com SR3.0 e win11 build 2200.100.
Já estive no tópico vdf fibra óptica e gostaria de saber se tem sentido degradação da performance da net por cabo. Com a build da assinatura ando sempre nos 600-800mb só com desktop ligado e não queria reinstalar o Windows só por causa disso para ter certezas.
 
o windows 11 ja esta disponivel no beta channel...

vai ser desta que me vou aventurar a experimentar o bicho

Já está a instalar.

CDsesJ8.png
 
para ja posso dizer que gosto do visual mais pulido...
porém sinto falta dos tiles do menu iniciar do 10...

em relação aos jogos posso dizer que nos 2 que experimentei o DSR deixou de funcionar... a imagem estende ate metade do segundo monitor no DOOM e no preject cars fica com um zoom enorme....
 
Desculpem o double post mas tenho que partilhar umas descobertas que sinceramente me fizeram cair o queixo em termos de perfomance em gaming e benchmarks no meu sistema (3600 e 1660S)

No 3d mark tive uma pontuação de mais 1000 pontos give or take no timespy a comparar com a minha pontuação do windows 10. Mesmo no fire strike.
E no windows 10 a minha pontuação já estava melhor que a grande partes dos sistemas com as mesmas specs e bem acima da media, por isso, nao era burrice minha a fazer benchs no w10

Userbencharmark a minha pontuação gaming passou de 60% para 77%. A pontuação da gráfica subiu de 71% para quase 80%.

No valorant os fps's maximos subiram uns bons 50 fps, antes mantinha 210/240, depois de instalar o w11 fiquei com medias de mais de 300.

Isto tudo com exatamente as mesmas drivers, sem clean install, só a fazer o update.

Eu não sei se é caso especifico para o hardware que tenho mas os ganhos de performance tanto em gaming como em benchmarks são absolutamente irreais, já testei e re-testei.
 
Eu passei de 6000 no timespy para quase 7000. E esses 6000 no windows 10 já eram muito espremidos.

O mais gritante para mim foi o aumento em framerate e frametimes no valorant, que confirma os resultados melhores dos benchmarks, uma subida de uma media de 50 fps é muito bem vinda. Ainda vou testar noutros jogos como warzone.

EDIT:https://www.3dmark.com/3dm/64328813

Aqui esta um bench de agora, um bcd mais baixo da primeira e isto é sem desligar programas, servicos background do windows ou otimizar o windows em geral para isto, acho que devo conseguir chegar aos 7000 com alguma magia, no w10 se tivesse 6000 e poucos era bom.

https://www.userbenchmark.com/UserRun/45049810

no ub (ik ik) a pontuação da grafica está a 10% acima do que tinha no windows 10 tambem. Antes nunca passava dos 70% (que é a media no UB)
 
Última edição:
Desculpem o double post mas tenho que partilhar umas descobertas que sinceramente me fizeram cair o queixo em termos de perfomance em gaming e benchmarks no meu sistema (3600 e 1660S)

Instalei ontem o Windows 11 e notei logo algo similar no jogo Dying Light.

Tendo o jogo bloqueado a 120fps, lembro-me perfeitamente que no Menu de entrada, que tem gráficos logo pouca puxa pelo Gpu, tinha os 120fps a puxar entre os 98% e os 100% do Gpu.

Ontem depois de instalar o W11, abri só o jogo para ver se funcionava, e no mesmo menu, estava nos 120fps a consumir apenas 84% do Gpu.

Na altura até pensei que devia ser algum erro, ou algum setting gráfico que alterou, mas já estou a ver que algo ficou mesmo melhor.

Hoje já testo em jogo jogado.
 
Última edição:
Uma coisa pior são os valores de latência DPC and ISR que estão mais altos no windows 11, particularmente a latência ISR que já me chegou a mais de 2000 por breves momentos.

Já a latência dos processos está normal sempre abaixo de 100 com alguns picos de 300 (normal), igual ao windows 10.

Os picos de ISR ainda nao me aferam tanto em uso normal, como gaming, nem nunca tive quebras de sons etc..
Por isso assumo que seja o latencymoon a reportar valores errados por ser uma build beta do windows 11 porque os picos de ISR são do processo dxgkrnl.sys. Mas vou continuar atento.
 
Back
Topo