Windows 11 - Tópico Geral

Bem pelo menos é muito mais rápido a abrir o windos do que o 10, e eu usava o Enterprise, que é a melhor versão do W10.
Estou ainda com a leaked.....talvez por isso mais rápida, pois não tem updates e lixo.
 
Iniciar do arranque é algo mais rápido .

Foi a única melhoria que notei. De resto é tudo pior, perda de funcionalidade na barra de tarefas, é necessário mais cliques para fazer várias tarefas, nem consigo colocar aplicações predefinidas ainda como deve de ser.

Btw, será que importa assim tanto? Pcs já arrancam super rápido com ssds. Em desktops a malta desliga o pc o que? 1 vez por semana?

Provavelmente vamos ver melhorias com os novos CPUs da Intel, e com jogos que suportem DirectStorage, e talvez, só talvez optimizem esta UI horrível e melhorem a barra de tarefas.
Só estou a ser tão critico porque o sistema operativo está praticamente na sua versão final. Até dia 5 de Outubro no máximo sai um cumulative update, e não vai corrigir isto tudo.
Talvez seja um bom OS com o próximo update 22H1...
 
Última edição:
Boas, tenho um Acer Aspire 3 A315-23-R6PA e não consigo fazer update para o Windows 11 (via insider).

Alguém sabe o que pode ser?! (ou dica de como fazer)
 
comprei o tpm-m da asus compativel com a minha board e apesar de ser detetado corretamente no windows 10 a ferramenta ainda dá como incompativel por supostamente o processador nao dar ainda que tenha o modulo instalado e activo windows/bios, uefi mode em vez de csm, secure boot. vou esperar mais uns dias para uma instalacao limpa e ver no que dá.
 
Bom, já sabia que o Windows 11 tinha acabado com o Tablet Mode... mas é uma desilusão que não tenha nada a substituir.

Para mim, o "Tablet Mode" era também o "Media Mode".
Não estou a ver ninguém que tenha ligado o Windows numa TV a usar o Ambiente de Trabalho. É "feio", pouco prático, nada user-friendly.

Tenho um mini PC ligado a um TV, em que nunca irei instalar o Win11.
No Windows 10, consigo criar uma interface engraçada para a família usar, com algumas coias mais destacadas (MeoGo, Netflix, YouTube,...), assim como devido à funcionalidade de instalar sites como apps, alguns tiles vão diretamente para "canais". Depois apps como o "Weather", dão um giro complemento ao ecrã.
(depois até meto aqui um print do meu "Media Mode" para se perceber o quão é funcional em comparação com o 11)

Windows 11 perdeu isso. Enfim.
Tem algumas coisas que estão mais organizadas (como definições), mas não consigo deixar de pensar que estou a "retroceder" no SO.
(como já uso o W10 com TaskBarX, nem o de ter apps centradas me impressiona o suficiente)
 
A maneira com W11 foi pensado para touch é uma melhoria em relação ao 10.
O tablet mode não foi pensado para ser usado em TV. É um não problema.
 
A maneira com W11 foi pensado para touch é uma melhoria em relação ao 10.
O tablet mode não foi pensado para ser usado em TV. É um não problema.

Mas onde é que um Ambiente de Trabalho é bom para touch?!

Primeiro, apps instaladas pela Loja, vão para o Iniciar. Não há sequer opção de colocar no Ambiente de trabalho.
Segundo, encontrar utilizadores com o ambiente de trabalho organizado, é um achado. Muita gente usa aquilo como uma gaveta de roupa de interior. Atira para lá as coisas e não está com trabalho de organizar por cores, tecido, etc.

Num Tablet ou TV, onde por norma queres pronto a abrir algo, mas tens de estar sempre de abrir o Iniciar. Ou seja:

Windows 8/10:
0. Computador inicia
1. Abrir Meo Go
2. Fechar Meo Go
3. Abrir Netflix
4. Fechar Netflix
5. Abrir Amazon Prime.

Windows 11:
0. Computador inicia
1. Abrir iniciar
2. Abrir Meo Go
3. Fechar Meo Go
4. Abrir inicar
5. Abrir Netflix
6. Fechar Netflix
7. Abrir iniciar
8. Abrir Amazon Prime.

Acho difícil achar isto uma evolução... mas ok.

Bons gestos pensados para Touch, tinha o Windows 8.
 
Eu sei que posso colocar as apps na Taskbar, mas novamente, a solução pensada para touch, é colocar 20 apps na taskbar, em vez de aproveitar todo o ecrã como faz o Tablet Mode??

Nop. Não é evolução.
 
Mas onde é que um Ambiente de Trabalho é bom para touch?!

Primeiro, apps instaladas pela Loja, vão para o Iniciar. Não há sequer opção de colocar no Ambiente de trabalho.
Segundo, encontrar utilizadores com o ambiente de trabalho organizado, é um achado. Muita gente usa aquilo como uma gaveta de roupa de interior. Atira para lá as coisas e não está com trabalho de organizar por cores, tecido, etc.

Num Tablet ou TV, onde por norma queres pronto a abrir algo, mas tens de estar sempre de abrir o Iniciar. Ou seja:

Windows 8/10:
0. Computador inicia
1. Abrir Meo Go
2. Fechar Meo Go
3. Abrir Netflix
4. Fechar Netflix
5. Abrir Amazon Prime.

Windows 11:
0. Computador inicia
1. Abrir iniciar
2. Abrir Meo Go
3. Fechar Meo Go
4. Abrir inicar
5. Abrir Netflix
6. Fechar Netflix
7. Abrir iniciar
8. Abrir Amazon Prime.

Acho difícil achar isto uma evolução... mas ok.

Bons gestos pensados para Touch, tinha o Windows 8.

Bem vindo ao Windows.
O problema dos tablets Windows era a interface ser algo que não era Windows.
A Microsoft melhorou o Windows 11 para ser utilizado com toque, em tablets e portateis com ecrã touch.
É só usar Windows da maneira convencional, mas com o dedo.

O teu problema é que tu usavas o modo tablet, para algo que não foi desenhado.
 
Algo que também sinto falta e a opção de criar o menu iniciar com as apps agrupadas por secção de trabalho. Dava imenso jeito. Agora é mais complicado. Era algo que poderiam colocar na mesma. De resto acho o 11 mais apelativo/moderno que o 10
 
De acordo com os meus testes e no meu sistema continua ligeiramente pior que o windows 10 em performance. A única melhoria que vi até agora em performance foi no boot, é mais rápido que no 10.

DPC latency também continua muito mais alta que no windows 10, o que pode ser um problema para cpus mais lentos.
Continua com uns delays(menos de meio segundo) nas coisas que usam a nova interface, mesmo com os efeitos do windows todos desligado.

A barra de tarefas... Está pior. Removeram funcionalidade, deixaram um espaço gigante do lado esquerdo. Alt+tab também está horrivel a ocupar o ecrã todo e a desfocar o fundo, felizmente melhora ao desligar as transparências do windows.

Widgets sempre a usar recursos mesmo com tudo desligado e conta offline. Tem que se desativar manualmente no gpedit...
99,999999% da pessoas não faz ideia do que está a falar e nem lhes faz falta nenhuma saber.
Na pratica a generalidade dos utilizadores vai classificar o W11 de duas formas simples: gosta ou não gosta.
 
Caros
Estava a pensar adquirir um novo portátil, mas após o anuncio do Win 11 e das muitas duvidas decidi esperar uns dias, ou mesmo um mês. Talvez na Black friday!
Mas surge me uma duvida. Irão os fabricantes a partir de dia 5, colocar nos seus portateis o win 11, tal como aconteceu com o windows 10 ?
Tenho bastante receio de comprar o portátil e depois não ser compatível com o win 11 e tornar o dito obsoleto em menos de 3 anos!!!

Qual a vossa opinião.
 
Caros
Estava a pensar adquirir um novo portátil, mas após o anuncio do Win 11 e das muitas duvidas decidi esperar uns dias, ou mesmo um mês. Talvez na Black friday!
Mas surge me uma duvida. Irão os fabricantes a partir de dia 5, colocar nos seus portateis o win 11, tal como aconteceu com o windows 10 ?
Tenho bastante receio de comprar o portátil e depois não ser compatível com o win 11 e tornar o dito obsoleto em menos de 3 anos!!!

Qual a vossa opinião.

Penso que a probabilidade de comprares um portátil agora e não ter os requisitos para w11 devem se pequenos.
 
Jocazeze

Qual quer modelo no mercado que tenha saído nos últimos dois anos é 100% compatível com o Windows 11 logo não existe qualquer razão para te preocupares com isso.
 
Back
Topo