Windows 11 - Tópico Geral

Bullit

Se é um portátil de trabalho deixa-te estar no Windows 10 que estás muito bem, não vale apena andares a meter em aventuras sem necessidade, guarda o update do Windows 11 lá mais para a frente.
A situação é que eu tenho problemas com o W10, uma vez que a HP não faz o upgrade das drivers das gráficas para as ultimas versões de W10 que nem sequer posso bloquear (board Intel + fraca AMD) o W10 crasha se eu não bloqueio a AMD de funcionar. Logo também não temho HDMI porque não tenho nem intel nem AMD controlo.
Isto é um HP 15bs 109np e posso dizer que é não só o pior portátil mas também computador que já tive devido à falta de drivers.
 
Bullit

Estou a perceber, mas se tens problemas no Windows 10, não é por ires fazer upgrade para o 11 que eles vão desaparecer, vão continuar lá na mesma, e sendo o Windows 11 algo ainda recente e ainda está a levar correções, isso é mesmo a pedir para te meteres numa aventura.
 
A situação é que eu tenho problemas com o W10, uma vez que a HP não faz o upgrade das drivers das gráficas para as ultimas versões de W10 que nem sequer posso bloquear (board Intel + fraca AMD) o W10 crasha se eu não bloqueio a AMD de funcionar. Logo também não temho HDMI porque não tenho nem intel nem AMD controlo.
Isto é um HP 15bs 109np e posso dizer que é não só o pior portátil mas também computador que já tive devido à falta de drivers.
Esses drivers não existem noutro lado, na AMD por exemplo em vez da HP?
No caso dos portáteis se o problema é causado por falta de drivers atualizados pelo fabricante não vai ser com o Windows 11 que os resolves, aliás, vais ter os mesmos problemas e até podes ter outros problemas novos.

isso já é uma situação normal nos portáteis à medida que aparecem modelos novos o fabricante deixa de atualizar os drivers dos modelos mais antigos mesmo em desktops com alguns equipamentos mais antigos passa-se o mesmo, caso das boards mas neste último caso os drivers do Windows funcionam sem problemas geralmente.

Podes experimentar o Windows 11 à vontade se tiveres um disco externo podes criar uma partição nele e instalar de raiz o Windows 11 e tiras as tuas conclusões mas ele não traz drivers atualizados para esse teu portátil se o próprio Windows 10 também não os tem.
 
A situação é que eu tenho problemas com o W10, uma vez que a HP não faz o upgrade das drivers das gráficas para as ultimas versões de W10 que nem sequer posso bloquear (board Intel + fraca AMD) o W10 crasha se eu não bloqueio a AMD de funcionar. Logo também não temho HDMI porque não tenho nem intel nem AMD controlo.
Isto é um HP 15bs 109np e posso dizer que é não só o pior portátil mas também computador que já tive devido à falta de drivers.

De certeza que isso não é suportado por drivers genéricos da Intel?
Tenho um Lenovo T460 com mais de 5 anos e tem actualizações constantes via drivers genéricos da Intel.
Ou não me digas.. que nunca experimentaste ir ao site da Intel e usar o programa de actualizações automático deles?

Estão aqui várias atualizações para esse portátil.
Tens aqui drivers da AMD para o Radeon 520 desse portátil.
 
Tenho algumas aplicações que detectam o W11 como windows 10

E têm razão o w11 é o windows 10X, que a microsoft anda agora à pressa a dar retoques para se tornar o windows 11
 
À três dias a HP atualizou a BIOS do meu portátil e depois fiz o update para W11. Ontem teve um update, ficando com o SO 22000.348 e hoje o windows atualizou o "HP System". Para já está a funcionar normalmente, mas noto que o desligar e o desligar estão mais lentos que no W10 (o iniciar está normal).

Edit: e o reiniciar ... não me está a aceitar a retificação.
 
Não quero provar nada, apenas confirma o que disse mais acima.

Que o windows 11 é o windows 10X, que a microsoft agora está a torná-lo aos poucos no windows 11

E nada tem a ver com a actualização das aplicações, porque a base do sistema é w10X.

Só com os updates que a microsoft vai fazendo, é que altera os ficheiros e o seu nome.

Lá para o meio do ano que vem talvez deixemos de ver referencias do w10 no w11. ;)
 
Não quero provar nada, apenas confirma o que disse mais acima.

Que o windows 11 é o windows 10X, que a microsoft agora está a torná-lo aos poucos no windows 11

E nada tem a ver com a actualização das aplicações, porque a base do sistema é w10X.

Só com os updates que a microsoft vai fazendo, é que altera os ficheiros e o seu nome.

Lá para o meio do ano que vem talvez deixemos de ver referencias do w10 no w11. ;)
Sabes o que é um kernel?
É que fazer esse tipo de afirmações sem fundamento é só desnecessário.

O Windows 11 é a evolução contínua do Windows 10. Acontece que esta milestone teve um nome diferente, Windows 11.
O Windows10X era um sistema totalmente afastado da família tradicional Windows NT. Felizmente a Microsoft percebeu que seria um erro a tempo e então portou algumas das funcionalidades e elementos da UI para o Windows 11.


Antes de fazer esse tipo e afirmações sem sentido convém estudar o assunto um pouco.
 
Obrigado aos 2.
Fiz o upgrade para o W11, mas retornou automaticamente ao W10 porque teve o erro de falta de drivers, mas está outra vez a dizer que é possível fazer o upgrade.
Metido no assunto de volta ao W10 fui à procura de resolver a situação pelo menos com a Intel. Como não tinha tido sucesso quer com as drivers na HP quer com as da Intel genéricas fui à procura a partir do CPU a ver se tinha próprias e assim foi, recentes lançadas neste 15 de Novembro o que resolveu as coisas com ao HDMI e o reconhecimento dos ecrans.
O Radeon no entanto continua a crashar e o icon do rato fica preso pouco tempo depois e tenho que fazer o reboot, de modo tenho a AMD disabled. Vou tentar as tua link Morais e depois digo como correu.
 
Sabes o que é um kernel?
É que fazer esse tipo de afirmações sem fundamento é só desnecessário.

O Windows 11 é a evolução contínua do Windows 10. Acontece que esta milestone teve um nome diferente, Windows 11.
O Windows10X era um sistema totalmente afastado da família tradicional Windows NT. Felizmente a Microsoft percebeu que seria um erro a tempo e então portou algumas das funcionalidades e elementos da UI para o Windows 11.


https://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_11

E o windows 11 é diferente do windows 10x, certo?

E o link para veres o quão diferente o w10X é do w11, está num post mais acima meu.

deixo aqui um screenshot do w10X: para veres o quão diferente ele é do w11, dahhhh

Fonex o w11 é mesmo diferente do w10X, ou será que estou a ver mal?

Windows-10X-1.jpg


Lembro-me do lançamento do w10, vinha com alguns bugs, mas não tantos como o w11.

Alias nunca me apareceu no lançamento do w10 mesmo com alguns bugs, referencias a versões anteriores.

Não me lembra de ter aplicações que detectassem o w10 como windows 8, ou windows 7.

Como acontece com o windows 11, que existe aplicações que detectam como windows 10.

Nem nunca vi no windows update o nome dos ficheiros do w10 com nome de versões anteriores do windows.

como acontece com o w11 em que o nome dos ficheiros é windows 10.
 
Última edição pelo moderador:
Isso acontece porque a major version do 11 é a mesma da do 10 (10.0.xxxxx.xxxx). O Marcelo5 já explicou tudo.

O Windows 10X era uma variação com bastantes diferenças por baixo e mais limitada do 10. A UI foi portada do 10X para o 10 e melhoraram/adicionaram mais umas quantas coisas por baixo e decidiram dar-lhe um nome novo (11). É tão simples quanto isso. Não é (só) a interface gráfica que faz um sistema operativo, apesar de muitos pensarem que é.
Pois, mas isso é o que eu tenho dito, que o w11 é o windows 10 com a UI do w10X e com recursos limitados do w10X.

Ou seja o w10x tinha limitação de recursos como tem agora o win11, recursos removidos em relação ao w10.

E quando vós falais em "evolução", eu vejo um retrocesso.

Não vejo "evolução", quando se retira recursos e não se adiciona nada além da "modificação" da UI.

Pelo menos para já, de "evolução" o w11 não tem nada, é um retrocesso pelos recursos que retira.

A microsoft diz que o w11 é mais seguro blá blá blá.

Mas com este lançamento do w11 cheio de bugs, arrisco-me a dizer que quem usa o w11.

Está muito vulnerável por causa da microsoft lançar o windows 11 com bastantes bugs.

E a segurança lá se vai por causa dos bugs.
 
Última edição:
Pois, mas isso é o que eu tenho dito, que o w11 é o windows 10 com a UI do w10X e com recursos limitados do w10X.

Ou seja o w10x tinha limitação de recursos como tem agora o win11, recursos removidos em relação ao w10.

E quando vós falais em "evolução", eu vejo um retrocesso.

Não vejo "evolução", quando se retira recursos e não se adiciona nada além da "modificação" da UI.

Pelo menos para já, de "evolução" o w11 não tem nada, é um retrocesso pelos recursos que retira.

A microsoft diz que o w11 é mais seguro blá blá blá.

Mas com este lançamento do w11 cheio de bugs, arrisco-me a dizer que quem usa o w11.

Está muito vulnerável por causa da microsoft lançar o windows 11 com bastantes bugs.

E a segurança lá se vai por causa dos bugs.
Em relação ao que disseste acima, eu e o @Shook já explicámos de onde resulta o Windows 11 e quem perceber um pouco de desenvolvimento de software chega à mesma conclusão facilmente.
Dizer que dois sistemas operativos são a mesma coisa tendo em conta a interface de utilizador... Não é preciso dizer mais nada...


Em relação aos bugs que enfraquecem a segurança do sistema, estás a falar de bugs da UI?

Se sim, explica-me onde é que bugs de UI causam problemas no subsistema de segurança de um sistema operativo.
 
Em relação ao que disseste acima, eu e o @Shook já explicámos de onde resulta o Windows 11 e quem perceber um pouco de desenvolvimento de software chega à mesma conclusão facilmente.
Dizer que dois sistemas operativos são a mesma coisa tendo em conta a interface de utilizador... Não é preciso dizer mais nada...


Em relação aos bugs que enfraquecem a segurança do sistema, estás a falar de bugs da UI?

Se sim, explica-me onde é que bugs de UI causam problemas no subsistema de segurança de um sistema operativo.

Tu e o @Shook não explicaste nada, apenas disseste o mesmo que eu por outras palavras.

ou seja quando eu disse que era do w10X, e tu mencionas o kernel estamos a falar da mesma coisa, porque todos vem do NT, apenas referiste o kernel, para dar uma de entendido.

Se eu modificar a interface fico com uma versão do windows nova? Sei lá, talvez o windows 12 ou 13?

Se a interface é que faz um SO diferente...

Então passa no DevianArt que tens lá muitas que mete o w10 com a interface do w11 e viceversa.

Até tens lá para meteres o windows 7 com a interface do windows 11.

E então podes dizer que tens outra versão do windows, tens lá muitas à escolha do freguês.

E pelo que tu disseste como entendido da coisa ficas com um sistema operativo diferente só por teres mudado a interface. ;)

podes ver um aqui:https://www.deviantart.com/niivu/art/Windows-11-for-Windows-10-882819383

Os bugs são de sistema e são bastantes, se leres alguns posts atrás nesta thread, vês muitos relatados, incluindo por mim.

Desde crashes do windows explorer até percentagens de bateria acima dos 100%, entre muitos outros.
 
Última edição:
Isso acontece porque a major version do 11 é a mesma da do 10 (10.0.xxxxx.xxxx). O Marcelo5 já explicou tudo.

O Windows 10X era uma variação com bastantes diferenças por baixo e mais limitada do 10. A UI foi portada do 10X para o 10 e melhoraram/adicionaram mais umas quantas coisas por baixo e decidiram dar-lhe um nome novo (11). É tão simples quanto isso. Não é (só) a interface gráfica que faz um sistema operativo, apesar de muitos pensarem que é.
Mas muita gente vai olhar para essa interface gráfica tal e qual como alguém que vai a um stand automóvel para escolher um carro e olha para a pintura do carro e as linhas do carro em si.

Eu nem me preocupo com isso dos gráficos do sistema operativo, o look do mesmo, não é isso que me interessa, se for feio não me interessa mesmo.

Nos tempos do MS-Dos não havia interface gráfica nenhuma, havia a linha de comando nada mais. O DR-dos é que trouxe algo mais "gráfico" para a linha de comando conforme os comandos executados.

A primeira versão do Windows é que trouxe essa parte da interface gráfica mas em relação ao MS-Dos era fraquinho naquilo que se podia fazer com ele.

Por isso se o sistema operativo se baseia demais nos gráficos e design do mesmo e depois estiver muito limitado em muita coisa então para mim o sistema operativo não me serve de muito senão para executar software e pouco mais.

Eu tenho reparado na tendência da Microsoft em estar a limitar cada vez mais o Windows 10 desde a primeira versão e agora ainda limitam mais o Windows 11 naquilo que se pode fazer com ele, até a funcionalidade de adicionar pastas a uma barra de ferramentas novas com links lá dentro tiraram do Windows 11.

Por isso os caminhos que a Microsoft está a seguir estão-me a deixar de pé atrás.
Até um Linux mais rasco tem mais poder de controle do que o Windows 11 e isso já é preocupante sobre aquilo que irá ser o futuro do Windows.

Tudo porque a Microsoft não tem concorrência no Windows, o Linux não é a mesma coisa e é preciso aprender a trabalhar com ele e depois não se tem em termos de jogos, para quem joga, aquilo que o Windows tem entre outros softwares mais populares que só tem versões para Windows.
 
Fiz o upgrade para o W11 e já preciso de ajuda :). No explorador de ficheiros como raio se vêem todas as folders que estão dentro doutras? Sei que estão lá (porque consigo aceder a ficheiros se fizer a busca) mas não consigo ver as folders dentro do explorador!!! tem que ser qq coisa básica mas não vejo como fazê-lo. Ajuda sff.

edit:
Já encontrei :). Não é que os gajos por defeito têem algumas pastas definidas como ocultas !!!
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo