Windows 11 - Tópico Geral

tfouto

Para esse tipo de uso já existem outras opções (open source) há muito tempo quando os pc's deixam de ser suportados, agora se agrada a todos, isso já outra história.
 
tfouto

Para esse tipo de uso já existem outras opções (open source) há muito tempo quando os pc's deixam de ser suportados, agora se agrada a todos, isso já outra história.
Sim isso é verdade. Mas para muita gente que é "analfabeta" dos computadores, o que acontece é que vão ficar com o Windows 10 sem segurança (suporte), e vão ficar vulneráveis. Há muita gente que não muita capacidade financeira para andar a trocar de pc's. Não estamos a falar de malta que anda pelo Zwame e constroi os seus super pc's com as últimas gráficas.
 
em Outubro de 2025 é suposto deitarem as máquinas para o lixo, quando acabar o suporte para o Windows 10?
Eu digo que vai forçar muita gente a comprar um PC novo, apenas suportar um SO
Ao menos o Vista na altura que foi a versão do windows em que muita gente teve que fazer upgrade no HW em relação ao XP para o correr em condições, um dos upgrades que tinha mais influência na performance do SO era a RAM, uma coisa simples e básica, e não era preciso comprar um PC novo de raiz com uma porra de um chip específico para o suportar.
Enfim, eu cá fico no W10 até 2025 ou mais tarde até o meu PC portátil que tem já mais de 10 anos morrer por completo
INTEL C2D T9800/8GB DDR3 1066/AMD FirePro M5950 1GB GDDR5/SAMSUNG 850 PRO 1TB
Não sou daquelas pessoas faz upgrade em 2 em 2 anos etc.
Até lá funciona perfeitamente para o que uso, não é rápido como os pc de hoje mas faz o trabalho na mesma.
E estar a gastar dinheiro num PC novo apenas para suportar um SO, para mim não faz sentido.
 
Eu digo que vai forçar muita gente a comprar um PC novo, apenas suportar um SO
Ao menos o Vista na altura que foi a versão do windows em que muita gente teve que fazer upgrade no HW em relação ao XP para o correr em condições, um dos upgrades que tinha mais influência na performance do SO era a RAM, uma coisa simples e básica, e não era preciso comprar um PC novo de raiz com uma porra de um chip específico para o suportar.
Enfim, eu cá fico no W10 até 2025 ou mais tarde até o meu PC portátil que tem já mais de 10 anos morrer por completo
INTEL C2D T9800/8GB DDR3 1066/AMD FirePro M5950 1GB GDDR5/SAMSUNG 850 PRO 1TB
Não sou daquelas pessoas faz upgrade em 2 em 2 anos etc.
Até lá funciona perfeitamente para o que uso, não é rápido como os pc de hoje mas faz o trabalho na mesma.
E estar a gastar dinheiro num PC novo apenas para suportar um SO, para mim não faz sentido.
O problema é usares um PC com o SO que já não é suportado. Em termos de segurança é mau.
 
para uso privado duvido que isso venha a fazer grande diferença....
a maior parte das pessoas tem informação bem mais confidencial nos telemoveis e com exepção da apple a maioria dos fabricantes da 3 anos de security patches e ja vais com sorte...inclusive em telemoveis que custam tanto como um PC....

quem tem de facto necessidade de segurança também duvido que mantenha um pc tantos anos....
 
Isto é uma patetada. Um crime contra o ambiente e para a carteira das pessoas. Os computadores que não puderem instalar o Windows 11 por não terem o TMP 2.0, em Outubro de 2025 é suposto deitarem as máquinas para o lixo, quando acabar o suporte para o Windows 10?

Na realidade é o periodo de suporte habitual para uma Sistema Operativo após o mesmo ser descontinuado.
Podes facilmente instalar o Windows 11 num sistema sem TPM 2.0, tenho-o num portatil com 5 anos a correr muito bem.
Em ultimo caso.. em 2025 estarás a correr um sistema com um CPU com, pelo menos 6 anos, isso se o CPU ainda sequer funcionar.
 
No último update 346, a microsoft continua a não corrigir bugs irritantes desde que lançou o w11.

Ao inserir os auscultadores se clicar no botão "ok" na mensagem que aparece, os auscultadores não funcionam, mas se clicar acima do botão já funcionam.

No novo menu de contexto se rolar a roda do rato, o explorador do windows crasha e reinicia.

entre outros bugs irritantes.

Mas o engraçado é que alguns destes bugs já estão corrigidos em algumas versões do windows insider, mas o problema dessas versões é que resolvem uns problemas, mas criam outros.
 
Na realidade é o periodo de suporte habitual para uma Sistema Operativo após o mesmo ser descontinuado.
Podes facilmente instalar o Windows 11 num sistema sem TPM 2.0, tenho-o num portatil com 5 anos a correr muito bem.
Em ultimo caso.. em 2025 estarás a correr um sistema com um CPU com, pelo menos 6 anos, isso se o CPU ainda sequer funcionar.
Sim pode-se instalar facilmente o Windows 11 num sistema sem TPM 2.0.
Mas depois após sair outra build nova do Windows 11 é possível que para a instalar tenham que o fazer de raiz e voltar a instalar tudo o que usam porque o upgrade pode não dar por causa da falta do TPM 2.0 que poder impedir que um upgrade possa ser instalado.

O que pode ser chato andar a instalar de raiz tudo e todas as aplicações que usam.
 
Vim consultar esta thread depois de me aparecer a notificação da actualização para o W11 estar disponível para o meu portátil.

Este upgrade está disponivel com tempo limitado ou posso fazer quando me apetecer?

Em caso de ser temporário, há problemas se atualizar isto como se fosse mais um upgrade, ou aconselham vivamente um clean install?

É que neste momento não tenho nenhuma pen nem disco externo que se aproveite. Por outro lado, tenho pouco conteúdo no disco.

Se agora o pc não tem TPM já não é digamos novo, quando chegares daqui mais 4 anos, não é pelo sistema operativo que o vais reformar será pelo hardware.
Depende do que exiges ao hw. 8 anos de hw aguentam com o básico.

OFF-TOPIC: Desde criança, com o Windows 3.11 e MS-DOS nas mãos como quem via a Rua Sésamo, habituei a mandar reciclar o PC quando este já estivesse inutilizável. Com o passar da idade fui descobrindo alternativas fora do universo desta secção do fórum. Ainda hoje o Dell de 2008 da minha mãe tem uma dessas alternativas para quando lhe apetece ir à net e jogar umas cartas...

Em ultimo caso.. em 2025 estarás a correr um sistema com um CPU com, pelo menos 6 anos, isso se o CPU ainda sequer funcionar.
Sim, ao fim de 6 anos este vai autodestruir-se em 30 segundos :D
 
Vou receber um sistema novo baseado no i5 12600K com o W10 Home instalado. Que vos parece melhor, deixá-lo como vem e andar mais uns meses com o W10 ou fazer imediatamente o update para o W11 evitando ter que fazer mais tarde uma instalação de raiz? Desde já agradeço as vossas dicas.
 
Obrigado ímpar, essa review tinha-me passado.
Responde a todas as questões mas no fim a resposta acaba sempre por ser: depende :)
Com vista nos jogos e estabilidade provavelmente o mais certo é manter o W10 mais uns meses. Fica sempre a dúvida se o trabalho mais tarde de ter que fazer o update de raiz é compensador.
 
Quem tem TPM 2 mas não tem um cpu suportado e estava no Dev Channel antes do lançamento, não consegue ir para o canal normal? A opção para cancelar as dev e beta builds está bloquada pelo que não consigo deixar de receber builds de pré visualização.
 
Quem tem TPM 2 mas não tem um cpu suportado e estava no Dev Channel antes do lançamento, não consegue ir para o canal normal? A opção para cancelar as dev e beta builds está bloquada pelo que não consigo deixar de receber builds de pré visualização.
ena, finalmente alguem que está numa situação similar!!! Eu so tenho mesmo a opção da dev.
Enquanto n sair uma nova dev build do win10, esquece, vamos tar "bloqueados". O parvo disto é q ta sempre a aparecer o timestamp de q a build ja "expirou". Tb tentei instalar o win11 mas n ha lugar ao upgrade, perco tudo. Mas é o q terei de fazer
 
Quem tem TPM 2 mas não tem um cpu suportado e estava no Dev Channel antes do lançamento, não consegue ir para o canal normal? A opção para cancelar as dev e beta builds está bloquada pelo que não consigo deixar de receber builds de pré visualização.
Foste fazer isso antes sem teres feito um backup do disco onde testaste isso?
Eu antes resolvi isso de uma forma muito simples, recuperei um backup feito em 2 minutos e já estava tudo normal.
 
Ponto contra o Windows 11.. para tornarem o boot mais rapido retiraram um processo de fazia uma copia de um ficheiro importante do arranque para manualmente corrigir o mesmo, quando necessário, a resposta da Microsoft foi "Se querem que façam copias da imagem do disco ou de estados do windows, tentar corrigir via linha de comandos é para maricas".. e cá estou eu a instalar o Windows 11 de raiz, é um processo de 30 minutos, se tanto, mas não deixa de ser chato quando podia ter resolvido isso em 2 minutos, enfim..
 
O que a Microsoft disse foi infeliz.
Mas uma questão: Como é que tu levaste 30 minutos a instalar o Windows 11 de raiz se eu nem 10 minutos levei para o instalar num disco mecânico normal de 500 GB da WD já antigo?

Eu usei uma aplicação chamada WinToUSB, porque o disco estava numa dock.
https://www.easyuefi.com/wintousb/

Que faz isso a partir de uma imagem ISO onde se escolhe a edição do Windows 11 que se quer instalar, a versão free do software só permite instalar a home mas uma versão mais antiga desse software permite instalar qualquer edição menos a enterpise claro.

Há o WinToHDD para instalar em discos internos.
https://www.easyuefi.com/wintohdd/index.html

Usando um SSD numa dock o boot é rápido mas já o era num disco mecânico normal e outro user confirmou essa parte e disse que o Windows 11 era um must para quem ainda usa discos mecânicos e era muito mais rápido do que o Windows 10 nesses discos.

Cada caso pode ser um caso, é normal no mundo dos computadores, no meu caso a instalação nem 10 minutos levou, até foi menos que isso, eu usei o WinToUSB para o fazer em ambiente Windows sem ter que fazer boot via pen. Esse software que indiquei acima somente trabalha com imagens ISO.

Instala o Windows 11 em 2 minutos e depois do boot para o disco onde foi instalado o Windows finaliza a instalação indo para os passos finais para introduzir os dados do teclado a usar e etc.

No boot não reparo em nada de diferente.
 
O que a Microsoft disse foi infeliz.
Mas uma questão: Como é que tu levaste 30 minutos a instalar o Windows 11 de raiz se eu nem 10 minutos levei para o instalar num disco mecânico normal de 500 GB da WD já antigo?

Eu usei uma aplicação chamada WinToUSB, porque o disco estava numa dock.
https://www.easyuefi.com/wintousb/

Que faz isso a partir de uma imagem ISO onde se escolhe a edição do Windows 11 que se quer instalar, a versão free do software só permite instalar a home mas uma versão mais antiga desse software permite instalar qualquer edição menos a enterpise claro.

Há o WinToHDD para instalar em discos internos.
https://www.easyuefi.com/wintohdd/index.html

Usando um SSD numa dock o boot é rápido mas já o era num disco mecânico normal e outro user confirmou essa parte e disse que o Windows 11 era um must para quem ainda usa discos mecânicos e era muito mais rápido do que o Windows 10 nesses discos.

Cada caso pode ser um caso, é normal no mundo dos computadores, no meu caso a instalação nem 10 minutos levou, até foi menos que isso, eu usei o WinToUSB para o fazer em ambiente Windows sem ter que fazer boot via pen. Esse software que indiquei acima somente trabalha com imagens ISO.

Instala o Windows 11 em 2 minutos e depois do boot para o disco onde foi instalado o Windows finaliza a instalação indo para os passos finais para introduzir os dados do teclado a usar e etc.

No boot não reparo em nada de diferente.
Provavelmente tem o disco nas lonas.
 
Back
Topo